1692 Rick Bzr

Resenhas - 1692

luisinhams 02/07/2021

Só leiam!!
Eu tinha pegado esse ebook pq tava de graça e eu amei muito a capa, mas depois que li a sinopse fiquei mais interessada ainda nele. É super curtinho, com 22 páginas só e abo retrata acusações de feitiçaria/bruxaria no Brasil e como lidam com isso. Além de falar sobre prostituição também. O que mais me chocou foi o fato de ser inspirado em fatos reais, como nunca tive contato com essa temática antes fiquei bem indignada. É super rapidinho então acho muito válido todo mundo ler, até pq é um tema importante e não muito discutido/abordado atualmente.

Tiago Mendes 26/06/2021

1692
A caça às bruxas foi um movimento de perseguição religiosa e social iniciado no século XV, que consistia em acusar pessoas que eram supostamente envolvidas com bruxaria e feitiçaria, que acabavam sempre das formas mais brutais possíveis. Esse movimento aconteceu em vários países europeus ao longo da história. Mas, você sabia que isso também ocorreu no Brasil?

O conto “1692”, de Rick Bzr, baseado em fatos reais, relata a história de Mima Renard, que, após deixar a França e vir morar no Brasil, começa a ser acusada de bruxaria. Recomendo muito que leiam, é bem curtinho, mas, ainda assim, traz uma perspectiva muito vasta acerca das terríveis atrocidades que aconteciam com as mulheres que, naquela época, eram consideradas bruxas. Só achei que o autor poderia ter incluído um texto introdutório sobre o contexto histórico da época, para dar mais profundidade. Apesar disso, eu adorei o conto. Mas, é uma leitura muito pesada, então tenham cuidado.

Gatilhos do livro: abuso sexual e violência.

Nota: 4.5 estrelas
Gênero: não-ficção

Quotes:

“As sombras distorcidas que se formavam nas paredes do quarto onde era mantida a mostrava como as pessoas tão cruéis poderiam se disfarçar debaixo de máscaras com rostos amigáveis. De uma hora para outra, as aparências mudavam e os reais interesses eram emergidos do mar de mentiras e invejas.”

"Pelas frestas da janela, via seus antigos amigos segurando pedras e tochas, prontos para a fazerem pagar por pecados que não se lembrava de ter cometido."

Sara277 08/08/2021

1692
Essa é certamente uma nova descoberta para mim. Nunca tinha ouvido falar sobre bruxaria na história do Brasil e, muito menos ainda, baseada em uma história real. Recomendo a leitura.

Hellen 09/07/2021

Uau
Li durante o esquenta da MLI e quis chorar, é triste pensar que isso acontecia (acontece até hoje mas de outros jeitos). É muito rápido, pesado, mas necessário.

Ju 23/06/2021

Mima
Não gostei muito bem da evolução da história... uma hora tava no desenrolar, uma hora tava no final, uma hora tava no início e mudava muito rápido, fiquei meio confusa. Mas no final do conto teve uma reviravolta muito instigante e achei bem bom pra um conto.

caiozitosz 29/09/2021

Muito bem construído
Essa história brinca com passado e presente de uma maneira mágica. Me surpreendi em como foi tudo muito bem desenrolado. Vale muito a pena ler, é bem rapidinho. Gostei muito da história, achei incrível pra 21 páginas. Merece 5 estrelas!

Vale ressaltar que o livro é baseado em fatos reais, o que torna tudo mais interessante e triste. Não quero que minha resenha passe a ideia de que estou analisando um livro de fantasia, mas eu não tinha conhecimento algum sobre o caso, então foi tudo novo para mim.

D.J. Alves 20/07/2021

Li em 1 dia. É um conto, com apenas 21 páginas mas confesso que são de tirar o fôlego. Aprecio muito a originalidade das obras e principalmente quando elas são escritas por brasileiros, me anima ver que no Brasil também há ficção fantástica, história, científica, livros de terror e Thrillers.

O autor trabalha a história muito bem e te prende até o final em suas 21 páginas, confesso que quando acaba você pensa em querer saber mais, alguma coisa. Mas realmente é desse jeito que termina. Nota 4.9 de 5.

Trechos chamativas no livro:

1. Pessoas tão cruéis poderiam se disfarçar debaixo de máscaras com rostos amigáveis.

EliPCS 11/08/2021

peguei esse livro só porque estava em promoção e tinha gostado da capa mas gostei, o que mais me surpreendeu foi que ele foi baseado em fatos reais

Rai 30/09/2022

mostra a real situação das mulheres naquela época, em como eram tratadas como uma máquina de sexo e somente isso. com esse conto a gente consegue perceber tudo isso.

Jordaann 14/06/2023

Fiquei curiosa com a sinopse e em conhecer melhor essa mulher que, dentre tantas, também foi julgada de forma preconceituosa por ser uma ?bruxa?.

No entanto, esperava mais do recebi ou realmente não tinha muito o que dizer. A história é literalmente o que os relatos dizem e nem o acréscimo de algumas passagens me emocionou ou prendeu na breve leitura.

mcaf2003 04/08/2021

Mima
É triste pensar que essa foi a realidade de muitas pessoas...
O livro é muito necessário, nunca tinha lido nada sobre isso e como me envolvi com a personagem. É extremamente envolvente e pesado, foi uma experiência muito boa/angustiante ler e conhecer essa história.
ALERTA: Possui alguns gatilhos!!!!!!!!!!

laisnows 25/09/2021

uau
peguei o ebook pq estava de graça mas não imaginava a mistura de sentimentos que eu teria ao ler, o que mais me deixou assustada é que foi real e situações como essa aconteceu não só com a Mima mas com muitas outras mulheres que poderiam ser exemplos da medicina, recomendo demais

Fê Aljarilla 12/03/2024

Homens sempre achando que são deuses
Como pode algo baseado num acontecimento tão absurdo e antigo, ser totalmente possível de acontecer (e muito) hoje em dia??