Cidade das Almas Perdidas

Cassandra Clare

Resenhas - A Cidade das Almas Perdidas

Triz 31/05/2021

Final de tirar o folego
Como sempre Cassie nós surpreendendo, não imaginava nem metade do que aconteceu, e esse epílogo nossaaaaaaaaaa, estou surtando até agora

Bia 09/02/2022

Um pouco decepcionante...
Tal como diz o título, fiquei um pouco decepcionada com este volume.

Primeiro devido ao anterior ter sido um dos melhores e segundo porque este livro começou logo com muita ação então fiquei logo com muitas expectativas mas depois o livro foi muito demorado e parecia que não saía do mesmo...

Contudo, o final foi ótimo e teve algumas boas reviravoltas.

E também tive muitas saudades do Simon com mais protagonismo?

Cris 19/08/2017

Pelo Anjo, que livro bom!!!
Em 'Cidade das Almas Perdidas' Cassandra Clare tira o foco do casal principal, Jace e Clary, e dá atenção para outros apaixonantes casais e vários acontecimentos, claro que o enlace dos protagonistas é a cereja do bolo na saga, mas, devo dizer que esse manejo contribuiu e muito para uma leitura proveitosa e inovadora.

A história se dá com Jace e Sebastian desaparecidos e uma Clave desesperada por resoluções rápidas e, embora Jace seja sim um Caçador de Sombras importante para todos, a busca pelo jovem entra em segundo plano com Sebastian solto por aí só maquinando um iminente ataque contra todos. E não podendo esperar sentada, Clary chama Alec, Magnus, Isabelle e Simon para ajudar a encontrar seu namorado e irmão, no entanto, tudo que eles não imaginavam era descobrir que Lilith, um poderoso demônio, havia lançado sobre os dois um feitiço que os unia drasticamente. Eles não mais podiam matar Sebastian sem ferir Jace. Com isso, o jeito é usar de artifícios que não envolvem a Clave, afinal, se Sebastian for capturado e morto, Jace, naturalmente terá o mesmo fim.

"... Muito bem, Caçadores de Sombras. E um aviso, apesar de nada terem feito para merecê-lo. Seria bom considerarem a validade desta busca por seu amigo. Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo."

O que dizer de Cassandra Clare? Bem, essa autora simplesmente roubou meu coração de um jeito avassalador. Hoje, com a reta final de Os Instrumentos Mortais e Peças Infernais, só posso dizer que terminaria muitíssimo bem este ano de 2017, afinal, desde fevereiro venho lendo seus livros e me apaixonando cada vez mais. É nítido a melhora e habilidade em narrar uma história e propor ao leitor momentos fantásticos e ao mesmo tempo realísticos. Novamente houve aquela dosagem de ingredientes fundamentais que compõem um bom livro de fantasia. Há muito mistério, drama, romance, reviravoltas e um final que, praticamente, obriga o leitor a ler o próximo exemplar que no caso é o último livro da saga, 'Cidade do Fogo Celestial'.

Como mencionado lá em cima, o que mais me chamou a atenção durante a leitura foi a interação de todos os envolvidos, aqueles que eram simples coadjuvantes passaram a ser co-protagonistas de suas próprias histórias. Vamos conhecer mais a fundo os dramas do casal Alec e Magnus; vamos ter bastante de Maia e Jordan; e Izzy e o Diurno mais amado do mundo, Simon ... me diz aí, qual fã da saga não torce pelos dois rs? Além de ficarmos por dentro de cada passo dos seres do submundo, conseguimos perceber o amadurecimento de todos, aos poucos, cada um desponta e se mostra essencial para o enredo como um todo. Ainda com foco na elaboração dos personagens, não poderia encerrar esta resenha e não mencionar a desenvoltura de Cassandra ao demonstrar a confusão de sentimentos de Jace, sentimos que existe algo muito ruim dominando o personagem e, embora haja sim uma certa desconfiança e medo, não conseguimos deixar de sofrer junto com Clary e seus amigos.
Ah, e o que falar do vilão da vez? Valentim foi muito temido por todos, mas "Sebastian Verlac" a meu ver é muito mais estratégico, visionário e por que não maligno. E Lilith? Que feitiço de ligação foi esse? Bem, não falarei mais nada sobre isso rs!

Quanto à narrativa nem preciso mencionar nada, não é mesmo? Mesmo em terceira pessoa a autora dá um banho de competência e fluidez. A leitura é sim de fácil entendimento, mas acho melhor não alimentar aquela ansiedade por terminar logo. Lembre-se, o que é bom dura pouco, portanto, atrase o definitivo desfecho o máximo que puder... não estou levando com afinco meu conselho, sendo assim, logo logo serei a mais nova órfã da tia Cassie.
Se recomendo? Pelo Anjo Raziel, leia logo!
Gabyyy_bezerra 19/08/2017minha estante
Minha próxima leitura

Cris 19/08/2017minha estante
Vai amar rs... mas isso é certo, né?

Rah 12/08/2021

Por que o céu não se importa?
Em muitas maneiras, livros que envolvem crença podem ferir algumas ideologias. Por mais que a leitura seja fantasiosa e sempre remeta a um universo criado, existe a interação com anjos e demônios, e os primeiros não se importam com nada.
Bem, os anjos deram seu sangue para criar os caçadores, e agora, não se importam, não fazem qualquer intervenção? nada, simplesmente um espécie toda criada por eles para proteger um mundo por eles, e os anjos estão pouco se importando. Acho estranho pois não condiz com o motivo que eles os criaram, e vai de frente com a fé. Pois anjos eram para guardar e cuidar.
Por outro lado, como qualquer vilão, os demônios se apresentam sarcásticos e irônicos, a dupla perfeita para todo mundo gostar. Estão presentes e disposto a barganhar ajudas, o que só faz estragar mais tudo.
Então, se os anjos criaram os caçadores para expulsar os demônios, porque não os dão um mínimo de suporte quando necessário? Sendo que quando precisam, porque ta tudo perdido, só podem chamar os demônios, porque em contrário os anjos podem mata-los.
Enfim, acho confusão de personalidades.

Sobre o livro, adorei a dinâmica entre os 3 do time do mal, ver exatamente as nuances do Sebastian, um menino que busca, em muito, atenção e pessoas ao seu lado, mostra o quanto somos necessitados dos outros.
Talvez seja o exemplo claro do fruto do meio, porque tudo que aprendeu foi de um cara louco e, apesar de quererem culpar o sangue, não acho plausível, afinal o Magnus também é filho de um demônio.

Joaanaa 12/02/2023

Antes de mais,
Podia ter gostado muito mais deste livro se não fosse uma coisa em particular: a tradução! Sobretudo a falta de cuidado que houve em muitas cenas onde simplesmente trocavam o nome de personagens por outras (onde nem sequer tinham sido mencionados naquela cenas e coisas do género).

Tirando isso, posso dizer com toda a certeza que gostei muito mais do desenrolar deste livro do que do anterior.
Consegui entender as motivações e a loucura do Sebastian (ew) e o plano dele.
Já para não falar que adorei o Simon e a Izzy! Que fofos!!!
Fiquei curiosa e quero avançar para o próximo livro para saber como tudo realmente acaba.

Déia 10/02/2021

Recomendo
Infelizmente não sou muito chegada na protagonista, acho que ela traz mais problemas que solução, mas junto dos outros personagens a história acaba ficando fantástica.

Jane.FAlix 22/02/2021

Cidade das almas perdidas
Quinto livros dos instrumentos mortais
E como sempre Cassandra fazendo o leitor sofrer.
Partindo para o livro 6 pra ver se finalmente ela deixa Jace e Clare ficarem juntos.

Naira.Cirino 26/05/2022

Tô dividida
...entre amar e odiar esse livro. Entregou TUDO nos últimos 10%. Tudo, tudo, absolutamente TUDO. Mas é um livro de 600 páginas gente. Ele é muito muito arrastado, a primeira metade quase toda poderia ser cortada, eu NÃO SUPORTO essa historinha de background da Maia, é 100% insossa e desnecessária e definitivamente [ATENÇÃO AO SPOILER]

o livro sofreu bem com a ausência do verdadeiro Jace. Faltou demais.