A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

Lucas Rocha 25/10/2010

Resident Passage?
De uns tempos para cá, o mercado editorial de ficção especulativa (que engloba fantasia, ficção científica, terror e outras ótimas bizarrices) vêm crescendo de uma forma assustadoramente boa. Grande parte desses lançamentos tem um público-alvo específico: geralmente jovens, dos seus doze aos dezesseis anos, que ainda estão se acostumando com a literatura e querem ver coisas que despertem o seu interesse imediato. Aí entram vampiros que se apaixonam, manuais de sobrevivência para se adequar a um mundo de zumbis, escolas de bruxos, anjos versus demônios, etc, etc e etc.

No meio de todos esses livros com adolescentes cheias de amor pra dar e hormônios a flor da pele, talvez o livro A Passagem tenha passado despercebido. Não sei exatamente por qual motivo não se falou muito sobre esse lançamento. Talvez seja sua capa, que mais parece uma continuação do livro A Cabana do que qualquer outra coisa; ou quem sabe a sua tímida divulgação por parte da editora Sextante; ou ainda por não se adequar exatamente a esse mercado adolescente que já mencionei.

O livro tem tudo para fazer sucesso: um enredo interessante, comentários positivos de autores consagrados como a recomendação do mestre do terror Stephen King logo na quarta capa do livro e um texto fluido e cativante logo nas primeiras páginas.

Vamos a ele: A Passagem (Editora Sextante, 2010, 815p.) se passa em um universo pós-apocalíptico, onde um grupo de sobreviventes tenta conviver em harmonia com um mundo hostil e infestado de vampiros.

É isso o que diz a sinopse, mas essa é apenas a segunda parte dessa história. O livro, na verdade, começa de modo tímido e suave, desconstruindo um pouco a ação e a velocidade que a sinopse promete. Logo nas primeiras páginas, somos apresentados à garotinha Amy, a Garota de Lugar Nenhum, Aquela Que Surgiu, A Primeira, Última e Única, a que viveu mil anos (e não se preocupem que nada disso é spoiler, pois está logo no primeiro parágrafo do livro). Amy é uma menina rodeada de mistérios que logo se vê transformada na décima terceira e última cobaia de um projeto governamental denominado Projeto Noé, que consiste em analisar o comportamento de um vírus que, a princípio, trataria doenças e serviria como fonte da juventude para a humanidade. Para esse propósito, doze criminosos no corredor da morte (e Amy) são destacados para servirem de cobaias humanas. O vírus dá longevidade anormal, resistência a doenças, força e inteligência acima da média, mas possui efeitos colaterais, tais como hipersensibilidade a luz e um único ponto fraco localizado logo abaixo do esterno.

Aí acontece o que todo mundo espera que aconteça: dá merda. As cobaias escapam e se espalham pelo globo, fazendo aquilo que mais gostam: caçar e infectar outros humanos. Pouco a pouco, Amy, na companhia do agente do FBI Wolgast, vê o mundo se transformar em um lugar perigoso e hostil à sobrevivência humana.

Só então chegamos à segunda parte do livro (e lá se vão umas 300 ou 400 páginas): passam-se uma centena de anos e somos apresentados a uma colônia humana perdida no meio do nada, protegida por muros e eletricidade precária, prontas a atirar em qualquer vampiro que passe de certo ponto. Ou, como eles mesmo dizem quando se referem às criaturas, virais, saltadores ou fumaças. As denominações são variadas.

Mas paro de falar no enredo por aqui para não estragar possíveis surpresas. Prefiro me ater ao que realmente interessa: afinal, A Passagem é um livro de qualidade? Merece ser lido? É original?

Como os últimos serão os primeiros, vamos tratar primeiro da originalidade da trama: aos meus olhos pouco treinados, a sinopse me pareceu uma cópia em xilogravura de Resident Evil: (a Umbrella Corporation) o governo faz um experimento com um (T-vírus) vírus, ele foge ao controle e cria uma horda de (zumbis) vampiros sanguinários e sedentos por alimento. Uma garota chamada (Alice) Amy, no entanto, mantém todas as vantagens e poucas desvantagens de ser infectada.

(o parágrafo acima foi feito com base nos filmes pela total inabilidade deste que vos fala em jogar algum jogo de zumbis até o fim)

Apesar da falta de originalidade evidente, o livro, como já comentei, possui uma escrita agradável e fácil, daquelas que o leitor pega e só larga quando os olhos não aguentam mais ler. E grande parte desse cativo se dá por conta dos personagens: eles sim são cuidadosamente construídos e muito bem guiados pelo autor. Apesar de alguns servirem de figuração e serem mero gado de saltadores, os principais estão ali, com seus dramas e suas dúvidas, suas imersões e suas reflexões sobre o futuro, seus medos com o que está do outro lado do muro e de até quando conseguirão sobreviver sob aquelas condições precárias.

Se você está procurando um livro que mude a sua vida e seja uma primazia de originalidade, talvez A Passagem te decepcione um pouco. Mas se você quer ler para se distrair, se empolgar com uns tiros e uns bons sustos literários, vale muito a pena desembolsar uma graninha por ele.

P.S. Aos cinéfilos de plantão, fiquem ligados na cena em que o grupo assiste ao filme Drácula, de Ted Browning. Por ser o único filme disponível no acervo, o grupo que o assiste repete cada fala de cor, de começo rindo e levando pouco a sério, mas pouco a pouco imergindo no filme até que todos o estejam contemplando de forma total e absoluta. Uma das melhores cenas do livro, certamente.
Alan Ventura 23/11/2010minha estante
Resenha genial,genial!

Alexandra 08/05/2011minha estante
Gostei!! mas acho q vc deveira jogar resident evil, ia ver melhor ainda as semelhanças =D

CamyTom 17/07/2011minha estante
Você tem toda a razão quando diz da capa pois eu realmente achei que seria um continuação de A Cabana até que peguei o livro na livrasia e li a Sinopse que já me chamou atenção no primeiro paragrafo.

Paty 30/09/2011minha estante
Sua resenha está fastastica.

Lila 26/12/2011minha estante
Parabéns! Sua resenha me convenceu de que devo ler o livro.
Want!

Nathalia 29/02/2012minha estante
Com certeza, o melhor livro q já li.
Muito boa sua resenha.

Duan Baptista 24/06/2012minha estante
Gostei da resenha. Realmente ainda me pergunto o pq de ele não ter feito tanto sucesso aqui como ocorreu no EUA. Talvez por não ser estilo Crepusculo e uma fraca divulgação que juntando com o tamanho do livro acarretou a esse quase anonimato de A Passagem. Eu li, comprei um exemplar pra uma pessoa querida, pois esse livro eu não empresto. hehe

maevsi 23/07/2012minha estante
Gostei do livro, não é muito fácil encontrar livros de histórias zombies e a maioria é baseada em séries, filmes ou jogos. Não achei que tenha falta de originalidade, basicamente é impossível que se crie uma história de zombies sem que não haja vírus, além do fato dos zombies de A Passagem serem bem mais trabalhados do que em ResidentEvil. E Amy, pra quem leu o livro , é uma garota diferente mesmo antes de ser cobaia, e existe uma explicação plausível para que ela não tenha se transformado completamente em um viral o que não acontece em Resident. Hoje é muito difícil criar uma história que seja completamente diferente de todas as outras, que seja completamente original, mas creio que Cronin conseguiu esse feito, principalmente com o restante da história.

Isabela Xavier 06/12/2012minha estante
Muito boa sua resenha! A sinopse do livro não havia me atraído.
Mas tudo bem, depois da sua resenha eu darei uma chance ao livro. (:

Leandro 16/12/2012minha estante
Li e apesar de assustar pela quantidades de páginas, o livro ñ desanima em nenhum momento....consegue fazer a medida certa de tensão e calma, ação e paz....mas é preciso prestar bastante atenção em todos os detalhes do início ao fim...ótimo livro que ganhará as telonas através do diretor Ridley Scott...imperdível saga.

Vinicius Takaki 01/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha, concordei com praticamente tudo, e mesmo assim eu dei 5 estrelas e um favorito, contra as suas 2 hahaha. A maioria dessas histórias, atualmente, se resumidas ficam meio clichês. Mas o que me conquistou foram os personagens, a escrita fluida, a ambientação (não resisto a um pós-apocalíptico) e o fato de serem praticamente 2 livros em um, metade pré e metade pós desastre. E os direitos pertencerem ao Ridley Scott como disse o Leandro aí em cima realmente promete!

Monique 26/02/2013minha estante
Ah, eu também pensei que seria algum "Estilo A Cabana" u_u
Fiquei impressionada ao saber um pouco mais do livro em um blog. Já é um dos meus desejados!
E sua resenha está ótima!!

Léo 19/05/2013minha estante
Você escreve muito bem, mas acho que tem spoilers demais para quem ainda não leu, tome mais cuidado com isso.

Firmino 14/07/2013minha estante
Achei o livro boladão!! Eletrizante a parada. Sem contar a genialidade de cronin para contar a história

Beth 21/07/2014minha estante
Muito boa a resenha! Mas fiquei entusiasmada com o livro até a metade. Depois, as personagens se desestruturaram, a trama se tornou confusa, com detalhes inverossímeis, sem coerência, como se o autor tivesse resolvido escrever para o cinema.

Vinicios 18/09/2014minha estante
Para mim, é um dos melhores livros que já li.

LimHK 02/11/2014minha estante
Ótima a sua resenha. Terei de discordar com o fato de o tema central ser meio clichê, pois acredito que criar universos apocalípticos é difícil, por isso os autores acabam seguindo a receita: corporação, vírus, herói/ heroína. O fato é que mesmo isso sendo "comum" o público adora. E me arrisco em dizer que Cronin foi bastabte original na criação de seus monstros ao utilizar um tema já lavado demais- vampiros- e conseguir torná-los diferentes. Sou amante de livros apocalípticos e talvez por isso supeita por falar, mas esse livro me fez devorar suas 816 páginas com fervor e amar os personagens até o fim da história ou deles próprios.

Rodrigo.Veloso 19/06/2018minha estante
tem um livro muito bom igual "a passagem" que também é desconhecido.. ele se chama "O livro de tunes" o primeiro se chama "destino" .. eu so achei ele porque estava grátis no IBOOK do meu IPAD.. é como se fosse um livro raro!!

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Manooooo. Tenho o livro e não sabia que era bom assim. Irei ler logo brigadão pela ótima resenha.

Rodrigo 10/03/2021minha estante
Cara tua resenha é de 11 anos atrás e só agora descobri que esse livro não é relacionado ao A Cabana e que é um livro com um plot legal pra caramba kkkk

Bart 28/07/2020

*Justin Cronin*
Editora Arqueiro
816 pág, 2013.
Em 1° lugar preciso agradecer à @lianevidigal, se não fossem suas resenhas muito bem escritas laaaaaá no #skoob (??melhor rede social??), com certeza eu não teria descoberto esse livro, por tanto... obrigado ????? não se preocupe, como sempre... aqui é sem spoiler kkkkkkkkk!!
O livro... esse em questão, tem algo que gosto muito, que é deixar o leitor (eu) meio perdido, mesmo com todos os elementos ali (ou talvez eu seja tapado mesmo ?)! Mas ele vem contando (e muito bem por sinal!) uma sequência, e depois a trama toma um outro rumo, você vai se perguntar, "qual o sentido disso?", daí... você se acostuma à nova parte que está lendo... e o elemento estava ali na sua cara o tempo todo e tudo muda de novo... pronto... se já estava bom antes, agora ficou melhor kkkkkkkkk.
A trama começa, segundo @lianevidigal, "só porrada" (não Clube da Luta), concordo 100%... personagem Jeanette dá a luz à uma menina chamada Amy Harper Bellafonte (guarde o 1° nome dessa menina?).
Jeanette é do tipo mulher guerreira que batalha p/sobreviver e nunca deixar faltar nada p/filha, mesmo que tendo que chegar no fim do poço p/manter o mínimo p/Amy (é punk)... enquanto isso uma equipe de pesquisadores estuda morcegos na Bolívia e ... ??leia o que vai acontecer lá??!! Tempos depois, condenados à pena de morte são selecionados para testar um vírus... imagina uma galera, com força aumentada, capacidade regenerativa de Wolverine e formalmente insanos?! Pensou?! Então você tem uma idéia do que vem nesse livro, mas você vai ser pego de surpresa, porque na 1a parte, depois de um momento pai e filha... tudo muda com uma explosão nuclear... você quer mais?! A trama dá um salto de 100 anos e é aí que a história começa... não contei absolutamente nada!!
P?ta livro, que vai te deixar sem rumo, mas é proposital, e não é daqueles livros que se fazem em cima de reviravoltas, tudo está lá desde o início ?!!
Ps. 1° de uma trilogia!! ?
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Dan Lazarini 28/07/2020minha estante
Amei demais esse livro. Li quando lançou. Curti muito essa trilogia. Tu me deixou com vontade de reler

Bart 29/07/2020minha estante
Ôh maravilha!! Só de saber que vc gostou!! Já me deixa mais animado p/2°livro que começou mt bem!!

Dan Lazarini 29/07/2020minha estante
Espero que também goste dos 3 livros. Acho que mês que vem vou reler depois de ler uns 7 que tenho de não lidos ainda rs Bom conhecer alguém que também curtiu essa leitura. Só tenho uma amiga que leu esse livro

Dan Lazarini 29/07/2020minha estante
Você viu que a Fox fez uma série baseada nesse livro?

Bart 30/07/2020minha estante
??? Uma série?! Não sabia!! É recente?! O 1° livro foi show!! O 2° já tá me chamando a atenção por outra coisa! Não tá decepcionando!! Kkkkkkkkkkk

Bart 30/07/2020minha estante
Diga p/sua amiga, que vcs tem mt bom gosto!! Kkkkkkkkkk eu sempre vejo os livros que vc posta, daí eu tenho um parâmetro de livro bom!! ?

Dan Lazarini 31/07/2020minha estante
A série foi lançada começo do ano na FOX, gostei bastante , acho que renovou pra segunda temporada mas com a pandemia não tem previsão. A série chama-se A passagem como o primeiro livro

Bart 31/07/2020minha estante
Caramba! Realmente passou batido!! Mas nem vou procurar a série, prefiro o livro, que é mais definitivo, falei com uma amiga e ela disse q a série é tão boa qnt o livro (p/mim, isso é raro)!!
Deixa eu terminar os livros 1°. Depois, dô um jeito de assistir ?

Dan Lazarini 31/07/2020minha estante
Depois em conta o que achou qdo terminar de ler ???

Bart 31/07/2020minha estante
Nem se preocupe!!
Vou incomodar a Sra com certeza!!

????

Caio 07/09/2022

Maravilhoso
Tinha tanta coisa para dizer deste livro. Não sei por onde começar. Então vou iniciar dizendo: não é o tipo de livro que agrada a maioria, porém foi feito sob medida para leitores igual a mim. Tem ficção científica, sobrenatural, ação, personagens de tudo quanto é tipo. Os romances são reais e não coisas do tipo "sem você eu não vivo". O livro tem muitas mortes. Tem cenas fortes e você sabe que não pode se apegar aos personagens. O risco de vida aqui é real! Você senti isso ao ler e os personagens estão cientes da possibilidade de morrer a qualquer momento. Como todo calhamaço tem partes cansativas, mas nunca desnecessárias. Recomendo muito. Livraço!
Somente Leituras 07/09/2022minha estante
Interessante a tua resenha.

Jhoanny Kelly 07/09/2022minha estante
Ótima resenha.

Regis 08/09/2022minha estante
Que bom que gostou da leitura Caio! ?
Vai ler os próximos?

Caio 08/09/2022minha estante
Com certeza Régis. Pela escrita, pela história e por querer saber o que vai acontecer.

Iasmyn 15/09/2022minha estante
Muito bom, gostei da resenha! Ja vou colocar na lista.

Dan 06/02/2011

Resenha A Passagem

Antes de se tornar a Garota de Lugar Nenhum ela era apenas uma menininha chamada Amy, filha de Jeanette.

Quando Jeanette descobriu que estava grávida ficou muito feliz, ela sabia que seria difícil sendo mãe solteira, pois o pai de Amy era casado, não chegou nem a registrar a menina, Jeanette contaria somente com a ajuda de seu pai.

Depois de alguns anos Bill aparece, dizendo a Jeanette que largou mulher e filhos para ficar com ela, ela diz que é impossível, que depois de todo esse tempo sem ele mandar notícias, ele não poderia chegar para ela dizendo isso e ficar, mas Bill acaba ficando.

Com o tempo ele demonstra ser violento, até que um dia Jeanette não aguenta mais aquele bêbado desempregado e que ainda bate nela, manda Bill ir embora.
Jeanette agora estava sozinha com Amy, seu pai havia morrido e ela não tinha mais ninguém que a ajudasse.
Arranjou alguns empregos tendo que deixar Amy em casa, mas chegou a perder o último emprego porque seu chefe descobriu que ela saia para trabalhar deixando a filha sozinha.
Mas o que Jeanette poderia fazer? O dinheiro mal dava para elas se manterem, não teria como ela pagar uma creche para deixar Amy. Teve que se virar como pôde.
Perdeu a casa, e o que restava era apenas um velho carro. Elas começaram a morar em um hotel.
Jeanette tinha que sobreviver e alimentar sua filha, acabou tendo que vender seu corpo para isso.

Um dia veio um jovem, parecia querer um encontro.
Ele a levou para uma casa, onde seus amigos estavam esperando para fazer seja lá o que for com Jeanette.
Ela diz que não iria, que ele a levasse de volta, mas ai ele ficou violento, ela sai do carro correndo, ele a persegue, monta em cima dela e começa lhe bater.
Jeanette consegue alcançar a bolsa e tirar o revólver, que havia comprado para sua proteção, encosta ele na têmpora do rapaz e atira.
Largou o revólver por lá, sabia que tinha sido estúpido, mas não adiantava mais pensar nisso, ela precisaria agir rápido.
Levou quase a noite toda para conseguir voltar ao hotel, chegando ela arruma a bolsinha de Amy, com escova de dentes, barras de seriais e outras coisas.
Ela vai até o Convento das Irmãs da Misericórdia, e encontra irmã Lacey lá, diz que o carro dela havia quebrado e que estava esperando o reboque, deixa Amy com a irmã e vai supostamente esperar lá fora.
Amy nunca mais veria a mãe.

A princípio Lacey não nota nada estranho, mas algumas horas se passam e ela começa a estranhar.
Olha na mochila de Amy e encontra uma folha com somente uma frase:

Sinto muito. O nome dela é Amy. Tem 6 anos.

Lacey percebeu que cuidaria da menina, a protegeria.

Wolgast e Doyle eram agentes do FBI, e estavam trabalhando para o Projeto Noé.
A função de Wolgast era ir ao preso que estava no corredor da morte, e fazê-lo assinar um papel, que o criminoso supostamente não morreria mais, iria contribuir para o projeto, e seria removido da prisão, em outras palavras, ele seria a “cobaia”.
A primeira cobaia foi Babcock, de Nevada, depois vieram outros de Estados diferentes. O que supostamente seria o último era Carter, no Texas, totalizando 12 cobaias.

Depois de conseguir com que Carter assinasse o documento, Wolgast recebe outra missão, agora era uma civil, pior, era somente uma criança.

Lacey tenta impedir que os federais levem Amy, mas uma das irmãs a agarra e eles conseguem fugir com a menina, sendo depois acusados de sequestro.

Wolgast já fora casado, e tivera uma filha chamada Eva, mas esta acabou morrendo, e o casamento não aguentou o fardo, acabaram se separando.

Amy desperta o lado paternal dele, e ele decide fugir com a menina, porém seu parceiro Doyle o impede, e os militares acabam os achando e levando Amy, deixando para trás vários mortos.

Enfim o vírus é instalado em Amy, ela acaba ficando em coma.
Wolgast passa vários dias sem saber notícias da menina, mas é informado que ela está em coma, e vai ajudá-la.
Amy consegue acordar do coma, agora ela era única, o vírus havia sido bem sucedido nela.
No caso de Amy esse vírus era capaz de deixar a pessoa viver por muitos séculos, extremamente saudável, e com uma cura assombrosamente rápida.
Com os outros não havia sido assim, o vírus cria seres sanguinários com habilidades surpreendentes, “Os Virais”.

O chefe do Projeto Noé recebe a ordem de transportar os doze, mas algo sai extremamente errado.
Babcock havia tomado a mente de um dos empregados do complexo e feito o libertar.
Os virais fogem matando quase todos na base, os únicos que sobrevivem são Amy, Wolgast, o médico que gerenciou o projeto, Jonas Lear, Lacey, que havia ido até lá para salvar Amy, e Doyle.

Wolgast e Amy tentam fugir da base em um veículo, Doyle é deixado para trás a fim de despistar eles.
Ele pegam Lacey e fogem, só que os virais os perceguem, e Lacey pede para ficar para distraí-los.
Wolgast segue viagem com Amy para as montanhas, um lugar seguro, por enquanto.
O vírus modifica certas coisas em Amy, como que agora ela tem muita sensibilidade ao sol, não como os virais que queimam, mas o sol pode enfraquecê-la e causar forte irritação na pele.
O tempo vai passando e eles continuam na montanha, Wolgast tenta fazer o melhor para sobreviverem.

Califórnia milagrosamente estava sem o surto e se declara independente.
O mundo estava o caos.

Um dia Wolgast mostra a Amy onde fica o sul, a direção das montanhas, e diz que se algo acontecer a ele ela deveria correr naquela direção e não parar.
E foi o que Amy fez quando Wolgast quase morre e é infectado pelos virais.

Os virais destruíram o mundo, matando muitos e infectando milhões.

Salto de 100 anos no tempo.

Continue lendo:
Juninho 20/04/2011minha estante
Gostei muito do livro, é uma historia bem grande, mas cheia de aventuras....
RECOMENDO....

Ps.: sua resenha ficou enorme heim...

Dan 21/04/2011minha estante
A Yahzita, se vc for ler o livro, vc vai ver que não contei nem um terço.

Bruno 21/08/2011minha estante
Para mim, que não liga para SPOILERS, sua resenha está ótima. Mas, para quem não gosta do mesmo, sua resenha está péssima. Você contou toda a primeira parte do livro, e a maioria das coisas que você escreveu são desnecessárias para explicar o que aconteceu.

Giulipédia 19/08/2020

Não abandono mais livros novos na minha estante!! rs
Comprei a trilogia cujo nome o primeiro livro, A passagem, somente porque o box se encontrava em uma promoção surreal na época no submarino, isso tem mais ou menos 3 anos, e ele ficou lá abandonado na estante até o momento que decidi lê-lo.

A história começa com a vida de Janette, uma moça trabalhadora e simpática, que cometeu o erro de se envolver com um homem casado. A consequência seria o nascimento de Amy, a verdadeira protagonista da história, considerada a primeira. Nesse meio tempo o governo dos EUA está realizando uma série de experimentos envolvendo vírus vampiro, proveniente dos morcegos, e presos detentos sentenciados a morte, ou seja, pessoas que ninguém irá procurar, porém, como qualquer bom livro de ficção apocalíptica, algo da muito errado e depois disso a história da um salto temporal de quase 100 anos. E assim novos personagens aparecem em um mundo que os humanos estão quase extintos e aqueles que sobraram vivem em colônias que dependem de energia elétrica para manterem a noite iluminada como imensos holofotes, porque isso mantém os virais longe. Quem são os virais? De onde surgiram? Quem é Amy e por que ela é importante?
E assim o início da passagem começa...

Devo dizer que foi uma compra muito feliz que fiz dessa trilogia, meu único arrependimento foi ter demorado para iniciá-la, mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca, foi uma leitura muito proveitosa do primeiro volume e cheia de surpresas. Não conhecia o autor, Justin Cronin, e devo dizer que foi uma surpresa em saber que existe até série de TV baseada em seus livro, mas não deveria, ele escreve de forma excepcional, a leitura já te prende logo no início e daí por diante é reviravolta atrás de reviravolta na história, existe uma série de mistérios que o autor vai introduzindo e desvendando a medida que a leitura vai se aprofundando que só faz a gente continuar lendo até saber de tudo. Isso sem falar sobre o mistério dos virais e de Amy, juntando um mundo pós apocalíptico, estilo resident evil, é receita certa para muito pinote do coração e ansiedade as alturas, é uma leitura que eu não deixo de recomendar, ainda mais para os fãs de The Walking Dead, Eu sou a lenda e Guerra Mundial Z!!
Bart 20/08/2020minha estante
E eu só tenho a agradecer a vc!! A trilogia é show!!

Bart 20/08/2020minha estante
E sua resenha... É show como sempre!! ????? ??????????

Giulipédia 21/08/2020minha estante
Aaaah sempre feliz lendo seus comentários, mt obgda Bart, e fico feliz por te contribuído c sua leitura tbm, eu tô na luta ainda p terminar essa saga! ??????

Bart 22/08/2020minha estante
Eu quero sua opinião p/2° livro!! Preciso da sua visão p/ele!! Sei que a leitura p/mim foi mt conturbado, e influenciou sim td que passei durante aquela semana, acredito que vc pode me iluminar com sua resenha show!!

Márcio 11/04/2019

No fim da primeira parte quase desisti, talvez influenciado pelo seriado da fox, pois o livro é bem diferente. Mas me forcei a ler e terminei o livro. Ele é bom, algumas partes nao2 tive paciência de ler e apenas folheei. O livro me lembrou muito a Dança da Morte de Sthefan King e a Hq e seriado The Walkind Dead, o mote é o mesmo a luta pela sobrevivência em um mundo arrasado por um vírus. Vou continuar e terminar a trilogia, mas minha opinião é que é um bom livro.
Guto.Ferrari 23/04/2019minha estante
Já havia lido o livro há alguns anos. Com o seriado da fox, me estimulei a ler novamente.

Percebi as diferenças sensíveis entre as histórias. Mas me parece que a essência é a mesma. Senti falta, sem querer fazer Spoiler, do background do Cárter e da Amy. Em seriados, costuma-se apresentar os backgrounds ao longo dos episódios.

Só vi o primeiro por enquanto.

Márcio 23/04/2019minha estante
Então...não tinha lido e fui ler depois q vi o primeiro episódio, achei bem diferente...comecei a ler a continuação "os doze" mas dei uma travada...

Guto.Ferrari 23/04/2019minha estante
Eu li ?Os Doze? é bom, depois ele engrena mas termina sem terminar... achei que não fechou bem o livro. Naturalmente é esperado que haja a continuação (na época que li ainda não havia) mas poderia ter sido mais bem acabado. A Trilogia como um todo é excelente.

Apesar de ser o mesmo Mote os achei mais legal que Walking Dead. Até pq você entende o contexto da disseminação do vírus, o que no Walking Dead ninguém sabe ao certo o que houve.

Guto.Ferrari 23/04/2019minha estante
O seriado eu vou assistir, mas não espero muita coisa não. Pra começar que 30 minutos do 1º episódio comeu o equivalente a 15% do primeiro livro.

Araggorn 03/09/2010

Uma incrível jornada!! www.siriguelasaltitante.wordpress.com
Quem não gosta de histórias grandes pode perder a chance de saborear esta incrível jornada. Aliás, já falei e volto a falar: Quem ama ler não se importa se um bom livro é grosso ou fino, simplesmente se entrega...

A Passagem, livro do autor Justin Cronin é uma dessas poucas histórias que de vez enquando algum escritor se atreve a escrever. Histórias longas de jornadas, aventuras, buscas, amores, batalhas - Um épico.
Este livro faz um estilo épico. Uma longa jornada de fé e esperança, onde um grupo de pessoas decide largar a precária segurança de sua fortaleza por acreditar numa pequena chama de esperança vista numa menina. Amy. A garota de mil anos.
Peter. Um lider. Um jovem que enxergou mais longe para poder salvar a humanidade. Aquele que carrega um fardo.
Essa é aquela típica história em que vários personagens são dignos de grandes feitos. Homens e mulheres são testados a caminhar em muitas provações.

A história de um vírus testado pelos militares foge do controle transformando as pessoas numa espécie de vampiro e contaminando o resto do mundo. Uma menina de seis anos recebe o vírus e fica imune. A menina terá uma jornada por décadas e séculos para tentar salvar a humanidade. O tema parece clichê para nós que já lemos sobre algo nos livros ou nos cinemas, mas a semelhança acaba por ai. O livro é de uma riqueza de personagens enorme e com seus perfis psicológicos bem delineados. Uma fantástica e aterrorizante viagem rumo ao desconhecido! Descobrindo personagens que vão conquistar seus corações desde as primeiras páginas.
Douglas 25/08/2010minha estante
Com a sua resenha comprarei o meu livro.Obrigado pela resenha.

Marko Miller 26/08/2010minha estante
Obrigado pela resenha,li o 1º capitulo e adorei...comprarei logo!!!

Araggorn 17/02/2011minha estante
A continuação está demorando um pouco. Vamos ver se sai em junho ou no segundo semestre de 2011.

Júnior 15/07/2011minha estante
A continuação só sai no verão americano de 2012 (junho/julho)

Carla Maria 04/12/2016

EXTRAORDINÁRIO
O Mundo foi DEVASTADO!
A Humanidade está sendo DEVORADA!
Um livro EXTRAORDINÁRIO!

"A Passagem" é um daqueles livros perturbadores... Você acorda e dorme com ele na cabeça. E a certeza de uma ressaca literária é evidente. Nada igual já foi escrito, nem mesmo de longe, e a viagem ao universo de Justin Cronin é um dos mais ALUCINANTES!

Confesso que essa foi a aposta mais certeira de tudo o que já li, tudo bem que foi uma indicação, e que indicação! Nenhum universo apocalíptico foi tão fascinante em seu primeiro volume. Os personagens são extremamente apaixonantes, e mesmo sabendo que as perdas dos mesmos no decorrer da história são inevitáveis, a tristeza é um fato consumado. E no meio dessa tristeza, você automaticamente se vê torcendo veementemente por um outro personagem que sobreviveu a um ataque quase fatal. Uma história emocionante e freneticamente ELETRIZANTE!

Já embarquei na continuação, Os Doze!
Agora, só uma coisa a dizer: LEIA, LEIA, LEIA, LEIA...
Paula.Paula 05/12/2016minha estante
Carla que vontade de ler esse livro, depois que li e acompanhei suas anotações de leituras, com certeza vai entrar na meta de 2017.

Carla Maria 07/12/2016minha estante
Vale muito a pena!!!... Você não vai se arrepender Paula.

*Day* 08/12/2016minha estante
Já tinha vontade de ler, agora com sua resenha estou pirando...

Tito 08/09/2010

Uma saga pós-apocalíptica sobre a humanidade acossada por um pesadelo e sobre os poucos que sobreviveram ao dilúvio.
Bom livro, que venham os próximos.
Júnior 15/07/2011minha estante
Isso não é uma resenha!

Lucy 31/07/2011minha estante
Um dos melhores. O melhor, ao menos de 2010. :)

Bruno 21/08/2011minha estante
Aguardo a resenha do livro.

Leandro Assumpção 27/08/2010

Muito bom, impressionante
É difícil descrever o que este livro quer passar...impossível se dizer se está sendo lido um livro de suspense, ação, romance, aventura, ele deveria ter uma classificação própria.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o fato de vermos o mundo "mudando", diferente de outros livros onde acompanhamos os personagens já no mundo pós-apocaliptico. Aqui vemos os dias presentes, tecnologias reais, e como tudo passou adiante.

Amy é uma personagem incrivel, de um poder fenomenal que marca profundamente as pessoas que tem contato com ela, e nós, leitores, em cada página que ela faz sua aparição.

Cada personagem tem seu jeito próprio de agir, suas emoções, seus segredos, seus medos, e seus motivos para tentar sobreviver, e alguns para não mais tentar.

É importante deixar claro que a palavra "vampiros" neste livro não descreve monstros que já tenhamos visto em outros livros, mas pessoas, humanos, com dúvidas, com raiva, com sede, infectados por vírus, criados também por humanos, ou como pode se dizer, por eles mesmos.

Livro incrível, impressionante, apenas sinto falta de uma comunicação e publicidade maior da editora neste que com certeza está como um dos melhores livros do ano.

Sem tem alguma dúvida, fique tranquilo, compre, e percorra todas as páginas, não tenha medo de seu tamanho, porque você leitor terá tanta vontade de chegar mais longe quanto os personagens.
Dandra 16/09/2010minha estante
Os personagens são a parte mais incrível do livro. Amy é ótima, Alicia também... E Sara? Que eu pensava que seria apenas coadjuvante, revela um bom crescimento durante o livro. E Peter é ÓTIMO! :D

Leandro Assumpção 16/09/2010minha estante
Dandra vc tem razão a Sara se revelou muitooo mais do que aparentava...personagens que somem e voltam com muitas revelações, muito bom...mas pra mim a Amy com o carrossel foi uma cena incrivel.

Jois Duarte 07/02/2013

O exército dos Estados Unidos está testando um novo vírus que pode transformar seus soldados em super soldados. As cobaias são criminosos sentenciados à morte.

O homem encarregado pelo transporte desses presos é Wolgast, agente do FBI. Ele não se importa com o que é feito aos presos depois que os entrega. Isso nunca lhe pesou na mente... até ser enviado para pegar Amy, uma menina de 6 anos.

A partir daí, vários eventos acontecem, que mudam a vida de todos. A história é contada a partir de várias perspectivas, várias pontos de vista, pessoas que não se conhecem, mas que acabam tendo seus caminhos cruzados.

Não é um livro fácil: muitas descrições sangrentas e 815 págs. Nossa, não via a hora de acabar e quando tava acabando eu só queria que as págs se multiplicassem... vai entender, né?!
Cris Paiva 07/02/2013minha estante
Morro de curiosidade de ler esse livro, mas também morro de medo! Já li resenhas que falam coisas meio medonhas a respeito dele...

Jois Duarte 07/02/2013minha estante
Cris, já adianto que não há vamps gostosos aqui... todos sãos maus, maus mesmo, mauzões! Referências românticas são poucas, mas a maior parte é de suspense mesmo. Já assistiu "Eu Sou a Lenda"? Lembra muito. Muito sangue e cabeças rolando, mas o livro é ótimo XD

Lit.em Pauta 11/08/2016

Literatura em Pauta: seu primeiro portal para críticas e notícias literárias!

"Existem livros que sofrem por serem pequenos demais, não dando espaço para suas ideias e personagens se desenvolverem. E há aqueles que são o oposto, com suas intermináveis páginas dispondo da única função de esticar o máximo possível a história até entediar o leitor. A Passagem, romance de Justin Cronin, certamente adere aos títulos do segundo grupo, enchendo o leitor constantemente com dados repetidos ou inúteis. Todavia, esse excesso de exposição também constitui a origem de um problema ainda mais fundamental na narrativa: ele entrega informações demais ao leitor, arruinando tanto os mistérios quanto o suspense do livro."

Prestigie o site, conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/a-passagem-critica/
Lucas 06/09/2016minha estante
Onde tá escrito que é um romance? A mim surpreendeu e muito. E se você não leu Os Doze, muito menos sabe o que vem pela frente. :)

Lit.em Pauta 07/09/2016minha estante
Lucas, nesse caso romance é um gênero textual (narrativa longa - há contos, novelas e romances) e não de uma história (história focada em um relacionamento amoroso). Em inglês, não há ambiguidade, romance sendo vertido para "novel" como gênero textual e "romance" como gênero de uma história. Abraços!

Tarcio 08/11/2012

Uma aventura muito misteriosa..
Amy a menina de lugar nenhum. E o que me levou a gostar tanto desse livro, meio complicado e revoltante mas apaixonante.A historia de vampiros assustadores e loucos por sangue, mais com um passado que move a historia. Esse livro eu li duas vezes,e nas duas me surprendi com vidas de pessoas normais que do nada podem literalmente acabar com o mundo ou ao mesmo tempo salva-lo dos demonios.Um passado explicativo e um futuro de cem anos cheio de acao e mortes, o livro explica a epdemia desde a origem ate seus efeitos depois de cem anos,descreve cidades fantasmas, e batalhas incriveis entre meros humanos e gigantescos "virais ". Aprendi que quando o homem esta com medo comete atos fora da razao, e mesmo depois de um seculo isolados e escondidos a protecao e carinho pelos seus amigos nao morre. Neste livro cada pagina e uma supresa, cada combate e uma guerra e sao muitas guerras. Ainda sem um fim tudo continua em Os Doze.
Sarah 12/11/2012minha estante
Amiginho eu quero o livro aceito de presente o que vc acha de me dar um em ????

Isa 21/11/2012minha estante
haha, de natal vc compra DOISS um pra mim e um pra Sarah! beijos, te adoro.

Victor Piacenti 18/02/2011

Sensacional
Um livro que te prende da primeira à última página. Uma leitura agradável e tensa com uns dos melhores personagens ja escritos. É uma tarefa dificil não se preocupar com eles.
Se você gosta de livros tensos, que à cada capítulo ou parte temos um 'gancho' instigando a ler cada vez mais e mais, 'A Passagem' é a pedida..

Até me arrisco a dizer que é o melhor livro que li nos últimos tempos!

Super Recomendado :D
Tiago 14/03/2011minha estante
Gostei da resenha, tô com mais vontade ainda de ler esse livro :)

Nicolas 01/07/2011minha estante
Gostei de sua resenha, pretendo ler esse livro em breve!