Mistérios da lua negra

Mistérios da lua negra Demetra George

Resenhas - Mistérios da lua negra

Eliza.Rezende 18/07/2023

Neste livro, Demetra aborda sobre aspectos da lua negra, relacionando-os com as aspectos do feminino, utiliza de dados históricos, antropológicos, físicos, mas se baseia principalmente na astrologia e na psicologia arquetípica.

O livro foi originalmente publicado em 1992 e ao longo da leitura podemos ver o vasto conhecimento que a autora possui sobre a temática. Além de expor todo esse conhecimento, ao final de cada capítulo há algumas perguntas, como numa espécie de diário pessoal, no intuito de levar o leitor a refletir sobre aquilo que foi lido.

A lua negra, o tema principal do livro, se trata de uma fase da lua, na qual ela passa por um período de transição. Segundo a autora, por muito tempo negamos essa fase em nossa vida. A lua negra seria o período em que algo se transforma, e para isso, ele precisa necessariamente morrer para depois renascer. Com o passar dos anos e as mudanças ocorridas dentro da sociedade, acabamos por negar esses períodos de morte e renascimento, não nos permitindo sofrer ou sentir a dor necessária para o processo de cura.

Ao longo do livro, Demetra relaciona esses aspectos da lua negra com o ser feminino que habita em nos, mas principalmente com as mulheres, que por serem cíclicas (devido a menstruação), acabam entrando em contato com mais facilidade com esse lado sombrio. A autora cita algumas das personagens mitológicas que mais representam a simbologia da lua negra, seriam essas: Lilith (uma personagem judaíco-cristã), Nix, Hécate, Deméter e Perséfone (todas da mitologia grega) e Kali (do hinduísmo).

A lua negra seria aquele momento de crise em que você aprende algo e se transforma; é a dor necessária para o renascimento.

"Toda crise contém a possibilidade para que façamos uma mudança em nossa vida. A mudança é o processo que nos permite continuar a viver. Não mudar é estagnar e verdadeiramente morrer. Uma crise, entretanto, não é a calamidade terrível. Ela deriva da palavra grega krino, "decidir"; e significa simplismente um momento de decisão. Toda vez que somos presenteadas com a oportunidade de uma mudança disfarçada em uma crise e não tomamos uma decisão, nossos padrões habituais inconscientes instintivos são aprofundados." (p. 284).

Deborah 10/07/2023

Apaixonante e profundo!
Possivelmente um dos livros mais lindos que eu já li.
Primeiramente preciso falar do caráter científico do livro. A autora fez uma pesquisa histórica, antropológica, psicológica e até física GIGANTE e ela coloca todo esse conhecimento no livro, nos mostrando toda a parte da formação humana e seu desenvolvimento ao lado dos aspectos religiosos que o acompanharam e foram posteriormente analisados por cientistas ao longo do século XX.
Temos então todo um panorama do desenvolvimento humano e do culto à natureza que o acompanhou.
Ao longo do livro as análises dos aspectos "sombrios" da lua, da Deusa e das Deusas vão sendo explorados junto com a analises profundas do inconsciente humano. A autora ainda nos leva a refletir no final de cada capítulo com uma espécie de perguntas para diário onde levanta questões para nós questionarmos e analisarmos o mundo e a nós mesmos! É realmente um livro muito reflexivo, o que o torna ainda mais lindo!
Kenia Diógenes 19/03/2024minha estante
Fiquei com vontade de ler mas em dúvida se era ficção ou científico.

Deborah 19/03/2024minha estante
Ele é religioso...tem alguns aspectos científicos e históricos, mas ele é sobre paganismo

Patrícia 15/04/2022

Perfeito
Apaixonada pela forma como a autora tratou os aspectos das nossas luas novas, nossa sombra. Além disso, descreveu e mostrou a influência nas Deusas e arquétipos no nosso comportamento.

Tatiana221 03/03/2022

Simplesmente perfeito esse livro, abordando a lua negra em nós, trazendo arquétipos da mesma e tornando tudo mais visível

Pri Sousa 12/10/2021

Feminino - para o equilíbrio e a harmonia da existência
Este livro aborda o feminino de diversas óticas ao meu ver. Fala sobre as culturas antigas e a relação com o feminino, sobre os aspectos de influência da lua negra na sociedade e na nossa vida particular, sejamos homens ou mulheres, fala também sobre a introdução do patriarcado e sobre a distorção dos mitos das deusas da lua negra e fala sobre uma teoria da autora bem interessante que eu acredito que realmente seja possível. O livro provoca muitas reflexos, tem muito embasamento teórico e técnico e a linguagem é fácil de acompanhar, as ilustrações ajudam também. É uma leitura que toda mulher deveria fazer e homens também, pois mostra a relevância do feminino e que precisamos entender a unicidade que somos.