City of Lost Souls

City of Lost Souls Cassandra Clare

Resenhas - City of Lost Souls

Lidia.Paina 12/06/2012

"I know I told you once that whether God exists or not, we're on our own. But when I'm with you, I'm not."
Foi uma missão difícil ler esse livro. Eu esperei meses por ele e, quando finalmente pude colocar minhas mãos nele eu meio que surtei.
Então eu li como se o mundo fosse queimar se eu colocasse meus olhos longe dele.
O livro tem um ritmo bastante rápido, muita coisa acontece em poucas páginas e os acontecimentos me deixaram estasiada e chocada.
É tudo muito intenso nele.
Sebastian se uniu á Jace. Tudo que um sente o outro sente, se um se machuca o outro sangra, se um morre o outro morre.

"Kill me little sis, and you will kill Jace too."

Clary está disposta a fazer TUDO para salvar o garoto que ama, mesmo que esse esteja enterrado no fundo do "novo" Jace que é como a cópia mais bronzeada de Sebastian. Subordinado por ele.
Clary então se junta á eles. O único modo de estar perto o suficiente de Jace e descobrir o que Sebastian está armando.
Por mais diferente que Jace esteja em sua personalidade, ele ainda ama Clary; ele ainda segura sua essência e isso foi um ponto muito forte no livro.
Eu estava me sentindo culpada por ter gostado do bromance Jace/Sebastian, mas agora não me sinto; eu meio que tenho uma queda em vilões bonitos. (Não mais do que eu tenho no Jace, é claro)
Simon, Alec, Izzy e Magnus estão fazendo o que está ao alcance deles para encontrar um modo de libertar Jace da influencia de Sebastian, mais precisamente matar Sebastian sem que Jace caia logo em seguida.
Eu tenho que admitir que eles se tornam muito notáveis nisso.

Eu ainda não tenho certeza se City Of Lost Souls ou City Of Glass é meu livro favorito, ambos são ótimos além da compreensão, chega a ser perigoso.
Como TODOS os livro da Cassandra Clare, ainda mais dessa série que se tornou minha séria favorita, esse livro é fan-tás-ti-co.
Sou suspeita pra falar, mas eu tenho certeza que qualquer um que ler pode reconhecer isso. Se houvesse 10 estrelas no rating, eu colocaria 11.
Por fim, enquanto espero por City Of Heavenly Fire, em 2014. Eu vou me contentar com a espera por Clockwork Princess (Para resolver esse mistério que Cassie colocou na minha mente com esse livro). Foi crueldade dela, misturada com uma genialidade fora do comum. Cassandra Clare é um gênio do mal.

Ps. A espera pelo último livro não será tão miserável, depois de tudo o filme Cidade dos Ossos será lançado em agosto de 2013, algo para minha mente se focar.

(Eu realmente não sei como finalizar um resenha, minhas desculpas)

lu! 11/04/2022

puta merda
gostei mt sou apaixonada pelas narracoes da cassandra, descrições dos lugares e sentimentos, como ela consegue expressar tudo direitinho. Que experiência ao mesmo tempo avassaladora, fascinante e viajante!!
Mila Books 11/04/2022minha estante
Concordo

Cami 31/01/2024

Cassandra divaaaa ?
Não me decepciona nuncaaaa. Adorei City of Lost Souls, foi uma leitura bem gostosa e o jeitinho da Cassandra escrever me pega de jeito.

Quase caí na lábia do Sebastian, achando mesmo que ele era um pobre coitado solitário e que merecia um chance (mais trouxa que isso, impossível né gente ???)

E novamente, ainda não consigo suportar a Clary. Não sabia que eu poderia ter tanta raiva de uma protagonista assim ?.

De qualquer forma, estou ansiosa pelo próximo e último livro dessa saga mara ??

ka mcd 06/03/2013

City of Lost Souls (Com Spoilers de CoFA)
Como começar a explicar City of Lost Souls? Talvez com as palavras sombrio, polemico, revelador, agonizante, surpreendente e cheio de uma esperança que todos havíamos perdido ao final de City of Fallen Angels.

CoLS foi quase que completamente diferente de tudo que eu havia imaginado para ele. Ele não foi, nem de longe, tão violento e sombrio quanto seu predecessor. Ele tem, sim, seus momentos de violência e seus propósitos macabros, mas não chegou a me impressionar como CoFA.

City of Lost Souls, para mim, foi um livro de transição para essa segunda trilogia. Assim como Cidade das Cinzas foi para a primeira.

Nós aprendemos mais sobre nosso vilão, descobrimos seus planos e já começamos a nos preparar, juntamente com as personagens, para uma batalha sangrenta como nenhuma outra que já tenha sido vista em ‘Os Instrumentos Mortais’. Por que é exatamente isso que Cassandra promete: um final epicamente destruidor para uma série que merece nada menos do que uma conclusão de tirar o fôlego.

E, bom, imagino que todos devam estar se perguntando: e as personagens? Como elas estão reagindo com os acontecimentos de City of Fallen Angels?

Comecemos então por Clary - uma das mais afetadas. Clary está extremamente vulnerável e abatida com o desaparecimento de Jace e, no começo, mostra muito bem como ficou fragilizada. Mas logo ela bola seus planos imprudentes – mas nem por isso pouco eficientes - para tentar encontrar o garoto que ama. Izzy também mostra seu lado mais sentimental. Expondo como realmente se sente por dentro, sem toda aquela fachada de badass-shadowhunter (mesmo que continue a ser super badass com toda a sua feminilidade). Simon não ficou tão deprimido com o que lhe aconteceu no livro anterior - o que foi uma grande alegria e surpresa para mim – e novamente cresceu no meu conceito com sua maturidade e coragem. Alec e Magnus estão com aqueles problemas que vislumbramos em CoFA, mas alguns de seus momentos juntos não poderiam ser mais fofos, ainda que também estejam envolvidos na procura de Jace.

“Vocês deveriam reconsiderar essa busca por seu amigo. Porque, como é comum de acontecer com as coisas preciosas que perdemos, quando vocês o reencontrarem ele pode não estar exatamente como vocês se lembram dele.”

Ah, sim. Jace. A única coisa que revelarei sobre a situação dele é: vocês vão querer, a cada milissegundo, que ele volte a ser o Jace que todos conhecemos. E além dele temos também, claro, Sebastian. Sebastian. Finalmente entendemos um pouco mais a mente desse personagem que antes aparecera tão pouco e que, agora, é um dos protagonistas que tem muito espaço para narrar com suas próprias palavras. Sebastian é um personagem que traz muita polemica aos livros por conta de sua psicologia distorcida. Mas lhes deixarei descobrirem sozinhos a personalidade do irmão de Clary.

E sobre o plot? Bom, a primeira metade é composta por Clary, Simon, Alec, Izzy, Magnus, Maia e Jordan tentando descobrir modos de encontrar Jace duas semanas depois de seu desaparecimento – semanas nas quais todos esses mesmos personagens passaram por interrogatórios e julgamentos feitos pela Clave. Já a segunda parte? Bom, só digo que é Team Good contra Team Evil.

Como Cidade das Cinzas, City of Lost Souls também não termina com um cliff-hanger, mas te deixa ansioso pelo livro seguinte por tudo o que ele promete que virá a seguir.

ka mcd 13/08/2012minha estante
"Jocelyn - CHATA. GOSTAVA MAIS DELA EM COMA."
Tirou as palavras da minha boca, hahaha.

Lina 04/10/2012minha estante
KKKKKKK, acho que esse é um consenso entre os fãs de TMI: Jocelyn é mala.

Mariae 07/11/2012minha estante
Melhor resenha do mundo!!! Hahahaha chorando de rir.Cara,se eu pudesse das mais de 1 gostei eu dava!!! Realmente o Simon "subiu nas tamancas, chutou o pau da barraca " foi ótimo. Adoro o Magnus também,ele é o glam da série!!

Lina 15/12/2012minha estante
Mariae muito obrigadaaaaaa :D

Dani 08/02/2013minha estante
Nossa..achei que só eu achava a Jocelyn mala pra caramba..tbm preferia ela em coma kkkkkk Ri demais com sua resenha!

Lina 20/03/2013minha estante
Dani, acho que todo mundo odeia a Jocelyn HAUEHUAHEUAHEUA

Bruninha 09/05/2012

Perfeito
Como todos os livros da Cassandra Clare, cheio de surpresas, aventuras e romance.
Só a Cassandra pra conseguir descrever 2 Jace diferentes e um mais perfeito que o outro. Confesso que até estava desejando que o Sebastian ficasse bonzinho mesmo =(
Mal posso esperar o próximo!!!!

Marcela115 09/06/2021

Eu creio não ser possível deixar um dos livros dos Instrumentos Mortais de lado após os 85%. Não consegui com nenhum até agora e City of Lost Souls não foi diferente. Gostei da proposta desde o começo, gostei de ver as diferenças livro x série e até teve uma coisa ou outra que preferi a versão do livro (plot twist :O). Quanto às personagens, seguimos com ótimos desenvolvimentos. Clary bem menos otária, amadurecimento forte de Jace e, como sempre, Sizzy fazendo tudooo. Só Malec que me deixou meio decepcionada, confesso. Mas a personagem de destaque de City of Lost Souls é, sem dúvida, Jonathan. Conhecemos o demônio, sim, com toda sua frieza e crueldade, mas vemos também pequenos resquícios de humanidade. Apesar de ser impossível ver alguma real salvação nele, desperta a curiosidade de entender o que há ali além de sangue demoníaco. Estou ansiosa pelo próximo (e último T.T) livro.
claudia.giulia 09/06/2021minha estante
Decepcionada com Malec?? That's the real plot twist

José Vitor - @paginas_literarias 16/09/2021

Não é novidade para quem me acompanha que eu sou hater de Clary e Jace, mas a Cassandra também não para de me dar motivos para sentir tanta raiva desse casal. A Clary é uma pessoa completamente sem noção e tosca, isso me irrita demais.

Esse livro foi uma leitura desafiadora, digamos. Todo mundo fala que esse é o pior da série, mas até certo ponto a leitura estava bem ok.
Achei ele bem parecido com o 4º livro, Cidade dos Anjos Caídos, por motivos de ser um livro bem parado, com pouco acontecimentos marcantes, mas que mesmo assim o foco principal fica em Clary e Jace, mas com alguma ceninhas em outros casais.

Ele tem seus pontos positivos, como Simon e Izzy. Gostei do desenvolvimento dos personagens apesar de achar eles um pouco enrolados para desenvolver algo a mais logo.
O que me decepcionou foi Malec. O jeito como Alec agia não estava normal, nos outros livros nunca que ele iria ser desse jeito, mas essa mulher faz tudo pelo drama e a gente tem que aceitar.

Em alguns momentos achei a relação da Clary com o irmão bem problemática, não estava gostando do jeito que a autora construiu algumas conversas deles. Mas ficou bem claro que a relação deles deu uma mudada do começo do livro até o final.

Na terceira parte as coisas começam a ficar melhores na história. Gostei da batalha, apesar de curta, achei que foi ótimo finalmente mostrarem o começo do graaaaaande plano.
O que acabou acontecendo com o Jace foi interessante, mas acho que isso só vai deixar a Clary mais chata.

Felizmente, dizem que o último livro supera todos esses problemas que tem até chegar nele. Bom, estou contando com isso, pois aqui teve muuuuuita ponta solta que quero ver acontecer no desfecho da série.
Mary.Balance 09/12/2021minha estante
A Cassandra desenvolveu mal Clary e Jace. Aiai invés da melhorar o desenvolvimento deles não, ela só piora. Não entendo

luh lantsov 26/01/2021

gostei
achei uma leitura legal e gostosa, eu amo o mundo criado pela cassandra, recomendo!

liv 12/11/2021

melhor final
apesar de muita coisa ter ido por água abaixo, eu amei. amei essa era nova, amei tudo e principalmente muita parte do amadurecimento. a izzy sendo toda ? foi a melhor parte. como tem bastante ação, obviamente iria amar. teve umas partes q só respirando fundo pq senão eu tava na cara do personagem de tão [*****] porém karma tá aí pra isso eu espero

anna guinzani 09/04/2020

muito bom
e como sempre, a escrita da Cassandra me prendeu completamente. Não conseguia largar o livro ?

Lauraa Machado 05/07/2018

Bem melhor que os anteriores
Na minha opinião, esse foi o melhor livro da série até agora. Talvez por causa disso, ou porque a história não se altera muito entre livros, minha resenha será pequena. Eu não gostei muito dos dois primeiros livros, eles chegaram a me desanimar quase completamente para o resto da série, mas o terceiro foi okay, o quarto um pouco inútil mas rápido e esse quinto foi realmente bom. Ele, pela primeira vez desde que comecei a ler Cidade dos Ossos, me fez sentir um certo apego à história.

Eu realmente adoro a escrita da Cassandra Clare. Ela é incrível, de verdade, escreve extremamente bem. Adoro o jeito que explica as cenas, como muda o ponto de vista dos personagens. Meu problema com os livros anteriores era só com a história, com o quanto a Clary era inútil e muitos outros detalhes problemáticos aqui e ali. Além disso, apesar do mundo rico que ela criou, muito dele foi tão inspirado no Harry Potter, que os três primeiros livros deixaram de me impressionar.

Mas, nesse quinto livro, ela consegue se livrar da maioria dos defeitos dos anteriores. A Clary cresce muito nele, o relacionamento dela com o Jace também, o que fazia tempo demais que precisava acontecer, e eu finalmente posso dizer que gosto dos dois como um casal sim e que, apesar do começo ter sido incerto, agora estou convencida do amor deles. Sempre gostei do Jace, sempre, mesmo quando ele se fazia de coitado e mártir, mas agora também gosto da Clary. Só gosto, o que é bem melhor do que meu desprezo de antes.

Meu favorito continua imbatível. Simon Lewis é de longe a melhor coisa que já aconteceu com essa história e a verdadeira razão de eu não ter desistido da série depois do segundo livro. Ele merecia muito mais destaque, mas fico feliz já por ter mais nessa segunda parte da série. Aliás, suas cenas com a Izzy nesse livro foram minhas favoritas!

Outra favorita foi uma cena da Clary com o Jace, o que me surpreendeu! Foi bem perto do final, e eu adorei a resolução de tudo, apesar de não ter sido muito resolução e só uma ponte para o próximo livro, que vou começar a ler em seguida.

O Magnus Bane, infelizmente, não teve em nenhum momento até aqui toda a atenção que merece. Se foi uma sacada da autora para me fazer comprar o livro dele, ela acertou. Não vou aguentar saber tão pouco sobre ele. Me recuso. Quero mais Magnus. A história dele com o Alec teve afinal um pouco mais de destaque também, mas eu queria que tivesse tido lá no primeiro livro, quando teria sido mais emocionante. Não posso dizer que me importo muito com o que vai acontecer entre eles. Estou bem mais interessada em descobrir certos segredos do Magnus!

De resto, o livro é muito bom, tem pontos de vista de vários personagens e o desenvolvimento é bem bacana, apesar da autora continuar tratando os personagens adultos como inúteis e atrasados o tempo todo. É sintoma de livro YA, mas é desnecessário também.

Esse livro, além de ser o melhor da série até agora, conseguiu logo no começo me animar para o próximo e até arriscar assistir de novo a série de TV (cuja primeira temporada eu já tinha visto e achado absolutamente péssima!). Isso é realmente impressionante, ainda mais vindo de um livro da série Instrumentos Mortais!