Quando dizer é fazer

Quando dizer é fazer John Langshaw Austin

Resenhas - Quando dizer é fazer

Mariah 19/08/2022

Um histórico e + Dizendo e Fazendo, a pragmática em L. Austin
k-w: início da pragmática linguística

(i) Adendo para F da Linguagem no Contemporâneo

Linguagem X Período

Aristotle's L = "Tratado da Interpretaç." (mérito = sample antigo)

Nesse ponto, nosso diagrama fica contento de database 4 conceitos.
- Signos convencionais
- Triângulo Semiótico
- Sinais naturais
- Entidades Mentais

Mais detalhadamente: { Parte de: Sinais naturais vetor para Entidades Mentais (ii momentum) vetor parte de Entidades Mentais, para Signos Convencionais }

Linguagem X Período

3/4 de Cambridge = Analítica

Husserl + Heidegger (B a BA) = Fenomenologia

Saussure (cours linguistique = 1922) + Lévy-Strauss (antropolog. estrutrL958) + Barthes (Semiologia = 915-980)
S + LS + RB = Estruturalismo

Cassirer (F das formas simbólicas) = "Neokantismo" (new vocab)

2Charles = Charlie A e Charlie B = Peirce + Morris = "Semiótica"

_____________________________
Parte II

- Moritz Schlick, Otto Neurath, Rudolf Carnap... = Positivismo Lógico/Círculo de Viena (new vocab)

> O círculo = em alemão: "Wiener Kreis"
Def. = grupo de filósofos que se juntou informalmente na Universidade de Viena de 1922 a 1936.
> Coordenação de Moritz Schlick. (but also “Sociedade Ernst Mach”)

> Em reuniões semanais procuravam reconceitualizar o Empirismo a partir das novas descobertas científicas e demonstrar as falsidades da Metafísica.

> Suas atividades cessam quando Schlick é assassinado por um fanático nazista em 1936.

> O sistema filosófico do círculo ficou conhecido como o "Positivismo Lógico" ou ainda Empirismo Lógico ou Neopositivismo.

> Os membros do Círculo de Viena tinham uma visão (sua visão = "positivismo lógico") da F como aplicaç. das postulações do Tractatus Logico-Philosophicus. Embora Wittgenstein insistisse que fosse uma visão errada sobre seus escritos.

(Wittgenstein & The Vienna Circle. Wiley-Blackwell,1984).

> A influência do Círculo de Viena na Filosofia do século XX foi imensa.

> O Círculo de Viena existiu por uma necessidade.
> Essa necessidade devido às novas acepções da ciência do séc XIX (filosofia da ciência)
> Antes de Hegel a F da ciência era vinculada à Teoria do conhecimento, assim o vinculo se desfaz.

_____________________________
Parte III

Freud + Lacan = "Linguagem do Inconsciente"

- Frederich Sch-lei-er-ma-cher (Schleiermacher) + Wilhelm Dilthey + Hans Gadamer(Truth and Method) ... = Her-me-nêu-ti-ca = Hermenêutica

Ainda, outra corrente da Filosofia da Linguagem Contemporânea é a "Linguística"

> Círculo Linguístico de Praga

Corrente da Antropologia Linguística = Hipótese "Sapir-Whorf": "relativismo linguístico" a lingua determinando a forma que uma civilização, grupo, ou individuo, enxerga o mundo.

Sample = Estudo dos índios Hope (não distinguem passado/presente/futuro)

(ii) Questão da F da L Contemp

> Crítica ao mentalismo e ao subjetivismo do Pensamento Moderno
- Problema do Solipsismo
- Problema da Linguagem Privada
- Mudanç na concepç segundo a qual a L expressa o pensamento > para > L sendo o pensamento na acepç de estrutura > o pensamento é estruturado linguisticamente

(iii) Soluções Gerais

> Duas na Tradiç Analítica
1) concepç Lógic da L:
> diferenç entre Lingua e Linguagem
> Linguagem como estrutura abstrata que possibilita relações entre os signos
> Isomorfismo: Linguagem-Realidade

(M. F. C:) sou mais o isomorfismo da matemática (teoria das categorias e afins) mas tudo no seu tempo nao vou sair jogando Computação na cara da galera de humanas pra eu não ser amarrada na fogueira

2) Concepç Sócio-Cultural = Análise da Linguagem em uso (Wittgenstein tb entra aqui)

(iv) Resquício de organização e divisão na Filosofia da Linguagem (influenc de Carnap)
divisao = sintaxe x semantica x pragmática
valorizaç = sintaxe
#sintaxe (ruptura c atomismo semântico da tradiç anterior)

+ > rola (ip) da noção de estrutura !!
+ Da palavra -> para a proposiç como UNIDADE do significado
+ ISOMORFISMO linguagem (dupla implicaç) realidade
linguagem (setinha dupla) realidade
como equação reversível :)

Daqui entramos na pragmática, ponto em que se insere o Livro "Quando dizer é fazer - John Langshaw Austin" em questão.

Lembrando que > (Sprach-spi-ef) de Witt > parágrafo sétimo "Chamarei de jogo de linguagem (sprachspief) a totalidade consistindo de linguagem e ações com que está entrelaçada"

Destarte, a pragmática def. = relaç dos signos com seus usuários em um contexto determinado.

Logo, a pragmática trata da relaç entre Ling e contexto.
O mérito da pragmática é o contexto.

k-w: "dificuld. de sistematizaç"

Araújo 09/06/2012

Inicio da Pragmática Linguística
Austin lança as bases do que viria ser os estudos pragmáticos sobre a linguagem. Abordando a questão dos atos de fala, como atos locucionários, ilocucionários e perlocucionários, o autor busca levar ao público o interesse pela ação da linguagem enquanto uso, analisando sua dinamicidade e os aspectos que levam interesse à Filosofia, à Psicologia bem como às demais áreas das ciências ditas sociais que se preocupam com o ato da linguagem enquanto uso e ação.
Isadora.Cruz 12/04/2020minha estante
Consegue me dizer onde encontro este livro para comprar no Brasil? Pode ser em língua inglesa, ou em português mesmo. Obrigada!