O espião e o traidor

Ben Macintyre

Resenhas -

Nilson 01/12/2023

Incrível
Faço minhas as palavras de JOHN LE CARRÉ "A melhor história verídica de espionagem que eu já li".
Nilson 01/12/2023minha estante
Dei 5 estrelas..e não uma como aparece aí.

Eliza139 26/10/2023

Prende sua atenção
É um livro muito bom, conta uma história verídica com riqueza de detalhes,trás fotos dos envolvidos na história e faz com que o leitor fique realmente submerso no mundo da espionagem.

Ramon98 03/09/2023

Uma biografia de Oleg Gordievisk!
O livro é dividido em partes, e confesso que as duas primeiras são um pouco arrastadas e demandam de atenção para que você não se perca na leitura e nos personagens que são apresentados. Mas a terceira parte te deixa tenso e curioso para saber que fim terá a fuga do Oleg e quem o traiu. Super recomendo O Espião e o Traidor.

Danilo224 05/04/2023

Na Rússia, o jogo joga você.
O espião e o traidor é uma material documental realmente incrível, tanto a narrativa feita pelo autor, escrita com diversos detalhes minuciosos, até às referências gráficas, que ajuda os leitores a entenderem (e acreditarem) nessa história.

É uma leitura bastante imersiva que nunca perde o ritmo, algo bastante notório pra uma obra que relata um fato real, pois é bastante fácil um livro desses tender a ter uma linguagem "chata", mas esse definitivamente não é o caso dessa obra.

Tudo consegue ser interessante aqui: A CIA, MI6, KGB, Os agentes, o próprio Oleg. Tudo culmina em algo que parece que saiu de um livro de ficção mas não. E é por isso que ele é tão empolgante.

Honestamente, eu só posso dizer uma coisa: Leiam!

Léo 04/04/2023

Melhor livro de espionagem lido até o momento.
Conheci o interstício do universo das agências de inteligência da melhor forma possível. Leiam, impossível se arrepender

João Fraga 21/01/2023

Oleg Gordievsky vs the URSS ??
Meu segundo livro do ano e finalmente meu primeiro com o assunto que mais me interessa: história e geopolítica. Ainda que tenha estudado sobre a Guerra Fria no colégio, ainda não tinha tido a dimensão do quão perigoso e desafiador foi esse período. Muito feliz por ter lido ele e indico muito!

Luccrazy 08/01/2023

Thriller Interessantíssimo
Olha, eu imaginava que era bom pelas criticas mas fiquei encantado com a tensão gerada, mesmo sendo um ?documentário? em forma de livro.
Oleg é intrigante como um bom personagem de John Le Carre, sou fascinado pela Guerra Fria e cresci na década de 80 amedrontado com o que a KGB significava.
Britain Rules!

Quequel 23/12/2022

Muito legal, muito mesmo. Normalmente eu não leio não ficção pq me deixa meio entediada e com sono, os que eu li tem um tom de documentário que eu não gosto muito, mas esse aqui foi muito diferente pra mim.
Ainda tem sim o tom documental, mas a história é tão louca, tão absurda, com uns acontecimentos e elementos tão completamente birutas que mais parece uma história de espionagem a lá 007.
Me diverti horrores com esse aqui, fiquei chocada com a história do Oleg, morrendo de raiva do que ia acontecendo e, no final, comecei até a suar sem saber qual ia ser o fim dele.

Moro 19/12/2022

O espião e o traidor
"Esta obra certamente não é perfeita, mas, se ajudou a chamar a atenção do mundo para um homem notável, corajoso e complexo e para um episódio importante da história mundial recente, terá então servido seu propósito."

Realmente me chamou a atenção e serviu o propósito.

Nunca tinha ouvido falar sobre o Gordievsky até encontrar esse livro, e confesso que foi uma baita surpresa quando me peguei vidrado nessa trama.

Que leitura boa e agregadora que foi. Por vários momentos me peguei indo na internet pra conhecer um pouco mais sobre o período da Guerra Fria e seus "personagens" marcantes que estão presentes no livro.

Adorei ler, achei a leitura didática (sem aqueles termos complexos) e super bem desenvolvida. Realmente o autor conseguiu deixar a leitura tensa em algumas partes, o que realmente deixou parecendo coisa de filme quando ficamos ansiosos pra saber se tudo vai dar certo no fim.

Enfim, achei o livro super interessante e bem escrito.
Recomendo pra quem quiser ter uma imersão no cenário Mundial do período da Guerra Fria.

Não sei se essa vai ser a última leitura do ano, mas, se for, eu fecho o ano com chave de ouro.

Deco 12/09/2022

O Auge da Guerra Fria
Uma excelente historia REAL que nos conta sobre a vida do oficial de inteligência Oleg Gordievsky, da KGB.

Ressentido das mazelas sociais e da brutal repressão do comunismo soviético, Oleg decide trair seu país em prol da liberdade do mundo ocidental. Em 1974 Gordievsky passa a ser um agente duplo, colaborando com o MI6 inglês, passando dados de elevado valor aos serviços de inteligencia ocidentais.

Por mais de 11 anos, Oleg contribuiu para o fim da guerra fria e a paz mundial, auxiliando os principais lideres ocidentais a entenderem melhor o Kremlin e a contornar situações dificeis e perigosas.

Uma empolgante historia de espionagem com um desfecho sensacional, ainda melhor por ser um caso real!

Mah 11/08/2022

Fiz a leitura em parceira com editora Sextante pelo Blog Clube do Farol e fiquei animada logo de cara por se tratar de um acontecimento real e que não temos ciência do fato.Sabe aquelas ideias que vemos nos filmes de espiões ? Ok,as absurdas podem ignorar,porém muitas das ideias são baseadas em fatos reais!! E você descobre isso lendo o livro ?O espião e o Traidor? que conta a história de Oleg um dos maiores espiões do mundo que ajudou Londres na época da guerra fria a se proteger da KGB,e assim você descobre informações reais sobre essa agência tão famosa além de acompanhar a trajetória do espião e tentar descobrir quem traiu ele e se sobreviveu.
Indico pra quem quer ler algo historio de forma leve ser sem aquela coisa maçante de detalhes e detalhes sem nenhuma emoção,é muito bom já que é escrito de forma de um jornalismo literário.
Se quiserem mais dicas de livros sigam o @clubedofarol no Instagram e Twitter!!!

Will 06/06/2022

Relato interessante sobre espionagem.
O Espião e o Traidor conta a história de Oleg Gordievsky, agente da KGB que repassou informações confidenciais ao MI6 britânico por vários anos até desertar numa fuga espetacular. A história do livro é interessante, bem contextualizada na Guerra Fria e sem a tradicional romantização da espionagem que encontramos na ficção, inclusive mostra como boa parte dos momentos é composta de uma entediante burocracia.
O livro nos leva ao começo da carreira do espião, a transformação em agente duplo (por motivos puramente ideológicos segundo o autor) e por fim, sua impressionante fuga da Rússia com a KGB já ciente que estava sendo traída. Um bom livro, me deixa algumas dúvidas quanto a falta de imparcialidade em alguns momentos, já que foi escrito baseado principalmente no ponto de vista do próprio espião, como quando o coloca como um dos principais fatores da diplomacia Thatcher x Gorbatchov e da diminuição da tensão nuclear entre EUA e URSS. Um bom livro, recomendo.

Déa 01/04/2022

Gostei mais do que imaginava!
Você já ouviu falar de Oleg Gordievsky? Um russo que tornou-se agente duplo, membro da KGB e recrutado pelo MI6 posteriormente.

Um homem que acompanhou acontecimentos como: a construção do Muro de Berlim e o ataque da União Soviética à Tchecoslováquia, e que nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

Gordievsky ajudou o Ocidente com informações valiosas, expondo espiões russos, correndo riscos que nem sua família tinha conhecimento. Uma vida dupla repleta de coragem, tensão e articulações.

Mesmo com todo cuidado e proteção do MI6, Oleg passou a correr mais riscos, principalmente quando um agente da CIA chamado Aldrich Ames, passou a espionar secretamente para os soviéticos e teria desmascarado o russo. Adivinhem por qual motivação? Dinheiro.

Ler esse livro fez-me compreender bastante sobre a Guerra Fria, os conflitos, os interesses, algumas questões políticas e a ganância do ser humano. Atualmente passamos por uma situação mundial delicada, onde mais uma vez os olhos estão atentos à Rússia. E infelizmente, cada país que envolve-se nessa ?briga?, é exclusivamente para defender seus interesses políticos e econômicos. Verdade seja dita!

Gostei e recomendo para quem curte essa temática mais política e de espionagem. Só aprendi mais fazendo essa leitura.

Acompanhe-me no IG do @dealeitora

Madeira 28/03/2022

Melhor que 007
Quando se trata de histórias de espionagem, fatalmente nos vem à mente o icônico 007. Esse, da vida real, não tem toda aquela ação estereotipada e nem a tecnologia surrealmente avançada. Mas ainda assim, a obra é melhor que 007. Nas palavras do próprio autor: ?Esta obra certamente não é perfeita,mas, se ajudou a chamar a atenção do mundo para um homem notável, corajoso e complexo e para um episódio importante da história mundial recente, terá então servido ao seu propósito. ?
Recomendo com muito empenho!