O Homem Solitário e A Grande Coisa

O Homem Solitário e A Grande Coisa Diego Vitório

Resenhas - O Homem Solitário e A Grande Coisa

Nathalia184 17/06/2021

O espaço-tempo não é assim tão simples.
Eu poderia dizer que "finalmente li esse livro tão desejado" e encher mais um monte de informações, mas verdade seja dita, eu não queria chegar nesse "finalmente li". O livro é tão gostoso de ler que você não quer acabar, e quando me dei conta disso, faltavam 9 capítulos para chegar ao final.

Feliz, porém meio triste.

Enfim, sentimentos agridoces à parte, aqui acompanhamos a história de David - que por conta de alguns acontecimentos, acaba viajando para o futuro e decide que não quer mais voltar ao passado.
Mas isso acaba sendo um problema, já que ele não consegue controlar esses saltos que fica dando e isso acaba causando problemas.

A narrativa do livro conversa com você de uma maneira divertida, leve e curiosa. É fluído, tem passagens que - para aqueles que conhecem o trabalho do autor na página do Instagram - são muito bem pontuadas (sem mencionar o fato de que algumas tirinhas são referenciadas aqui dentro do livro e ver isso me deu uma satisfação estranha).
Também possui muito do humor maravilhoso, que explica o funcionamento da grande coisa (e de um tanto de outras coisas) de um jeito cativante.

Foi uma leitura que também veio num momento oportuno, virando um favorito instantâneo.

Enfim, amo e amo.

Ps.: a título de curiosidade, o autor iniciou algumas tirinhas que se passam após os acontecimentos do livro, então é ainda mais gostoso de ler, sabendo que da para acompanhar um pouco mais depois. (Mas ainda quero mais um volume).

Tomlucitor23 10/06/2023

Tô muito confuso porque eu amei do início até a metade, até mais da metade na verdade, porque eu me diverti muito rindo com todas as coisas sem sentido, mas no final perdeu muito fôlego pra mim virando uma coisa muito existencial pra pensar, pra refletir, então acabou ficando ruim pra mim, tô confuso porque também não entendi muito o final, é final aberto, tem que pensar, e eu tô preguiçoso pra pensar.

luizhenrique.dourado.1 10/12/2021

Romance genial que supre uma enorme lacuna na literatura brasileira
O genial livro de Diego Vitório supre uma enorme lacuna na literatura brasileira. Um gênero que pode ser chamado de ficção científica de humor, beirando o absurdo, ou melhor tratando o surreal como algo natural. Mas não pense que o livro é uma história louca, sem pé nem cabeça. Muito pelo contrário. O romance cumpre muito bem sua estrutura narrativa caminhando para o final onde acontece a grande revelação: o que é a grande coisa? Não deixe de descobrir. São muitas e muitas reviravoltas até chegarmos ao grande e poderoso clímax. Nesse meio, nos encantamos pelo protagonista David, o cachorro falante de braços mecânicos, Marlo, entre muitos outros intrigantes, exóticos e marcantes personagens. Os diálogos, principalmente o do cachorro, são afiadíssimos, criando uma relação realmente genuína entre os personagens. Por diversas vezes o livro me tirou gargalhadas, as tiradas são geniais, a ironia, o ponto que o humor alcança e as reflexões que estão por trás, são de um grau de refino altíssimo, poucas vezes vista. Eu poderia chamar Diego Vitório do Douglas Adams brasileiro, mas seria reduzi-lo a uma comparação. Diego Vitório é original, é autêntico, é uma voz própria. Ansioso pelos próximos livros, enquanto isso, acompanho as sensacionais tirinhas de seus personagens no seu instagram, também @agrandecoisa. Recomendo demais, prepare o fôlego para risadas e emoções.