A  Anatomia de Um Luto

Resenhas -

NatAlia 01/01/2024

Luto
"A anatomia de um Luto"

A potência do Lewis tava mais no 220 com Deus, revoltadíssimo com tantas coisas, mas quantas vezes a gente não fica assim? Foi um mix de muita coisa, eu esperava que iria chorar muito mas quando você está firme com Deus não se desespera tanto como o C.S.

Ele falou muito sobre montar castelos em que Deus destruía, mas mesmo na dor, é melhor ser Deus do que outra vida fazendo isso com você, te esmagando, fazendo você cuspir todos os seus sentimentos. Em muitos momentos em me peguei pensando em Jó e como são exemplos opostos do mesmo sentimento, o luto. Jó perdeu muita coisa, seus filhos, riquesas, tudo de 1 em 1, mas ele preferiu ser fiel no sofrimento à Deus.

É estranho falar que Deus nos trata na dor e no sofrimento, como Marco Telles disse num podcast, algo parecido como a unificação e fortificação dos cristãos antigamente que só foi possível através do sofrimento e às perseguições que sofreram, ressignificaram a dor e deram propósitos à suas vidas, Cristo.

3.5/5 ?
Por muitas vezes que achei que ele estava falando alguns absurdos do nada, imerso à muitos sentimentos dentro de uma montanha russa que é o C.S. Lewis
Carlos 01/01/2024minha estante
Esse livro é bom demais!

kote 23/07/2021

verdadeiro
acho que toda a abordagem sobre o luto aqui é muito real? consegui me enxergar em quase tudo que o c. s. lewis descreveu, até no medo de esquecer como a pessoa era de verdade e só lembrar do que eu inventei sobre ela. enfim, fiquei muito triste e reflexivo lendo. livros não ficcionais não são meus favoritos mas pretendo ler os outros do lewis

... 09/08/2022minha estante

MarciaCannecchia 31/08/2021

Para mim, não funcionou
Incrível como que cada leitura funciona de forma diferente para cada pessoa. Como ainda estou vivendo um momento de luto (hj faz 3 meses que meu tio partiu) procuro temas relacionado ao luto. Este livro não me atingiu. Não consegui me conectar, me envolver. Um dia quem sabe, tento novamente.
JurúMontalvao 31/08/2021minha estante
Awwww ???
Amo C. S. Lewis.
Mt força pra vc e sua família ?

MarciaCannecchia 31/08/2021minha estante
Vou tentar outra obra. Obrigada. ??

Rebeca 04/04/2022

Luto
Muito interessante ver alguém conseguir expressar tão bem, o verdadeiros sentimentos de uma pessoa que passa pelo luto , tão cruel e inesperado que nos faz questionar sobre coisas que até então não foram explicadas.

Nanda 18/06/2022

LIVRO INCRIVEL
Fiquei muito surpresa pela forma como Lewis realmente se despiu ao escrever este livro. Ele mostrou a sua dor, sua vulnerabilidade, seus dilemas internos, suas questões, sua raiva... no início até pensei, "nossa, ele não é crente não" kkk mas depois compreendi e me coloquei no lugar dele e talvez até faria pior.
Enfim, amei demais a obra.

Coruja 03/08/2021

Se há uma certeza na vida, é a morte. É uma verdade inescapável e, nesse último ano e meio, provavelmente tivemos mais consciência que nunca de nossa própria mortalidade e também daqueles que amamos. Com mais de meio milhão de mortos apenas em nosso país, difícil encontrar alguém que não tenha perdido alguém próximo, parente, amigo, conhecido que seja. Através das notícias que nos chegam, vivemos diariamente o luto - um luto individual e também coletivo, um lamento pelas histórias e esperanças que se apagaram antes do tempo, pelos ídolos que se vão, por um senso de segurança que não sabíamos existir e que, agora sabemos, nunca voltará ao que era antes.

Foi nesse contexto que comecei a me embrenhar por livros sobre o luto: próximo a completar o aniversário de um ano da morte de tia Gilda - irmã mais velha da minha mãe, que se foi logo no início da pandemia e nos tirou o chão com a angústia de quase dois meses internada. Alguns deles estavam na minha lista há muito: C. S. Lewis e seu A Anatomia de um Luto desde que li a biografia do autor, para escrever o especial sobre Nárnia; Joan Didion e O Ano do Pensamento Mágico quando bati o olho no título e vi a sinopse; F de Falcão da Helen Macdonald, indicação reiterada de uma amiga querida. Notas sobre o Luto, da Chimamanda Adichie veio por último, mas amarrava tudo por ter sido escrito exatamente no auge da pandemia, e trazer as peculiaridades de uma perda no momento que estamos vivendo.

Escrevo sobre “as peculiaridades” do luto em quarentena e faço caretas para mim mesma. Mas não consigo deixar de pensar que viver o luto hoje - e é necessário vivenciá-lo para superá-lo - é muito mais difícil do que antes do covid. O isolamento nos obrigou a abrir mão de muitos dos rituais que fazem parte desse processo; rituais que consolam, que nos aproximam da memória daqueles que perdemos, que nos permitem buscar conforto naqueles que compartilham conosco essa ausência.

(...)

Como Didion, C. S. Lewis também trata da perda de sua companheira, Joy Davidman. A Anatomia de um Luto, contudo, tem outra perspectiva, enveredando por uma tentativa de compreender a fé do escritor a luz da perda e do sofrimento. Como a ideia de um Deus amoroso pode combinar com a dor do luto? Como ele pode, num mesmo movimento, nos dar uma capacidade tão absoluta de amar e sermos amados e nos condenar à privação desse sentimento?

Lewis teve pouco tempo ao lado da esposa. Quando eles se casaram, ela já estava desenganada pelos médicos sobre o câncer. De forma quase milagrosa, ela entrou numa breve remissão após a união e os dois ainda tiveram três anos juntos. Num certo sentido, a experiência de Lewis, à primeira vista, é bem diferente daquela mostrada em O Ano do Pensamento Mágico: a morte de Joy é previsível num futuro imediato. Mesmo assim, quando ela acontece, abala completamente suas estruturas, a ponto de levá-lo a questionar sua própria fé.

Já no prólogo, escrito pela Madeleine L’Engle (de Uma Dobra no Tempo), senti o peito doer quando ela afirma que “a morte de uma pessoa amada é uma amputação”. O que se segue, na pena de Lewis, não é menos atordoante. O luto parece engoli-lo, as lembranças são uma avalanche, e o curioso é como ele percebe que a memória pessoal turva a imagem real da pessoa que se foi (“Lentamente, silenciosamente, como flocos de neve—como os pequenos flocos que vêm quando está para nevar a noite toda—, pequenos flocos de mim, minhas impressões, minhas seleções, estão se depositando sobre a imagem dela. A forma real ficará bem escondida no final”).

O livro é curto, porque Lewis se obriga a isso. Deixado em sua própria vazão, o luto poderia consumi-lo, e recolher-se a essa dor seria egoísta não apenas com os vivos, mas também com Joy (“eu não apenas vivo cada interminável dia no luto, mas vivo cada dia pensando em viver cada dia no luto”). É necessário reaprender a viver e a fé é uma das maneiras de voltar a se firmar em suas próprias pernas, e é a isso que Lewis se aplica ao escrever esse diário.

A Anatomia de um Luto é algo fragmentado, que parece ter sido escrito em rompantes nos momentos em que as dúvidas e a angústia se tornam demais. Considerando que Lewis afirma que escreve esses pensamentos em páginas de cadernos que vai encontrando pela casa, sem dedicar um único volume a tais pensamentos, tal caráter é compreensível.

(Essa resenha faz parte de um artigo maior acerca de livros sobre o luto. Deixei aqui apenas as referências diretas ao livro "A Anatomia de um Luto", mas há uma certa conexão entre todas as leituras que não se costura tão bem com o corte. Para ler o artigo completo, segue o link abaixo, no blog Coruja em Teto de Zinco Quente)

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/08/quatro-reflexoes-sobre-o-luto-lewis.html

Mariana 08/02/2022

A dor
Esse livro cumpriu o propósito dele na minha vida. Não estou de luto por morte, mas por fim de um laço. Lewis tão brilhante como foi e será sempre, a escrita tão eterna ?.

Em seus relatos sobre sua dor, sobre sua saudade e sobre Deus. Há de se entender que o desespero daquele homem em meio há tantas orações e tanta fé, que não foi respondido como ele achou que deveria, eu fiquei em muitas partes do livro querendo chorar junto com ele.

É uma história dolorosa, mas os relatos de como ele foi saindo daquele caos e dor são sensacionais.

"Ele sempre soube que meu templo era um castelo de cartas. A única maneira que ele tinha de me fazer perceber esse fato era derrubando- o."
almeidalewis 08/02/2022minha estante
É isso aí ?????????

Mariana 08/02/2022minha estante
Fantástico ??

almeidalewis 09/02/2022minha estante
?????? muito.

Gabrielle 27/08/2021

Além de Nárnia e Apologética
"Ela disse, não para mim, mas para o capelão: 'Estou em paz com Deus'. Ela sorriu, mas não para mim."

Essa frase no último parágrafo fechou este livro com chave de ouro.

Aqui lemos os cadernos de Lewis durante seu processo de luto por sua esposa. O início do livro é visceral, brutal até. Vemos que sua agonia é aliviada com o passar o tempo, mas suas anotações ficam ainda mais incríveis.

Não é o apologeta, o escritor de fantasias, aqui é o Lewis "puro e simples".

Aline 30/03/2024

Eu confesso que esperava uma análise profunda sobre a morte e o luto mas o livro trata-se apenas de um desabafo muito pessoal do autor. Ele comenta sobre a dor que sentiu quando perdeu sua esposa e questiona muitas coisas que nós mesmos questionamos quando passamos pelo mesmo sentimento. Aquela sensação de raiva, tristeza, depressão e também, dúvidas sobre a bondade de Deus. Achei um desabafo bem desesperançoso e íntimo de C.S Lewis. Não acho que o nome faz jus ao que tem no conteúdo dele.

Renata 17/05/2023

Essa leitura não foi perfeita pra mim, mas acredito que ninguém pegue esse livro a toa, no sentido de ?distração? a leitura dele tem um objetivo e é impossível ler as páginas e não se identificar com o autor em sua dor, em vaaaaarios momentos ele conseguia traduzir exatamente o que eu estava sentindo! E só que passou por uma dor dessas entende, se ter um livro é ter um amigo esse foi um dos melhores ?
Monica Carvalho 18/07/2023minha estante
Achei muito lindo ver o lado sentimental do Lewis. Esse livro é um de meus favoritos do Lewis, devorei em 2 dias, foi intenso e lindo ao mesmo tempo ?

Renata 27/07/2023minha estante
Concordo 100%

maria 06/07/2022

muito bom, dava pra sentir a dor do autor na escrita, a forma que ele foi vulnerável de como a escrita é uma forma de escape é incrível, que livro incrível

Filipe378 04/01/2023

Como o próprio Lewis diz: esse livro é ao mesmo tempo uma tentativa de fuga e uma tentativa de traçar um mapa da tristeza. Mas a tristeza não é algo que precise de um mapa, mas de uma história e, em algum momento, devemos parar de escrever tal história e seguir em frente.
Esse livro me surpreendeu de várias maneiras, pois eu já li muitos livros do Lewis e confesso que nunca poderia imaginar que alguém com uma mente tão clara, tao afiada e devota sucumbiria de tal maneira diante da perda e do luto. De certa forma esse livro nos assusta ao mostrar a fraqueza de Lewis, pois se a fé dele desmoronou, por breve que tenha sido, diante da dor, então o que será de nós? Mas, ao mesmo tempo, esse livro nos aproxima do autor, pois conseguimos o enxergar como um simples homem que compartilha das mesmas nisérias que todos nós e, desta forma, nos identificamos mais com ele.
Nesse livro Lewis vai questionar o silêncio, a falta de resposta, de Deus na hora de maior necessidade; vai questionar a bondade divina; vai mostrar toda a sua agonia diante da perda de seu amor. Mas Lewis também percebe que tudo isso foi apenas um lapso e que, provavelmente, o fez para ferir Deus. Ele também percebe como sua fé é fraca.
No meio de tudo isso tem momentos em que Lewis recupera sua sanidade e percebe que na verdade o luto o estava distanciando de sua amada e que o tentar manté-la era vão e até egoista.
O livro mostra como no luto há momentos terríveis de sofrimento entremeados por momentos de alivio e aceitação.
Recomendo a leitura desse livro para que possamos ver que não somos os únicos a sofrer e fraquejar perante a dor, mas, principalmente, para nos mostrar que podemos sobreviver a ela e até nos fortalecer com ela.

Duda 12/11/2021

Impactante
Para mim é muito interessante poder conhecer, ou ao menos tentar entender, as pessoas mesmo em seus momentos mais difíceis, pois são nessas horas que revelamos a pior, ou quem sabe a melhor, parte de nós mesmos.
C.S Lewis conta de uma forma muito clara e verdadeira a sua própria experiência perante ao luto recente de sua amada mulher, e todo o seu sofrimento é notório conforme vamos lendo...
Não duvido que este livro possa ajudar muitas pessoas que estejam passado pela mesma situação...

21:57

Mar 03/05/2022

Pronfundo
A Anatomia de um luto é um presente do C. S. Lewis.
Dá pra acompanhar um pouco do processo do luto dele com relação a morte da esposa.
Provoca bastante identificação mesmo deixando claro a particularidade da "história".
É um livro muito interessante e eu recomendo a leitura se você, assim como eu, "perdeu" alguém.