Além Da Ordem

Resenhas - Além Da Ordem

1 | 2 | 3 | 4

Kamilla 20/03/2024

Adendo
No livro 'Além da Ordem', Jordan Peterson traz mais algumas das regras originais da publicação que originou o primeiro livro dessa duologia - já que ele considera esse livro um complemento de '12 Regras Para a Vida' - e senti que o livro também serve para abordar a crise pessoal que o acometeu há alguns anos e explicar para o seu público com suas próprias palavras os detalhes do que aconteceu.

Como não acompanho Peterson online, eu sabia que sua saúde estava em crise apenas por algumas manchetes, mas nunca cheguei a me aprofundar no assunto, foi triste ler sob a cadeia de eventos que levou a sua crise, mas para quem não tem tanto interesse na vida pessoal dele, alguns trechos ficaram um pouco longos e explicados demais.

Novamente, as doze regras são úteis, creio que nelas ele aborda um pouco mais das diversas correntes ideológicas da atualidade, mas novamente ele se torna prolixo em alguns capítulos, onde ele usa tantos exemplos de sua vida pessoal, cultura pop e até mesmo mitologias e religiões que acaba tornando o capítulo desnecessariamente longo, quando um único exemplo já teria fixado a lição sem perder a atenção do leitor.

É um bom complemento para o primeiro livro, mas não o vejo como obrigatório, cada uma das regras pode ser seguida isoladamente, mas é lógico que seguindo mais de uma das regras pretendidas a pessoa notará mais mudanças em si, ainda prefiro o primeiro em relação ao segundo livro, mas 'Além da Ordem' foi uma leitura útil.

Santhiago.Santos 23/02/2024

?Além da Ordem? de Jordan Peterson é uma obra provocativa que explora questões fundamentais da existência humana, desde mitos antigos até a psicologia moderna. Peterson argumenta que a busca por significado é essencial para uma vida plena, e ele destaca o poder dos mitos e histórias arquetípicas para nos ajudar a encontrar esse significado. O livro mergulha em várias áreas, incluindo psicologia, filosofia, religião e mitologia, oferecendo insights profundos sobre como lidar com o caos da vida e encontrar ordem pessoal.

Tha 21/02/2024

Terapêutico
Mais uma obra do incrível Jordan Peterson!
Nesta obra vemos um Peterson mais direto ao ponto em suas novas 12 regras, que abordam questões ainda mais profundas. Conforme passava pelas regras, me sentia em uma sessão de terapia, onde cada palavra me fez refletir sobre diversos aspectos da vida.

Gostei muito da abordagem sobre responsabilidade (e a falta dela nos dias de hoje), é um tema excelente que permeia todo o livro. Jordan também fala sobre CORAGEM, que precisamos ter coragem para enfrentar as situações da vida, especialmente aquelas que nos parecem impossíveis de caminhar sem ressentimentos ou dores. Ele nos mostra caminhos para lidarmos com esses sofrimentos e, ainda assim, sermos gratos a todo momento pelo que vivemos e temos por viver.

Simplesmente incrível! Que venha a próxima obra do grande! ??

Marcela 14/01/2024

Além da Ordem - Jordan B. Peterson
"Siga as regras até que você seja capaz de ser um exemplo brilhante do que elas representam, mas é interessante quebrá-las quando essas mesmas regras agora constituem o mais terrível impedimento para a incorporação de suas virtudes centrais".

Se no primeiro livro, Peterson fala sobre a importância da ordem para controlarmos o caos, neste ele fala sobre como devemos dominar todas as regras, mas saber a hora em que devemos quebrá-las. Uma dentre as várias coisas que eu mais gosto no autor, é que ele não é covarde, tampouco foge das polêmicas. Seu estilo continua o mesmo: uma escrita muito bonita e admirável (exatamente da forma que sinto prazer em apreciar), e ao mesmo tempo muito tranquila de entender, cheia de ensinamentos e com alguns momentos de humor.
Altamente recomendado!

"Você deve sacrificar algo de seu potencial múltiplo em troca por algo real na vida. Apontar para algo. Discipline-se. Ou sofrerá as consequências. E o que é essa consequência? Todo o sofrimento da vida, sem nenhum significado. Existe uma descrição melhor do inferno?" (Além da Ordem, p. 117).

Lyvia 31/12/2023

Livro atemporal. Terapêutico. Levar pra vida essa releitura, pois cada momento de vida pode proporcionar novos pontos de vista a respeito da mesma reflexão que o autor levanta em cada regra. Ponto auge - a não necessidade de ler os capítulos em ordem.

oBrunoFarias 26/12/2023

Bonus tracks
As doze regras adicionais não são tão interessantes e o texto em si não é tão brilhante quanto no caso das primeiras doze. A sensação é de quando você ouve as bônus tracks de um disco e percebe que elas não entraram a lista original porque realmente não eram tão boas assim. Porém as regras dois e três destoam e, para mim, fizeram o livro inteiro valer a pena.

Livianmassafera 25/12/2023

Mais uma grande obra de Peterson
Esperava um pouco do mais do mesmo, como costuma acontecer com livros de não ficção que tem uma continuação no mesmo tema, e fui surpreendida. Não à toa Jordan é quem é. Ele mais uma vez aborda uma série de condutas que, quando adotadas, elevam o indivíduo e o coletivo, de formas que só quem lê, consegue de fato compreender. Além da Ordem não decepciona, com a didática de sempre, em um conteúdo ainda mais denso, explicado de uma maneira tão agradável. Sou fã! Recomendo a leitura!

Jonas Martins 22/11/2023

Rico em conhecimento
Agregou muito na minha vida, questões psicológicas são bem massantes, exige muita resiliência, determinação e são essas coisas que acabam sendo difíceis de obter no curto prazo, há pessoas que conseguem mais rápido do que outras, depende muito das psicobiologia.

Enfim, tu consegue se conhecer a cada leitura, é como se tu estivesse em uma sessão de terapia com o próprio Jordan Peterson, foi muito gratificante essa leitura, é uma boa indicação.

Anezio 20/11/2023

Auto ajuda ou só um sacode necessário?
Muitos classificam esse livro como autoajuda, mas a meu ver está mais para um sacode mito necessário q precisamos vez ou outra tomar.

Nessa continuação do clássico livro que fez J.Peterson famoso no público amplo, o autor fala verdades importantes (muitas vezes óbvias) de uma forma que atualmente as pessoas não querem ouvir.

É nítido no texto q o autor realmente se converteu.

Destaque para a regra 10, que trata de relacionamento entre um casal.

Eduardo1282 16/11/2023

Tendo em vista que o que entendemos é insuficiente, precisamos manter o pé na ordem ao mesmo tempo estendemos o outro para o caos.

Yassfernandex 10/11/2023

Fui forçada a ler, mas gostei
Um amigo insistiu para que eu lesse este livro, acabei me surpreendendo
São regras que nós já sabemos lá no fundo, mas não percebemos antes
Te faz amadurecer

Escr 05/10/2023

Caminho
Sempre procurei respostas em suas ações,
Para poder melhorar e ser renovado.
A vida ensina, apenas se tiver disposto a amar e aprender

1 | 2 | 3 | 4