O limiar de Áurea

O limiar de Áurea Alysson Steimacher

Resenhas - O limiar de Áurea

Ley 28/07/2021

Livro com fantasia sutil e um mistério bem evidente
O livro inicia de maneira abrupta, com uma tragédia envolvendo um professor na pequena cidade de Aldrabice. O curioso é que tudo na cidade parece envolver algum mistério e merece ser investigado. O livro tem um conto que dá início aos acontecimentos deste livro, e se chama O Despertar de Áurea. Ele narra uma breve ocorrência de três anos atrás, com a apresentação de alguns personagens que aparecem bastante por aqui.

A história contém poucas páginas, mas tem várias perspectivas, distribuindo bem a visão de cada personagem. Júlia Áurea é uma das personagens principais, pois tem uma contribuição imensa para o enredo. Ela estuda física na universidade de Aldrabice e, depois da tragédia inicial na história, começa a estudar geometria sagrada com o novo professor de física na universidade.

O livro traz personagens diferentes, com personalidades fáceis de se envolver, assim como características cativantes. Apesar de Júlia ser importante, é com a ajuda, mesmo que indiretamente, de outros personagens que conseguimos entender melhor todo o quebra-cabeça que envolve a história. Com uma mistura entre ocultismo, física, e geometria sagrada, reside um mistério sobre desvendar o que realmente aconteceu na tragédia ocorrida no início da história.

Embora resolver isso seja um objetivo urgente, várias outras revelações são feitas ao longo da história. Acabei ficando tão envolvida que não sei dizer em que gênero exatamente o livro se encaixa. É uma daquelas histórias onde há a junção com várias características de outros gêneros, e fica ótimo assim.

O livro me fez querer pesquisar sobre geometria sagrada, que é um dos assuntos principais na trama. Também é um assunto curioso, antigo, que desperta a curiosidade de quem está lendo. Sobre as demais perspectivas na leitura, há alguns investigadores envolvidos, que passam boa parte do tempo em um beco sem saída, mas contribuem para o leitor juntar as peças aos poucos.

A narração mais curiosa e divertida para mim, foi sobre a SOAP, uma organização que surpreende o leitor, deixando implícito seus objetivos sem nunca dizer exatamente quem são. Essa visão é como acompanhar a história através dos bastidores, com uma boa dose de risadas.

O livro tem cenas mais sérias que se misturam entre as mais leves. Essa é uma história bem introdutória, que cumpre bem o papel de instigar o leitor a querer saber mais. Os acontecimentos mais urgentes ficam para o final, que é quando o leitor tem finalmente a certeza de algumas revelações, bem como algumas perguntas que espero serem respondidas no próximo volume.

A obra ainda conta com boas referências citadas pelos personagens. O grupo de amigos principais se intitulam Gangue dos Cinco, em referência ao filme Clube dos Cinco. Assim como essa menção, filmes, séries e principalmente músicas são citadas em vários momentos. Inclusive, há uma lista das músicas citadas pelo autor no final do livro, que servem como uma playlist perfeita para ouvir enquanto realiza a leitura.

A edição do livro merece muitos elogios. É uma edição confortável, com uma bela diagramação de capa e inícios de capítulos. Essa é uma obra independente, com um capricho único. A escrita do autor é rápida, tendo humor ácido, e me lembrou um pouco Neil Gaiman pela forma do humor ser despretensioso. Foi uma leitura divertida que finaliza de uma ótima maneira para deixar o leitor atento pela continuação.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/07/resenha-o-limiar-de-aurea-livro-1.html

Mari 09/01/2022

mlk eu to toda arrepiada, a leitura foi incrivel e bem fluída. a gangue dos cinco eh mt divertida e é cada coisa q eles se metem mds

Dri - @leiturainsone 29/05/2021

Livro para quem ama magia e muito mistério!
Depois de perder a mãe, a jovem Julia Áurea tenta, a qualquer custo, encontrar um meio de se comunicar com ela no além. Sua vida girava em torno disso e de tentar se manter com a bolsa de pesquisa em física que desenvolvia na faculdade, porém, tudo muda quando seu orientador também falece em circunstâncias horríveis e misteriosas.

A chegada do professor substituto promete acabar com todos as angústias de Julia: ela vai poder continuar com sua pesquisa e, de quebra, terá a possibilidade de se comunicar com sua mãe. Mas quando ela conseguir atingir seu objetivo será tarde para voltar atrás e o preço a ser pago pode ser alto demais. Será que Julia tem ideia de onde e, mais importante, com quem, está se metendo?

O protagonismo do livro é dividido entre Julia e seu grupo de amigos, a Gangue do cinco.
Se você leu O despertar de Áurea, pode achar que esse grupo é tranquilo e que o livro vai ser sobre suas aventuras. Porém, não é bem assim. A história aqui é mais adensa, nos deparamos com jovens muito unidos, mas cada um mergulhado em seu drama particular. E quando Julia aparece falando sobre magia e multiverso, eles ficam preocupados com a sanidade da amiga. Acreditam que o trauma causado pela morte da mãe a está afetando demais. Mas, tudo muda quando Julia consegue provar o que está dizendo e a Gangue é arrastada para uma missão que vai longe demais.

Aqui tem de tudo: mistério, criaturas fantásticas, referências ao mundo pop, drama, amizade e física. Sim, física. Não entendo nada de números, mas vai por mim, a escrita de Steimacher é muito fluída e ele explica a base da ideia por trás do multiverso que nos é apresentado no livro.

Amei a experiência: conhecer o misterioso professor que tem um pezinho no esoterismo que nos remete a Crowley e ao horror cósmico de Lovecraft; os funcionários da SOAP [meus preferidos], mergulhar fundo na personalidade dos membros da Gangue e explorar Aldrabrice de perto.

site: https://www.instagram.com/leiturainsone/

@pamelarobooks 20/06/2021

Suspense + drama + multiverso = uma equação perfeita
Após os acontecimentos do prequel, encontramos nossa protagonista 3 anos depois. Parece pouco tempo, mas muita coisa aconteceu. Após um acidente de carro envolvendo sua mãe, Julia se vê com uma saudade cada vez maior. E, após conhecer seu novo professor de física, sua teoria de que sua mãe pode estar viva em um multiverso vai tomando forma. Porém, como colocá-la em prática?

Caro leitor, se você está achando que vai ser só mais um livro envolvendo um ritual clichê de tabuleiro Ouija, você está muito enganado. Aqui o autor nos apresenta um universo que mescla a baixa fantasia com a física e uma pitada de suspense. Sim, é isso mesmo que você leu. No meio de toda a história de Julia ainda acontecem assassinatos, pessoas sumindo sem nenhum motivo e ossos aparecendo em locais inusitados. E o melhor de tudo? Muitas dessas coisas só serão explicadas no próximo livro sem data de lançamento ainda (talvez essa seja a parte triste? Acredito que sim, pois estou ansiosa para entender onde cada caminho irá dar).

Um dos pontos principais desse livro é que, por grande parte das cenas se passarem dentro da faculdade que Julia está cursando, nos deparamos com termos usados em física varias vezes. Eu, particularmente, odeio essa máteria, mas o autor mais uma vez me surpreendeu e deixou em palavras claras sobre geometria sagrada e tudo que envolve, por exemplo. São poucos livros que já li que abordaram a temática tão bem e, com certeza, esse entrou para a lista.

A narrativa é muito bem feita e consegue prender o leitor desde as primeiras cenas. A apresentação de cada cenário e personagem foi feita no momento certo e não deixa o leitor confuso em nenhum momento. Li em apenas um final de semana e recomendo muito se você está à procura de um livro para sair de uma ressaca literária.

Mel 09/07/2021

Alysson é incrível!
Mais um livro incrível do Alysson, que trata de Júlia Áurea, e aventura com seus amigos e a descoberta pela magia fisica.
Alysson conseguiu contar a história em poucas páginas, fazendo nos aproximar bastante dos personagens.
Creio que faltou um pouco da história do universo de Áurea, espero que no segundo livro melhore!