Degeneração Fernando Bonassi

Resenhas - Degeneração

Dan 07/09/2021

DEGENERAÇÃO
Uma tragédia que vivemos denunciada num romance, entre filas, senhas, salas de recepção um filho aguarda num necrotério a liberação do corpo de seu pai que no passado foi estelionatário, e informante da polícia na ditadura. A prestes eleição presidencial de um capitão reformado do exército que sente saudade da ditadura e não gosta de mulheres, nem de homossexuais, nem de negros num governo de milicianos avalizado pelo exército nacional.
... Tá passada ?
Leia Fernando Bonassi.
Fernando Bonassi
Ed. Record

Juliana 05/06/2022

Degeneração
O tema é interessante, mas a construção e desenrolar da história não me pegou. Fui até o final esperando alguma coisa diferente, mas foi do começo ao fim do mesmo jeito.

Victor Almeida autor 08/02/2023

Incrível
Incrível bastante atual. Refletindo sobre o Brasil contemporâneo ao invés do próprio umbigo como a maioria dos escritores brasileiros desse século.

Nilton 03/10/2021

DEGENERAÇÃO (2021)
Autor: Fernando Bonassi
?(?) O sábado está se transformando no domingo, amanhã será confirmado no cargo de presidente da República um capitão reformado do exército que sente saudade
da ditadura e não gosta de mulher, nem de veados, nem de negros, num governo de milicianos avalizado pelo exército nacional - mas isso ainda não está, ou parece plenamente claro para quem não quiser ver. Vamos ter que viver o que nos cabe para aprender, se ainda for possível aprender o que quer que seja, eu penso, duvido, mas?. Para você acabou.? (p. 270)
A maestria deste livro, ao meu ver, está em traduzir uma época. Às vésperas da eleição que elegeu o verme que preside o país, o nosso protagonista se vê em meio à burocracia da morte do seu pai, na zona leste paulistana. O morto havia construído sua vida em cima dos escombros da nossa incivilidade. Amigo de policiais da DP da Mooca, alegrava-se em ver a tortura que os PMs submetiam negros, travestis, putas etc nos finais de semana. Histórias que marcariam a criança que foi nosso protagonista que refletia percebia na história do pai uma vida marcada pela sordidez, decrepitude e degeneração que atingia a todos que estavam a sua volta. Lamentar a morte de quem?
Às vésperas da famigerada eleição, o que lemos é a reflexão sobre um país que se degenera aos poucos e aos séculos. Bonassi constrói uma angústia que não nos poupa e leva a reflexão dos motivos que nos trouxeram até aqui.
É comum um meme nas redes sociais que questiona como os historiadores do futuro explicarão este momento. O livro de Bonassi aponta para muitas ideias.
?Somos todos mal utilizados neste país de incapacitados? (p. 75)
Perturbador e excelente! Leia!
#Degeneração #FernandoBonassi #LiteraturaBrasileira #Literatura
29º livro lido
03/10/2021
Siga no Instagram: @indicoqueli

Bruno 08/02/2022

Amargo
Dois dias antes da eleição do Bolsonaro em 2018, o protagonista precisa lidar com a morte do pai, ex-militar e torturado na ditadura.

O pai é o símbolo da extrema direita que dava suas caras naquele ano e os meandros da burocracia do hospital e do processo de liberação do corpo num bairro tradicional de São Paulo, mostra as falhas e a degradação da estrutura social e política do Brasil.

A narrativa é entruncada, por vezes cansativa
Mas o autor consegue bons momentos e reflexão por meio dea uma farsa e ironia.

O final surpreendente revela mais sobre o que aconteceu no Brasil nos últimos anos que o próprio noticiário.

????

Paloma Ribeiro 09/11/2022

Fernando Bonassi escreve sobre um homem cujo pai morre às vésperas da eleição que elegeu Bolsonaro e que tem que passar por todos os trâmites burocráticos para conseguir cremar esse pai. Com as memórias desse filho, remonta a história do pai como torturador na ditadura. É um retrato do Brasil desde a ditadura militar até o momento em que culminou na eleição de Bolsonaro e de como "tudo confluipara o beco sem saída em que nós metemos coletivamente".

laguito 29/02/2024

Raso e cru
Não vou mentir - nem pra mim mesmo, nem pra quem ler esta resenha - a leitura é extremamente desagradável. E não digo em um sentido metafórico ou por algo que se justifique na história. É desagradável de fato e com força!

Boa parte dos capítulos resumem-se a parágrafos e parágrafos de pensamentos e reflexões """profundas""" do protagonista - um homem que precisa lidar com a burocracia da morte de seu pai. O problema é: tudo parece um ciclo inquebrável. Quando pensei que poderia haver progressão no enredo, lá estava eu, estagnado novamente, tendo que ler pela trigésima vez uma reclamação superficial sobre como "a sociedade é hipócrita". Ou sobre como o protagonista odeia tudo o que seu pai representa. Ou sobre como "filas de espera são uma merda".

Alguns capítulos se salvam, principalmente aqueles que exploram outras personagens - ou ao menos a percepção do protagonista sobre outras personagens que não o seu próprio pai. Ainda assim, o insuportável e babaca narrador prevalece, e pior, mantém o mesmo ritmo até o final.

No mais, "Degeneração" é, inegavelmente, o título perfeito pra essa história.