Reino transcendente

Reino transcendente Yaa Gyasi
Yaa Gyasi

Resenhas - Reino Transcendente

fev 14/11/2021

Sobre o processo de lidar com a vida
#BingoLitNegra #LeiaNegros #LeiaMulheres

Esse é o segundo livro da Yaa Gyasi. Infelizmente não chega nem aos pés do primeiro, O caminho de casa, mas ainda assim é bem escrito.

Gyasi se propõe discutir a relação da religião e da ciência na vida protagonista. Assim como a dependência de drogas e a depressão. Vamos lendo ao longo do livro como essas coisas afetam a sua vida.

Acho que o que não funcionou para esse livro foi as idas e vindas das lembranças. E uma profundidade que não me pareceu significativa. Fiquei com a sensação que estava um pouco desorganizado e espaçado demais. Eu queria ter gostado mais.

Ainda assim é uma boa leitura e bem escrito. Yaa não me perdeu com esse livro.

Dani @oslivrosdadani 22/02/2022

Incrível
Gifty é uma jovem ganense-americana estudante dourando em neurociência em Stanford. Sua pesquisa lida com depressão e vício, duas coisas que ela conhece muito bem. Seu irmão mais velho, um talentoso jogador de basquete, morreu de overdose depois de se viciar em Oxicodona um fármaco opioide analgésico potente, após uma lesão. Motivo pelo qual sua mãe caiu em uma depressão debilitante que a assombrará por décadas.

Gifty está determinada a descobrir a base científica para o sofrimento que vê ao seu redor. Mas mesmo quando ela se volta para as ciências exatas para desvendar o mistério da perda de sua família, ela se vê faminta por sua fé de infância, cuja promessa de salvação permanece tão tentadora quanto ilusória.

Em uma prosa eloquente e precisa, Gyasi nos apresenta um retrato comovente de uma família ganense, que embarca em busca do sonho americano, mas acaba devastada pela depressão, vício e tristeza. O livro questiona corajosamente a fé, a religião, a saúde mental, o luto, o racismo, além de abordar outros pontos como: identidade, solidão e a culpa.

Foi puro, comovente, intenso e honesto. A escrita suga você imediatamente de uma forma tão vívida e crua. Os personagens foram tão bem trabalhados, que não poderiam ser mais autênticos. Eles realmente pareciam reais, falhos, genuínos e humanos, capazes de convencer o leitor a embarcar junto deles em uma história dolorosa e única.

A angústia e o sofrimento que Gifty e sua família sentem, saltam das páginas. Eu senti isso no meu âmago, o que tornou essa leitura ainda mais significativa e que me manteve ávida do início ao fim. Além de tudo, senti uma conexão pessoal com essa história, uma conexão profunda que eu não esperava.

Reino Transcendente é um romance de profunda reflexão científica e espiritual, requintadamente escrito e emocionalmente abrasador.
Yaa Gyasi encontrou sua voz e comandou todo o trabalho perfeitamente. O ritmo é excelente e a estrutura brilhante, com passado e presente perfeitamente entrelaçados.

Em suma, este livro era tudo o que eu nem sabia que precisava.

Recomendo muito!!!

Grace @arteaoseuredor 20/07/2021

?Reino Transcedente, de Yaa Gyasi.
?Yaa Gyasi, nasceu em Gana, mas mudou-se aos 2 anos de idade para os Estados Unidos, sendo criada em estados sulistas como o Alabama e o Tennessee. ?O caminho de casa?, seu romance de estreia, garantiu a ela um lugar na lista anual dos cinco autores com menos de 35 anos do National Book Foundation e ganhou o prêmio PEN/ Hemingway 2017 na categoria melhor livro de estreia, agora chegou ao Brasil seu novo romance ?Reino Transcedente?.
?Adorei o livro, mexeu comigo.
Conhecemos a história de Gifty, hoje uma neurocirurgiã, conforme vamos conhecendo-a, ela nos conta o passado. Sua mãe e seu irmão, vieram de Gana para os EUA, logo depois seu pai, e Gifty, já nasceu na América. Moram no Alabama. Gifty perde o irmão para uma overdose, enquanto a mãe entra em depressão. Seu pai faz o caminho inverso e volta para Gana. Ela se torna uma cientista, e está fazendo seu doutorado para descobrir como curar o vício. No livro a autora trata de assuntos bem delicados, imigração, racismo, depressão, dependência química, e também religião. Gifty é criada em uma Igreja Evangélica, e fica sempre dividida entre Deus e a ciência, ela chega a escrever um diário para conversar com Deus, enfim, todas as questões levantadas pelo livro são interessantes, gostei da forma que a autora as colocou. Recomendo muito.
... 21/07/2021minha estante
Me tira uma dúvida, a sinopse nós aguça com um caminho tortuoso da protagonista, mas logo, já entrega um final, feliz? Ainda q vago. Isso n frusta, n foi um spoiler?

Grace @arteaoseuredor 21/07/2021minha estante
Oi. Eu dei sorte de não ter lido a sinopse, já me frustei algumas vezes agora eu procuro ler sobre o autor quando procuro livros, agora que você comentou fui ler, realmente entrega tudo, o assunto é interessante e vale a pena ler, mas frusta um pouco com certeza. Quando escrevo os meus textos deixo os desfechos em aberto, ou pelo menos acho que deixo. Rsrs

... 21/07/2021minha estante
Vc tem razão, é justamente o q uma amiga me sugeriu: abster-se de sinopses e trailers. Se não, da nisso haha.
Mas obg Grace.

Camilla11 05/04/2022

Lindo
Esse livro me apresentou a um universo completamente novo e interessante da neurociência. Me deixou curiosa sobre o universo do ?sistema de recompensas? e a relação entre dependência química e depressão. Considero que pude aprender bastante com a leitura, ainda que ficcional, mas fiquei um pouco decepcionada pela falta de aprofundamento na narrativa das personagens. Ainda sim, recomendo muitíssimo, e, além disso, a quem se interessou recomendo o podcast ?culpa do cérebro? e especificamente o ep ?como aumentar sua motivação e mante-la alta todos os dias? que explica sobre a função da dopamina e sistema de busca por recompensas.

Leninha 22/08/2022

Espetacular!
Primeiro contato com a autora e eu amei, principalmente por ela usar aquele recurso de voltar ao passado enquanto conta o presente, deixando a narrativa mais instigante e dinâmica.

Ao contar a história de uma família de imigrantes (de Gana para o sul dos EUA), o livro traz reflexões importantes sobre racismo, xenofobia, pobreza, depressão, vício, luto, relacionamentos e busca por significado, além de uma espécie de conciliação entre a fé e a Ciência, que podem sim ser aliadas.

Lud 28/12/2023

Leitura muito interessante. Nem sei exatamente como cheguei nesse livro, provavelmente me apareceu relacionado a outras leituras que fiz, mas a sinopse me pegou e coloquei na minha lista. No começo não estava gostando muito, pois a autora descreve em vários momentos testes de laboratório em camundongos e eu me sinto muito mal com esse tipo de descrição. Sempre que envolve algum animal sendo machucado, me afeta muito e fica difícil eu me envolver com a narrativa e gostar da leitura. Porém conforme fui conhecendo a história da nossa protagonista, fui me encantando com a história e com ela. Não é uma história leve, mas gostei muito de como ela nos conduz. E gosto muito das reflexões que a protagonista faz da religião frente a diversos aspectos de sua vida. Vale demais a leitura. E eu fico sempre muito contente de conhecer bons autores fora do eixo Europa e Estados Unidos. Já quero ler mais livros da autora.