Os Imortalistas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Engels 09/12/2023

Não sei
Não sei explicar o que eu senti lendo esse livro, mas eu vou tentar.
Eu ganhei ele de presente de aniversário em 2022, de duas amigas que eu gosto muito, e que me deram ele literalmente por causa da capa, e realmente a capa é muito bonita. Estou desde maio tentando ler ele, mas achei a leitura muito chata. Começa muito interessante, essa coisa de uma vidente dar a data da morte e isso afetar de forma diferente os quatro irmãos, mas acho que a forma como foi abordado que é chato. Primeiro Simon, que é interessante, que decide viver, depois Klara que fica um pouco obcecada, então Daniel que quer vingança, e Varya que não consegue lidar com as perdas. Poderia ter mesclado as quatro histórias, seria mais interessante do que só conhecer o outro irmão quando anterior morre.

Narah 14/04/2023

Gostei muito das personalidades diferentes dos irmãos. A ideia de destino me deixou confusa, já que um deles tentava fugir da data e outros estavam vivendo tudo intensamente e mesmo assim não conseguiam fugir da previsão da vidente. Cada um lidou de uma forma ao saber a data da sua morte, tentaram fugir de alguma forma e outros foram na direção dela, mesmo que não quisessem. Eu me imaginei no lugar deles e não consegui ainda chegar em uma conclusão do que eu faria se soubesse a data da minha morte.

Cintia177 12/04/2023

Esperava mais do final
Tinha certa expectativa quando comprei este livro, pois foi indicado por uma booktuber e achei a sinopse super interessante. No fim, nada de extraordinário.

Garota Imersiva 01/04/2023

Delicado
Que livro lindo, sentimental e delicado, conhecer cada vida e peculiaridade desses irmãos foi uma delícia.
Eu adorei a escolha de os anos serem divididos pelos capitulos de cada irmão, deixou a experiência ser ainda mais tocante. A narrativa é um pouco demorada, pois tem bastante devaneios e análises, cada um procurando algo em si. Eu respeitei isso, e recomendo também que leiam com calma, assim você pode tirar proveito e carregar várias coisas pra vida, sabe?

Hebert Braz 30/03/2023minha estante
Obrigado pela resenha, vou copiar e colar na minha.

Alana N. 30/03/2023minha estante
Kkkkk disponha.

Renato Vitório 27/02/2023

É...
Não foi lá as melhores leituras, o único ponto de vista que gostei foi do irmão mais novo (primeira parte) daí em diante ficou extremamente chato

soaresrai 26/02/2023

Eu esperava da leitura uma coisa mais fantástica, pelo início que ela teve, porém fui me surpreendendo e percebi que na verdade era mais real. Por ter partes separadas dentro do livro pra contar a história de cada irmão, teve alguns que foram mais interessantes que outros.

polly.telles 17/02/2023

A premissa é interessante mas eu não gostei muito do desenvolvimento. A grande questão que permanece até o fim: eles morreram naquela data porque sabiam que seria naquela data ou porque já era a data mesmo que morreriam? E esse questionamento sustenta toda a história.

Natalia Faria 01/02/2023

Quatro jovens irmãos vão ao encontro de uma vidente que supostamente pode adivinhar a data das suas mortes. A partir desse evento a história se divide em quatro partes para narrar o que cada um fez com a informação e se realmente as datas estavam certas.

"[...] qual é a coisa que vai permanecer tanto quanto os seres humanos? Nosso desejo por saber. E pagamos qualquer coisa para isso".

Por conta dessa divisão, senti que fiz a leitura de quatro livros ao invés de uma - cada irmão tem suas peculiaridades, tornando algumas narrativas mais fluídas e outras mais arrastadas. Particularmente gostei mais da impulsividade dos irmãos mais novos, Simon e Klara, embora me identifique mais com as ações contidas e ponderadas de Daniel e Varya.

"E é preciso mágica para revelar quão inadequada... a realidade é".

Achei a leitura interessante, principalmente ao analisar os desfechos dos irmãos. Porém, a sensação de estar lendo livros diferentes diminuiu a minha empolgação com a história e foi um alívio terminar.

Uelinton.Caique 18/01/2023

Esse foi um livro complexo. A princípio, parecia apenas a história de uma família, cada um seguindo seus passos para viver sua viver guardando uma informação muito importante: a dará de sua morte.
Apesar de não dado muito certo a leitura no começo, a narrativa muito descritiva e com pouca fluidez, enfim deu para entender o que realmente a autora quis passar; a leitura se tornou mais interessante a partir daí.
Não tenho conhecimento se autora escreveu esse livro em momentos totalmente distintos de sua vida, mas deu a impressão de uma evolução tanto na narrativa quanto escrita mesmo.
O modo como a autora tratou a psique dos personagens, como cada um absorveu a informação da data de sua morte, foi algo que impressionou bastante. Foi algo tão realista em certos momentos que era como se tivesse sentindo na própria pele.
Realmente considero que foi um livro complexo, mas em certos momentos a narrativa se tornava cansativa, o que acabou prejudicando um pouco do desenvolvimento do livro como um todo.

Biel 22/12/2022

Bom, com um final ruim
A edição é linda, isso não podemos negar, a estrutura textual do livro não é impecável, mas consegue manter o leitor atento. Na minha concepção, a cada irmão o livro ia se tornando menos interessante, até que chegamos na última pessoa do livro e destrói a narrativa que se torna genérica e superficial, acabando com as contribuições originais e autênticas dos 2 primeiros irmãos. Esse livro me deixou muito a desejar, pois a premissa é boa e tem sim momentos bons de reflexão, mas se perde na própria montagem. Temos trechos que nos fazem pensar sobre a vida, destino e etc. No geral um livro ok.

Ratinha da Biblioteca 15/12/2022

"Se você soubesse a data de sua morte, como viveria sua vida?"
Com essa premissa, nós vamos acompanhar a vida de quatro irmãos, o Simon, a Klara, o Daniel e a Varya e as consequências de saber o dia de suas mortes.

Os quatro estão entediados numa tarde quente das férias escolares e decidem visitar uma vidente que se dizia capaz de prever o dia da morte de cada pessoa. Todos saem de lá abalados, uns tristes e chorando e outros revoltados e afirmando o charlatanismo da mulher.

Eles crescem e continuam suas vidas. Simon vira dançarino, Klara desde nova é apaixonada por mágica e ilusionismo e quer fazer disso sua vida. Daniel investe na faculdade de medicina e Varya se volta para a biologia e genética.

Os pais são judeus, que foram para os EUA com seus pais fugindo da segunda guerra mundial e das crueldades de Hitler. E apesar da religião estar presente e os filhos serem ensinados conforme o credo, não há uma cobrança real para que os quatro irmãos sejam devotos.

Tudo isso, além do contexto da época, 1969 -2010 é o tempo que transcorre, influência diretamente na história e nas coisas que aconteceram com esses personagens. Eu fiquei me questionando muito sobre o impacto que uma afirmação pode fazer na vida de uma pessoa. Nenhum dos irmãos tinha qualquer garantia da veracidade da previsão da vidente, mas isso determinou uma parte importante das suas vidas, suas escolhas e sua forma de encarar o mundo.

Um livro denso, tenso e muito, muito bom para refletirmos, além de personagens apaixonantes e uma história bem escrita, não vi nenhuma ponta solta e não conseguia parar de ler enquanto não terminasse. Recomendo muito! Lembrando que esse livro está no Kindle Unlimited e no Prime reading, então se você tem um dos dois, corre pra baixar 😍

Livros que falam de morte são sempre impactantes e importantes.

Elizangela 08/11/2022

A força da palavra
Os imortalistas é um livro sobre a morte, como lidamos com a morte e como ela pode mudar nossas vidas. Quatro irmãos visitam uma vidente quando são crianças. E o que ela diz sobre o futuro de cada um irá mudar radicalmente a forma como irão encarar suas escolhas. A vidente de fato acerta seus futuros? Sabe quando irão morrer? Ou será que a força das palavras dela fazem com que cada um molde seus destinos de acordo com a profecia? Cada irmão tem sua cota de crença, de sofrimento e de alegria. Cada um deles, sozinhos, irão permitir que todo os seus destinos sejam guiados por uma mulher desconhecida e que não cobra nada a eles por lhes dizer sobre o futuro. Uma história emocionante, onde os laços familiares são de suma relevância para nossa compreensão da vida.

1 | 2 | 3 | 4