As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

Pam 17/09/2021

Genérico de Dark Academia.
Eu li A Paciente Silenciosa em 2020 e foi um dos livros que eu mais gostei naquele ano, então fiquei muito ansiosa pra ler As Musas. Minha decepção não poderia ter sido maior. Eu adoro o subgênero de Dark Academia e esse livro não faz jus ao que tenta ser.

Acompanhamos a Mariana, psicóloga recém viúva e guardiã de sua sobrinha órfã, a Zoe. Após ocorrerem assassinatos espalhafatosos de colegas de turma da Zoe, a Mariana vai ao campus investigar, pois há suspeita de que o Professor Edward Fosca seja o assassino. Só pelo que eu falei aqui já é um dos absurdos, é incoerente: a Mariana circula abertamente pelo campus investigando um professor (?) Não faz sentido nenhum. O livro não é crível. Edward Fosca é totalmente aquele estereótipo de vilão de Dark Academia: bonito, suspeito, carismático, inteligente e enigmático. A questão é que ele só é carismático pros personagens, não para nós. Eu o achei um completo chato prepotente. Uma das maiores belezas do Dark Academia pra mim é o clima misterioso, a desconfiança sempre no ar, a ambientação clássica, aqui tudo isso tem só umas pinceladas pobres: não pega, não convence.

Outro problema é que os personagens não têm muita personalidade. A Mariana é só mais uma personagem feminina teimosa que todos os personagens masculinos magicamente sentem atração instantânea (parece uma fanfic self-insert). Ela é psicóloga, mas qual habilidade e conhecimento da profissão ela usa? Ela fala de olhares suspeitos e só. O que é isso?! Cinco anos de psicologia para isso?! Não vou nem falar dos outros porque não tem o que falar. Rasos e chatos.

Sobre a escrita, o Alex Michaelides sabe escrever livros de forma envolvente e isso continua aqui, mas ainda assim tem muitos capítulos de flashbacks que eu considero desnecessários, dava pra ter enxugado muita coisa. Os capítulos são curtos e isso ajuda a pelo menos acabar logo a leitura. No final temos um plot twist incrível, e nisso não tenho o que reclamar, é uma jogada de mestre que esse autor domina bem.

Não se enganem pela capa bonita ou pelo primeiro livro bom do autor, esse não está à altura. Eu li que o Alex Michaelides escreveu As Musas durante a pandemia, e não sei se isso o atrapalhou de alguma forma, mas achei muito decepcionante. Não sei se ele quis se aproveitar também do sucesso desse "aesthetic", mas não consegui engolir. Mesmo pra quem gosta de Dark Academia ou suspense eu não recomendo, até porque só vai frustrar os fãs.
Isabela 17/09/2021minha estante
Nossa...eu já estava pensando que tava com muita expectativa. Agora então....vou ler né...mas...descer muito a expectativa.

Pam 17/09/2021minha estante
eu infelizmente fui sem expectativas pq eu ja tinha visto que a nota aqui no skoob tá baixa :/ kkkk como mistério até q é interessante, mas em geral é mt fraquinho.

Mari Fourquet 18/09/2021minha estante
Eu também não gostei do o livro, honestamente ele não me prendeu, eu não cheguei a ler A Paciente Silenciosa e, honestamente, nem tô com vontade mais....

Pam 18/09/2021minha estante
mari, a paciente silêncio é infinitamente superior! mt mais bem estruturado. mas entendo seu desânimo pq esse manchou demais o autor.

Tassiane 24/09/2021minha estante
Achei a narrativa fraca, a escrita péssima e os personagens rasos. Queria muito ler A paciente silenciosa, mas tô sem coragem de pegar outra coisa desse autor.

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Eu gostei

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Olha vou ser sincera , quando eu li os comentários eu quase que não li o livro , aí peguei pra ler e gostei não é tão ruim assim ,já li piores pode acreditar mais esse a nota dele é 7,5 , mais gostei .

Pam 21/10/2021minha estante
viviane, q bom q vc conseguiu ter uma leitura boa! eu achei mt fraquinho, ainda mais pq amei "a paciente silenciosa" então esperei algo grande nesse :/

Viviane Gimenez lemes 21/10/2021minha estante
Quando li os comentários fiquei decepcionada quasse que não li , mais dei uma oportunidade e achei legal .

Daniel 07/12/2021minha estante
Essa crítica me deu um banho de água fria pois eu li muita coisa boa sobre esse livro nas avaliações da Amazon. Já li A Paciente Silenciosa, recomendando por esse app e me surpreendi. Vou ler As Mudas sim porém com certo receio

Teppei 17/12/2021minha estante
Eu li e foi fantástico, um dos melhores que já li, talvez seja o fato de o livro citar a cultura grega antiga e Eurípides, sou apaixonado por isso.

Pam 17/12/2021minha estante
daniel, leia com as expectativas baixas, talvez isso ajude kkk tbm amei a paciente silenciosa, mas esse não rolou

Pam 17/12/2021minha estante
Abílio, pode ser isso! o livro cita mt essas coisas, imagino q pra quem é fã foi um presente. no meu caso q sou indiferente não ajudou kk

Ludgargano 28/12/2021minha estante
Eu terminei achando que tinha algum problema com meu e-book porque parecia estar faltando uns dois capítulos, no mínimo? pra começar explicando a existência de alguns personagens, tipo o Fred, e justificar algumas ações. A história do Sebastian não tem pé nem cabeça. E aparentemente, todos os personagens homens tiveram infâncias com país abusivos e mães que fugiram?

Pam 30/12/2021minha estante
ludmila, to rindo com respeito kkkkkkkkkkk bem assim! muito fraquinho e mal construído, esses personagens nao convencem.

Enya 05/01/2022minha estante
sem contar que a Mariana sempre levava tudo pro lado pessoal, como se tudo o que as pessoas fizessem fossem feitas pra atingir ELA. isso me irritou muitooooo e ela se mete em tudo, até em coisa que nem precisava, acho que foi só pra encher linguiça. decepcionante dms

Pam 06/01/2022minha estante
nossa, sim, tudo ao redor de uma personagem q chegou num lugar q ngm conhecia ela kkkk e o envolvimento nem era bom

Lilly 08/01/2022minha estante
Achei o livro lento, personagens rasos, demorou para me prender e francamente, que final bomba. ?

Pam 08/01/2022minha estante
lilly, bem isso ?? ainda bem q é curto, mas queria de volta as horas q perdi lendo ele

babisoaresc 09/01/2022minha estante
o que me indignou foi aquele final.... esperava mais!!!

Lilly 09/01/2022minha estante
Pam, eu queria mesmo era o dinheiro de volta. Poxa Alex, espera mais. ?

Pam 10/01/2022minha estante
eu até achei o plot twist interessante, mas não salva o livro ruim kkk

Pam 10/01/2022minha estante
lilly, quase contei esse livro pq confiei no autor por paciente silenciosa, mas acabei lendo e-book, q fique essa lição pra nós kkk nenhum autor é 100% confiável ?

Gabi 18/09/2021

Corre que é bomba!!!
Posso te dar um conselho? Não leia esse livro! Hahahahaha

Mas, se sua curiosidade falar mais alto, ou, por ter gostado de "A paciente silenciosa" (assim como eu) você queira ler algo novo do autor, vá, leia, mas despretensiosamente... pq olha, é ruim.

Péssima escrita, péssimos personagens, péssimo começo, meio e fim.

O bom é que acaba!
Débora 18/09/2021minha estante
???

Tai 18/09/2021minha estante
Meu Deus! Super honesta. Adorei! ??

V 18/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Ana 18/09/2021minha estante
kkkkkkkkk acabei de ler e você tem toda a razão

Heloiupy 19/09/2021minha estante
Eu abandonei a tal paciente silenciosa porque achei muito parecido com Vulgo Grace...

Gabi 19/09/2021minha estante
Heloiupy, não conheço a história de Vulgo Grace, mas A paciente silenciosa eu gostei...

Ana, kkkkkkk

Gabi 19/09/2021minha estante
Tai, peco pela honestidade kkkkkkkk sério, é muito ruim esse livro kkkkkk

Patricia 18/12/2021minha estante
Também li esse livro toda hora pensando: Pq Deus? Que bomba é essa? Nessa vida não tenho coragem de ler qq outro livro desse autor rs

Malu Drummond 19/10/2021

PQP
Olha que ja li muito thriller na vida, inclusive o paciente silenciosa que é do mesmo autor, mas esse se superou. Esse plot eu não esperava. A partir da metade eu ja nao conseguia mais largar o livro e o final me surpreendeu. Amei amei, ótimo livro pra sair da ressaca literária!

Tati 28/09/2021

Musas!
É uma leitura que você não consegue parar,os capítulos são curtos então torna a leitura leve,e fluida!O livro apresenta,questionamentos da infância o quão influencia na vida adulta ,apresenta mistério, suspense,psicologia (me interesso bastante nesse assunto),tem muitas referências a mitologia Grega também, o autor faz a gente criar um monte de teorias de quem é o assassino,quem está por trás de tudo,tem um desenvolvimento bem interessante,e o legal tbem é que em determinados capítulos do livros que são dedicados ao assassino, podemos acompanhar o que esta passando na cabeça de quem está cometendo os crimes,achei bem legal isso! Confesso que gostei mais do primeiro livro do autor "A paciente silenciosa",mas esse super vale a pena a leitura!! Recomendo!

Jorge 22/08/2021

Intrigante
Comecei esse livro com uma expectativa enorme em consequência do primeiro livro do autor, A Paciente Silenciosa. Eu esperava que a obra tivesse reviravoltas de explodir a cabeça. Não foi o que aconteceu comigo, desde o início do livro eu já previra quem seria o culpado. Apesar de não ter sido grande surpresa pra mim, confesso que as motivações fora extremamente surpreendentes e inesperadas.

O livro me prendeu durante um dia inteiro e não deixou a desejar. Se você procura um suspense instigante e que faça você decorar as páginas em poucas horas eu super recomendo essa leitura.

Esse livro está interligado ao primeiro livro do autor, porém ele fez com que não fosse necessário fazer a leitura dele primeiro. Portanto, se você ainda não leu o primeiro livro, A Paciente Silenciosa, não precisa se preocupar. Pode ler As Musas sem receio de ganhar spoiler.
Binha 22/08/2021minha estante
Legal, vou ler! Recomendo o Natal de Poirot!

Francielly 11/11/2021

Intrigante!
Cheio de mistério, assim é esse livro, com inspirações em tragédias gregas. A cada página a resposta parece estar ali estampada na sua frente, mas seria muito óbvio não? Cabe ao leitor acreditar no que lê ou duvidar...
E sim, o final claro que te deixará boquiaberto!

Marcelinha 12/11/2021

esperava um plot maior?.
Li esse livro por ser do mesmo autor de A Paciente Silenciosa, uma das minhas paixões literarias de 2020, vi muitas pessoas falando que esse era ainda melhor e mais intrigante e posso dizer com certeza que discordo plenamente dessa opinião.

Diferente de A Paciente Silenciosa, esse livro nos da uma serie de assassinatos em tempo real na faculdade e o lado psicologico do livro vai entrar na maneira que a investigadora Mariana lida com tudo. Eu gosto mais de um suspense completamente focado no psicologico, como Paciente Silenciosa, essa pegada de romance policial de As Musas já não me fascina tanto.

Eu gostei sim do livro, achei a historia boa, os personagens complexos e o mistério intrigante, mas confesso que esperava mais, esperava um suspense maior e principalmente uma revelação MAIS chocante. Fiquei chocada SIM com o motivo mas o assassino eu desvendei antes da metade do livro, o que me fez achar o final um pouco sem graça.

Acredito que As Musas seja virado ao público do romance policial, da investigação e A Paciente Silenciosa mais virado ao público do suspense psicológico, que é mais minha praia.

A escrita desse autor é realmente muito boa então pretendo ler todos os suspenses que ele escrever. Eu não sei se o problema foi com as expectativas que eu criei ou se realmente o livro deixa um pouco a desejar, mas seja lá o que for, valeu a pena a leitura e eu recomendo. Porem paciente silenciosa segue sendo minha paixão e meu favorito.

Isabelle.Gioia 30/12/2021

Esperava mais?
O livro é realmente envolvente e fluido, os capítulos curtos deixam sempre um gostinho de quero mais do próximo. Mas os personagens não me prenderam. A plot twist foi bom, não imaginei por nenhum momento que seria essa pessoa.
Mas dado a expectativa criada após ler paciente silenciosa, esperava muito mais do livro.

Sigo recomendado para uma leitura rápida de final de semana!

bia 10/11/2021

musas
absolutamente nada desse livro me agradou, sério. investigação sem graça NENHUMA, personagens completamente sonsos e sem aprofundamento, a parte da psicoterapia e analise de perfil que achei que ia ter completamente inexistente. nem parece o mesmo autor se a paciente silenciosa. o plot do final teria sido legal se não tivesse sido tão absurdamente do nada e deixado outras coisas soltas.
Vítor 10/11/2021minha estante
morrendo

ceciliaa 10/10/2021

Um suspense... bonzinho?
Achava q já tinha desvendado tudo nos 80% e fico surpresa demais pelo final inesperado
Porém um livro muito arrastado em alguns momentos e sinceramente faltou personalidade na maioria dos personagens
Algumas coisas acontecem rápido demais e eu fiquei mais interessada no Edward Fosca doq na narrativa da Mariana
Os relatos do assassino acabaram meio irrelevantes no contexto geral e o final muito corrido
Essa atmosfera dark academia poderia ter sido um sucesso
Mas despencou muito minhas expectativas em relação a Paciente Silenciosa

Ana Claudia 05/10/2021

Mariana é uma psicoterapeuta que perdeu o marido, Sebastian, há um ano em uma viagem a Naxos, onde sua família tem uma casa. Desde sua morte, ela tem tentado refazer sua vida, atendendo seus pacientes e cuidando, a distância, de sua sobrinha Zoe, que perdeu seus pais

Zoe estuda em uma universidade em Cambridge, mesma universidade onde há alguns anos atrás, Mariana e Sebastian se conheceram e estudaram. E é nessa mesma universidade que Tara, melhor amiga de Zoe, é brutalmente assassinato. Zoe liga para Mariana falando do assassinato e prontamente ela vai ao encontro da sobrinha, deixando de lado seu luto, para consolar a sobrinha.

Quando Mariana chega na universidade, ela precisa dar apoio a Zoe mesmo a tantas lembranças que o lugar traz dos momentos vividos com Sebastian. No entanto, ela fica obcecada em Edward Fosca, professor de tragédias gregas, a quem acredita ser o verdadeiro assassino de Tara.

Edward Fosca criou um grupo de alunas bonitas, inteligentes e ricas chamado As Musas. Mariana não entende porque ele poderia matar uma de suas alunas. E é aí que ela resolve investigar porque Tara foi assassinada.

A história é cheia de desdobramentos. O enredo é intrigante, bem desenvolvido e fluido.

As Musas é um thriller psicológico com algumas referências de A Paciente Silenciosa, mas isso não impede do leitor ler essa obra.

Leh 09/01/2022

Impecável.
História muito boa, te seduz, você promete ler só mais um capítulo, pra ver o que acontece e quando vê já leu tudo. Sensacional. Pra quem já leu A Paciente Silenciosa, esse livro é como um spin-off dos deuses. Amo quando o autor usa referências do outro livro e ligar os personagens.

Lucas - @santo_lucax 31/10/2021

Mais uma bomba de Chernobyl publicada pela Record
O livro em si é bem ruim. É um rascunho de um projeto que poderia ter sido bem sucedido se dedicado um pouco mais de tempo a ele. O autor ainda tentou ligar essa historia com a Paciente Silenciosa. Enfim, narrativa sem profundidade, personagem sonsa e um roteiro B.

Juliana.Franz 10/01/2022

Gostei, os capítulos curtos favorecem a leitura, o ritmo é muito bom. O final é que deixa um pouco a desejar.

O livro também traz algumas referências do primeiro livro do autor "A paciente silenciosa" que pra quem já leu é bem interessante ??
LOSK 10/01/2022minha estante
???