A estrada infinita

A estrada infinita Denys Schmitt

Resenhas - A estrada infinita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jonathan 25/06/2021

a beleza do amor que não precisa ser romântico pra ser amor
vou começar pelo básico: a história do artur e do joel é simplesmente maravilhosa, são poucas páginas que reproduzem sentimentos tão reais que não tem como não se apaixonar e se sentir próximo dos dois. a simplicidade da relação deles e a forma como eles são crianças reais com dúvidas e questões em desenvolvimento, mesmo com tão pouca experiência, mas ainda assim com muito a dizer, é tão palpável que quase consigo imaginar topar com os dois em alguma estrada escondida por aí!

além da escrita impecável com elementos regionais riquíssimos e de toda a questão de desenvolvimento da trama e dos personagens, que também só merecem elogios, o autor foi brilhante em todo o seu trabalho na descrição dos detalhes gerais da estrada e das atividades que os garotos desempenharam ao longo das páginas (aquela parte no capítulo 5 me deixou só a nazaré, mas não TÃO a nazaré quanto poderia), enfim, que ambientação e trabalho geral incríveis!

preciso falar do toque especial ao enredo entregue através de camila, que mostra muito bem algumas coisas que todos os garotos deveriam conseguir enxergar mais naturalmente e também agrega às tensões pessoais dos personagens, naturalizando que uma coisa não precisa excluir a outra, como estamos acostumados a ver em muitos romances por aí, que acabam falhando em suas supostas representatividades.

encerro dizendo que fico feliz por ter apostado nessa história desde o momento em que vi a capa e por ter reservado a minha cópia. a forma como o artur e o joel mostraram como o amor que os dois sentem um pelo outro é bonito de qualquer jeito foi um dos pontos altos nas minhas últimas leituras, foi uma delícia ver o meu fim de tarde virar noite com esses dois, entrou pros melhores do ano! :)

Bito Borges 08/08/2021

Sobre caminhos, voltas e escolhas
Como foi fofo acompanhar os 3 guris nessa pequena aventura. Mesmo não tendo vivido nada do tipo, tive uma sensação de nostalgia pura. Talvez porque na nossa adolescência a gente sempre fique idealizando amizades e querendo viver situações reais e infinitas como as que a gente encontra aqui. Que bom que histórias como essa existem!

Mila Araujo 05/11/2022

Me surpreendi!
Leiturinha rápida! Gostei do livro.... Me surpreendeu com a história, mas muito leve, fluido! Fiquei naquela.... Acabou?! Rsrs mas foi ok!

Gica Brombini 23/06/2022

A ESTRADA INFINITA é a definição de 'quentinho no coração'!
" - Qualquer lugar entre as hortências e a víncula onde a gente esteja caminhando e conversando sem nem lembrar que a estrada tem início ou fim. Como se ela fosse infinita."

Meu deus, que conto fofo! Eu simplesmente adorei. Arthur e Joel são extremamente preciosos e se tornaram dois xuxuzinhos para mim. Eu amei como a amizade deles é construída, como os sentimentos são demonstrados e reconhecidos. Eu amei a dinâmica deles e como eles possuem um amor tão puro e singelo em relação um ao outro.
Apesar de ser um conto curto, sem muitos detalhamentos sobre os personagens em si, as poucas situações que eles no são apresentados já nos demonstram a profunidade, as particularidades e o íntimo de cada um desses garotos. O jeito como eles conversam, como Arthur faz apostas e piadas, como Joel deixa-se levar por todo a caminhada em uma estrada que define a palavra 'refúgio'. Tudo o que consegui pensar era que queria caminhar com eles. Queria andar por essa estrada bonita que deve ter sempre a sensação de pôr do sol. Queria conhecer cada atalho desse caminho.
'A estrada infinita' me encantou. E eu amei o quanto me diverti, me envolvi e esqueci do mundo enquanto li essa história. Eu mergulhei nesse cenário interiorano, me apeguei a esses meninos tão incríveis. Com certeza esse conto é a definição de 'quetinho no coração'. Até porque, durante toda a leitura tudo o que eu consegui sentir foi a sensação de um peito aquecido, como se estivesse banhado na luz de um sol de fim de tarde.

Mona_Lucky 02/09/2023

"Apesar de todos os sentimentos conflitantes disputando o espaço em sua mente, Joel guardou a imagem daquele sorriso num lugar bem seguro."
"Artur foi atrás dela, puxando Joel pelo braço."
"Qual é a tua, velha?
-Velha é a tua bisavó,guri."
"Eles se encararam, ainda extasiados pelo sucesso do plano, e trocaram um aperto de mão que evoluiu para um abraço.- falou Artur.- Essa é a nossa estrada ponto em resposta, Joel apenas sustentou o abraço."
"-Joel... dentro da gente tem muito mais coisa do que as pessoas enxergam por fora. Eu sei disso porque tu enxergou essas coisas em mim desde a primeira vez em que a gente conversou. Se tu gostasse de um guri eu aposto que esse sentimento seria muito maior e mais bonito do que aqueles merdas fazem parecer."
"Joel sacudiu a cabeça, descrente. Artur nunca iria sossegar sobre nada na vida. Era meio irritante, mas também era uma das características que ele admirava no amigo."
"-Não a chácara, mas o meio. Qualquer lugar entre as hortênsias e a vinícola onde a gente esteja caminhando e conversando sem nem lembrar que a estrada tem início ou fim. Como se ela fosse infinita.
Uma centelha de reconhecimento brilhou nos olhos de Artur.
-Infinita.Eu gosto disso, Joel."

Nilsonln 10/11/2022

Simplesmente lindo
Maravilhoso, emocionante e bem escrito, "A estrada infinita" conta a história de dois amigos, a descoberta da sexualidade e a valorização da natureza e do meio ambiente. Adorei a leitura, aguardando novos livros do autor.

Denys 29/06/2021

Dizem que se o autor não acha que o livro merece 5 estrelas ele nem publica? Bom, aqui vão as minhas ahahah

Quando escrevi a primeira versão desta história, ela se tratava de um roteiro de curta-metragem muito diferente da história publicada agora. A versão atual ganhou vida em 2020, quando decidi revisitar esses personagens através da prosa e acabei descobrindo que eles tinham muito mais para contar.

Escrever mexe com a gente de um jeito engraçado. Nunca é uma linha reta. É uma linha que faz curvas e círculos e que às vezes é interrompida no meio do caminho como se tivesse terminado, mas que ressurge em outro ponto com um traçado diferente do original, só para fazer novas voltas e conduzir a lugares que você nem imaginava no começo.

É uma aventura.

E compartilhar um pedacinho desta que tem sido minha aventura favorita ao longo dos anos enche meu coração de alegria e senso de propósito.

Espero que você goste de caminhar pela estrada com meus meninos. Enquanto escrevo isso, entendo que eles já estão deixando de serem meus personagens para serem nossos, e isso enche meu coração de tantos sentimentos incríveis que, mesmo para um escritor, é difícil de colocar em palavras.

Amanda 28/07/2021

"Eu não costumo reparar nas cores. Mas eu reparo quando tô contigo."
Esse conto é tipo um abraço.
Ele se passa no interior do Rio Grande do Sul, e apesar de eu morar perto da capital do estado, é muito legal a identificação que rola por todas as expressões regionais utilizadas pelos personagens e que nós, gaúchos realmente falamos, como: guri, guria, piá, e o uso frequente do "tu" SEMPRE no lugar do você.
A estrada infinita é um conto lindo, cativante e escrito com uma sensibilidade enorme, que aborda amizade, descobertas, bullying e sobre como o amor não precisa ser romântico pra ser considerado amor. O mapinha da Vinícola Moreira do início é tão bonitinho.
Amei, de verdade!

chuwanning 22/08/2021

AAAAAAAAAAAA
Que coisa LINDA! Acompanhar eles foi simplesmente único, intrigante, interessante. Artur, fofo e leal, sincero e verdadeiro. Joel, sensível e doce, fofo demais. Os personagens têm consistência, parecem reais, parece algo que aconteceu e tem alguém te contando como foi. A descrição da estrada é tão legal, eu odeio mapas em livros, odeio ficar olhando procurando eles estavam, e aqui não precisa porque tudo é definitivamente descrito com calma e no momento, devagar e sem detalhes enfadonhos e longos. É uma noveleta sobre amizade, das verdadeiras e honestas, e sobre a descoberta do primeiro amor. Se você é como eu e está exausto de ler sobre lgbtqiap+ se descobrindo, acredite, não é aqui que seu cansaço vai estar, porque tudo é envolvente e cativante, e em nenhum momento parece discurso de causa, não é forçado, não é triunfante nem nada. Do contrário, soa realista, dos apertos no estômago, o desconforto, aos olhares, risadas sem jeito, toques que você não percebe que dá. Adorei que são crianças e isso foi extremamente respeitado, são apenas jovens pré-adolescentes tendo uma paixonite que ocorre de ser do mesmo gênero. Foi muito legal, sério. Leitura favoritada com gosto.

Denise 29/12/2022

"Infinita. Eu gosto disso."
Que gracinha de história! Um conto sobre amizade, descobertas e aventuras. Sobre dois melhores amigos vivendo uma jornada com começo, meio e sem um fim, porque as possibilidades estão sempre ali, infinitas. Muito sensível, com uma narrativa leve e bonita. Adorei!

olajana 29/07/2021

amei
Que história mais adorável.
Se você gostou da animação Luca da Pixar/Disney, essa história é ideal para ler.

Dois garotos, jovens, entrando na adolescência descobrindo a vida juntos, bem a frente da idade deles.
Em certos momentos eu ficava: gente com 13 anos eu brincava de barbie kkk
Achei fofo, adoro essa dinâmica melhores amigos.

Além de abordar um tema importante que é bullying, e a ansiedade que isso pode causar na vítima, então lembrando que isso é um alerta de gatilho.
Li super rápido, foi gostosinho, quando vi já tinha acabado.
Artur e Joel são muito fofinhos, que amizade mais cativante, vendo o Artur ajudar o amigo com as crises.
Não tenho muito o que descrever, apenas dizer que a escrita do autor Denys Schmitt é muito boa, fluiu super bem, as descrições e ambientação da história, deu pra imaginar direitinho cada cena.

Acho que valeu super a pena e recomendo, ideal pra ler quando não está afim de ler livros enormes.

Vitorin 08/08/2021

Amei
Que história fofa sobre amizade e autodescoberta, amei os personagens e amei tudo que aconteceu aqui, não tenho costume de ler histórias regionais então alguns pontos me deixaram meio incomodados mas amei no geral

Gaby 23/09/2021

Amizade, descobertas e uma estrada cheia de possibilidades
Ahh, gente, que conto maravilhoso!! A escrita poética de Denys me fez transcender as páginas do livro e me teletransportou pra realidade de Arthur e Joel. Que amizade linda a desses garotos e que forma singela de abordar os temas que foram trabalhados aqui. Marquei diversos trechos e a medida que fui me aproximando do final meu coração doeu um pouquinho já com saudades dessa estrada e desses personagens. Achei incrível como o autor trouxe a perspectiva e os anseios de quem está nessa transição da infância para adolescência de uma maneira tão crível, o que não é uma tarefa fácil. Me identifiquei muito com os questionamentos deles e me emocionei com as respostas que encontraram ao longo do caminho. Esses meninos me fizeram sentir leve. Essa história me fez sentir infinita. Amei ??
Bandeira5 23/09/2021minha estante
Mandei DM

brunarsou 01/01/2022

A estrada infinita
A sensibilidade dessa história me pegou de jeito. Foi muito lindo acompanhar Joel e Arthur nesse momento de descobertas que é a adolescência, fiquei muito tocada com a forma que eles enxergam e lidam com isso.

sky 03/10/2021

achei que era só um conto com poucas emoções
AAAAAAAAAAAAAAÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA leia

eu amei tanto esse conto caras, ele tem uma escrita fluída, ele trás questionamentos importantes nessa fase da vida que todes passamos, temos aqui personagens imperfeitos e bem construídos e uma escrita tão boa que você acaba pedindo mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5