O espião e o traidor

O espião e o traidor Ben Macintyre
Ben Macintyre

Resenhas -

Will 06/06/2022

Relato interessante sobre espionagem.
O Espião e o Traidor conta a história de Oleg Gordievsky, agente da KGB que repassou informações confidenciais ao MI6 britânico por vários anos até desertar numa fuga espetacular. A história do livro é interessante, bem contextualizada na Guerra Fria e sem a tradicional romantização da espionagem que encontramos na ficção, inclusive mostra como boa parte dos momentos é composta de uma entediante burocracia.
O livro nos leva ao começo da carreira do espião, a transformação em agente duplo (por motivos puramente ideológicos segundo o autor) e por fim, sua impressionante fuga da Rússia com a KGB já ciente que estava sendo traída. Um bom livro, me deixa algumas dúvidas quanto a falta de imparcialidade em alguns momentos, já que foi escrito baseado principalmente no ponto de vista do próprio espião, como quando o coloca como um dos principais fatores da diplomacia Thatcher x Gorbatchov e da diminuição da tensão nuclear entre EUA e URSS. Um bom livro, recomendo.

Madeira 28/03/2022

Melhor que 007
Quando se trata de histórias de espionagem, fatalmente nos vem à mente o icônico 007. Esse, da vida real, não tem toda aquela ação estereotipada e nem a tecnologia surrealmente avançada. Mas ainda assim, a obra é melhor que 007. Nas palavras do próprio autor: ?Esta obra certamente não é perfeita,mas, se ajudou a chamar a atenção do mundo para um homem notável, corajoso e complexo e para um episódio importante da história mundial recente, terá então servido ao seu propósito. ?
Recomendo com muito empenho!

Mah 11/08/2022

Fiz a leitura em parceira com editora Sextante pelo Blog Clube do Farol e fiquei animada logo de cara por se tratar de um acontecimento real e que não temos ciência do fato.Sabe aquelas ideias que vemos nos filmes de espiões ? Ok,as absurdas podem ignorar,porém muitas das ideias são baseadas em fatos reais!! E você descobre isso lendo o livro ?O espião e o Traidor? que conta a história de Oleg um dos maiores espiões do mundo que ajudou Londres na época da guerra fria a se proteger da KGB,e assim você descobre informações reais sobre essa agência tão famosa além de acompanhar a trajetória do espião e tentar descobrir quem traiu ele e se sobreviveu.
Indico pra quem quer ler algo historio de forma leve ser sem aquela coisa maçante de detalhes e detalhes sem nenhuma emoção,é muito bom já que é escrito de forma de um jornalismo literário.
Se quiserem mais dicas de livros sigam o @clubedofarol no Instagram e Twitter!!!

Sergio21 29/12/2021

Talvez o melhor de 2021
Finalizando o ano talvez com o melhor livro dos 12 meses. Além eletrizante história real ser avalizada pelo grande LeCarrè, em tempos de uma polaridade falsa ( falsa porque quem defende cada lado não viveu nenhum deles) , é extremamente rico conhecermos um personagem real que viveu uma realidade extrema e teve a coragem de tomar uma posição correta , que ia contra toda sua lógica de existência. Família, País, Propaganda e Educação. Sem querer escrever mais para não tirar o prazer da leitura, digo que o livro serve para dois gostos distintos : aos que gostam de história e buscam nela entender o presente e os que adoram uma trama ficcional. O livro agradará a ambos, o que é raro.

Fátima Lopes 25/12/2021

Livro baseado em fatos reais mais empolgante do que a maioria das obras de ficção ( do gênero espionagem ) que eu já tive a oportunidade de ler.
Claro que o protagonista foi pintado em cores favoráveis, talvez suas motivações não fossem tão nobres quanto ele quer demonstrar , mas é inegável o peso das suas ações em um dos piores momentos do conflito entre EUA e URSS.

Coisas de Mineira 10/03/2022

O Espião e o Traidor, do jornalista britânico Ben Macintyre, é um livro de não-ficção publicado pela Editora Sextante, que documenta a vida dupla de um membro da KGB que foi recrutado pelo MI6.

Oleg Gordievsky foi um agente duplo que interferiu diretamente na Guerra Fria, que infelizmente ganha palco novamente, com as manobras de guerra da Rússia na Ucrânia.

Gordievsky foi criado dentro da cultura da KGB. Seu pai, Anton, era um devotado membro do Partido Comunista e agente, o que possibilitou uma infância bem alimentada, privilegiada e segura em um bloco de apartamentos em Moscou. Muito tempo depois, Gordievsky percebeu que o conforto de sua família era ilusório – todos viviam com medo.

Mas, o garoto cresce – curioso, atlético, com facilidade em aprender línguas, o que impulsiona sua entrada no Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou. Mesmo antes da formatura, o aluno brilhante e promissor é recrutado pela KGB.

Mudança de perspectiva

Entretanto, dois momentos históricos começam a plantar dúvidas sobre as ‘verdades’ soviéticas. A primeira, em 1961, quando ainda estava concluindo a universidade, foi enviado à Berlim Oriental para passar seis meses como tradutor na embaixada Russa, e viu de perto a construção do Muro de Berlim.

O outro momento foi em 1968, quando a União Soviética invade a antiga Tchecoslováquia: “Esse ataque brutal a pessoas inocentes me fez odiar [meu próprio país]”, ele escreveu mais tarde.

Cinco anos depois, o MI6 (o Serviço de Inteligência britânico) começa a sondar o espião Russo. Gordievsky integrava o corpo diplomático Russo na Dinamarca como fachada. Richard Bromhead (MI6) conheceu Gordievsky em uma exposição de arte em Copenhague, tendo conhecimento de que Gordievsky era um agente da KGB. Mesmo sem conhecer verdadeiramente o russo, Bromhead passou a sondar a lealdade de Gordievsky, até que, tomando drinques em um hotel elegante, coloca as cartas na mesa.

“Só mesmo uma barreira física, reforçada por guardas armados em suas torres de vigilância, poderia manter os alemães orientais em seu paraíso socialista e impedi-los de fugir para o ocidente.”

Foi assim que Gordievsky tornou-se o agente mais valioso da MI6, fornecendo informações úteis, mesmo correndo um risco absurdo, levando uma vida dupla que nem a esposa e as duas filhas conheciam.

No verão de 1982 Gordievsky mudou-se para Londres e iniciou reuniões regulares com o MI6. Por um período longo para uma operação de espionagem, ele levava informações para espiões britânicos e soviéticos – e Margaret Thatcher, que se referia a ele como “Sr. Collins”.

O Espião e o Traidor: quando a realidade parece roteiro de filme

Uma parte que seria cômica, se não fosse absurda, foi o “questionário de personalidade” da KGB, que expunha características que procurava em um potencial agente: narcisismo, vaidade, ganância e infidelidade conjugal. Logo depois, o governo soviético convidou um americano proeminente, Donald Trump, para visitar Moscou.

É quando entra em cena Aldrich Ames. Agente da CIA, bebia muito, resmungava com frequência, tinha uma vida amorosa conturbada e se encheu de dívidas. Por isso, não foi uma surpresa quando descobriram que ele entregou documentos desmascarando cerca de 25 espiões para a KGB, cuja lista provavelmente incluía o nome de Gordievsky – daí O Espião e o Traidor. Tudo por dinheiro…

Gordievsky é chamado à Moscou e, mesmo suspeitando de ser uma armadilha, opta por manter seu disfarce – e entra em uma fuga espetacular, buscando a fronteira finlandesa. Oficiais da inteligência britânica o ajudaram a escapar, sendo a única vez que os agentes conseguiram extrair um parceiro da URSS, enganando seus adversários russos.

“Desde a infância, Oleg viu que podia levar uma vida dupla, amar aqueles ao redor enquanto ocultava o verdadeiro eu, ser uma pessoa e parecer outra.”

A narrativa dramática de Macintyre de suas histórias vem não apenas de fontes ocidentais (incluindo o próprio Gordievsky, que agora tem 82 anos e vive no programa de proteção a testemunhas no Reino Unido), mas também da perspectiva russa.

Entretanto, o autor não teve acesso aos arquivos do MI6, que permanecem secretos. Ainda assim, apresenta um trabalho documental, tendo entrevistado os ex-policiais envolvidos no caso, que contam suas histórias pela primeira vez. O resultado é um thriller de não-ficção deslumbrante e um retrato íntimo de espionagem de alto risco.

Quando a história se reflete na atualidade

Vale mencionar o mergulho que o autor faz sobre o pensamento dentro da KGB relativos à Guerra Fria, importantes para entender a cultura profissional na qual Vladimir Putin foi criado, e que deixou raízes que hoje ainda se fazem sentir – o sentimento de saudosismo à extinta União Soviética.

Gordievsky permanece sob sentença de morte e, podemos supor, é cauteloso com maçanetas e frascos de perfume. Ele sabe que o povo de Putin tem uma longa memória quando se trata de traição.

“Existem espiões dos mais variados tipos. Alguns são motivados por ideologia, política ou patriotismo. Um número surpreendente age por ganância, pois as recompensas financeiras podem ser sedutoras.”

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/03/o-espiao-e-o-traidor-ben-macintyre-resenha/

Deco 12/09/2022

O Auge da Guerra Fria
Uma excelente historia REAL que nos conta sobre a vida do oficial de inteligência Oleg Gordievsky, da KGB.

Ressentido das mazelas sociais e da brutal repressão do comunismo soviético, Oleg decide trair seu país em prol da liberdade do mundo ocidental. Em 1974 Gordievsky passa a ser um agente duplo, colaborando com o MI6 inglês, passando dados de elevado valor aos serviços de inteligencia ocidentais.

Por mais de 11 anos, Oleg contribuiu para o fim da guerra fria e a paz mundial, auxiliando os principais lideres ocidentais a entenderem melhor o Kremlin e a contornar situações dificeis e perigosas.

Uma empolgante historia de espionagem com um desfecho sensacional, ainda melhor por ser um caso real!

Danilo224 05/04/2023

Na Rússia, o jogo joga você.
O espião e o traidor é uma material documental realmente incrível, tanto a narrativa feita pelo autor, escrita com diversos detalhes minuciosos, até às referências gráficas, que ajuda os leitores a entenderem (e acreditarem) nessa história.

É uma leitura bastante imersiva que nunca perde o ritmo, algo bastante notório pra uma obra que relata um fato real, pois é bastante fácil um livro desses tender a ter uma linguagem "chata", mas esse definitivamente não é o caso dessa obra.

Tudo consegue ser interessante aqui: A CIA, MI6, KGB, Os agentes, o próprio Oleg. Tudo culmina em algo que parece que saiu de um livro de ficção mas não. E é por isso que ele é tão empolgante.

Honestamente, eu só posso dizer uma coisa: Leiam!

Léo 04/04/2023

Melhor livro de espionagem lido até o momento.
Conheci o interstício do universo das agências de inteligência da melhor forma possível. Leiam, impossível se arrepender

natbz 28/01/2022

Visão sobre a Guerra Fria
O livro fala sobre como o russo, Oleg Gordievsky, ajudou no rumo da Guerra Fria. Com certeza a melhor história de espionagem que eu já ouvi falar.

Porém, o que mais chamou a minha atenção (e da minha cabeça de quem só ouve sobre a Guerra Fria no ensino médio) foi que essa guerra foi muito além dos conflitos internos do Vietnã, das Coreias ou da Crise dos Mísseis de Cuba.

A forma que esse momento histórico quase virou um conflito armado direto é sinistro. Ainda mais durante o treinamento da OTAN em território europeu que a KGB interpretou como preparação das armas e logo concluiu que ?a melhor defesa é o ataque?.

Realmente, na maneira qual o autor narra, mais tragédias só não aconteceram em razão da dupla espionagem de Oleg Gordievsky.

E achei legal que apesar de toda a coragem mostrou as consequências da traição dele com seu Estado e sua família.

Déa 01/04/2022

Gostei mais do que imaginava!
Você já ouviu falar de Oleg Gordievsky? Um russo que tornou-se agente duplo, membro da KGB e recrutado pelo MI6 posteriormente.

Um homem que acompanhou acontecimentos como: a construção do Muro de Berlim e o ataque da União Soviética à Tchecoslováquia, e que nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

Gordievsky ajudou o Ocidente com informações valiosas, expondo espiões russos, correndo riscos que nem sua família tinha conhecimento. Uma vida dupla repleta de coragem, tensão e articulações.

Mesmo com todo cuidado e proteção do MI6, Oleg passou a correr mais riscos, principalmente quando um agente da CIA chamado Aldrich Ames, passou a espionar secretamente para os soviéticos e teria desmascarado o russo. Adivinhem por qual motivação? Dinheiro.

Ler esse livro fez-me compreender bastante sobre a Guerra Fria, os conflitos, os interesses, algumas questões políticas e a ganância do ser humano. Atualmente passamos por uma situação mundial delicada, onde mais uma vez os olhos estão atentos à Rússia. E infelizmente, cada país que envolve-se nessa ?briga?, é exclusivamente para defender seus interesses políticos e econômicos. Verdade seja dita!

Gostei e recomendo para quem curte essa temática mais política e de espionagem. Só aprendi mais fazendo essa leitura.

Acompanhe-me no IG do @dealeitora

Moro 19/12/2022

O espião e o traidor
"Esta obra certamente não é perfeita, mas, se ajudou a chamar a atenção do mundo para um homem notável, corajoso e complexo e para um episódio importante da história mundial recente, terá então servido seu propósito."

Realmente me chamou a atenção e serviu o propósito.

Nunca tinha ouvido falar sobre o Gordievsky até encontrar esse livro, e confesso que foi uma baita surpresa quando me peguei vidrado nessa trama.

Que leitura boa e agregadora que foi. Por vários momentos me peguei indo na internet pra conhecer um pouco mais sobre o período da Guerra Fria e seus "personagens" marcantes que estão presentes no livro.

Adorei ler, achei a leitura didática (sem aqueles termos complexos) e super bem desenvolvida. Realmente o autor conseguiu deixar a leitura tensa em algumas partes, o que realmente deixou parecendo coisa de filme quando ficamos ansiosos pra saber se tudo vai dar certo no fim.

Enfim, achei o livro super interessante e bem escrito.
Recomendo pra quem quiser ter uma imersão no cenário Mundial do período da Guerra Fria.

Não sei se essa vai ser a última leitura do ano, mas, se for, eu fecho o ano com chave de ouro.

Quequel 23/12/2022

Muito legal, muito mesmo. Normalmente eu não leio não ficção pq me deixa meio entediada e com sono, os que eu li tem um tom de documentário que eu não gosto muito, mas esse aqui foi muito diferente pra mim.
Ainda tem sim o tom documental, mas a história é tão louca, tão absurda, com uns acontecimentos e elementos tão completamente birutas que mais parece uma história de espionagem a lá 007.
Me diverti horrores com esse aqui, fiquei chocada com a história do Oleg, morrendo de raiva do que ia acontecendo e, no final, comecei até a suar sem saber qual ia ser o fim dele.

Luccrazy 08/01/2023

Thriller Interessantíssimo
Olha, eu imaginava que era bom pelas criticas mas fiquei encantado com a tensão gerada, mesmo sendo um ?documentário? em forma de livro.
Oleg é intrigante como um bom personagem de John Le Carre, sou fascinado pela Guerra Fria e cresci na década de 80 amedrontado com o que a KGB significava.
Britain Rules!