O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Gustavo195 13/04/2024

O Gambito da Rainha
É um livro interessante, queria ler depois de assistir a série e realmente é uma boa leitura, tem algumas coisas que eu fiquei meio ehhh, apesar de ser fácil de acompanhar eu sinto que você realmente precisa de um conhecimento amplo de xadrez pra entender completamente as partidas no jogo e os termos usados mas ainda assim gostei de como o livro conseguiu me prender e me deixar ansioso pelo resultado das partidas mesmo sem entender muita coisa.
A Beth é uma protagonista maravilhosa e gostei de como os vícios dela foram escritos e de como a recuperação dela aconteceu mesmo achando um pouco rápida.
Recomendaria esse livro pra qualquer um que assistiu a série ou que é muito fã de xadrez.

Flavoca 03/04/2024

"Mas um empate não era uma vitória"
Beth Harmon era uma menina órfã que descobre não só uma paixão, como um verdadeiro talento, pelo xadrez.

Jovem e inteligente, nós a acompanhamos em momentos difíceis que envolvem entorpecentes e solidão.

Eu sempre fico chocada quando um autor (homem) consegue trabalhar uma personagem feminina como se ela realmente fosse uma mulher. Sexismo é abordado nesse livro de maneira magistral e o final é sensacional! A série da Netflix é perfeita! Favoritei! ??????
Joãodelass 03/04/2024minha estante
??????

Onda Soyeon 01/04/2024

Mais um Favoritado
O livro conta a terrível trajetória de Beth, mas também nos mostra uma mente brilhante em desenvolvimento. O livro é tão bom quanto a série, tendo coisas diferentes da tes adaptação. Mas ainda muito boas. Eu amei DEMAIS a leitura!

sarahsr 29/03/2024

MARAVILHOSO! O Gambito da Rainha é uma das minhas séries favoritas e, sinceramente, demorei tempo demais para ler o livro. A história é completamente inebriante e surreal e acredito que essa seja a mágica da história. Para os que já assistiram a série: ela é bem fiel até praticamente 2/3 do livro mas a parte final foi uma surpresa mais que agradável para mim, com tantos novos detalhes! Uma narrativa fantástica e pensar que foi escrita a tanto tempo só a faz ficar melhor!

D. Inocêncio 20/03/2024

Eu amei o livro tanto quanto amei a série! É uma leitura muito envolvente, sem dúvida alguma! Recomendo!

Nina Pina 14/03/2024

Nossa que livro maravilhoso, impecável, li bons livros esse ano, mas, O Gambito da Rainha foi o melhor.
Elizabeth Harmon, é enviada ao orfanato após a morte de sua mãe. Uma garotinha tímida e doce, com uma inteligência brilhante, adorei a determinação e toda a sua força e concentração, em aprender a jogar xadrez, e se tornar a melhor do mundo, com humildade. Sua vida não foi nada fácil, além de enfrentar os melhores jogadores de xadrez, homens, e na maioria adultos, enfrentou também seus vícios, em tranquilizantes e bebidas alcoólicas.
Aos 8 anos, quando foi enviada ao orfanato, a instituição fornecia tranquilizante para as crianças para elas ficarem sempre dóceis e amáveis. E a partir desse momento ela se tornou viciada em tranquilizantes.
E quando percebeu que a bebida fazia o mesmo processo, porém mais rápido, isso a levou quase à ruína da sua vida, com determinação e força de vontade ela superou tudo. Com a ajuda de alguns amigos.
Livro ótimo recomendo

Lohan464 09/03/2024

O gambito da Rainho
BOM, gostei muito de ver a harmon...mas devo dizer q mesmo assim prefiro a série, ela jogando os comprimidos no vaso, o harris ajudando ela na russia, o borgov falabdo mau dela...acho q tudo isso seria legal no livro, mesmo ele sendo original.
Como tbm prefiro cenas do livro, o jantar com jolene, as conversas com Alma, o ferguseen e entre outros.

surrando 03/03/2024

Eu gostei muito! amo a serie e o livro eh igualzinho, acho q de vc godta da serie quase ctz q vc vai gostar ta longe de ser um dos melhores do ano mas passa longe de ser ruim
AliJu 04/03/2024minha estante
Adoro quando a adaptação é tão boa quanto o livro

surrando 04/03/2024minha estante
serio o livro eh igual igual

Kely.Garcia 02/03/2024

Sobre o livro foi uma leitura gostosa.
Flui bem
Só demorei por conta trabalho

O fim talvez poderia ser melhor

Agora vou maratona

Talia 21/02/2024

Perfeito
Sinto que demorei muito para ler porque não queria que acabasse. Estou obcecada pela Beth e todo o universo do xadrez.
Teve algumas coisinhas que gostaria que fosse diferente, mas ainda assim é uma leitura fantástica

whosehri 07/02/2024

????
Pra mim, foi uma experiência excepcional. Acredito que, diferente da série, talvez não agrade uma pessoa leiga em xadrez, tem partes que são bastante técnicas, se eu não entendesse, teria provavelmente ficado entediada. Como eu disse, eu achei bastante diferente da série, nem melhor, nem pior, cada uma tem suas qualidades. Como mulher, é maravilhoso acompanhar a trajetória da Beth nesse universo masculino que é o xadrez, especialmente naquela época. Ela é o tipo de heroína que eu teria na minha infância, minha criança interior se afeiçoou muito a ela e, na minha opinião, fizeram um ótimo trabalho na tradução quando resolveram manter as partidas, o livro não seria o mesmo sem elas. Foi um livro que me levou ao êxtase e às lágrimas junto à protagonista, consegui me enxergar bastante nela. Betinha, você foi como uma filha pra mim, te ver crescendo aqueceu meu coração, agora que acabei, estou até melancólica, não te esquecerei jamais, querida!!!

Alessandro.Aguilera 01/02/2024

Excelente
Uma história envolvente, com personagens cativantes e bem descritos. Você vai se envolvendo com a personagem Beth e seu mundo, passa a torcer por ela em cada momento. Não conheço nada de xadrez, mas depois do que li, gostaria muito de aprender a jogar.

Joceli 30/01/2024

Um livro pra ser companhia
Comecei essa leitura via audiobook na audible, por ser um livro que não tinha muito interesse em ler. Li os últimos 30% em e-book e me peguei me importando com a personagem.

Algumas poucas lágrimas rolaram no final, confesso
Uma leitura agradável