O Futuro dos que Ardem por um Passado Melhor

O Futuro dos que Ardem por um Passado Melhor Daniel Falcon Lins

Resenhas - O Futuro dos que Ardem por um Passado Melhor

Detetive ð 11/10/2021

?O futuro dos que ardem por um passado melhor

Autor: Daniel Lins
Gênero: Romance
Disponível: Amazon
N° de páginas: 280

?Sinopse

O anti-herói Viterley Phivo, rapaz de origem humilde em Pernambuco, vai parar em Brasília pelas mãos de uma família de políticos que empregam seus pais. No século vinte e dois, a capital brasileira é varrida pela poeira vermelha do cerrado arrasado e assombrada por gente que perdeu o juízo por exagerar nos estimuladores químicos e outros aparatos tecnológicos ? verdadeiros zumbis.

O cenário mudou, mas o arcabouço político não. Frustrado em suas ambições pessoais, Viterley conhece ?o Satanista?, figura controversa que o incentiva a se envolver em circunstâncias cada vez mais perigosas e arriscadas, em um processo que definirá os rumos da nação brasileira. Ele também se envolve com a sedutora Mirleyne, cujas verdadeiras intenções são uma incógnita.

?Opinião

"O futuro dos que ardem por um passado melhor" superou minhas expectativas, uma história bem construída com muitas reviravoltas.

Eu simplesmente fiquei fissurada nessa história, uma narrativa de fácil compreensão com personagens bem caracterizados e o final da história me surpreendeu muito.

A ambientação da história foi bem descrita, e a escrita do autor é espetacular, ele criou uma ótima história com muitos mistérios!

Recomendo ??

Karol 21/08/2021

Viterley teve uma vida abençoada vamos dizer assim, sua mãe trabalhava como cozinheira para uma familia rica, o que levou a ele ganhar um crédito com a familia Allbhurkerke. Tornou - se amigo de Marchus o filho mais velho, e namorou por um tempo a irmã do rapaz.
Quando o senhor Allbhurkerke descobriu que o garoto teria um bom futuro, decidiu ajudar ele e ofereceu trabalho em brasilia, o que mudou definitivamentee a história do rapaz.
Um livro cheio de mistério e intrigas políticas, onde vemos a tragetória de Viterley, e as más influências que entraram em sua vida, causando uma grande mudança, não só para ele.

O livro me tirou bastante da minha zona de conforto, não estou acostumada a ler livros desse gênero político, o que foi bem dificil no inicio.

Douglas | @estacaoimaginaria 13/08/2021

Que distopia!
Se o título é grande e intriga de cara, vocês não imaginam até onde essa história chega, de fato. E essa distopia é tão surpreendente quanto reflexiva.

De cara, essa história parece complicada. Afinal, olha o título! Além disso, os capítulos e parágrafos são longos e o autor usa termos que podem dificultar a leitura. Mas, aos poucos, Daniel vai desenvolvendo sua história de modo a torna-la muito interessante. É curioso como isso funciona. Porque de início, a forma como ele começa o romance pode afastar alguns leitores. Se der uma chance, contudo, ele pode ser rapidamente reconquistado.

Uma das razões pela qual eu classifico essa obra como complexa é que é uma distopia cheia de exageros. Seja em nomes, termos, siglas etc. E isso também poderia dificultar a leitura, mas não o faz. Isso porque o autor consegue narrar tudo com naturalidade, como se o leitor já soubesse de tudo isso (desse Brasil distópico) e ele está contando uma história que aconteceu nesse Brasil. Portanto, tudo certo por aqui.

A escrita do autor é instigante. Com bons diálogos, ainda que os capítulos sejam mais longos. Mas ele consegue consegue utilizar muito bem esse contexto distópico a favor da narrativa. Como leitor, digo com tranquilidade que me conquistou. Sem dúvida, há altos e baixos nessa história. É difícil encontrar uma leitura que te agrade 100% (e já vou falar mais sobre o que não me agradou tanto). Mas, certamente, me senti intrigado.

Mudando de assunto, logo de início, também já podemos perceber a crítica que o autor quer trazer, a discussão sobre o nosso presente (e passado) e o que queremos para o futuro, do país ou do mundo. Ele pega as questões sociais que hoje são ou deveriam ser mais debatidas atualmente e as coloca num contexto “exagerado”, até satírico. Mas não com o intuito de ofender qualquer discussão, mas de fazer uma reflexão sobre para onde estamos indo.

Apesar de ser tudo exagerado e satírico, a trama que envolve o livro é bem séria. Isso porque o autor nos apresenta um contexto político bem interessante, ainda que bem fictício, mas que se espelha no nossos sistema político, de certa forma. É bem interessante o jogo político envolvido, a conspiração, a possibilidade de uma guerra civil, acontecendo aqui no Brasil, num futuro distópico. E a escrita do autor só ajuda a tornar a leitura instigante e fluída.

Duas que me incomodaram um pouco. A primeira, é que tudo parece estar relacionado a sexo, identidade de gênero etc. Eu entendo a crítica que o autor quer trazer nesse ponto, mas acho que o exagero em colocar esse tema pode incomodar um pouco. E talvez seja essa a intenção, tipo “colocar o dedo na ferida”. Não é algo que atrapalhe a leitura em si, e não é uma coisa presente em cada página, mas é frequente.

A outra coisa é que o autor narra certas coisas como se fossem legítimos fatos históricos, só que de uma forma como se estivesse lecionando. Tipo uma aula de história. Isso acaba tornando a leitura mais densa. Contudo, é extremamente inteligente do autor. Por que é como se eles realmente nos inserisse nesse Brasil distópico que ele criou, e estivesse apenas contando fatos de nossa história. Mas não deixam de ser trechos em que a leitura não flui como o restante do livro.

É surpreendente até onde esse livro chega. Uma surpresa muito positiva – acho que nunca li uma distopia criada no Brasil, o que é realmente interessante. E ele é descrito dessa forma, como uma distopia em sintonia com livros do estilo de “1984”. E acho que o leitor pode encontrar exatamente isso, sem se decepcionar, se estiver esperando uma história envolvente e criada num futuro que reflete bem, ainda que exageradamente, nosso país de hoje.

Mas devo dizer que as coisas esfriam mais para o final. O autor sabe criar uma expectativa no leitor, nos deixa ansiosos. Mas o ápice poderia ser melhor, ter mais ação. Em vez disso, o autor reserva esse capítulo para, na maior parte do tempo, descrever o debate de ideias que foram discutidas durante todo o livro, apresentar diferentes visões etc. Eu entendo isso, e é realmente interessante, mas não deixa de ser, também, um pouco cansativo.

Enfim, acho que entre muitos pontos positivos e poucos pontos negativos, o livro de Daniel Falcon Lins é um prato cheio para fãs de distopia e histórias reflexivas. Surpreende na medida certa, intriga e ainda entretém o leitor, que se diverte com tudo o que acontece. Dito isso, fica aqui minha indicação para vocês conhecerem essa obra e darem uma chance também. Eu recomendo muito!

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-o-futuro-dos-que-ardem-por-um-passado-melhor/

Mialle @mialleverso 11/07/2021

Distopia Brasileira
Aviso de Gatilho para um monte de coisa violenta.

Viterley Phivo (e esse não é o nome mais estranho que você vai encontrar aqui) é um jovem que se mudou de Pernambuco para morar em Brasília com ajuda de uma família de políticos, mas o mundo não é mais como o conhecemos: no século XXII o país sofreu grandes alterações em suas políticas, no cenário e nas pessoas que agora se encontram sempre conectadas e usando estimulantes químicos até perderem a sanidade.

Em O FUTURO DOS QUE ARDEM POR UM PASSADO MELHOR encontramos um Brasil devastado num futuro que não é tão distante, muita coisa mudou, mas os conluios políticos seguem os mesmos. Troca de favores, espionagem e corrupção piores do que já conhecemos neste futuro muito pouco otimista do autor.

Por ser uma distopia com ideias muito extremas, acredito que o autor poderia ter deixado as várias explicações sobre como foi se chegando nisso de lado, pois particularmente acho que certos tipos de histórias não precisam de muitas explicações sobre o que levou o mundo a estar daquela forma, além disso, comigo as explicações retiravam um pouco da fluidez da história que parava para informar algo sobre um partido ou outro.

Quero dar destaque ao personagem do "Satanista" que se insere como um agente do caos e com uma personalidade muito curiosa. Foi realmente o destaque dos personagens, já que Viterley não é especialmente carismático como protagonista.

O mundo criado pelo autor é realmente muito extremo, beirando o absurdo e quando comecei a ler achei um exagero, mas depois de um tempo comecei a refletir se não seria mesmo possível chegar em algo similar.

Foi muito interessante conhecer uma distopia brasileira e o livro realmente me surpreendeu de forma positiva no final. O livro tem várias cenas violentas e recomendo cuidado para quem é mais sensível.