W: Valéria e Valentina

W: Valéria e Valentina Isaac Rosa...




Resenhas - W: Valéria e Valentina


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


luy 28/07/2021

A escrita desse livro me cativou de uma forma inexplicável! Eu amei, é super simples de ler e se deixar você termina em algumas horinhas. Esse livro também me deu alguns gatilhos, mas nada que eu nao tenha passado mais de 2 horas chorando kkkkkkk
comentários(0)comente



Aelita Lear 25/08/2021

Me surpreendeu apesar de ser 'bobinho'
Fazia tempo que eu não me apegava tanto a um romance tão infanto juvenil como este, mas adorei a experiência de ler este livro! Comprei por impulso, achando que era sobre um assunto e me enganei completamente, mas isso não me fez gostar menos rsrs. A história de Valéria e Valentina é incrível. Amei demais e recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Antonio 14/07/2021

O Duplo
Encontrar alguém exatamente igual a você no ponto de ônibus! O que se pode pensar, ou fazer com isso?
W: Valéria e Valentina, de Isaac Rosa e Olívia Rosa. Este romance juvenil (ou YA, como se diz) traz o conhecido tema do DUPLO, usado por escritores como Edgar Allan Poe (William Wilson), Robert Louis Stevenson (O Médico e o Monstro) e José Saramago (O homem duplicado). E como será que o autor espanhol Isaac Rosa se saiu nessa tarefa?
Os autores e obras citadas mostram que há, em tese, dois caminhos a seguir: o duplo é a divisão de uma pessoa em duas, ou seja, uma pessoa que tem duas personalidades opostas; ou o duplo é uma cópia do original, uma outra pessoa, e nesse caso tudo é uma questão de interpretar o que esse duplo significa.
Isaac Rosa não escreveu sozinho, mas com sua filha adolescente, Olivia Rosa, e também por isso o resultado é uma escrita tipicamente juvenil. Valéria, de 15 anos, vê o seu duplo – uma menina exatamente igual a ela – do outro lado da rua, no ponto de ônibus. Esse acontecimento, extraordinário, pois não se trata de alguém parecido, mas idêntico, gera uma narrativa em três etapas: 1) Aproximação, que é difícil, pois Valéria é fechada e tímida; 2) Reconhecimento e as suposições, quando as duas vão se questionar como esse fato pode ser explicado (seriam irmãs gêmeas? Esperamos que não!); 3) Obtenção de vantagens, pois as duas meninas, praticamente da mesma idade, percebem que podem “usar” as qualidades que uma tem e a outra não, trocando de papéis quando isso é conveniente.
Não há a menor dúvida de que a terceira etapa é a mais perigosa. Até que ponto se pode tirar proveito de uma pessoa-réplica, sem que os outros percebam? E se perceberem, qual vai ser a reação?
Valéria-tímida & Valentina-valente, como o nome indica. A capa do livro é como uma carta de baralho com a dama-de-copas, pois ao virá-la de ponta-cabeça a visão continua sendo a mesma. E é esse espelho que nos provoca tanto fascínio. Ter um duplo não só no reflexo, mas na vida, seria extremamente conveniente em várias situações e, talvez, uma fonte de autoconhecimento. Mas, como se disse, isso também pode ser perigoso.
A narrativa prende a atenção com várias surpresas e, pelo menos no quesito de criar uma narrativa envolvente, o autor não fica atrás dos autores citados (Poe, Stevenson, Saramago). Claro que se trata de um livro juvenil bastante acessível, com uma escrita quase naturalista, e não propriamente ‘literária’; mas o desenvolvimento do enredo é bastante eficaz, trazendo à tona aspectos psicológicos que o tema do duplo suscita.
Há outro fator de surpresa para os leitores: o livro tem dois narradores. Um deles é Valéria, mas quem será o outro? Parece uma amiga da protagonista, com quem ela divide a tarefa, mas esse é mais um detalhe intrigante a ser adivinhado pelo leitor. Fique atento!
W: Valéria e Valentina, ótima leitura para as férias, que vai prender muito a sua atenção.


site: https://www.blogselivros.com.br/w-valeria-e-valentina/
comentários(0)comente



anasiviero 10/10/2021

Valéria e Valentina
meu deus que livro perfeito, que final perfeito, que tudo.
da para sentir bem o plot vindo mas quando ele chega, eu fiquei chocada.
leiam serio, muito bom
comentários(0)comente



Jabi 29/10/2021

W: Valéria e Valentina
Simplesmente incrível e super gostoso de ler!!!! Lerei novamente qualquer dia desses ?

Achei a história muito bem montada, no final é como se fosse uma história dentro de outra, não sei explicar em palavras! (Sabe quando começa um filme e a mãe começa a ler uma história para os seus filhos, e o filme passa a tratar-se do assunto do livro e não das pessoas que estão lendo-o?? Cê não deve tá entendendo nada, mas confia, é massa, não é tudo em terceira pessoa não! Cê vai entender quando lê-lo.)
Enfim, todos os personagens são ótimosssss, menos aqueles chatinhos que dão uma de valentões?
Ótimo para ler nas férias em um ou dois dias cê lê!
Está na lista dos meus favoritos, me ensinou muita coisa, amei!!!
(Mas, também não passa disso, sabe? É uma história magnífica, ótima, ótima, ótima, mas é isso? entende? Não é a primeira da lista, mas é muito boa ??)

Até mais, meus caros :) Acreditem no potencial de vocês e confiem em Jesus, vivam dEle, por Ele e para Ele ??
Tchauuuuu!
comentários(0)comente



flaflamacedo 23/01/2022

O livro tinha tudo para ser perfeito, mas acabou perdendo o rumo da história. O que era para ser uma história sobre duas gêmeas separados no nascimento, acabou virando um livro de romance.
O autor poderia ter desenvolvido mais o caso do roubo de bebes, elas mostrando para as famílias e tals
comentários(0)comente



Clara 10/10/2021

W: Valéria e Valentina
Simplesmente incrível e super gostoso de ler!!!! Lerei novamente qualquer dia desses ?
Achei a história muito bem montada, no final é como se fosse uma história dentro de outra, não sei explicar em palavras! (Sabe quando começa um filme e a mãe começa a ler uma história para seus filhos, e o filme passa a tratar-se do assunto do livro e não das pessoas que estão lendo-o?? Cê não deve tá entendendo nada, mas confia, é massa, não é tudo em terceira pessoa não! Cê vai entender quando lê-lo.)
Enfim, todos os personagens são ótimosssss, menos aqueles chatinhos. Que dão uma de valentões?
Ótimo para ler nas férias, em um ou dois dias cê lê!
Está na lista dos meus favoritos, me ensinou muita coisa, amei!!!
(Mas, também não passa disso, sabe? É uma história magnífica, ótima, ótima, ótima, mas é isso? entende? Não é a primeira da lista, mas é muito boa ??)

Até mais, meus caros :) Acreditem no potencial e vocês e confiem em Jesus, vivam dEle, por Ele e para Ele ??
Tchauuuu!
comentários(0)comente



Julli 03/12/2021

Não é ruim, mas tbm n é grande coisa
Foi uma leitura q considerei boa. O livro é curto (apesar d eu demorar por natureza, dá pra ler em 1 dia), tem capítulos curtos e uma escrita dinâmica, sem ficar enchendo mta linguiça com coisas desnecessárias, direto ao ponto. Essas características ajudam a me prender até o fim do livro, então são pontos positivos pra mim.

É uma leitura bem infanto-juvenil, n vou levar isso em consideração na resenha pq o livro smp foi esperado para ser assim, estou apenas pontuando. N é questão d prometer e n cumprir, já ta na sinopse.

A parte ruim é: vc fica o livro todo esperando um BOOM, algum plot twist e... nada demais acontece, nada fora do esperado. Pra mim twists são mto importantes, por isso as 3 estrelas.

Resumindo, é um livro relativamente bom, nada extraordinário, é algo pra dar uma relaxada dps d ler algo pesado talvez? Uma leitura rápida d férias?
comentários(0)comente



Bizzy 01/10/2021

"Idênticas... Como duas gotas d'água"
No começo achei que seria igual aquele filme que as gêmeas se conhecem no acampamento com a Lindsay Lohan, mas é bem mais surpreendente, o jeito que são dois narradores é incrível, a história é super leve mas com uma pegada que te prende desde o início, a história é tão gostosa e tranquila que você perde a noção do tempo, aí você pensa, deve ser super bobinha tbm e aí vemos que não, a história tem tantos acontecimento e tantas coisas que você fica "que?" a todo momento mas não de uma forma chata e pesada, não sei descrever e as coisas que você vai descobrindo durante a história coisas que você nem pensava que nem passava pela sua cabeça aquilo existir, é incrível e tbm o jeito que aborda o luto e a relação familiar, é muito lindo o final você sai com o coração quentinho ??
comentários(0)comente



Pinkiee 09/02/2022

Um ótimo livro "interativo"
Nunca tinha lido um livro em que o protagonista e o narrador discutem sobre os acontecimentos do livro (o que dá uma imersão muito boa), achei muito interessante a linguagem do livro e agradeço por optarem por deixar a história simples.

Final em aberto, mas acho que essa foi a melhor decisão, para não quebrar a magia do livro.
comentários(0)comente



nick 24/04/2022

? O que você faria se encontrasse alguém igual a você? ?
O livro é bom, aborda temas e tem uma escrita diferente da maioria. Porém, senti que foi perdendo o plot e se tornando mais uma história entre o Simón e a Valéria do que explorar realmente a conexão das duas.
comentários(0)comente



Lucielmo.Gomes 25/08/2023

Um livro bem leve e fluído! Interessante conhecer um pouco sobre essa questão do duplo, até então não tinha conhecimento sobre. Ver isso na literatura me fez recordar do quanto os escritores podem brincar com as palavras, frases e escritos. Talvez o desfecho não tenha sido o que eu esperava, mas foi bem realidade... Se é que me entendem.
comentários(0)comente



gabszucolo 30/09/2021

Meu duplo ia ser assim?
Até que o livro é bonitinho. Trata de um assunto legal que é o de ter um duplo de si, me lembrou um pouco o filme Nós.

É um romance bem infantil, achei bobinho. O final meio sei lá. Não sei o que dizer desse livro, viu kkk

Gostosinho de ler, mas nada demais. Botei expectativa a toa.
comentários(0)comente



thainexplicavel 10/03/2022

QUE OBRA
Esse livro é muito criativo, tem a dedicatória mais fofa que eu já li e tem um plot sensacional. O final do livro ainda deixa um tópico aberto e eu não sei se eu amo ou odeio isso.
Amei cada segundo da leitura, é curtinho e rápido ler (demorei pq ressaca me atingiu).
Amei amei amei, nota 1000.
Super recomendo!!!
comentários(0)comente



18/07/2022

Ainda não sei o que é real.
Não consegui identificar se essa história de duplo é real ou se ela era bipolar ou possuía alguma síndrome... Rsrsrs

No entanto, como é um livro infanto-juvenil devemos levar para o lado da ficção.

A história em si é muito fofa e divertida do meio para o final.

Em alguns momentos fiquei com medo da Valentina.

Palavras chaves: duplo. Palhaço. Provas
Trocar. Escola. Burguer. Natalia. Pai. Namorado.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR