Recife

Recife Patricia Madeira

Resenhas - Prisioneira do Tempo: Recife

Carina172 30/06/2023

Gostei bastante
Gostei bastante do livro e de saber mais da historia brasileira, com personagens e personalidades reais, muito bom, foi um ótimo achado esse livro. Só fiquei triste pela Manuela não ter contado toda a verdade pro Francisco, esse disse-nao-disse traz muitas complicações que poderiam ser evitadas. Mas enfim, livro muito bom, ja irei iniciar o próximo.

Pri | @tolendocomapri 11/04/2022

Muito bom!
Gente, que livro! Para começar, a ambientação tem um contexto histórico incrível da história do nosso país: a época em que a coroa portuguesa havia se refugiado no Brasil para fugir de Napoleão, e como a presença da realeza afetava a vida dos mais pobres, que sofriam com os altos impostos que a coroa cobrava, situação que resultou na Revolução Pernambucana.

E sobre a Manuela: que mocinha incrível! Uma mulher altamente corajosa, que se indignava com o r4cism0 e as injustiças da época, e enfrentava o perigo que fosse para ajudar os escravos. Mesmo passando por situações horríveis e perigosas, ela não baixava a cabeça e seguia seu coração.

O romance entre ela e Francisco é bem intenso, e ele também é um mocinho admirável. Corajoso e justo, se envolveu na revolução para buscar igualdade para o povo, mesmo que aquilo pudesse lhe custar a vida.

Personagens fictícios se misturam a personagens históricos reais, e a cada avançar das páginas ficamos querendo mais, para saber onde tudo isso vai dar. Na parte histórica, é notável a pesquisa da autora, e eu adorei, pois relembrei detalhes da nossa história que já havia esquecido.

O livro termina deixando um gancho para o segundo, e eu fiquei d e s e s p e r a d a pela continuação! O livro é um calhamaço, mas com certeza vale a pena cada página lida. Para quem gosta de leituras do gênero, fica aqui essa preciosa indicação!

Malu | @dicas_de_malu 02/03/2022

Uma ótima combinação de romance histórico e viagem no tempo.
Essa leitura foi uma verdadeira aula de História. Por meio da viagem no tempo que a protagonista faz, a autora apresenta ao leitor um retrato do Brasil no início do século XIX, período em que ainda era colônia de Portugal e a corte tinha chegado há pouco tempo. Ela traz várias informações sobre a época, incluindo personalidades importantes, acontecimentos, grandes batalhas e revoltas, e combina realidade com ficção. E, combinado a isso, ela traz um romance intenso e bem construído, que conquista a torcida do leitor. Então, quem gosta de tramas com viagens no tempo, romance e muitas informações históricas, tenho certeza que irá se envolver com a jornada da Manuela e amar descobrir mais sobre o período retratado.

HannaBooks 01/03/2022

Que leitura intensa!
"? Há mulheres que extravasam na compra de roupas, tu adquires livros de mais ? provocou ele."

Imagina só acordar em pleno século XIX ? É o que acontece com Manuela, nossa protagonista. Manuela mora em Portugal e é casada com Henrique. Eles estão vivendo um bom momento, com uma casa nova e planos de aumentar a família. As coisas mudam drasticamente quando Manuela recebe uma ligação sobre a morte de sua mãe, ela fica atordoada e pede ao seu marido que a deixe sozinha alguns momentos enquanto vai buscar o carro. O que Manuela jamais poderia sequer imaginar é que viajaria no tempo.

"Sentia-me perdida no tempo e no espaço, rodopiando a uma velocidade absurda em torno de mim mesma, visualizando fragmentos de recordações de forma lépida e em simultâneo ouvia um barulho intenso, similar ao de um rádio antigo a ser sintonizado."

Manuela acorda no Brasil, em Recife, no ano de 1813, no ápice da escravidão. Ela conhece Teodora, que a abriga e se torna uma amiga. Sendo uma mulher do século XXI, Manuela não consegue aceitar as coisas que vê. As diferenças culturais são gigantescas, além de mostrar muito bem como foi a escravidão no Brasil no período, a autora também explana sobre a miséria, abandono infantil e como as mulheres não possuíam direitos.

" ? Mas o que vem a ser isto? Que pensa que está a fazer?! O lugar de uma
mulher é em casa! ? gritou-me o agressor, irritado."

Entre tudo isso, através de Teodora, Manuela se depara com Francisco, que apesar de ser um homem que pertence ao período, possui ideais parecidos com os dela. Francisco também possui um semelhança inacreditável com um ex namorado de Manuela. Mesmo pensando em seu marido( que está em outro período), Manuela não conegue esquecer Francisco e eles vivem um romance avassalador. E juntos, eles mudam a história.

"O olhar dele sobre o meu era
desconcertante. E também eu não consegui desviar o olhar dele"

Recebi o exemplar da autora com uma decatória linda e gostaria de agradecer imensamente pelo carinho da Patrícia. Infelizmente esse livro não foi publicado no Brasil , então está em "Português-Portugal", mas isso não me impediu de conseguir ler tranquilamente e quando havia aqui e ali alguma palavra que eu não sabia, corria para o Google e deu tudo certo!

Estou maravilhada com a pesquisa que a autora fez, mostrando como o Brasil funcionava no período,a população vivendo miseravelmente por causa dos imposto exorbitantes cobrados pela coroa. Me senti dentro da história, consegui sentir as emoções de Manuela e devorei o livro em poucos dias. Manuela é uma mulher extraordinária, corajosa e defendia os injustiaçados e não aceitava o rac15mo e a violência tão enraizada na cultura do país. Ela sempre escutou seu coração e não abaixava sua cabeça, enfrentava o que poderia vir, de queixo erguido.

Francisco é o tipo de personagem que nos deixa suspirando, destemido e corajoso, também não aceita as atrocidades que acontecem. O casal possui uma química inegável e acompanhar a trajetória deles foi sensacional. Bom, o final ... minha nossa senhora das leitoras desesperdas! O que foi aquilo? Simplesmente sensaconal, mas me deixou aqui roendo as unhas de curiosidade sobre o que pode vir a seguir! Se você, assim como eu, também adora romances históricos e sim, com aquela pegada supreendente de Outlander, vai se a apaixonar perdidamente por esse livro!

Bandeira5 24/01/2022

LEIAM, por favoooor!
"Prisioneira do tempo", da autora Patricia Madeira, foi um livro que superou todas as minhas expectativas. Eu não estava esperando gostar tanto desse livro, e agora eu estou como? Precisando para ontem do segundo livro dessa maravilhosa autora.

Mas vamos deixar de blá, blá e falar o que interessa para vocês, meus queridos leitores.

Aqui iremos conhecer a jovem Manoela, ela é uma mulher bela, corajosa, determinada, charmosa, vive muito bem na Lisboa do século XXI e é casada com o Henrique. Nossa mocinha acaba de receber a notícia que a sua mãe faleceu, Manuela desmaia e acorda em 1813, na cidade de Pernambuco, no Nordeste.

O Brasil de 1813, é um território sob domínio português, onde na sombra, cresce a Revolução Pernambucana, o primeiro movimento a ultrapassar a fase conspiratória. Um passo inspirador para a independência do Brasil, da coroa portuguesa, que anos antes fugira de Lisboa para o Rio de Janeiro.

Enquanto Manuela tenta se adaptar com a sua nova realidade de adversidades e preconceitos, o inesperado acontece, nossa mocinha se apaixona perdidamente por um militar. O novo casal que será apresentado possuem uma química intensa e inexplicável.

O militar que irá bater mais forte o coração de Manuela, se chama Francisco de Melo, ele é um homem forte, gentil, charmoso e apaixonante. Um verdadeiro sonho!

Será que Manuela tentará voltar para o século XXI e para o seu marido, Henrique? Ou será que ela esquecerá de tudo e viverá com o seu novo amor em 1853? O que vocês acham que irá acontecer com Manuela?

"Prisioneira do tempo", da autora Patricia Madeira foi uma agradável surpresa para mim. Comecei essa leitura no final do ano de 2021, e vocês acreditam que li o livro todo em apenas cinco dias? Pois é, e não me arrependo de nenhuma forma!

Preciso confessar para vocês que o livro me assustou um pouco, porque ele é um calhamaço de respeito com suas 864 páginas, mas a leitura foi tão rápida, fluída e envolvente que eu nem percebi a hora se passando e o virar de páginas. Como vocês podem imaginar, amei demais a leitura e virei super fã dessa maravilhosa autora.

O final desse livro me deixou em total em choque, órfã e querendo para ontem a sua continuação.

Realmente "Prisioneira do tempo" me surpreendeu positivamente, e eu preciso indicar para todos os amantes de um bom romance histórico. Se você, querido leitor, ama e é fã de Outlander, "Prisioneira do tempo" é uma ótima pedida.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/

Michelle Trevisani 01/01/2022

Uma história repleta de boas refências
O que você faria se de repente acordasse em outra época? Num passado muito distante, longe de sua casa, em um país desconhecido? Acharia que estava maluca, ou simplesmente encararia a mudança? Manuela, uma mulher Portuguesa, de repente é transportada no tempo e acaba em Recife, no ano de 1813. 200 anos atrás do seu tempo. Onde o império ainda existia. E os escravos também. Manuela era casada e deixa em seu tempo um marido perdido, que não sabe onde a esposa foi parar.

Para fãs de Outlander, "Prisioneira do Tempo" é um prato cheio. E me senti ainda mais conectada com a história por ela acontecer toda no Brasil. O livro físico ainda não foi lançado aqui , mas você pode encontrar a versão em e-book na Amazon. Como a autora é portuguesa, a narrativa acontece no Português de Portugal. Eu achei que talvez tivesse dificuldade com a leitura, mas pelo contrário, ela flui super bem.

Me vi de repente imersa em um romance histórico, cheio de referências ao império, ao período escravocrata, a roda dos expostos, a cultura brasileira e uma mulher forte e a frente do seu tempo, disposta a mudar a vida dos menos favorecidos. Manuela é uma personagem extraordinária, que vai nos conduzir pela mão por sua aventura.

Como não se sentir deslocada fora de seu tempo? Como enfrentar tanta injustiça sem alterar o passado e terminar presa? Como não se apaixonar por Francisco, um homem cheio de doçura nas palavras e muito determinado a fazer Manuela sua mulher? Será que ela será capaz de deixar o coração também navegar por esse mar tumultuado que se tornou sua vida da noite para o dia?

Um livro apaixonante, repleto de boa história. Um livro que me fez ficar emocionada em diversos trechos, que me proporcionou conhecer fatos históricos como nenhum outro livro de história brasileira fez. A pesquisa de Patrícia para escrever esse livro foi minuciosa, nos presenteando com esse calhamaço difícil de largar.

Manuela e Francisco foram personagens que vão me marcar para sempre. Aguardo ansiosa a leitura do próximo livro da série e convido vocês também a conhecê-lo.

site: https://www.instagram.com/p/CYCncG-PklU/

Karlla.Daltro 26/12/2021

Superou totalmente as minhas expectativas!!!
Prisioneira do Tempo - Recife - Livro 1 é o primeiro livro da trilogia da autora Patrícia Madeira.

O livro contém tudo o que eu adoro: romance, fatos históricos, aventura, encontros, desencontros, amizade, paixão, conteúdo e é óbvio, aquela pitada de viagem no tempo, onde podemos nos deslocar juntamente com a personagem para o um Brasil de antigamente.

Manuela que vivia em Portugal, sofre uma perda extrema no ano de 2018. Sem saber como e nem o porquê, acorda no ano de 1813, mais precisamente em Recife, Pernambuco no Brasil, deixando seu esposo Henrique para trás.

Ela se depara em outro século e em outra realidade. Logo de início, conhece Teodora que se torna sua amiga e a ajuda percebendo o quão desorientada ela estava e a vestindo adequadamente. Quando ela conhece Francisco ela sente como se conhecessem há tempos e se apaixonam perdidamente. Com personagens singulares, tanto fictícios quanto históricos, a autora tem uma narrativa envolvente que flui muito, quando vemos estamos a devorar o livro.

Não tem como não se compadecer, com os acontecimentos daquela época, tais como a escravatura, as crianças no orfanato, a orientação sexual vista como tabu e a maneira que Manuela lidava com tudo aquilo. Ela não poupava esforços para ajudar, independente de quem seja.

É gostoso ver que os personagens apesar de época diferente, tinham ideias revolucionárias e a frente do seu tempo, colocando assim esperanças nas condutas das pessoas. Francisco, Joaquim, Duarte, José, Teodora, Domingos, Padre Francisco Ribeiro, personagens que me marcaram muito. Sinto até que os conhecia!

O fato de ter informações verídicas na história é sensacional! Adorei conhecer mais a fundo a Revolução Pernambucana através dos personagens. Os dialetos e as expressões usadas antigamente (que perpetuam até hoje) são explicadas de forma natural pelos personagens o que deixa a leitura mais rica. A coroa portuguesa por si só foi a cereja do bolo onde cada situação remetia a um acontecimento vivido.

Nos capítulos finais tem uma reviravolta que me deixou impactada e cheia das teorias! A história vai tomar um rumo realmente interessante e não posso deixar aqui a minha recomendação de leitura. ❤

site: https://www.instagram.com/projetolerautoras/