Toque

Toque Ariane Fonseca

Resenhas - Toque

Duda.dudagabooks 30/06/2021

Dan é meu novo crush literário!
Qual foi o último livro que te emocionou e hipnotizou de tal forma que você simplesmente não conseguiu ter olhos para outro?

Toque, da Ariane Fonseca, com um casal fofo e enredo emocionante, é o tipo de livro que a gente pega pra ler e não consegue largar até terminar...

Daniel sempre soube que era diferente das outras pessoas. Ele é doutorando em astrofísica, área que sempre o encantou e vive com sua família. Sua vida é a Universidade, o único local cujas pessoas não o tratam como alguém estranho.

Aurora, após uma tragédia pessoal, foge da cidade natal e vive em completo anonimato, afastada de todos e tentando se recuperar do trauma. Um dia, quando se defende de agressores, ela é avistada pelo tio do Daniel e convidada para treinar em sua academia. Como precisa de dinheiro e lhe é oferecido moradia, ela aceita a proposta e se muda para o mesmo terreno da família de Dan.

A pedido da prima dele, Aurora passa a conviver com Daniel e ele, a cada dia que passa, se encanta cada vez mais pela moça dos olhos coloridos. Com o tempo, ambos se aproximam e um sentimento nasce entre eles. Esse sentimento mudará as suas vidas e de todos a sua volta.

O QUE DIZER SOBRE ESSE LIVRO? COMO COLOCAR EM PALAVRAS O TANTO QUE EU AMEI ESSA HISTÓRIA E ESSE CASAL? (sim, tô gritando!)

Desde o início eu tive a minha atenção completamente capturada por Daniel e Aurora. Foi uma delícia acompanhar a evolução do relacionamento dos dois, a descoberta de Dan sobre si mesmo e os seus sentimentos por Aurora e a garra dela para superar os problemas...

Esse é o primeiro livro que leio com um personagem autista e, sério, vocês PRECISAM ler para compreender quão importante essa história é! A autora foi extremamente responsável e didática sobre o assunto.

TEM HOT, DUDA? Gurias... É ver para crer. O negócio pega fogo. Real.

Além disso, o enredo aborda outro tema sensível: abuso sexual. Como ele pode afetar a vítima e a injustiça que muitas vezes acontece nesses casos.

Eu terminei completamente extasiada. Foi incrível. Final de deixar o coração quentinho!
Jess Panda 12/02/2022minha estante
Uau. Que resenha top! Já tô lendo ??

Ana 28/05/2023

O livro conta a história de Daniel e Aurora. Daniel é um astrofísico que descobre ter autismo na idade adulta. Já Aurora é uma jovem que, no passado, esteve em um relacionamento abusivo e mudou de cidade na esperança de recomeçar a vida...

Só não dei 5 estrelas devido a uma situação que acontece no livro, a primeira vez que eles fazem sexo, foi logo depois que a Aurora contou pro Daniel sobre seus traumas e tudo o que viveu no passado. Ela relatou coisas muito pesadas, eu achei que não era o momento...

E essa capa, gente, que capa horrorosa é essa? Socorro... kkkk

Ica 02/12/2021

Me surpreendi muito!
Uma das estórias mais fofas que já li, com muito romance, hot e informação também. Sobre superação, aceitação, desigualdade, empoderamento, encontros, descobertas, amizade, família. É romance +18. Tem gatilhos! Estupro, morte, agressão verbal e física e linguagem imprópria. Mas se você puder vale muito a pena a leitura. Com personagem autista. Recomendo!!!!!!

Analu. 12/06/2021

Daniel meu mundo é todo seu!
QUE LIVRO MAIS PRECIOSO, já me chamou a atenção que a nota dele aqui é 4.8 a mais alta que já vi, e de fato ele é tudo isso mesmo!
Daniel é autista e Aurora sofreu violência sexual, ambos não suportam toque físico. E pelos casos da vida acabam construindo uma linda amizade e se apaixonam.
Gente, o Daniel não tá escrito o quanto que surtei pela fofura e inocência desse personagem eu só queria proteger ele de todo mal.? É um livro emocionante de superação, tem uma boa dosagem de drama (chorei), mas tem muita fofura por conta do Daniel. A autora da uma AULA sobre autismo e a justiça podre do nosso país com os estrupadores. Enfim só leiam, fazia tempo que um livro não me tocava tanto. Fiquei com o coração acelerado igual o do Dan ??
leticia clarke 14/06/2021minha estante
to querendo ler esse

Analu. 14/06/2021minha estante
É MARAVILHOSO leia ????

leticia clarke 15/06/2021minha estante
vou lerrr????

Mari Canan 04/06/2021

Perfeito
As palavras me faltam para falar sobre esta história.
Aurora veio para São Paulo e por três anos quis ser invisível. Tem feridas no corpo e na alma causadas por um passado ruim e doloroso.
Daniel viveu uma vida sem ser compreendido, sendo julgado e taxado pela própria família.
E aí o caminho desses dois se cruza e ele mesmo que seu tio tenha pedido para não importunar Aurora que agora treina na academia, não consegue ficar longe, é como um ímã que o atrai.
Ele não consegue entender porque seu coração bate acelerado só de pensar na olhos coloridos.
E ela passa a prestar atenção nele, com a ajuda da Mel a aproximação acontece.
Dan tem um jeito diferente de ser, de sentir, de interagir com o próximo, tem manias e ações repetitivas e pontuais o que faz Aurora suspeitar que ele esteja dentro do espectro autista e quando conversa com ele a respeito disso, me Deus, a reação que ele tem é incrível, pois enfim ele pode se conhecer e se entender melhor.
O encontro dessas duas pessoas tão diferentes, mas que se encaixam perfeitamente é lindo, a maneira como Dan se entrega as sensações, como é direto, como trata Aurora é perfeita e a entrega da garota que pensava que por causa do que aconteceu em seu passado não era digna de amar e ser amada é total. Porque sim, mesmo que Dan não consiga compreender coisas tão abstratas, é amor o que ele sente por ela.
A relação construída pelos dois é baseada na confiança, na sinceridade. Dan é o homem dos sonhos e entrou na vida de Aurora de forma definitiva, derrubando cada uma das barreiras que ela criou e mesmo sem saber como expressar seus sentimentos, é o cara mais transparente e sincero que existe, assim como sua garota.
A história é repleta de momentos fofos protagonizado por Dan, momentos de aprendizagem, de descobertas, de amor, compreensão e carinho.
Se descobrir autista foi revelador para Daniel, lhe tirou um peso enorme das costas, e fez com ele pudesse enfim se conhecer melhor e ter a possibilidade de iniciar um tratamento que o ajudaria a ser protagonista de sua vida, fazer escolhas sem medo, ter uma perspectiva de vida melhor.
Aurora precisou enfrentar seus medis, seu passado cruzou seu caminho novamente e o resultado foi o pior possível, fazendo assim com que ela precisasse revelar aos pais a mentira que sustentou por tanto tempo. A reação deles, mesmo que sentidos pela mentira foi a melhor possível, eles ficaram do lado da filha e a apoiaram nas suas decisões.
Mais uma vez a autora nos trás uma história repleta de emoções, aborda temas tão complexos e sérios, que são tão presentes na realidade, mas de forma tão responsável e didática que nos faz sentir todas as sensações e emoções de cada personagem, o que nos cria uma enorme empatia.
Nos faz refletir em como esses assuntos são tratados na vida real, a questão do autismo ser ainda muito pouco conhecido, ser um campo que começa a ser elucidado, pesquisado, estudado há muito pouco tempo, a violência contra a mulher ser tão frequente na nossa sociedade e a maneira como grande parte das vítimas é vista e como as leis no nosso país são falhas e muitas vezes arcaicas e obsoletas.
Daniel é um ser ímpar com seu jeito único de ser, de um coração enorme e mesmo que tenha dificuldades para compreender e expressar certas coisa, ao contrário do que pensam é sensível sim, tem duas limitações mas ao ser diagnosticado passa alisar com isso.
Aurora é uma guerreira, uma mulher que se descobriu e se reinventou, fazendo do MMA o seu recomeço e como a fênix, ressurgiu das cinzas, trouxe significado para a família Lima e luz para Dan. Foram exatamente a peça que faltava na vida um do outro.
Viviane se sentiu culpada de início por não ter insistido mais quando seu filho era uma criança, em descobrir o que ele realmente tinha, em buscar um diagnóstico para ele, se culpando assim por todo sofrimento que o filho passou na vida e mais uma vez, Aurora foi de extrema importância neste entendimento.
Noberto, mesmo sem saber sobre a vida de Aurora, a ajudou a ser a mulher que se tornou.
Mel, o que dizer da garota, a caçula da família, a única que compreendia Dan e suas manias, a criança que teve muito mais entendimento e discernimento que toda a sua família, a que impulsionou o relacionamento de Auri e Dan.
Cada personagem teve sua importância na história, com características próprias, fortes e marcantes. A trama construída com perfeição e desenvolvida com excelência, com tudo muito bem explicado, assuntos sérios tratados de forma responsável e de uma maneira que não ficou pesado e n massante.
Pelo contrário, a leitura é fácil e fluída, o que me transportou para dentro da história, me fazendo rir, chorar, ter vontade de dar colo aos personagens em seuomentos difíceis e de colocar Auri, Dan e Mel dentro de um potinho, mesmo que não haja um pote do tamanho de cada um e que eles fiquem presos sem respirar ( palavras de Dan).
Enfim, mais uma vez a autora deu um show de conhecimento, ensinamentos, amor, empatia e me deixou com o coração quentinho.

Mah510 29/12/2022

Toque
Eu não tenho palavras pra descrever o tanto que esse livro é bom, tinha muitas expectativas sobre ele pq sempre vejo todo mundo elogiar esse e vários outros livros dessa autora.

Amo esse plot de personagens traumatizados, faz com que ao longo do livro o leitor possa se aprofundar nos pensamentos e nas emoções dos personagens, e que personagens incríveis, a Aurora é perfeita e o Daniel é muito fofo, virou um dos meus crushs da vida, só queria colocar os dois num potinho e proteger. Além disso, a autora soube travar as pautas do autismo e do abuso sexual com muito respeito e profissionalismo.

O único motivo p eu não dar 5 estrelas é pq n gostei muito da parte da pornografia (entendi oq a autora quis passar p leitor só q esse assunto me incomoda bastante), mas mesmo dando 4,5 ele foi facoritado com sucesso.

Amei muito essa leitura e com certeza vou ler os outros livros dessa série. Leiam pq esses livros merecem muito mais reconhecimento.

Silvana2 08/06/2021

Romance lindo e comovente.
Daniel tem 24 anos é um astrofísico que faz doutorado e ama seu trabalho.
Mas ele sempre teve problemas com a aceitação e interação até mesmo na família, que não aceita seu jeito peculiar e desde criança foi tachado de esquisito, estranho, esnobe e antisocial.
Dan sempre quis ser aceito e ter amigos e interagir com as pessoas, ser "normal".
Aurora era uma menina "normal ", mas um grande trauma fez ela se esconder do mundo. Trabalha de catadora de materiais recicláveis. Mora no cantinho de loja de brechó de uma amiga, que a ajudou e seu marido ensinou, junto com suas filhas, como se defender de agressões.
Seus caminhos se cruzam, quando Daniel  passando numa ponte com seu tio dono de uma academia de lutas, é vê a Aurora lutando com dois moradores de rua, quando um deles arranca o boné eles percebem que é uma moça e um dos covardes ainda estava apelando e pegou uma pedra, tio Noberto intervém e convida Aurora para treinar na sua academia e participar de campeonato.
Dan quando vê os olhos coloridos de Aurora fica fascinado. Os olhos mais lindos que já viu, seu coração está acelerado e ele nem imagina o que isso possa significar.
Ela vai ajudará  a descobrir que ele está dentro do espectro autista.
Ele ajudará a superar seus traumas e "curar" o coração partido dela.
Um romance lindo, que fala de superação,  diagnóstico de autismo em adulto, mentiras, injustiça e justiça, abusos de poder e inversão de valores.
Contém gatilhos e cenas impróprias para menos de 18 anos.

Amanda 30/05/2022

Mais um nacional decepcionante...
Me interessei pelo fato de ter um personagem no espectro, porém a história foi mal desenvolvida. Tem inúmeros erros sobre TEA, começando com os termos usados, autistas não tem sintomas, tem características, quem tem sintomas é doença. As frases explicativas sobre o autismo parece que foi copiada e colada do Google, ninguém leigo explica assim. O ponto positivo sobre a história é a primeira experiência do Dan com a psiquiatra, que infelizmente é comum acontecer.
O resto da história foi um porre, tinha vários assuntos importantes para ser discutidos mas foi tudo abordado com clichê e escrito de maneira tão "limpa" que deixou a emoção e a vontade de ler longe.
Aaah, outra coisa. Não sei se é porque lemos muita coisa internacional e isso influencia na escrita dos detalhes, mas o livro se passa no Brasil, detalhes como suéter de lã no Natal e sair para caçar (que é ilegal no BR, inclusive) nas montanhas não condiz com a nossa realidade.

Narjara 11/06/2021

Fechou com chave de ouro
A Ariane fechou a Série Sentidos com chave de ouro. Toque é sem dúvidas um livro lindo sobre amor e superação.
O livro conta a história do Daniel, um jovem autista apaixonado pelo universo. Inteligente, carinhoso, atencioso e dono de uma personalidade incrível.
Temos também a história da Aurora, uma jovem com um passado traumático, que se esconde do mundo, com medo do toque das pessoas. Apesar dos seus medos, ela é uma pessoa forte e determinada, e vai lutar para superar suas dores e ainda vai ajudar o Dan com seu conhecimento e seu jeito de ser.
A amizade deles é linda. E tem momentos que nos emocionam muito.
A autora foi muito feliz na dosagem entre o drama e a leveza das cenas.
Tem horas que dá vontade de colocar o casal num potinho, de tão fofos que ela são juntos.
Como não poderia faltar, a parte do drama nos deixa no chão. Mas, o final feliz é garantido. Então não tenha medo de ler. ?

Jess 01/06/2021

Te tudo
Passei 4 meses acompanhando o livro pelo Wattpad e, mesmo sendo uma pessoa extremamente ansiosa, valeu muito a pena. A Ari sempre arruma um jeitinho de nos surpreender e com Toque não foi diferente. Amo a forma que a autora trabalha temas relevantes em suas histórias e nos faz olhar para uma direção diferente da que estamos acostumados. Com Toque, podemos observar melhor o mundo das pessoas com autismo e a luta das mulheres contra a injustiça brasileira. Além de conseguir englobar isso, a história ainda tem o melhor mocinho do mundo e a protagonista mais resiliente.

Silvana.Paulino 07/06/2021

Viciante
Um livro que você começa a ler e só consegue parar quando vê o final.
Amei a história do Dan e da Aurora, dá vontade de colocar os dois num potinho e guardar para sempre.

Amanda.Menezes 02/06/2021

Auriel é tudooooo pra mim!
Ainda sem palavras pra dizer o que sinto por esse livro. Como diria Daniel, amor é pouco: eu te TUDO, toque!! Que livro incrível, cheio de assuntos tão importantes e como sempre tratados com a sensibilidade que eu amo nos livros da Ariane. Amei a pureza do Daniel, um mocinho tão diferente que você se apaixona desde o primeiro capítulo. E a força da Aurora, uma guerreira maravilhosa mas com um coração tão quebrado que se esquece de quão perfeita é. Os dois se encontrando e se entendendo, aprendendo um sobre o outro é a coisa mais linda desse mundo!!

Ivana.Sandes 05/06/2021

Encontro de Almas....
Que história linda!!!
O que falar da conexão entre Aurora e Daniel? Simplesmente perfeita! O amor dos dois não tem palavras que possa descrever... Terminei de ler com um quentinho maravilhoso no meu peito.

Dai Bazilio 24/08/2021

Uma explosão de fofura!
O tanto que eu amei os protagonistas não dá nem para explicar! Que leitura gostosa!
O que falar de Daniel e Aurora? Perfeitos, simples assim! Daniel é autista, extremamente doce e fofo. Fiquei completamente apaixonada por ele, não tem como não amá-lo. Vê-lo descobrindo seus sentimentos por Aurora, aprendendo o que é o amor, é lindo demais.
Aurora é uma pessoa que sofreu um trauma e luta para superar o passado. É esforçada, determinada e acaba desenvolvendo uma grande conexão com Daniel.
Mas não pensem que Daniel é apenas fofo não, o livro tem vários momentos quentes entre os dois, ele é bem dan4dinh0 quando estão sozinhos. Puro fogo!

? ? Eu pensei em beijar você tantas vezes, nesses últimos dias, que quase posso sentir o gosto da sua boca na minha, Aurora.?

O desenvolvimento do relacionamento deles é bem bonito de acompanhar, assim como a relação da Aurora com os pais. Amei vê-los superando suas dificuldades e limitações juntos. Gostei muito também dos personagens secundários, a priminha do Dan também é uma fofura!
A escrita da autora é excelente, flui de forma rápida e fácil. A história é emocionante e apaixonante! Não consegui parar de ler até terminar!

? ? Não prometo que a gente passe dessa fase hoje, mas podemos continuar indo devagar como estamos fazendo.
? Se for para ir ao seu lado, eu caminho em qualquer velocidade.?

O final é tão lindo, um amor só! Terminei com um sorriso bobo no rosto e com o coração quentinho.
Recomendo demais!

Regi.Silva 06/06/2021

Perfeito!
Não tem definição melhor para esse livro que perfeição.
A Ariane Fonseca conseguiu entregar tudo, informação, drama, realidade e muito mas muito amor!
Dan é incrível, Aurora é maravilhosa e os dois juntos são perfeitos!
Valeu cada segundo dessa leitura e vale cada segundo de uma releitura que virá em breve!