A Cidade dos Amaldiçoados

A Cidade dos Amaldiçoados John Wyndham

Resenhas - A Cidade dos Amaldiçoados

Raiane.Priscila 10/01/2024

Que livro
Que livro, meus caros colegas! Que livro! Quando comprei esse livro não dei tanta importância para começar a lê-lo uma vez que não encontrei o e-book para comprar (sou muito preguiçosa para ler livros físicos. O Kindle ocupou toda a minha vida). Assim que comecei a ler o livro fui tomada por uma curiosidade imensa pelo que aconteceria depois. Achei o fim muito filosófico. Me fez pensar no que considero certo e errado e o que o ser humano faria pelo bem comum.

Caroline.Factum 15/04/2024

Maravilhoso!
Vi aleatoriamente um post da Editora Diário Macabro no Instagram e imediatamente lembrei dos poucos filmes de terror que me assustaram ( na verdade foram apenas 2)
E perguntei se era sobre o filme. Confirmado a suspeita adquiri o livro ( presente da filhota).
A capa é  lindíssima,  vemos trabalho e dedicação da editora na diagramação, tradução ( diferente da maioria das editoras que nem se dão  ao trabalho de revisar).

Sobre a obra:
Não  gosto de ficção  científica,  mas esse aqui é  maravilhoso!
A história  sobre uma cidade que sofre  um apagão e aparentemente sem efeitos colaterais até  se descobrir que todas as mulheres aptas estão grávidas, ( tendo um parceiro ou não) todas têm os bebês ao mesmo tempo  e o melhor de tudo:  Todos os bebês  são exatamente  iguais, loiros com olhos dourados.

Até onde o ser humano vai para sobreviver? Somos os únicos  dispostos a tudo  para manter a espécie?
Leiam! Vale a pena! Quanto a editora, agora virou uma queridinha que, com certeza, irei adquirir  novas obras!
Natacha com CH 15/04/2024minha estante
E qual o outro filme que assustou você?

Caroline.Factum 16/04/2024minha estante
O enigma da Pirâmide. Muitooo antigo.

Hugo.Castro 26/07/2021

A cidade dos amaldiçoados
Em Midwich, interior da Inglaterra, um evento intrigante se desenrola. Certa noite todos os habitantes, dentro dos limites da cidade, caem em uma espécie de sono instantâneo. Um evento que mais tarde foi denominado o apagão de Midwich. O estranho fenômeno durou cerca de 24 horas e forças militares, de uma distância segura, puderam atestar que um objeto voador não identificado repousava dentro dos limites da cidade durante o apagão.

Após a partida do objeto os habitantes da cidade despertaram, aparentemente, sem nenhum indício de agressão e/ou ferimento. Mas nas semanas que transcorrem algo inusitado veio ao conhecimento de todos da aldeia: ao que parece todas as mulheres da cidade, em idade adequada, estão grávidas...

O livro possui menos de 300 páginas, mas não se engane. Aqui a leitura não é fluida. O desenvolvimento da história é muito lento. E o que me desapontou um pouco é que as crianças são quase sempre retratadas através do ponto de vista de terceiros, tendo elas pouca envolvimento direto, demonstrando suas peculiaridades e características. E o livro foca muito nos debates das questões sociais e políticas envolvendo as crianças, parte que, confesso, é um pouco maçante. Mas na porção final onde temos as crianças em ação direta o livro fica muito bom. E o final é simplesmente sensacional. Sejam pacientes e mergulhem sem medo. Hahaha

Leonardo.Heffer 25/08/2022

Foi melhor do que esperava
Pela introdução do livro, que contextualiza a obra no tempo e sua construção, as expectativas haviam caído bastante. Mas me surpreendi com a qualidade da história e a forma como ela narra toda a construção de uma cidade que acaba ficando a mercê de uma situação bem curiosa.

Curti

Lucas Gamma 01/08/2021

De fato, uma obra prima da ficção científica
Como eu já havia comentado anteriormente, é fácil perceber logo de início o que tornou esse livro uma obra prima do gênero, pois o autor consegue prender a nossa atenção e alimentar nossas desconfianças e tensão a medida que os próprios moradores de Midwich se sentem.

Acredito que demorar tanto tempo para mostrar as Crianças interagindo seja um ponto negativo, mas dá para entender que o autor queria exatamente isso: nos deixar querendo saber mais sobre elas, assim como os próprios personagens também queriam. Não dar todas as respostas para as perguntas dos leitores é uma forma inteligente de nos fazer perceber que não sabemos tanto sobre elas e que por isso é fácil temer seus próximos atos. Até mesmo seus poderes não ficam tão claros, especialmente se fizermos comparações (inevitáveis, talvez) com suas adaptações cinematográficas.

Embora o autor tenha optado por uma narrativa de um protagonista "de fora" e acertado em várias abordagens ao longo do livro, senti que o final acabou decepcionando um pouco. Comparado tanto à versão de 1960 quanto ao remake de 1995, o final do livro é bem inferior, provavelmente consequente da forma narrativa de alguém que não esteve presente na cena final e que por isso só resta ao leitor teorizar sobre o que aconteceu lá. Ambos os filmes, no entanto, nos mostram diálogos inteligentes e ações interessantes por parte das Crianças e sua determinação em provar serem superiores e que ninguém poderia enganá-los.

Sobre essa edição da Editora Diário Macabro, achei muito legal a inclusão de um prefácio e pósfácio que ajudam a analisarmos como o gênero foi se desenvolvendo ao longo das décadas. Uma pena que a clara insatisfação de Carlos Primati sobre o remake de John Carpenter tenha feito suas anotações ao filme se resumirem a críticas pesadas, sem nem ao menos destacar a atuação impecável e intimidadora de Lindsey Haun, ainda com 11 anos de idade. O filme tem seus problemas, mas ele também acertou em muitos pontos, seja no visual das Crianças, na atuação de Lindsey e Thomas ou na nova abordagem que coloca em questão a humanidade que o solitário David poderia vir a desenvolver.

Enfim, vale a pena a leitura e recomendo assistir aos três filmes: A aldeia dos amaldiçoados, A estirpe dos malditos e A cidade dos amaldiçoados.

site: instagram.com/gamma.blog/

Caren Gabriele 30/12/2021

Cidade dos Amaldiçoados | John Wyndham
Sinopse da Editora:

Em um dia como outro qualquer, os habitantes da cidade de Midwich, na Inglaterra, caem em um sono inexplicável após o aparecimento de um estranho objeto prateado sobre a cidade. Nenhum dano parece ter sido causado à população, com exceção de um incrível fenômeno: nas semanas que se seguiram, todas as mulheres da cidade descobrem que estão grávidas. O resultado disso é igualmente surpreendente: as crianças têm aparência única, sem semelhança alguma com seus pais, além de terem poderes sobrenaturais, como o controle da mente e a telepatia. Só resta aos habitantes da pequena cidade lidar com tal situação apavorante e incontrolável.

Pautado nas experiências do autor durante a Segunda Guerra Mundial, e na paranoia que dominou o mundo durante a Guerra Fria subsequente, A cidade dos amaldiçoados, de John Wyndham, é uma das mais extraordinárias ficções especulativas de sua época, sendo grande influência para autores contemporâneos da ficção científica como J. G. Ballard e Margaret Atwood. Publicado em 1957, o romance de ficção científica foi adaptado duas vezes para o cinema (em 1960 por Wolf Rilla, e em 1995 por John Carpenter) e diversas vezes para o rádio.

O autêntico filho deste século se quer se pergunta como lidar com tais inovações; apenas agarra avidamente todas elas, pelo meio do caminho. Somente quando encontra algo realmente grande se dá conta de um problema social. Então, em vez de fazer concessões, clama por uma saída impossivelmente fácil: a falta de invenção, a supressão, como no caso da bomba. (p. 36)

Quando esse livro finalmente chegou em minhas mãos, não sabia o que esperar dele. A Cidade dos Amaldiçoados ganhou uma edição brasileira através de um financiamento coletivo promovido pela editora Diário Macabro e eu só tomei conhecimento da história por uma divulgação realizada pela Duda Menezes, do BookAdict.

Na época, o que ela disse deve ter sido incrível, pois me convenceu a participar do financiamento - o meu primeiro. Só que a campanha sofreu com alguns problemas causados pela pandemia e o livro demorou horrores para chegar aos financiadores. Então, em 21 de julho de 2021, quando ele chegou por aqui, eu já não estava mais tão empolgada assim.

E começar a leitura em novembro - sem expectativas - foi ótimo, pois cada virada de página eu me surpreendia com algo novo. A começar pela narrativa de John Wyndham, autor de um texto polido, mas não complexo, e repleto de tiradas sagazes. Só pela forma como ele escreve, já tenho vontade de ler mais textos dele.

Então, quando a história que ele conta também cheia de reviravoltas e nos coloca no limite, a experiência de leitura chega ao ápice. Embora a premissa já seja bem batida - esse texto foi publicado pela primeira vez em 1957, embora só tenha chegado por aqui agora. Ainda assim, é incrível o quanto um livro bem escrito pode nos surpreender, mesmo que apenas contando com os pequenos detalhes.

Eu me pergunto se uma catacrese mais tola e ignorante do que "Mãe Natureza" já foi perpetrada algum dia. A natureza é implacável, hedionda e cruel ao ponto de ter sido necessário inventar a civilização. (p.145)

John Wyndham Parkes Lucas Beynon Harris foi um escritor de ficção científica inglês mais conhecido por suas obras publicadas sob o pseudônimo de John Wyndham, embora também tenha usado outras combinações de seus nomes, como John Beynon e Lucas Parkes.

site: https://blog.carengabriele.com.br/2022/01/cidade-dos-amaldicoados-john-wyndham.html

Escritor.Lucas 11/01/2022

Excelente
Muito bom livro sobre a história de uma cidade que tem um apagão de um dia, onde as pessoas ficam desmaiadas e quando voltam, descobrem que todas as mulheres estão grávidas. Ótimo enredo e final parecido com o filme de 1995 do fantástico John Carpenter. RECOMENDO À TODOS.

Beto 30/07/2021

Bem legal!
Participei do financiamento coletivo desta obra e valeu a pena!
A edição é muito bonita, e o conteúdo me agradou.
O final do livro achei um pouco "abrupto", mas verossímil.
Deixa um gostinho de "quero mais" rs
Recomendo!

Rinaldo 16/09/2021

A Cidade dos Amaldiçoadoa.
Uma história que mostra o quanto o diferente pode ser terrível e o aceitar cada vez mais difícil. Um clássico das histórias de ficção científica de todos os tempos.

Renato188 10/12/2023

Excelente
A edicão da Diário Macabro é belissima. Destaco o posfácio escrito pelo pesquisador e professor Carlos Primati, que além do posfácio nos brinda com uma filmografia selecionada baseada nos livros do John Windham.
Apesar de achar o livro mais ameno do que os filmes, eu amei. Indico para todos os fãs de ficção.

Quanto a história, durante um apagão, as mulheres férteis são engravidadas de modo misterioso. Passado um tempo nota-se a similidariedade dentre elas e seu poder telepático. E a história tem seu embate humanos versus as Crianças e o que fazer para a humanidade ser protegida desta ameaça.

Rafael.Tadeu 20/10/2021

Ficção com Horror

A primeira parte do livro foi muito maçante, extremamente e desnecessariamente descritiva.

O que realmente me segurou foi o tema abordado em si,e não a forma como abordaram.

Já a segunda parte foi Fantástica, clima de tensão e suspense,o tema foi melhor explorado,eu ia dar um 2.5/3.0,mas gostei tanto da segunda parte que consegui desconsiderar o ritmo lento da primeira.

Nath 13/12/2021

Nunca assisti os filmes e não sei o que esperava da história desse livro. Me surpreendi com o quanto eu gostei dessa leitura e o quanto o autor me surpreendeu com alguns pontos da história.
Não é um terror propriamente dito, mas é aquele tipo de suspense que causa estranheza ao leitor.
O desenvolvimento das Crianças, assim como o seu aparecimento, foi muito bem executado. Apesar de me relacionar com as indagações filosóficas do livro, não senti conexão com nenhum personagem durante o livro. Porém compreendo que a intenção era realmente gerar esse debate e manter a estranheza da situação.
Achei o final simplesmente maravilhoso e não vejo qual outro rumo essa história poderia ter tomado.
Recomendo muito a leitura!

Além disso, essa edição é linda demais! Em formato capa dura, com ilustrações lindas que nos ajudam a imaginar a história. Além disso, o prefácio e o posfácio são muito informativos e interessantes.
bia_rubens 19/12/2021minha estante
Me caso já foi o contrário, quando eu vi o livro, eu tive que comprar.. eu lembro de ter visto o filme quando tinha uns dez ano e amei, tenho uma lembrança afetiva kkkkk tô até terminando ele e adorando as crianças

Ariadne 30/04/2023

Assim como a vila que eu moro (exceto pela localização), Midwich é uma cidadezinha pacata, e com moradores que conhecem a tudo e a todos.

Mais eis que um belo dia, um estranho fenômeno acontece: quem passa dos limites da cidade, dorme instantaneamente. Por 24 horas, a cidade literalmente dorme.

O que já era peculiar por si só fica mais estranho quando todas as mulheres em idade propícia para isso engravidam. 😱 Aqui eu devo dizer que gostei demais do debate que isso gera ao mostrar a insatisfação de quase todas elas com essa violação de seus corpos. Claro que tem uma ou outra que acha que isso é uma dádiva tal qual uma certa passagem bíblica aí, mas a maioria, com razão se sente terrivelmente abusada.

O livro só não é perfeito nessas partes porque as discussões acerca disso são todas feitas, em sua maioria, pelos personagens masculinos. Mesmo quando é uma mulher que levanta a questão, a maior parte do diálogo fica por conta de um homem. Mas, dada a época em que o livro foi escrito, considerei um avanço enorme ter esse tipo de abordagem!

Bom, o nome original do livro é The Midwich Cuckoos, e por causa disso a gente não precisa pensar muito para que as mulheres vão ser mães de algo muito, muito estranho👀

Não vou mentir aqui! Eu queria muuuito que as crianças tivessem, sei lá, 3 olhos e 6 braços, só para ver o caos se instaurar mesmo logo de cara!! Mas infelizmente para mim, elas nascem tal qual um humano normal, exceto pela cor dos olhos e cabelos.

No futuro, elas desenvolverão habilidades que deixarão a história bem sufocante, e é de gelar a espinha ver a frieza que as crianças tem ao responderem aos ataques que recebem.

O livro é muito bem escrito, com uma linguagem que parece que foi escrito ontem. Quando eu resolvi focar de verdade nele, eu terminei a leitura em apenas um final de semana, tamanha a fluidez da história.

Ah, essa edição é um primor, e apresenta um prefácio e posfácio magníficos. Imperdível!

site: https://www.instagram.com/p/CpyBd5qvUh8/

Allison 23/09/2023

Diálogos afiadíssimos e situações que geram reflexões, dão a tom deste romance
A obra ecoa muito dos títulos sci-fi de Arthur C. Clarke (o qual eu sou fã declarado), e como tal, vemos aqui algo que é brilhante na ficção cientifica, que é o fato, corriqueiro do genero, de "após um evento estranho como a sociedade reage?".
Cada aspecto é muito bem explorado pelo Wyndham a partir de diversos personagens que circundam a historia, interessante também comentar que a exploração dessa realidade pelo autor não se limita apenas ao condado onde se passa a trama, nos é apresentado também todas as questões geopolíticas (o livro se passa naquele meio de guerra fria) de sua época, sem desbancar para propagandas.
Com um final arrebatador e diálogos afiadíssimos A Cidade dos Amaldiçoados pode se enquadrar no hall de grandes ficções clarckeanas não escritas por ele.