Além Da Ordem

Além Da Ordem Jordan B. Peterson

Resenhas - Além Da Ordem

1 | 2 | 3 | 4

Forest 21/09/2021

Um verdadeiro amante da sabedoria.
Jordan é um verdadeiro professor. Sua didática e retórica são impecáveis. Sempre me admiro com a habilidade de articulação, argumentação, sua capacidade de definir, explicar conceitos e relaciona-los de maneira absolutamente pragmática. O livro é maravilhoso, creio que tão bom quanto o primeiro, talvez até melhor. É um livro de divulgação da psicologia, recheado de sabedoria ancestral e filosofia. Extremamente agradável de se ler, Peterson me lembra muito outro grande mestre da arte do ensino: C. S. Lewis. (Carl Sagan tbm poderia entrar aqui). Esses homens possuem uma potência monumental para explicar e esclarecer fenômenos essencialmente complexos, de maneira fluída, natural. O livro te seduz! É como estar na companhia do próprio autor, numa aula particular com alguém infinitamente mais inteligente e competente que você. É um livro que pode ajudar muitas pessoas, e pode fazer a diferença em numerosas vidas. Eu, particularmente, o achei absolutamente voltado a ação, a mudança efetiva mesmo, em direção a melhoria de si mesmo em níveis profundos.
É uma leitura por vezes engraçada, pesada, densa, séria, mas sempre bem disposta com relação a busca pelo conhecimento e a saberia. Jordan Peterson realmente quer te ajudar a exercer sua humanidade mais profunda e sagrada. É um baita livrão!
( * Postei vários pequenos comentários sobre cada capítulo na minha linha do tempo, caso queira ver algo mais detalhado além dessa breve resenha.)
Maisa 22/09/2021minha estante
Depois de acompanhar suas impressões, já passei ele pra o topo na minha pilha de livros.

Forest 22/09/2021minha estante
Que coisa boa! Jordan faz um trabalho essencial atualmente, de bom senso crítico e profundidade. Espero que seja proveitosa sua leitura! E estarei acompanhando seus posts em busca de novos insigths.
Realmente espero que possa aproveitar muito!
Uma pequena sugestão, se me permite, veja a série Bíblica no canal dele do YouTube, é incrível, uma visão psicológica/Analítica da Bíblia que representa uma ponte muito necessária atualmente. Tem legenda e tudo hehe
(Claro nos momentos de distração e descanso). No mais, vou acompanhar suas impressões :)

Anezio 20/11/2023

Auto ajuda ou só um sacode necessário?
Muitos classificam esse livro como autoajuda, mas a meu ver está mais para um sacode mito necessário q precisamos vez ou outra tomar.

Nessa continuação do clássico livro que fez J.Peterson famoso no público amplo, o autor fala verdades importantes (muitas vezes óbvias) de uma forma que atualmente as pessoas não querem ouvir.

É nítido no texto q o autor realmente se converteu.

Destaque para a regra 10, que trata de relacionamento entre um casal.

Jonas Martins 22/11/2023

Rico em conhecimento
Agregou muito na minha vida, questões psicológicas são bem massantes, exige muita resiliência, determinação e são essas coisas que acabam sendo difíceis de obter no curto prazo, há pessoas que conseguem mais rápido do que outras, depende muito das psicobiologia.

Enfim, tu consegue se conhecer a cada leitura, é como se tu estivesse em uma sessão de terapia com o próprio Jordan Peterson, foi muito gratificante essa leitura, é uma boa indicação.

Lucas 16/01/2022

Incrível!
Jordan Peterson é um daqueles escritores que te prende, te faz cada vez querer ler mais e mais. A sua história é fantástica, uma história de superação que foi abordada nesse livro, enfim, leiam 12 regras para a vida primeiro e logo em seguida leiam esse!!!
Tiago Absolão. 16/01/2022minha estante
A escrita dele é sensacional.

Deisi 16/01/2022minha estante
Comecei a lê o primeiro livro deles, mas não foi pra frente, preciso voltar um dia

Lucas 16/01/2022minha estante
Deise, comigo também foi assim, acredito que foi pela fase da vida que eu estava vivendo, no final do ano passado retornei a leitura e foi exatamente o que estava precisando naquele momento... Livro incrível

Vitoria 10/12/2022

Além da ordem
Este livro é muito bom, segue a mesma estrutura do primeiro em relação as regras e conceitos biológicos, culturais, filosóficos e teológicos.
Porém, acredito que não gostei tanto desse quanto do outro, muitos assuntos são parecidos com o outro livro, assim a leitura as vezes fica repetitiva e chata.
Os temas dos capítulos são muito relevantes e o autor, inclusive, conta algumas de suas experiências clínicas como psicólogo, fato que agrega muito ao livro.
Achei a escrita deste mais crítica e polêmica comparada ao primeiro. Apesar de novamente não concordar 100% com o autor vejo a razão em seus pontos de vista.
Em geral, é um livro bom, com referências impecáveis e opniões ponderadas.
Se você gostou do outro livro, vai gostar desse, se não gostou, não recomendo a leitura.

Vinícius 21/02/2022

Mais 12 regras
Partindo do mesmo padrão do best-seller 12 regras para vida, Além da Ordem também trás 12 regras. Partindo de seu drama pessoal com a doença de sua filha e de sua esposa o autor, mais uma vez, usa i contexto de alguns livros clássicos da literatura como Fausto, a bíblia (versão King James) e passagens do mundo contemporâneo para traçar mais 12 regras.Trata-se um conteúdo mais denso e na minha opinião fica alguns pontos a baixo do livro anterior, que se tornou livro de cabeceira para muitos leitores em todo mundo.

Vinicius.Pedrosa 15/06/2022

Bom, mas nem tanto
Após ter lido o primeiro livro de 12 regras para a vida, fiquei com as espectativas muito altas para este segundo, porém fiquei um pouco frustrado ao finalizar. O livro é bom e traz temas interessantes, mas de leitura um pouco difícil e me pareceu trazer muito mais experiências próprias de um período difícil em sua vida particular, sendo um pouco pessimista com a vida.

Marcella.Pimenta 07/08/2023

Sabedoria prática
Peterson vem com uma 2a rodada de 12 conselhos aparentemente banais, mas que guardam uma visão aprofundada. Aliás, essa é uma das características mais marcantes do psicólogo (pelo menos pra mim): um olhar extraordinário sobre ações ordinárias.

As regras envolvem a exaltação de valores basilares: tradição, verdade, beleza... No meio do caminho, uma análise simbólica passando por Harry Potter, histórias bíblicas e contos de princesas. As histórias que fundam a nossa cultura estão repletas de ensinamentos fundamentais.

O melhor de tudo é que Peterson transporta tudo isso para o nosso cotidiano: relação com o cônjuge, com amigos, com o mundo e com si próprio. A frase simples das regras esconde um tesouro, um conhecimento que pode ser aplicado por cada um de nós.

Tiago.Cecconello 25/02/2023

Autoajuda mais sofisticada
Para quem já leu mapas do significado, a grande obra de Peterson, achará os demais livros repetitivos. Esse livro, apesar de trazer regras novas e contextualizá-las, não traz nada de novo. Peterson pega seu sistema de signficados, erigido no livro mapas do significado, muitos copiados de Jung e Campbell, e aplica em todos os problemas. O que não deixa de ser uma ferramenta poderosa, pois os mitos e arquétipos são reflexos da própria psiquê humana, portanto, muito úteis para nós. Temos que beber dessa fonte inesgotável de conhecimento que vem dos mitos. Muitos dos problemas que temos já foram dissecados pelos antigos, que nos deram fórmulas poderosas para encontrarmos a solução.

Apesar de repetitivo, com Peterson exagerando no seu conservadorismo (que também é uma ideologia, embora ele combata ideologias nas suas regras) e usando conceitos ingênuos, como a meritocracia, o livro é valioso e pode nos ajudar a ter mais força para enfrentar os dragões e o caos que estão sempre à espreita.

É um livro de autoajuda, mas não aquela autoajuda banal e clichê. É autoajuda que mergulha fundo, que tem profundidade.

CDL 22/01/2023

O que eu mais gosto no Jordan B. Peterson é que ele é muito direto (eu gosto desse tipo de abordagem), nessa obra (assim como foi em 12 regras para a vida) o autor novamente divide conosco histórias de pacientes e também histórias da própria vida e como podemos tirar um ensinamento para mudar como agimos no dia-a-dia em nossos relacionamentos, é uma leitura edificante e transformadora.

Marcelo 08/07/2022

Autoajuda sim, e Daí?
Confesso que estava um pouco de saco cheio de livros de "autoajuda", Jordan mudou isso de maneira fundamental. Lendo Além da Ordem, meu primeiro livro do Jordam Peterson, compreendi e percebi que é possível provocar reflexões de autoanálise, sem ficar no lugar comum do " Faça isso, e depois aquilo e seja a melhor versao de vc".

O estilo de Jordan é extremamente agradável, leva o leitor a reflexões profundas a partir de exemplos "triviais", que com abordagem inteligente e arcabouço cultural invejável, apresentam olhares inusitados sobre tais exemplos.

Enfim, o livro é muito bom, estou ansioso para ler o primeiro e mais famoso livro do autor.

Deeh 29/07/2022

Apesar de...
Apesar do Peterson usar muito texto bíblico em um contexto não teológico, tem muita coisa aproveitável nesse livro.
Tem capítulos muito bons, outros bem cansativos.
Mesmo assim, penso que uma releitura é válida, mas depois de um tempo.

1 | 2 | 3 | 4