As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

Pam 17/09/2021

Genérico de Dark Academia.
Eu li A Paciente Silenciosa em 2020 e foi um dos livros que eu mais gostei naquele ano, então fiquei muito ansiosa pra ler As Musas. Minha decepção não poderia ter sido maior. Eu adoro o subgênero de Dark Academia e esse livro não faz jus ao que tenta ser.

Acompanhamos a Mariana, psicóloga recém viúva e guardiã de sua sobrinha órfã, a Zoe. Após ocorrerem assassinatos espalhafatosos de colegas de turma da Zoe, a Mariana vai ao campus investigar, pois há suspeita de que o Professor Edward Fosca seja o assassino. Só pelo que eu falei aqui já é um dos absurdos, é incoerente: a Mariana circula abertamente pelo campus investigando um professor (?) Não faz sentido nenhum. O livro não é crível. Edward Fosca é totalmente aquele estereótipo de vilão de Dark Academia: bonito, suspeito, carismático, inteligente e enigmático. A questão é que ele só é carismático pros personagens, não para nós. Eu o achei um completo chato prepotente. Uma das maiores belezas do Dark Academia pra mim é o clima misterioso, a desconfiança sempre no ar, a ambientação clássica, aqui tudo isso tem só umas pinceladas pobres: não pega, não convence.

Outro problema é que os personagens não têm muita personalidade. A Mariana é só mais uma personagem feminina teimosa que todos os personagens masculinos magicamente sentem atração instantânea (parece uma fanfic self-insert). Ela é psicóloga, mas qual habilidade e conhecimento da profissão ela usa? Ela fala de olhares suspeitos e só. O que é isso?! Cinco anos de psicologia para isso?! Não vou nem falar dos outros porque não tem o que falar. Rasos e chatos.

Sobre a escrita, o Alex Michaelides sabe escrever livros de forma envolvente e isso continua aqui, mas ainda assim tem muitos capítulos de flashbacks que eu considero desnecessários, dava pra ter enxugado muita coisa. Os capítulos são curtos e isso ajuda a pelo menos acabar logo a leitura. No final temos um plot twist incrível, e nisso não tenho o que reclamar, é uma jogada de mestre que esse autor domina bem.

Não se enganem pela capa bonita ou pelo primeiro livro bom do autor, esse não está à altura. Eu li que o Alex Michaelides escreveu As Musas durante a pandemia, e não sei se isso o atrapalhou de alguma forma, mas achei muito decepcionante. Não sei se ele quis se aproveitar também do sucesso desse "aesthetic", mas não consegui engolir. Mesmo pra quem gosta de Dark Academia ou suspense eu não recomendo, até porque só vai frustrar os fãs.
Isabela 17/09/2021minha estante
Nossa...eu já estava pensando que tava com muita expectativa. Agora então....vou ler né...mas...descer muito a expectativa.

Pam 17/09/2021minha estante
eu infelizmente fui sem expectativas pq eu ja tinha visto que a nota aqui no skoob tá baixa :/ kkkk como mistério até q é interessante, mas em geral é mt fraquinho.

Mari Fourquet 18/09/2021minha estante
Eu também não gostei do o livro, honestamente ele não me prendeu, eu não cheguei a ler A Paciente Silenciosa e, honestamente, nem tô com vontade mais....

Pam 18/09/2021minha estante
mari, a paciente silêncio é infinitamente superior! mt mais bem estruturado. mas entendo seu desânimo pq esse manchou demais o autor.

Tassiane 24/09/2021minha estante
Achei a narrativa fraca, a escrita péssima e os personagens rasos. Queria muito ler A paciente silenciosa, mas tô sem coragem de pegar outra coisa desse autor.

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Eu gostei

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Olha vou ser sincera , quando eu li os comentários eu quase que não li o livro , aí peguei pra ler e gostei não é tão ruim assim ,já li piores pode acreditar mais esse a nota dele é 7,5 , mais gostei .

Pam 21/10/2021minha estante
viviane, q bom q vc conseguiu ter uma leitura boa! eu achei mt fraquinho, ainda mais pq amei "a paciente silenciosa" então esperei algo grande nesse :/

Viviane Gimenez lemes 21/10/2021minha estante
Quando li os comentários fiquei decepcionada quasse que não li , mais dei uma oportunidade e achei legal .

Daniel.Malaquias 07/12/2021minha estante
Essa crítica me deu um banho de água fria pois eu li muita coisa boa sobre esse livro nas avaliações da Amazon. Já li A Paciente Silenciosa, recomendando por esse app e me surpreendi. Vou ler As Mudas sim porém com certo receio

Teppei 17/12/2021minha estante
Eu li e foi fantástico, um dos melhores que já li, talvez seja o fato de o livro citar a cultura grega antiga e Eurípides, sou apaixonado por isso.

Pam 17/12/2021minha estante
daniel, leia com as expectativas baixas, talvez isso ajude kkk tbm amei a paciente silenciosa, mas esse não rolou

Pam 17/12/2021minha estante
Abílio, pode ser isso! o livro cita mt essas coisas, imagino q pra quem é fã foi um presente. no meu caso q sou indiferente não ajudou kk

Ludgargano 28/12/2021minha estante
Eu terminei achando que tinha algum problema com meu e-book porque parecia estar faltando uns dois capítulos, no mínimo? pra começar explicando a existência de alguns personagens, tipo o Fred, e justificar algumas ações. A história do Sebastian não tem pé nem cabeça. E aparentemente, todos os personagens homens tiveram infâncias com país abusivos e mães que fugiram?

Pam 30/12/2021minha estante
ludmila, to rindo com respeito kkkkkkkkkkk bem assim! muito fraquinho e mal construído, esses personagens nao convencem.

Enya.Marinho 05/01/2022minha estante
sem contar que a Mariana sempre levava tudo pro lado pessoal, como se tudo o que as pessoas fizessem fossem feitas pra atingir ELA. isso me irritou muitooooo e ela se mete em tudo, até em coisa que nem precisava, acho que foi só pra encher linguiça. decepcionante dms

Pam 06/01/2022minha estante
nossa, sim, tudo ao redor de uma personagem q chegou num lugar q ngm conhecia ela kkkk e o envolvimento nem era bom

Lilian 08/01/2022minha estante
Achei o livro lento, personagens rasos, demorou para me prender e francamente, que final bomba. ?

Pam 08/01/2022minha estante
lilly, bem isso ?? ainda bem q é curto, mas queria de volta as horas q perdi lendo ele

BArbara 09/01/2022minha estante
o que me indignou foi aquele final.... esperava mais!!!

Lilian 09/01/2022minha estante
Pam, eu queria mesmo era o dinheiro de volta. Poxa Alex, espera mais. ?

Pam 10/01/2022minha estante
eu até achei o plot twist interessante, mas não salva o livro ruim kkk

Pam 10/01/2022minha estante
lilly, quase contei esse livro pq confiei no autor por paciente silenciosa, mas acabei lendo e-book, q fique essa lição pra nós kkk nenhum autor é 100% confiável ?

Yasmin 04/02/2022minha estante
poxa, eu amei tanto paciente silenciosa ?

Pam 04/02/2022minha estante
yasmin, tbm amo! mas esse infelizmente não chegou ao mesmo nível pra mim ?

Ana Moon 06/03/2022minha estante
Eu fiquei fascinada por A Paciente Silenciosa, mas o medo de me decepcionar e nao ser a altura nesse afff

Pam 06/03/2022minha estante
ana, nao chega nem aos pés de a paciente silenciosa... se for ler vá sem expectativas kk

Ana Moon 06/03/2022minha estante
Ta bommm!! Brigadinha

Marilene 25/03/2022minha estante
Comprei antes de ler os comentários e concordo plenamente com você, personagens fracos e história muito fantasiosa. A paciente Silenciosa é infinitamente melhor.

Blue 06/05/2022minha estante
Mulher concordo demais kkkkk ela é a psicóloga mais fuleira que eu já vi. Precisa é se tratar antes.

Pam 06/05/2022minha estante
exatamenteeeee!! mds o autor poderia ter pesquisado mais né, ver como a profissão poderia contribuir... pq foi péssimo, ate estudante deve saber mais sjhsjsk

Blue 19/05/2022minha estante
A paciente silenciosa é um dos meus favoritos da vida, leiam, não vão se arrepender

Lilian 19/05/2022minha estante
A paciente silenciosa é muito maravilhoso, o que mata mesmo é o? como é que chama mesmo aquele livro caidinho do mesmo autor???
Aaah, lembrei! As musas.
Galhofa do início ao fim!

Pam 20/05/2022minha estante
bem isso! espero q o autor reencontre o potencial dele, pq esse livro tirou um pouco da confiança q eu tinha nele

Nathália 08/06/2022minha estante
Aí gente, o final foi bom msm, mas oq mais me desanimou foi q não tem como se apegar aos personagens, não sei...isso p mim é essencial e nesse livro não consegui

Nicolle.Corintho 12/06/2022minha estante
Lá pelos 70% do livro faz referência a paciente silenciosa e inclui um personagem do livro, achei sutil e interessante rs

Pam 12/06/2022minha estante
nicolle, tbm gostei disso! foi o momento mais empolgante do livro kkkk

Mauricio 17/07/2022minha estante
Concordo 100%, não chega aos pés da Paciente Silenciosa.

Lari 12/08/2022minha estante
Seu resumo descreve tudo o que eu senti tbm. Alta expectativa pós leitura de ?A paciente silenciosa?, e dei de cara em um livro de história rasa, sem personalidade, e personagens digamos que um porre de tão morno. De fato o autor sabe fazer plot twist, que foi o único ponto que valeu a pena.

Pam 12/08/2022minha estante
exatamente, Lari! dps de "a paciente silenciosa" fiquei com vontade de ler tudo dele. dps de "as musas" a vontade passou kk

Lyce 16/08/2022minha estante
Acabei de ler o livro agora e eu incrivelmente concordo com TUDO

Luiza 29/09/2022minha estante
eu gostei até, mas parece que faltou algo, gostei do plot twist mas até vim ver as avaliações pq parecia muito que ia ter um segundo livro pra falar das coisas direito, tipo ir mais a fundo numas pontas, mas pelo jeito eh isso mesmo kkkkkk fiquei muito tempo em ressaca literária, então talvez tenha gostado tanto dele pq a título de comparação, não li muitos mais do gênero, já que minha ressaca literária durou anos e a anos atrás eu lia romances adolescentes clichês e todos iguais por causa da idade KKKKKK
Queria perguntar pra ti e pro pessoal aqui que curte mais esse estilo de livro, qual me recomendam? não só desse autor, mas num geral mesmo!!! Adorei tua visão do livro, me fez ver pontos que não tinha olhado kkkkk obrigada desde já ?

Pam 29/09/2022minha estante
Luiza, eu recomendo livros das autoras Gillian Flynn, Paula Hawkins e Ruth Ware. Nem todos os livros delas são maravilhosos, então é só vc olhar as resenhas pra escolher os melhores kkk Mas são três autoras bem famosas no gênero q acho q vale a pena conhecer pra iniciar sua jornada no suspense de crime. Os livros "Uni duni te" e " Identidade roubada" (esses dois são de outros autores) tbm são uns q eu gosto. Procure gatilhos caso vc tenha algum, alguns livros aí são pesados, tentei recomendar alguns q não fossem tão fortes, mas vale a pena pesquisar caso vc fique com receio ?

Lilian 24/10/2022minha estante
Vocês estão sabendo que o autor vai lançar mais um livro!?
Oremos!

Pam 25/10/2022minha estante
não sabia ? espero q ele tenha visto as críticas negativas desse livro e melhore kkk

Lilian 25/10/2022minha estante
Quando vi ele postando, fiquei tensa, porque ele postou muito no Instagram fotos lá na Grécia e fiquei pensando: teve gente que gostou da bomba do último livro, será que ele vai fazer um livro 2 das musas!??? Nepossivelissonao!!!

Lucas 24/10/2022

como pode a mesma pessoa que escreveu a paciente silenciosa ter escrito isso? ?

o artigo da faculdade que tenho que fazer é um suspense muito melhor que esse livro
vinifelicianor 24/10/2022minha estante
gaitei com o final

Aline 25/10/2022minha estante
Se eu já não gostei muito de A paciente silenciosa, imagina desse kkk

Glaucia57 26/10/2022minha estante
Começou bem delegar, bem na enrolação, depois da uma enfrenara e fica bom, mas nem se compara com a Paciente Silenciosa.

Kelerson.Cabral 27/10/2022minha estante
E foi com deus ??

Felipe 28/10/2022minha estante
Comprei esse e já tô com receio de ler... com tanta review negativa auhsfhuasfuhsauhf

Glaucia57 28/10/2022minha estante
Ele fica bom depois, não desista

Felipe 28/10/2022minha estante
Vou deixar ele na lista aqui... dunno hahahaha

Ainda quero terminar goodfellas e ler uma pequena vida depois

Kari 02/11/2022minha estante
eu achei bonzinho, mas me irritou muito e é inferior a paciente. A tia é muito tonta, enrolação, nada de aprofundar as personagens ...

Nati 10/12/2022minha estante
Tirando da lista em 3..2..

PromoEmEstante 04/01/2023minha estante
simplesmente um dos piores que eu li

H.N.Izumik 25/01/2023minha estante
Melhor resenha que já vi. Hahaha

marinayukie 14/03/2023minha estante
Tão ruim que tô sentindo dor física

Deh 23/06/2023minha estante
Estou pulando as páginas,acho que vou abandonar kkk

Emily 29/08/2023minha estante
Pensei que era só eu que tava indignada

Marcia277 02/11/2023minha estante
Cheguei ao final

Luane.Fernandes 01/03/2024minha estante
A personagem da *** é extremamente mal desenvolvida e só no final ela ganha importância e vc se decepciona. Não curti

Mariana 18/03/2024

Theatron
Ganhei esse livro há alguns anos, assim que foi lançado, mas só este ano vim lê-lo com meus amigos do Skoob. Obrigada queridos ??

Adentrando um pouco mais na cultura da mitologia grega, de onde vem a nossa personagem principal, (gosto dessa marca do autor) de uma forma interessante e misteriosa, vamos ver o desenrolar de uma bela história de amor entre Mariana e Sebastian, ou Perséfone e Hades...

Mariana passou por algumas "tragédias gregas" literalmente em sua vida. Uma infância de perdas, não apenas de pessoas, mas do aconchego e amor familiar. Deixando traumas latentes, e ao crescer e encontrar o amor de sua vida, perde-o também, como se a TRAGÉDIA fosse o gênero teatral que ordenaria a sua vida.
Hoje uma terapeuta, vivendo em Londres e ainda sob a amargura do luto por Sebastian, o seu consolo é cuidar de Zoe, sua sobrinha sobrevivente de um acidente que fatalizou a vida de seus pais.

Quando tudo aparentemente está estável, Zoe entra em contato sobre um possível crime em sua faculdade, com sua melhor amiga. Mariana larga tudo e vai até Cambridge, revivendo muitos fatos de sua história, e ali tenta ajudar a solucionar o caso de uma série de estranhos e simbólicos assassinatos que se desenrolam com uma ordem cronológica, e o pior? Um dos sábios professores é o principal suspeito: Edward Fosca! Que tem mais mistérios, máscaras que qualquer outro ali no entorno, além de um seleto grupo de semi deusas: As Musas...

Mariana, encontra-se tentando entender as motivações dos deuses, que a colocaram nesse palco em semi arena, como manda o figurino: uma plateia animada e inquieta, iluminação, sonoplastia, adereços, onde os cenários são familiares, por serem à sua própria vida! Abriram as cortinas e seus olhos ao mesmo tempo! Um espetáculo teatral está acontecendo; esse não é o primeiro ato, essa encenação ocorre há bastante tempo, mas só agora ela se deu conta disso. E cada ato encenando é o de sua própria história! Ela é a personagem principal, e as três campainhas já soaram, não há tempo de retornar as coxias, apenas apresente-se ?! Para o desfecho a lá Dionísio: TRÁGICO.

Eu gostei muito do livro, a narrativa é muito bem executada por algumas personagens. Relembrei algumas histórias gregas que amo. As referências a outra obra "A paciente silenciosa" é interessantíssima, porém, poderia ter sido mais epopeico, místico e envolvente.
Algumas personagens não fizeram sentido e ganharam uma relevância que eu não localizei! Alguns fatos importantes ocultados e muitas pontas soltas, talvez isso seja resolvido no livro seguinte, ou seja o marca estilística da escrita do autor.
CPF1964 18/03/2024minha estante
Ótima resenha, Mariana ???

Mariana 18/03/2024minha estante
Obrigada Cassius ?

Regis 18/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Mariana! ?
Li "A Paciente Silenciosa" há um tempinho e gostei da escrita do autor.

Mariana 18/03/2024minha estante
Obrigada Regis??. Eu curti muito também, agora o novo eu só tô vendo o povo falar mal ?

Regis 19/03/2024minha estante
Eu vi isso, Mariana, mas ao menos poderei ler "As Musas" antes de ter que olhar para "A Fúria", sua resenha me animou muito a fazer essa leitura. ??

Mariana 19/03/2024minha estante
Aaaa Regis, leia!!!!! Que ótimo ler isso de coração!! Esse é o intuito. Eu acho que você vai gostar muito. Tem seus pontos fracos, mas achei excelente. E depois lemos a Fúria ahahhaha????????

Regis 19/03/2024minha estante
Já coloquei na minha biblioteca de leituras no Kindle, Mariana, assim que bater a vontade de ler um romance psicológico com suspense ele será o primeiro da lista. ???

Núbia Cortinhas 19/03/2024minha estante
Arrasouuu, amiga! Disse tudo! ?? ?? ??

Fabio 20/03/2024minha estante
Mari, minha amiga... essa resenha poderia facilmente ser o prefácio do livro!!!!???
Uma escrita mais técnica, que deu menos espaço para o coração, até porque tratando-se de um thriller, não exige muito, no que diz respeito a extrair do texto suas significações, então é algo mais linear, sem espaços para os tão bem quistos devaneios.
Primoroso texto, minha querida!
Parabéns pela escrita!!!!??????

Maravilha Régis!!!! Me conte tudo depois ahahahha adorei

Obrigada Núbia????????????

Mariana 21/03/2024minha estante
Fabio?????!!!!! Vou escrever o seu prefácio heim! ?????. Ah meu amigo, fico feliz com suas palavras, seu apoio, e carinho sempre. Obrigada pelo incentivo e pela parceira, por palavras tão graciosa.?????!!!!!!

Vanessa.Castilhos 28/03/2024minha estante
Mari, amiga!! Resenha maravilhosa!! Adorei!! E a tua companhia foi especial demais nessa leitura!! ????

Gabi 18/09/2021

Corre que é bomba!!!
Posso te dar um conselho? Não leia esse livro! Hahahahaha

Mas, se sua curiosidade falar mais alto, ou, por ter gostado de "A paciente silenciosa" (assim como eu) você queira ler algo novo do autor, vá, leia, mas despretensiosamente... pq olha, é ruim.

Péssima escrita, péssimos personagens, péssimo começo, meio e fim.

O bom é que acaba!
Débora 18/09/2021minha estante
???

Tai 18/09/2021minha estante
Meu Deus! Super honesta. Adorei! ??

V_______ 18/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Carolina598 18/09/2021minha estante
kkkkkkkkk acabei de ler e você tem toda a razão

Heloiupy 19/09/2021minha estante
Eu abandonei a tal paciente silenciosa porque achei muito parecido com Vulgo Grace...

Gabi 19/09/2021minha estante
Heloiupy, não conheço a história de Vulgo Grace, mas A paciente silenciosa eu gostei...

Ana, kkkkkkk

Gabi 19/09/2021minha estante
Tai, peco pela honestidade kkkkkkkk sério, é muito ruim esse livro kkkkkk

Patricia 18/12/2021minha estante
Também li esse livro toda hora pensando: Pq Deus? Que bomba é essa? Nessa vida não tenho coragem de ler qq outro livro desse autor rs

dialogonoslivros 31/03/2022minha estante
Gente foi bem isso, vontade de jogar o livro pela janela depois da leitura. HAHAHAHAHA

Elisabete 01/02/2024

"Dizem que a tristeza enfraquece a mente."
A protagonista do livro é a terapeuta Mariana Andros, que demonstra desde o início ser uma personagem com bastante profundidade, tendo se tornado viúva há pouco tempo e ainda lidando com alguns traumas e problemas envolvendo sua prática profissional. Ela parte de Londres até Cambridge para prestar auxílio à sua sobrinha Zoe, que acabou de receber a notícia de que uma das suas amigas da faculdade foi assassinada. Mas o que deveria ser apenas uma viagem para prestar condolências acaba virando uma investigação para Mariana.

O livro é refleto de referências à arte e literatura Grega.

A narrativa em terceira pessoa é bastante envolvente, trazendo boas perspectivas sobre a trama principal.
Só não gostei do final, pois tiveram partes que acabaram sendo meio corridas e nos deixando sem grandes explicações.
Rogéria Martins 01/02/2024minha estante
Descobri recentemente que o Alex Michaelides é filho de um grego, por isso as referências. Eu amei em paciente silenciosa.

Adorei a escrita, Elisa!??

Elisabete 01/02/2024minha estante
É sim. Li isso quando fui pesquisar sobre ele.
Obrigada Rogéria! ?

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Gostei da resenha, Elisabete. Entre as musas e a paciente silenciosa, qual leio?

Elisabete 02/02/2024minha estante
Obrigada Andrea! ?
Se você for ler na sequência, sugiro que leia A paciente silenciosa. Eu ainda não li.

Mariana 02/02/2024minha estante
Aeeee!! Muito boa a resenha!!! Foi ótima nossa leitura ??????

Elisabete 02/02/2024minha estante
Obrigada Mari! ?
Foi maravilhosa! ?????

Vanessa.Castilhos 16/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Lis!! ?? E a companhia na LC ??

Núbia Cortinhas 05/08/2023

O que ele não quer que a gente veja?
As Musas é um thriller que vai te prender do início ao fim e ainda te fazer suspeitar de tudo e de todos. E... assim que é bom, eu adoro quando o autor me faz de trouxa, derrubando todas as minhas possíveis teorias para a solução do caso; e eu tinha três suspeitos baseados em fortes argumentos que o autor fez ruírem com uma canetada de arregalar os olhos e parar a respiração por alguns instantes.

Eu gostei deste livro que possui capítulos curtos, uma trama envolvente e ao mesmo tempo complexa, pois temos que estar atentos, ligados aos detalhes para entendermos o final que eu achei corrido e, por isso tive a sensação de estar faltando uma ponte que conectasse um determinado personagem aos fatos de maneira mais concreta, porque ficou muito apoiado no discurso de uma personagem só. Porém, quando nos perguntamos o motivo de um acidente trágico pessoal ter acontecido, você descobre que não foi acidente, aí então passamos a entender muitos acontecimentos e diálogos conflituosos e muitos de pura acusações, fechando assim toda a trama.

Só não darei cinco estrelas pois não gostei do trabalho pífio do investigador, que só sabia beber chá.

E por falar nisto, estou abrindo a minha garrafa térmica e me servindo um chá, estão servidos?

"? Pense nisso. Por que ele tenta nos cegar? O que ele não quer que a gente veja? Ele está tentando desviar a nossa atenção de quê, exatamente? Responda a esta pergunta, Mariana... e você vai pegá-lo."
Carolina165 05/08/2023minha estante
??????????
Vc tbm vai amar A paciente silenciosa

Núbia Cortinhas 05/08/2023minha estante
Carol, estou curiosa para ler A Paciente Silenciosa, ainda mais que o Theo fez uma curta participação especial em As Musas, o suficiente já pra gostar dele.

Vanessa.Castilhos 06/08/2023minha estante
Já quero ler esse tbm! Adorei a resenha! ???

Mariana 06/08/2023minha estante
Uallll. Ameiiii!!!!!! Já quero tomar chá lendo ahahahhahahah Eita e tô aí no enredo, que perigo!!!!!!! Adorei sua resenha!!! ?

Núbia Cortinhas 06/08/2023minha estante
Obrigada minhas amigas! ?

Dani.S 06/08/2023minha estante
Já está na minha lista . Quero muito ler .

Núbia Cortinhas 06/08/2023minha estante
Dani, vc vai gostar.
E vou adorar acompanhar a leitura de cada uma de vcs, meninas! ?

Carolina165 05/04/2022

Ótimo, mas com um final anticlimático
Esse foi um livro delicioso de ler, mas esperava um final mais bombástico. Achei que o autor usou uma fórmula batida pra surpreender o leitor ou forçou a barra mesmo. E também colocou um elemento pra dar pista falsa que acabou gerando ponta solta no final.
Foi uma ótima leitura, mas quando finalizou pensei: "Certo, é isso". Achei que o final deu uma quebrada no clímax. Não é que eu não tenha gostado ou que não tenha sido surpreendente. Foi, mas não tão chocante a ponto de me fazer perder o sono.
Por causa de uma personagem que ficou sem conclusão e da última cena, não duvido que tenha um spin-off.
Michela Wakami 05/04/2022minha estante
A note foi ótima.?
Medo do final.?

Carolina165 05/04/2022minha estante
Foi uma leitura gostosa
Quando vc ler a gente conversa sobre o final ?

Pedro 05/04/2022minha estante
Carol vc leu em quantos dias esse livro ???

Michela Wakami 06/04/2022minha estante
Combinado.?

Carolina165 06/04/2022minha estante
Deixa eu ver Pedro ?
Acho que comecei no sábado, terminei na segunda. Três dias. Foi um livro super rapidinho de ler ?
Recomendo viu

Daiana Rosa 09/04/2022minha estante
Concordo plenamente contigo.

Luara 27/02/2022

Poderia ser bom, mas...
O livro carrega uma trama que poderia ser incrível, mas deixou de ser bom bem no começo. Se tornou uma grande enrolação e não uma criação de clima para um final surpreendente.

Não posso falar que me surpreendi no final, mas me irritou as voltas que dava, que no final fiquei "ah, ok, era ela?"

Não recomendo, só se você gosta de ser enrolado.
Valentin 27/02/2022minha estante
Aaaa gostei mto de A Paciente Silenciosa? tava com expectativas pra esse outro dele ??

Luara 27/02/2022minha estante
Eu nunca tinha lido a paciente silenciosa e decidi começar por esse, agora estou pensando se vale a pena ler :(

Valentin 27/02/2022minha estante
Nossa, eu gostei muito.. mas se for parecido com esse ai, talvez vc não curta.. dê uma chance ???

Luara 27/02/2022minha estante
Vou tentar! Vc tá falando q é bom e já vi bastante gente falando tbm

Beto 28/02/2022minha estante
A Paciente Silenciosa é um espetáculo, uma obra fantástica, eu queria muito ler esse As musas, porem to vendo que muitos nao gostaram( como assim?) Uma pena. Mais agita fiquei em dúvida se leio ou não kkkkkk

Luara 28/02/2022minha estante
Leia Beto, quem sabe vc gosta, eu mesma terei q ler q paciente silenciosa pra ver se tbm é tão bom assim hahaha

Taís 29/07/2023

É bom, mas não tão bom!
Não sei se fui com muita expectativa nesse, tava gostando bastante no começo? o mistério estava bem envolvente, mas do meio para o fim acho que se perdeu.
Achei que ficou muita coisa sem explicação e o assassino pra mim é uma pessoa totalmente sem sentido e que me fez ficar com raiva de tudo que li lkkkkkkkkkkkk
Eu queria ter visto o depois da descoberta, como as pessoas que foram citadas durante o livro ficaram e como uma leitora de romances, queria ter visto Mariana aceitar o pedido de casamento do Fred ?
Theo 30/07/2023minha estante
Acha que não vale a pena?? Mto pior que paciente silenciosa? Q pena q vc não gostou mto

Núbia Cortinhas 30/07/2023minha estante
Tais, eu tive a mesma sensação. Kkk.

Taís 30/07/2023minha estante
Aiii Theo, sinceramente? É bom? mas bem mediano, não indicaria pra ninguém kkkkkkk
A paciente silenciosa é mil vezes melhor!!!!

Taís 30/07/2023minha estante
Nubia, tao ruim né? Hahaha eu tava torcendo pra ser bom

Núbia Cortinhas 30/07/2023minha estante
Taís, depois de muito refletir achei a ponta final que estava faltando. Não encare o acidente com o marido como um acidente. Se pergunte o motivo daquilo ter acontecido e vc vai perceber que o acidente não foi acidente e sim de propósito (entendeu? É que não quero dar spoiler caso alguém leia o comentário). Então encarando como algo proposital, vc vai ver que tudo se encaixa.

Lindiane Nascimento 05/07/2023minha estante
Acredita que estou lendo as avaliações para ver se alguém achou a parte da visita da Mariana no hospital psiquiátrico na Paciente Silenciosa? Lembro que a Alice havia arrumado confusão com algumas pacientes, mas não lembro da Zoe.

Isabela.Monteiro 07/07/2023minha estante
Então? eu acho que não tem mesmo. Eu revirei o primeiro livro, fui buscando palavras-chave. Acho que é um final aberto mesmo? o que achei foi uma parte que o Theo recebe visita daquele amigo de galeria da Alicia e depois daquela vizinha dela que se dizia melhor amiga. Vira e mexe venho nesse meu comentário aqui pra ver se alguém descobriu kkkkk

Lindiane Nascimento 09/07/2023minha estante
Acho que ficou solto mesmo. Até por que o autor não havia planejado escrever Musas enquanto escrevia A Paciente Silenciosa. Encaixo na segunda obra o quê foi possível rs. Mas achei interessante essa conexão

Isabela.Monteiro 16/07/2023minha estante
Sim, também gostei bastante! No geral, ótimo livro! Adoro a escrita dele.

Blue 06/05/2022

É bom, mas me faltou empatia.
Geralmente quando leio um livro de suspense e morte eu me apego a pessoa que morreu só por conhecer sua história, nesse livro me faltou isso, eu não sentia empatia pelas mortes e muito menos pela chata da protagonista que só falava do ex marido, chegou um ponto que eu não aguentava mais ler o nome dele.
No geral foi legal.
julia1424 19/05/2022minha estante
pensei que era só eu que não suportei a protagonista KKKKK sério, não tava aguentando mais

Blue 19/05/2022minha estante
Ninguém merece aquela doida q precisa se tratar urgentemente. A loucura era de família, certeza

julia1424 19/05/2022minha estante
terminei o livro quase agora e terminei com um grande??????? n gostei, Jesus

Blue 19/05/2022minha estante
Podre né, as estrelas é por causa da escrita do autor mesmo que é de milhões. Mas os personagens e a história, nam

Michela Wakami 25/06/2022

Amei essa leitura, teve uns momentos que eu surtei, teve momento nostalgia também. ( Os entendidos entenderão)
Minha cabeça explodiu, o autor foi genial.
Embora eu tenha gostado muito, não dei 5 estrelas devido algumas partes que achei forçadas.
Mas nada que me impediu achar o desfecho maravilhoso.
Carolina165 25/06/2022minha estante
??????

Alan kleber 26/06/2022minha estante
Esse ou A paciente silenciosa?

Michela Wakami 26/06/2022minha estante
Respondi no privado.

Jordana Borges 20/07/2022minha estante
o final foi simplesmente genial

Ana 15/04/2022

Peguei Musas pra ler simplesmente por ser do mesmo autor de A paciente silenciosa, cujo entrou pra lista dos meus livros favoritos. No final dele tem alguns trechos do Musas, que mesmo não me causando nenhum interesse, decidi que queria ler.

E foi como eu imaginei... Não consegui gostar dos personagens, achei Mariana sem graça, e senti uma leve raiva ao descobrir o motivo dos assassinatos. A única parte que curti foi quando o Theo apareceu e a Alicia foi mencionada.
Yally 23/04/2022minha estante
Sei nem pra q escrevi minha resenha se já tinha essa. Falou tudo mana!

Ana 23/04/2022minha estante
Ai mana eu até que fui bem sutil, a sua resenha descreveu bem mais as minhas emoções hahaha

Yally 23/04/2022minha estante
Eu tinha acabado de terminar, estava exaltada kkkkkkk

Ana 23/04/2022minha estante
Eu quase esqueci de fazer a resenha, foi até bom pra não ser cruel como tu kkk

Mari 07/10/2021

Ruim!!!
Antes d começar eu quero dizer que não consigo acreditar q a mesma pessoa q escreveu A paciente silenciosa escreveu ISSO, qse ctza q rolou uma abdução alienígena, porq n é POSSÍVEL...terminada a revolta, bora p resenha

A escrita continua super fluída (tirando quando descrevia os locais) e os capítulos curtinhos, MAS rolou um problema, a repetição exacerbada do nome da protagonista, num capítulo d 4 páginas ele repetiu o nome dela VINTE VEZES (mas Marina, c contou? Contei!!!) era extremamente irritante, eu já entendi q ela chama Mariana, não precisa ficar repetindo toda hora moço!!!

Falando da história, não consegui sentir o mínimo d empatia com a pp (coração gelado? Tlvz), achei ela bem chata, não vou nem comentar o posicionamento dela como psicóloga pra n me desgastar. Em 80% do livro a gnt tem aula de grego gratuita, descobre como o campus da universidade da Zoe é grande, e fica naquele corre corre pra tentar descobrir qm e porq matou, aponta dedo, corre pra lá, ameaça, personagem secundário aparece e do mesmo jeito é descartado e nas 30 páginas finais tuda a verdade é jogada na nossa cara e em 5 segundos tudo é resolvido.

Fiquei surpresa com o final? Fiquei, mas achei completamente jogado e sem sentido... Horrível de tudo!!
O desenvolvimento dos personagens além da Mariana não aconteceu, Julian completamente esquecido no churrasco, a presença do Henry foi sem sentido também, o Fred TOTALMENTE avulso, o menino brotou do esgoto e a presença e o desenvolvimento dele fez tanto sentido quanto uma batata voar

Outra coisa q eu quero destacar é como o lance grego não colou cmg, eu senti essa vibe aqui: "oi meu nome é grego, eu sou grego nasci na Grécia e sei falar grego, meu pai é grego minha mãe é grega" PRAQ isso??? Ficou extremamente enfadonho!!!

É isso... Achei o livro ruim, n recomendo nem pro inimigo
só n dou menos estrelas porq o final me surpreendeu (mesmo sendo ruim) e a escrita era até certo ponto fluída...deu pra perceber como o autor sentiu a pressão.
Márcia 07/10/2021minha estante

?Julian esquecido no churrasco? KKKKKKKKKKKKK

Gleica.Savegnago 19/10/2021minha estante
Exatamente isso!

Tícia 11/01/2022

Sabe um livro que você até daria uma nota melhor se o encosto da expectativa alta não tivesse gorado sua leitura?
Sou eu na vida.
Em AS MUSAS, o bom e velho embuste do “não é você, sou eu” encaixa direitim.

Fui com toda a saliência de quem espera um nível altíssimo, afinal, o livro anterior do autor foi boníssimo e estupendíssimo, com superlativo e tudo. Daí, começo esse e entro numa de comparar que aquele foi melhor e blábláblá. Porque sou dessas.

As MUSAS é bão. Li em um dia. E ultimamente fico chocada quando isso acontece, se levarmos em conta que nesse início de ano, comecei 8 livros e abandonei todos.
A história engata e te prende porque você fica curioso: quem disseminou a desgraça? Quem é o perturbado da cabeça? Quem precisa de remedim?

A história: mocinha, uma viúva recente e desgostosa com a vida, recebe ligação da sobrinha chorosa. Sobrinha traumatizadíssima diz que sua amiga morreu. Viúva desgastada vai até a faculdade da guria chorosa, fica por dentro da desgraça, sobrinha chiliquenta dá a entender que o culpado é o professor mequetrefe, viúva melindrosa decide que vai conferir e desanda numa investigação amadora porque sim. Surge um carinha do nada pra ajudar, pista pra lá, pra cá, você atira pra todo lado, desconfia até da velhinha de 95 anos e no final, você se choca com tamanha putaria.

Parece que contei a história toda, mas num contei não.
E mesmo que eu tenha feito um resumo tosco, ela é boa.

Porém, o que me deu canseira foram as partes abstratas. Não tenho paciência com referência a clássicos em thriller/romance/etc porque sempre tem aquele monte de discussão filosófica que só serve pra atravancar a ação. Zero tolerância pra discussões onírico-transcendentais.

Tipo:
“É a semente... a semente dentro da pinha... a semente dentro de nós... o espírito no interior do corpo. Trata-se de abrir a mente para esse fato. Um compromisso de olhar para o interior e encontrar a alma”.

Caguei.

Enfim...
É um livro bom.
Apesar dos pesares.
Até recomendo.

;)
Claudia Cordeiro 11/01/2022minha estante
Haja saco para viagens na maionese!

Tícia 12/01/2022minha estante
Nem me fala. :/

Jaque - Achei o Livro 12/01/2022minha estante
Sem saco pra isso. Abandonei antes da metade.

Tícia 12/01/2022minha estante
Te entendo, Jaque.