A lógica do Cisne Negro

A lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A lógica do Cisne Negro

Wilson 20/02/2024

Boa reflexão
Este livro é disruptivo ao nos fazer pensar sobre o inesperado que não levamos em conta em nosso planejamento e ações. Há alguns insights psicológicos bem interessantes.

22/11/2023

Esse livro me trouxe vários insights, vários pontos de vista que eu nunca havia pensado antes.
No entanto, em certo ponto achei ele um pouco maçante, mesmo pulando (sugerido pelo próprio autor) trechos mais técnicos. Talvez se existisse uma versão condensada desse livro, mais sucinta, ele seria mais bem aproveitado.

Eduardo 13/06/2023

Só eu que acho esse cara xarope?
Será que sou só eu??
Já li 2 livros do autor, e acho as ideias dele muito loucas....

Apesar que gosto um ponto ou outro que ele apresenta....

Bonifax 19/03/2023

Desconfortavelmente espetacular
Que leitura! O livro ilumina diversos hábitos nossos que muitas vezes nos faz passar apuros e nem se quer percebemos! Uma leitura divertida, inteligente e um tanto desconfortável por trazer de forma tão nítida os apuros que passamos por nossos modos de fazer algumas coisas e nem percebemos. Traz também uma dicotomia interessante sobre onde devemos focar nossa atenção e onde podemos ser ?desatentos? para aproveitar mais a vida. Um livro filosófico que falou muito comigo e que pude lembrar dele em diversos momentos durante o dia enquanto ainda estava lendo (adoro isso!).

Emanuelly93 09/01/2023

Sabe, eu refleti bastante depois de ler esse livro. Confesso que até antes da faculdade, eu nunca nem sequer tinha ouvido falar da existência do tal, mas agora que tive acesso ao mesmo, vejo o quanto são temas de suma importância a serem abordados. "A Lógica do Cisne Negro" fala das consequências trazidas por eventos aleatórios/inesperados, abordando a armadilha que é: darmos mais importância para o que conhecemos, ao invés de nos prepararmos para o imprevisível.

Hiária 24/12/2022

Seja redundante?
Eventos de cisne negro são constantes em nossas vidas e a parte mais importante de todo o livro, que considero, é fato dele citar que a natureza é redundante? temos dois olhos, dois rins, dois pulmões e por aí vai?

O que autor nos orienta é evitarmos cisnes negros negativos no decorrer da vida, afinal o valor de um backup só é mensurado quando precisamos dele. Sendo assim?

Mantenha sempre um plano alternativo como fonte de renda;
Diversifique sua carteira;
Não existe milagres, então não acredite em charlatão;
Evite dívidas parceladas para não ser pego de surpresa (cisne negro) no caso de uma demissão;
Mantenha reserva de emergência, mesmo você achando que está há anos parada, deixa lá, pois é backup e como citei acima, você só saberá o valor, quando precisar.

No mais, a leitura é técnica e tende a ser cansativa, contudo estou me habituando com o estilo de escrita do autor que é o segundo livro dele que leio e pretendo ler mais dois (esse ano) ?

Celso Filho 21/11/2022

Número Necessário para Tratar a confiança excessiva
O termo Cisne Negro remete-nos ao século XVII quando, até então, pensava-se que todos os cisnes fossem brancos. Até que, na Austrália, foi descoberto o primeiro cisne negro. Apesar de milhares de anos de observações de cisnes brancos, bastou o surgimento de um único cisne negro para derrubar a hipótese/crença de que “todos os cisnes são brancos”. O termo “Cisne Negro” foi criado pelo filósofo escocês David Hume, nos anos 1711-1776, justamente para demonstrar o “Problema da Indução”, ou seja, os equívocos do nosso processo de raciocínio indutivo – sempre baseado em fatos passados.
Em "A lógica do Cisne Negro", Nassim Nicholas Taleb, um escritor, matemático, ensaísta e estatístico com MBA pela Wharton e Ph.D pela Universidade de Paris, discute sobre o impacto de eventos raros e improváveis. Eu conhecia mais esses termos muito por conta de alguns estudos prévios sobre o mercado financeiro, visto que o autor teve ampla experiência no mercado (mais de vinte anos como empresário e operador da bolsa).
Acredito que o livro serve como um ponto de partida interessante para aqueles que começam a ter interesse em investir, muito mais que a parte matemática de todo o processo. Sigo a ideia de quanto mais conseguirmos nos desvencilhar daquele sentimento de júbilo ebrioso ao recém descobrir uma nova matéria de estudos e começar a aprender, melhor, principalmente em um meio que bonifica a longo prazo muito mais o tédio do que o excitante.
Há alguns pontos que podem tornar o livro um pouco mais denso e quiçá tedioso para ser digerido de maneira célere, mas não impacta de forma a diminuir seu conteúdo, apesar de precisar citar dois pontos importantes: 1) o livro foi escrito em 2008, então tivemos eventos de altíssimo impacto desde então que acrescentam a sua rediscussão, mas o próprio livro já foi destrinchado de diferentes maneiras e, obviamente, de maneira um pouco melhor por outros autores, o que não tira o mérito do conteúdo original, mas leva a necessidade de ser introduzido antes daquilo que o discute; 2) existem alguns pontos em que o autor discute com outros profissionais e parece se isolar um pouco em sua montanha particular de sabedoria que poucos anciões conseguem ocupá-la, o que pode torná-lo um pouco simplório (mais, a depender de acompanhar seu twitter ou não).

Paulinha 27/06/2022

Interessante...
No mundo dos negócios, as pessoas fazem a leitura de você da forma como vc se vê e transmite. Se tu se vê como um fracasso/ um perdedor, assim as pessoas te verão e te tratarão. É tu quem estabelece os parâmetros de comparação. Não existe uma medida absoluta do que é bom ou ruim. O fato é, como vc se vê, e transmite a sua auto confiança, é assim que as pessoas perceberão, aquilo que vc transmite de confiança em si, a sua linguagem corporal, a energia de auto confiança, as pessoas perceberão.

Drielle Geanini 14/02/2022

Cisnes Negros, cinzas e brancos.
O autor apresenta o conceito de cisne negro, usa exemplos para nos convencer de sua existência, critica as atitudes que a sociedade, principalmente os estudioso tomam diante desses acontecimentos, fazendo-nos refletir e pensar em estratégias para estarmos preparados ou não precisarmos enfrentar certas situações, tanto negativas quanto positivas.

Elisio Rebouças 17/09/2021

Brigas de ego
Olhando hoje vemos a teoria do cisne negro muito entranhada no meio dos negócios e investimentos. Ler um livro de 2007 da nisso. Já tendo lido outros livros que foram inspirados ou roubaram a ideia do autor, muito daquilo que li já sabia. O interessante é olhar as brigas de ego e a tenta fica do NNT de colocar sua teoria em um pedestal se baseando na ?ignorância? ou incompetência ou até mesmo em teorias que estão em desuso. Mas teorias servem justamente para serem mudadas por um novo pensamento, é assim que a humanidade vem se desenvolvendo. Criando, descriando, inovando e inventando. Em vez de brigas, Taleb poderia ter nos mostrado muito mais de sua teoria disruptiva fazendo nos entender que as teorias passadas ficaram pra trás e não que estavam erradas o tempo todo, mesmo por que daqui alguns anos alguém pode fazer o mesmo com a lógica do cisne negro. Vou para o próximo livro, estou seguindo a ordem cronológica e acredito que o autor tenha crescido bastante e melhorado sua escrita, já que hoje ainda é bem respeitado no meio. Quero conhecer suas teorias e pensamentos e não o que ele acha do cientista fulano de tal.