A Passagem

A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

04/11/2020

Que livro senhores, que livro...
Não me lembro direito de como esse livro chegou até mim, mas a partir do momento em que iniciei a leitura tive certeza de que ele jamais seria esquecido. Como boa amante de vampiros que sou, fui surpreendida por uma história incrível, cheia de personagens singulares e uma jornada que me deixava ansiosa por cada nova página. E a origem dos vampiros nessa história foi muito, muito bem escrita e desenvolvida.

heitor 20/06/2021

Magistral
Chega a ser cruel tentar fazer uma resenha sobre esse livro e saber que nada irá contemplar de maneira satisfatória o que essa história propõe a ser e o que consegue ser!

Profundo e belo (à sua maneira), o autor inova, trazendo uma releitura original da criatura mais conhecida da fantasia: os vampiros!

Com plots que se ramificavam em diversas direções, se profundando em trocentas camadas, a história se desenvolve com um ritmo crescente, abordando as inúmeras facetas de personalidade dos quais seus personagens possuem!

Entrelaçando o começo ao final de maneira belíssima, esse calhamaço é uma obra prima a ser degustada; me sinto emergindo de uma realidade extremamente estruturada, proporcionando uma imersão profunda ao leitor: você está na história e pertencente a história!

A todo momento eu me perguntei o que mais o autor vai fazer e a todo momento ele surpreendia! Era como se eu estivesse lendo vários livros em um só; não de modo literal, mas sim por tantas aberturas e fechamentos que foram meticulosamente colocados no decorrer da história!

Termino o livro ainda com esse questionamento: o que mais o autor vai fazer nos próximos livros? Uma coisa eu tenho certeza: será proporcional ou ainda maior ao que ele fez nesse livro!

Patricia 13/12/2014

"15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos.” – Stephen King
A opinião de nosso querido Stephen King já traduz tudo! É um livro bem longo, porém quando você termina fica ansiando por mais, parece que aquelas 800 páginas passaram num piscar de olhos. Chega um momento que é impossível parar de ler, tanto que começou até a atrapalhar um pouco meus estudos, pois começava a ler e a cada página era uma nova aventura e uma nova descoberta e se tornava uma tarefa impossível parar a leitura. Bom, vou me atentar a sinopse para escrever a resenha, afinal acho que todos leem as sinopses antes de começar um livro, então só vou comentar até onde a sinopse vai para não dar spoilers e revelar demais.
Sem dúvida alguma foi um dos melhores livros que já li, e olha que é muito difícil eu dizer isso, já li muitos livros, mas sempre sou um pouco crítica na escolha dos melhores, e esse sem dúvidas é um deles. Eu não saberia ao certo classificar essa história, pois para mim ela tem todos os elementos de que precisam os bons livros, é uma mistura de ficção científica, terror, suspense, aventura, fantasia, romance e muitos fatos surpreendentes. Acho que ele deveria ter uma classificação própria, pois se encaixa em tantas categorias! Eu só queria entender porque esse livro não foi muito divulgado, afinal ele é perfeito, mas só o conheci há pouco tempo e já me apaixonei pela história.
A história é dividida em partes, antes que aconteça aquilo que nos conta a sinopse, descobrimos o que aconteceu para chegar a essa infestação de "vampiros". O enredo se inicia contando a história da pequena garotinha Amy, que logo no início percebemos que algo grande está relacionado à ela e à sua história. Outras histórias de outras pessoas vão sendo contadas no caminho e no começo até ficamos um pouco perdidos sem entender o porque de tudo aquilo, mas acreditem, existe um porque, e no fim todas essas histórias vão se cruzar de uma maneira incrível!
Amy e outros dois prisioneiros sentenciados à morte, acabam sendo envolvidos em um projeto que pretende tornar os humanos praticamente imortais, mas aí adivinhem o que acontece? Obviamente o plano vai por água a baixo e dá tudo errado, as cobaias acabam escapando e saem pelo mundo espalhando o vírus em todos os serem que possuem sangue correndo nas veias, e logo o mundo se torna completamente hostil à sobrevivência humana. Enquanto isso Amy consegue fugir junto com o agente Wolgast, e vivem em uma montanha enquanto o mundo pouco a pouco vai acabando.
E essa é a primeira parte da história, que dura acho que umas 300 páginas (óbvio que eu não coloquei tudo, acontece muuuuuita coisa). Já na segunda parte o mundo já está acabado, passaram-se quase 100 anos e muitas das pessoas que passaram por todo aquela infestação já não estão mais vivas (exceto algumas), e os filhos e netos dessas pessoas só conseguiram sobreviver pois estavam protegidos em uma base que foi montada pelo Exército no "Tempo de Antes", onde estão isolados e sem notícias do que há lá fora e se ainda existe vida.
Bom, paro por aqui pois não quero estragar as surpresas que há pelo caminho. O que realmente interessa, é que é um ótimo livro. Muitos que leram até aqui devem estar pensando que não parece uma história muito original, afinal ocorre algo parecido com a extinção humana devido à um vírus que se espalhou de maneira desordenada e a humanidade acaba infestada de seres como "vampiros", mas que para mim não se parecem em nada com vampiros, na verdade nem são citados no livro como vampiros, isso é o que diz as resenhas e opiniões que li. E junto a isso tem pessoas dispostas à tudo para livrar o mundo desses seres. Mas acreditem: esse livro é diferente, você se envolve na história de tal maneira que é impossível parar de ler, os personagens são cativantes e quando você vê já está tão ligada a eles, que se algum morre ou some você acaba chorando junto. A história é cheia de altos e baixos, onde você nunca sabe o que pode acontecer na próxima página, e quando você pensa que as surpresas acabaram, lá vem mais um acontecimento que dá uma reviravolta completa. É uma história com elementos já existentes em outras histórias (zumbis, vampiros, dracs, fumaças, virais, como preferir) como em Resident Evil, mas ao mesmo tempo completamente diferente e original. Os personagens são bem mais trabalhados, vemos algo diferente na Amy bem antes da contaminação, e o jeito como são descritos cada personagem e seus sentimentos, torna a história bem mais interessante e fantástica que aquelas que vemos em livros com os mesmos elementos.
Enfim, eu mega recomendo a leitura, achei o autor genial e a história, apesar de não parecer, completamente original e única.

site: http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

Evelin Janiny (@evelinjaniny) 23/11/2017

Resenha A Passagem
A Passagem é um livro muito interessante. Apesar do tema um pouco clichê o autor conseguiu tornar a obra singular.
O livro se trata de um apocalipse zumbi, 12 cobaias são usadas em um experimento militar, o vírus modificado em laboratório deu aos infectados uma força sobrenatural, capacidade de regeneração porém são hipersensíveis à luz (como vampiros). Cada dia que se inicia a população acorda em menor número e os virais em maior número. Os sobreviventes tentam se adaptar a essa nova realidade assustadora.
A passagem é um livro extremamente inteligente e intrigante, você é transportado história adentro e passa a viver nesse mundo caótico sendo uma sobrevivente junto com os personagens. Cada parágrafo foi perfeitamente escrito, o autor não deixa nada pela metade, tudo é muito bem explicado, muito bem encaixado, nada fica incompleto. Uma característica desse livro que eu amei foi a forma com que os personagens são apresentados, nós não apenas conhecemos o agora das pessoas, o autor nos apresenta quem eles foram, o que torna cada personagem quem ele é. Amy não é simplesmente Amy, alguém que surgiu do nada, Justin Cronin nos leva ao passado, ao início de tudo, isso torna a história viva. Alguns personagens que achamos que seriam apenas coadjuvantes acabam sendo essenciais no decorrer do livro. Achei interessante como os acontecimentos deixaram os personagens mais maduros e corajosos, como, ao longo da jornada, eles puderam trabalhar o lado sentimental e explorar um pouco da fé e da esperança. A força de vontade diante das adversidades me deu um ânimo de encarar os meus medos com coragem e determinação. O livro é cheio de altos e baixos, pessoas normais realizando feitos extraordinários. O desfecho te convida para comprar o segundo livro e continuar nesse mundo incrivelmente intrigante do Justin Cronin. Sem dúvidas foi um dos melhores livros que eu já li.

ArthurSM 03/08/2019

É um bom livro
Apesar de ser cansativo e, muitas vezes, se estender desnecessariamente, A Passagem consegue se classificar como um bom livro ao apresentar personagens interessantes e cenas incríveis. Ambos se unem para criar momentos que fazem jus à fama de "mestre do suspense" de Justin Cronin.
Ao contrário de outras história que envolvem vampiros/zumbis, como The Walking Dead, aqui as criaturas não são apenas uma artifício para demonstrar como o ser humano pode ser cruel diante de situações desesperadoras. Os monstros são partes integrais da história e vai ser difícil encontrar uma sequência grande de páginas em que não apareça as palavras Virais/Dracs/Fumaças/Saltadores/Criaturas/etc... Aliás, esse é outro ponto forte para a história: esses monstros vão ser chamados de diversos nomes, dependendo de quem fala e da onde é essa pessoa. Certamente é um detalhe muito interessante.
Uma crítica que já vi aqui e que tenho de concordar é sobre o hábito do autor de te apresentar um personagem, falar das características e tudo mais, só para ele ser morto duas páginas depois. Entendo que ele busca um efeito dramático sem precisar sacrificar personagens mais importantes, mas isso acaba cansando depois da, sei lá, 3º vez.
A primeira parte da história é bem interessante, apesar de não ter tantos personagens interessantes como a 2º parte. Ela é toda trabalhada para seu momento final (que está escancarado na sinopse) - o momento em que de dá merda. É ai que o coração explode de tensão e "O QUE ESTÁ ACONTECENDO???".
Então você costura o seu coração porque a 2º parte tem um pulo enorme no tempo, o que pode ser (e, pelo menos para mim, foi) bem broxante. É outro mundo, outros personagens, outras histórias. Demora um pouco até você voltar a se engatar na história, principalmente com os enormes diálogos e cenas com muitas descrições. Ao contrário da primeira parte, essa tem personagens muito mais interessantes em comparação com uma jornada que só vai ficar interessante com o passar de umas boas páginas. Você vai encontrar momentos tensos, cenas bonitinhas que aquecem o coração e talvez até fique impactado com certas tragédias.
Se você já está lendo o livro, deve ter percebido que praticamente 100% dos parágrafos vão terminar em um gancho safado. Não espere nada diferente do fim. Afinal, Justin Cronin tem mais dois livros para te vender.

site: in-senso.com.br

Ayla 06/12/2010

A passagem
Apesar de preferir a capa em inglês...
Quando fui na livraria, nem conhecia o livro, queria algo q tivesse mais de 400 páginas para serem lidas, li um pouco da sinopse, e depois de ler o livro fiquei chateada por taxarem o mesmo como histórias de vampiros.
Pq, bom, ele é bem mais do que isso.
Se um dia eu imaginasse como a raça humana seria extinta, não chegaria nem aos pés do que o autor chegou. Através de um vírus eu já tinha, mas o resto.
O que é mais emocionante é que o livro é o primeiro de uma triologia.
Amy,é alguém q vive p sempre, o barco. Peter é o cara. Não vo fala oq pq p quem ler o livro não tem graça.
Mas ele vale cada página e valeu cada centavo contado do meu dinheiro perdido (perdido pq qd cheguei na livraria dei conta q tinha perdido td o dinheiro para pagar a compra, graças aos céus a manhe m deu d presente, p não ter q passar vergonha).
Li em ele em 3 dias, demorei,mas com um filho de 1 ano e 4 meses...

Fabricio~Raito 07/02/2011

Fabulosamente grandioso
Meu primeiro contato com o livro "A Passagem", de Justin Cronin, foi num site americano, que mostrava grandes obras e seus sucessos. Rapidamente foi traduzido, e lançado no Brasil, com a seguinte frase na parte superior da capa: O maior fenômeno editorial do ano. E aqui estou, na tentativa insignificante de redigir uma resenha, para comprovar a beleza e perfeição deste livro.
Justin Cronin é um gênio, disso não tenho a menor sombra de dúvidas. Se arriscar a escrever uma história longa (A Passagem tem 816 páginas, e é o primeiro livro de uma trilogia), com um tema deveras ultrapassado e muito "maltratado" na atualidade, é coragem para poucos. A Passagem retrata a história de um mundo que é tomado por vampiros. Justin elabora uma linha do tempo fantástica, desde o surgimento de uma bactéria desconhecida que curou o câncer de vários pesquisadores que foram realizar um trabalho numa floresta, até a completa destruição e tomada do nosso mundo pelos vampiros. Tal bactéria (vírus) que aparece no início da trama, curou, subitamente, o câncer, além de revigorar milagrosamente os pesquisadores que tiveram contato com a mesma: força descomunal, órgãos sadios e saúde perfeita. Porém, também de forma súbita, tais pessoas faleceram, diminuindo a esperança de cientistas que começaram a realizar estudos com tais bactérias, de forma a otimizar a vida dos humanos. Porém, o governo cria um projeto, chamado "Projeto Noé", onde seleciona 12 homens que esperavam a sentença de morte na cadeia onde se encontravam. Dessa forma, a tentativa de criar super-humanos sai dos trilhos, e o mundo mergulha na escuridão total.
Muitos anos se passaram, e os poucos sobreviventes tentam continuar suas vidas. Conhecemos uma colônia, com habitantes que dividiam tarefas e formavam uma espécie de exército, sempre vigiando o local, tentando manter do outro lado do muro os "fumaças" (como chamam os vampiros). Justin reiventa os vampiros, dando a eles uma cor verde-neon na pela, velocidade sobre-humana e um ataque mortal, rápido como o vento.
Apesar de tratar de vampiros, posso dizer que estes são personagens coadjuvantes da história. A Passagem busca salientar a relação dos sobreviventes, do desejo de reconstruir um mundo de paz, um mundo que eles só conheciam por leituras e imagens de revistas. A luta por esta sobrevivência é diária: conseguir alimentos, remédios para curar os doentes, higiene pessoal, e a difícil tarefa de manter o gerador funcionando, para que consigam manter os vampiros afastados da Colônia. Difícil por terem se passado 100 anos e eles não terem baterias reservas, aproximando assim, o inevitável: a escuridão total.
A leitura é dinâmica, sempre alternando os personagens e seus pontos de vista. Como toda história, o meio parece enrolar um pouco, mas o fantástico e tenebroso mundo criado por Justin Cronin nos deixa sempre uma vontade e curiosidade de virar a próxima página.
Justin se tornou tão milagroso quanto Stieg Larsson para mim.

Déborah 08/01/2011

A Passagem
Nem sei direito por onde começar. Eu li tantas resenhas positivas sobre esse livro que comecei a le-lo cheia de expectativas. Achava que ele seria maravilhoso e me decepcionei.

Não é que o livro seja ruim. O enredo dele é ótimo, os personagens são bem construidos, as cenas são realistas e criativas... e mal aproveitadas. Em vários momentos o autor perdeu a chance de criar cenas maravilhosas. Ele preferiu escrever centenas de páginas de conversas e lembranças inúteis ao invés de cenas de ação. Os vampiros não aparecem muito e quando surgem, na maioria das vezes, são em cenas pequenas. Uma lutinha aqui e outra ali. Nada grande e emocionante como no livro Bento do André Vianco que também é sobre vampiros.

As primeiras 200 páginas foram lidas com muita dificuldade. Eu parava toda hora, geralmente para reclamar da estória. A partir da metade o livro começou a melhorar e teve algumas cenas maravilhosas. O problema é que quando eu começava a me encantar com a estória aparecia uma cena inútil e chata para me desestimular.

Perto do final do livro surgiu outro problema. O problema que mais me irritou. Personagens que aparentemente tinham morrido apareceram vivinhos e saudáveis. Isso aconteceu tantas vezes que eu parei de temer a morte dos personagens.

Para terminar A Passagem é um bom livro. Não o ótimo livro que eu achava que seria, mas bom o suficiente para ser lido inteiro. Só não sei se vou me arriscar a mais uma decepção quando a continuação dele for lançada.
guto 24/04/2011minha estante
EXATAMENTE o que eu estou sentindo. Estou lendo esse livro desde novembro e acabei de passar da metade... se tirassem as partes inúteis do livro, ele não teria nem 200 páginas.

Elentary 22/10/2023

Vocês só podem estar curtindo com a minha cara de dar uma nota tão boa para esse livro?
Foi uma torturaaaaaaaa terminar, mas depois de quase um ano e muita persistência eu finalmente terminei esse lixo?
Cruzes.
Aldeizia 28/03/2024minha estante
Consegui não, abandonei!

Lana 27/12/2022

??????????
Já faz um bom tempo que li esse livro, mas precisava colocar aqui na minha estante, já que eu havia avaliado os outros dois livros da trilogia aqui no Skoob e esse não poderia ser diferente. A Passagem é um dos melhores livros de ficção que já li! Queria poder esquecer a história, pra ter o prazer de ler cada palavra novamente. Ainda que eu tentasse descrever a obra, não conseguiria fazer jus a qualidade dela. L E I A M!!!!!

Tito 08/09/2010

Uma saga pós-apocalíptica sobre a humanidade acossada por um pesadelo e sobre os poucos que sobreviveram ao dilúvio.
Bom livro, que venham os próximos.
Júnior 15/07/2011minha estante
Isso não é uma resenha!

Lucy 31/07/2011minha estante
Um dos melhores. O melhor, ao menos de 2010. :)

Bruno 21/08/2011minha estante
Aguardo a resenha do livro.

Gildenisson 28/11/2020

Fascinante
O autor conseguiu criar uma história fantástica de modo coeso, por ser o primeiro livro da trilogia ele conseguiu apresentar os personagens, dando profundidade a cada um deles ao mesmo tempo onde apresentava um mundo distópico com riqueza. Coisas que muitas vezes são difíceis de encontrar, geralmente o primeiro livro acaba sendo o superficial.

Tarcio 08/11/2012

Uma aventura muito misteriosa..
Amy a menina de lugar nenhum. E o que me levou a gostar tanto desse livro, meio complicado e revoltante mas apaixonante.A historia de vampiros assustadores e loucos por sangue, mais com um passado que move a historia. Esse livro eu li duas vezes,e nas duas me surprendi com vidas de pessoas normais que do nada podem literalmente acabar com o mundo ou ao mesmo tempo salva-lo dos demonios.Um passado explicativo e um futuro de cem anos cheio de acao e mortes, o livro explica a epdemia desde a origem ate seus efeitos depois de cem anos,descreve cidades fantasmas, e batalhas incriveis entre meros humanos e gigantescos "virais ". Aprendi que quando o homem esta com medo comete atos fora da razao, e mesmo depois de um seculo isolados e escondidos a protecao e carinho pelos seus amigos nao morre. Neste livro cada pagina e uma supresa, cada combate e uma guerra e sao muitas guerras. Ainda sem um fim tudo continua em Os Doze.
Sarah 12/11/2012minha estante
Amiginho eu quero o livro aceito de presente o que vc acha de me dar um em ????

Isa 21/11/2012minha estante
haha, de natal vc compra DOISS um pra mim e um pra Sarah! beijos, te adoro.

Ryllder 20/08/2011

Calhamaço sem muita originalidade
Histórias pós-apocalípticas estão meio que na moda.De vampiros também,principalmente esses vampiros "açucarados".Eu sou um apreciador da literatura de horror e suspense,portanto iniciei a leitura deste livro com boas expectativas.Se eu pudesse resumi-lo em uma frase,diria:muitas passagens(sem trocadilho)monótonas e algumas interessantes.Eu tenho a péssima mania de comparar autores.Para a literatura de horror tenho como modelos de qualidade Stephen King e Clive Barker,cada um no seu estilo.Na minha humilde opinião Justin Cronin passa longe dos dois.Não que eu pense que cada autor deva imitar os mestres citados,mas pelo menos criar uma estória sem muitos clichês,e se possível imprimir sua marca.Infelizmente este não é o caso.O desenrolar da trama é muito lento,às vezes tive vontade de desistir da leitura,mas me mantive firme(não sei porque diabos,tanta coisa boa para ler por aí).Você pode estar se perguntando:sua determinação foi compensada?Minha resposta seria sim e não.Como assim? Não pense que o livro é um verdadeiro desastre,pois como afirmei anteriormente existem boas passagens(trocadilho de novo),mas meus amigos,se num tijolo de mais de 800 páginas nada se aproveitasse,eu levaria esse livro para a academia para malhar bíceps.A história em si é fraquinha.O autor tenta aprofundar os personagens,e esquece de mostrar mais tensão envolvendo os mesmos.Em certos momentos o livro é quase religioso,e eu não gosto muito disso.Os personagens são quase que desprovidos de malícia,ou seja,não parecem muito humanos;as cenas de violência são poucas mas quando aparecem são bem construídas(o que salva o livro do desastre total).Enfim,enredo simplista e pouco original(vampiros,virais,mutação,apocalipse),já li melhor,vide A dança da Morte e Celular,os dois de Stephen King.Talvez a maior qualidade desse livro seja não imitar a série Crepúsculo(serei apedrejado).
Eder 10/01/2012minha estante
Haha.. Era esse tipo de resenha lúcida que eu estava procurando. Muito bom.