Anoitecer

Anoitecer L. J. Smith

Resenhas - Anoitecer

Jullyane 24/12/2010

O que o livro tem de melhor é Damon e Bonnie. O resto é inverossímel demais pra entrar em discussão. Além da tradução ser péssima: convenhamos, o livro tem horas que é uma confusão só, passa de um momento pro outro sem mto sentido. Além, é claro, de erros de - acreditem - digitação. Vários. Não sei a versão original, mas a tradução para o Brasil deixou mto a desejar e a série, que na minha opinião, já estava bem fraquinha, despencou de vez.

Ainda vou ler os próximos livros qdo lançarem no Brasil, pq, enfim, vou querer saber o final da história, mas por pura curiosidade. A série não vale tanto a pena assim, como achei qdo iniciei a lê-la. Enfim, decepcionada. Eu poderia falar milhares de coisas ruins no livro, mas, se vcs leram, creio que tbm viram e é tanta coisa que me dá preguiça de escrever.
Dani 30/01/2011minha estante
KKKKKKKKkkk...Essa foi ótima Ju...tanta coisa ruim que dá preguiça...Ai to até com medo de comprar esse, pq já não tava muito amante dos outros...Pq fala sério...essa obssessão que todo mundo tem pela Elena me dá nos nervos. Mas vamos ver se tenho coragem e compro mais essa bomba em formato de livro...hihihihihihihihi

Larissa 19/03/2011minha estante
Essa obsessão com a Elena me irrita. Não recomendo os livros, mas a série (episódios) é incrível. A estória é diferente, muito. Vale a pena.

16/06/2011minha estante
eu fiz uma resenha tmb, omiti muita coisa com medo de detonar muito o livro.

Mirele 11/01/2012minha estante
Né, adorei a resenha.

Único ponto positivo: Damon e Bonnie. Fato.

Gianne Marques 02/09/2018minha estante
Realmente o que mais desanimada é a tradução, a série até que é boa. Mas, poderia ser melhor.

Ana Carol 31/12/2010

(CONTEM SPOILER)

eu gosto muito de Diários de um Vampiro... só que tenho que admitir que me decepcionei um pouco com esse livro!
na boa... não que a história seja ruim! Foi bastante boa, mas as vezes ela se tornava muito confusa! Eu meio que me perdi nas cenas de vez enquando!
outra coisa, sei que vai ter continuação, mas a história termina muito sem sentido... agora ao inves de ser um triangulo amoroso vai ser um quadrado?
E CADE O STEFAN????? gente eu fiquei muito revoltada que nem na ultima página ele volta! Elena só comenta que está com saudade dele! Nem que está indo salvá-lo... eu sei que ela vai salvá-lo mas nem um comentario sobre isso!
Termina ela, Damon e Matt dentro de um carro e acabou ai!
Num sei se algumas pessoas vão concordar comigo... mas parece que a pessoa que escreveram os livros O Despertar, O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria é diferente da que escreveu esse... a história ta bem confusa!
Mas mesmo assim... num deixa de ser Diários de um Vampiro! =D
ellen cristina 15/01/2011minha estante
realmente esse foi diferente dos outros. mas acho que os proximos vão ser muuuuito melhores, e dar um fim logo no triangulo amoroso :B

Maria Paula 25/01/2011minha estante
Eu pensei exatamente a mesma coisa! Parece que outra pessoa escreveu esse livro... não parece a L. J. da primeira parte da série!

Ariel 28/01/2011minha estante
Parece que a autora quer deixar Elena mais confusa com seus amores, sendo que na verdade ela ama só o Stefan. E eu também me perdi em várias partes. Não achei legal Stefan ter ido embora, já que o Damon só fica divertido quando está perto do irmão.

Felipe 15/02/2011minha estante
eu gostei da atenção que a autora deu ao damon, ele é o melhor personagem da serie e o favorito pela maioria
gostei muito da ação estra que teve

Ykaro Feliphe 21/08/2013minha estante
Adorei a resenha rs
Também li e senti a mesma coisa, estou lendo Meia-noite para finalizar a serie, graças a Deus kk
Me arrependi de ter começado a ler a serie O retorno quando estava lendo Almas sombria. Livro cansativo e chato, cheio de coisas ( misturo muitos seres, ficou estranho). E cenas de Damon e Elena que continua repetitivo.

Anna. 21/08/2013minha estante
Obrigada, Ykaro!
Agora, me conta! Meia-noite é bom? Porque eu cheguei em um estado com a série que eu só quero ler para terminá-la e saber o final. É triste lembrar de como eu adorava a saga e agora eu só quero lê-la para acabar com esse sentimento de tarefa inacabada.
Além do mais, fiquei sabendo de uns spoilers que só me desanimaram ainda mais a iniciar a leitura.
LJ Smith exagerou tanto na mitologia da série que o que poderia ser um enredo interessante se tornou uma história completamente inverossímil e surreal, até mesmo para os padrões da ficção.

CarolOliveiraS2 04/09/2014minha estante
Foi exatamente o que eu pensei Ykaro Feliphe, pensava q fosse só eu que achava isso

Sabrina758 28/11/2020

Decepcionante
Os livros anteriores da série são muito bons, mas esse livro está péssimo. Em primeiro lugar, há de se considerar que o livro é bem maior que os outros, o que não seria um ponto negativo se o a narrativa fizesse sentido. Como que pode Elena ser vampira, morrer como vampira e voltar como anjo?! Chegou um momento que eu não sabia mais nem o que Elena era.
Em segundo, a mistura de anjo e vampiro foi só uma das primeiras ideias que não fizeram sentido. Em outras palavras, acho que a autora teve muitas ideias, teve tantas que não conseguiu filtrar as que tinham conexões.
Alex64 30/04/2023minha estante
Elena e o Damon ficam juntos?? Queria ler só pelas interações amorosas dos dois

Sabrina758 30/04/2023minha estante
Não kkkk

Aaaaah?

Giulia Fidelis 10/05/2022

O maior surto que já li
Eu não sei nem por onde começar a falar sobre o surto que é esse livro. Não parece nem que foi a mesma autora que escreveu os 4 livros anteriores ????? É tudo ruim: essa "divindade" da Elena, o "ar infantil' que ela fica no começo, os beijos pra ver a aura ou alma da pessoa... Aí quando a gente pensa que não pode piorar, surge uns gêmeos direto do Japão, que viram raposas de 6 caudas (sim, é sério) e que controlam homens árvores e torturam meninas de 12 anos. Caroline está completamente fora de si, Bonnie é tratada como uma criança frágil, Matt tá sempre ali sobrando e Stefan é um pangó que não resolve nadaaa. Isso sem falar nos globos de neve e na chave que leva a diferentes cômodos. De longe, é o pior livro que já li. Além de nada fazer sentido, ainda pulam de uma cena pra outra, ou cortam alguma cena DO NADA, deixando mais confuso ainda. No fim, parece que só a Meredith é uma personagem com sanidade.
mogenuino 10/05/2022minha estante
?????

Arthur 25/05/2022minha estante
Vc definiu exatamente o que eu tô sentindo lendo essa bombaKKKKKKKKKKK

Giulia Fidelis 25/05/2022minha estante
É péssimo num nível que dói kkk

mayaraliye 11/03/2023

Decepcionante
Nossa, fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim, sinceramente. Só terminei porque eu ainda senti um minimo de curiosidade pra saber como o livro terminaria. Foi aquele livro que eu fui pulando página só para poder ler as cenas do Damon e da Elena, que foram as únicas que eu ficava mais ansiosa para ler, por eu gostar do Damon (o único que se salva desse livro). Chegava a parte da Bonnie eu já pulava de tão chata que essa personagem é. Provavelmente não vou ler a sequência dele porque me fez perder total o interesse pela continuação. Triste.
Alex64 30/04/2023minha estante
A relação da elena com o Damon é boa?? Quero ler só pra ver os dois

mayaraliye 20/11/2023minha estante
Ó, até esse livro foi o que "salvou" pra mim: as cenas dos dois. Mas não acho que valha a pena só por isso, porque a trama em si é bem mal desenvolvida :/. E você não suporta os outros personagens, é triste...

Renata 25/09/2022

PÉSSIMO
Meu Deus... como foi difícil acabar de ler este livro. Enrolado, enfadonho, CHATO CHATO CHATO. Q perda de tempo!
Fernando 23/11/2023minha estante
Passava na globo ??

Renata 25/11/2023minha estante
Pior q eu adorei o seriado... mas os livros? Aaaafffffff... pelo amor de deussss....

Gres 19/05/2012

WTF?!
Eu gosto muito de Diários do Vampiro, e achei os quatro primeiros livros da série muitos bons. Porém esse quinto livro me decepcionou demais :/
Quando eu estava lendo o "Reunião Sombria" (que seria o último livro dessa série) eu realmente fiquei intrigada com final... Foi totalmente sem explicação e o livro terminou deixando inúmeros pontos de interrogação na minha cabeça. Mas ai eu soube que L. J. Smith escreveu "O Retorno" da série e então o que eu pensei foi: "Opa, ela deixou várias perguntas no ar pra que os leitores ficassem tentados a ler essa continuação, que esclarecerá todas as dúvidas que ficaram". Mas aconteceu o contrário, ao invés de esclarecer minhas dúvidas esse livro só me deixou mais confusa :S
Achei a história muito parada e sem noção... A autora acrescentou vários personagens sobrenaturais que na minha opinião eram desnecessários e como a história girou em torno disso ficou muito chata!
O livro me decepcionou porque não trouxe o que eu esperava e porque fugiu muito do contexto que tinham os outros livros, então a história perdeu o rumo.
Pra variar eu ainda não entendi porque a Elena voltou a viver e pelo jeito nunca vou entender ¬¬ '

Ada 19/01/2013minha estante
Na série de tv, Elena volta a viver porque ela morreu afogada com sangue do Damon no organismo.

Gres 19/01/2013minha estante
Eu assisto a série de TV e adoro! Lá a história faz sentido ;D rs
Mas no livro acontecem coisas diferentes. A Elena morreu de outra forma e a volta dela ficou sem explicação no livro...
Achei sem sentido e por isso não gostei :/

Lila 03/08/2011

Terminei o livro já com a mão coçando pra fazer uma resenha, lendo a da Lu, me senti iluminada.

Comprei o livro na promoção do Submarino (que são os livros mais judiadinhos, sabe?! que vem com a capa diferente e as folhas são mais fininhas), acredita que ME ARREPENDI?!
Sei que faz parte da "campanha de incentivo à leitura", mas além de a tradução ser falha, ter vários erros nas palavras (um exemplo é: Magia Nega - EU JURO!), na hora da montagem, eles fizeram MERDA.
Acreditam que DUAS páginas vieram ao contrário? Da 146, vira 178. Daí eu vou lá na 178 e tá a página 146. QUE FALTA DE RESPEITO COM QUEM COMPRA O LIVRO!

E agora vamos a história em si.
(Com o perdão da palavra) QUE PORRA FOI ESSA? Eu juro que na maior parte do livro fiquei com a maior cara de interrogação do mundo. De onde ela tira esses personagens e essas situações?? A descrição dos malach?! PUTZ! Dos homem-árvore? Dos dois diabos orientais?? Das meninas possuídas?? DELS!

Esse negócio de Elena-Espírito-Criança e Elena-Anjo foi COMPLETAMENTE forçado!
Cadê a Elena do primeiro livro que era fútil e não ligava de passar por cima dos outros (muito menos dos amigos) pra conseguir o que quer? Quer dizer que só porque ela morreu e que se apaixonou e conquistou um vampiro (que ao meu ver não é digno de classificação), se redimiu? AH, POR FAVOR!

(óquei, eu estou fazendo minha resenha baseada na resenha da Lu - OI, LU!).

Também achei engraçadíssimo a cena da Elena curando o Damon. Por acaso ela é um Pokemon? JURO que não entendi!

O livro valeu mesmo pelas cenas dos amigos de Elena. Eles mereciam até mais espaço na história.

Bom, mesmo o livro sendo UMA BELA PORCARIA, devo dizer que ri TODAS as vezes que ele dizia o nome de Matt errado.
Mutt, Nat, Mark, Gnat. Tem como NÃO amar Damon?

E sinceramente? Se não fosse por ele causando o maior tumulto nos livros, a série seria muito sem graça. Por que convenhamos, esse romancezinho Elena/Stefan já tá ficando sem sal e sem açúcar há muito tempo.

INFELIZMENTE, vou ser obrigada a comprar o próximo livro, porque quero saber o que aconteceu com o Stefan.

Enfim... Pára de usar ácido, L.J. Smith!
kelly 31/08/2011minha estante
O meu livro tb veio errado. Páginas trocadas. O submarino me enviou um e-mail dizendo que reenviariam outro livro, mas até agora nada! Vc também recebeu esse e-mail?

Salma 03/11/2011minha estante
Falou tudo!

Eris 05/01/2018minha estante
Amei sua resenha, penso igual.. Estou sem a menor vontade de ler os demais que ainda faltam, cada livro dessa saga parece ser pior que o outro!

Analuz 08/02/2018minha estante
Eu tenho os outros porque comprei numa promoção há muito tempo, mas também nunca li. Cheguei nesse volume me arrastando, duvido que tenha motivação pra ler o resto.

LaisVCarvalho 04/01/2015

Eu não acredito no que li!
Alguém mais ficou #emchoque?
Sabe quando há uma série que você encontra pela sua vida? E então essa série vai ficando melhor em cada temporada? E você, como fã apaixonado, fica super feliz porque no ano seguinte serão lançados novos capítulos? (Supernatural já está na décima temporada, ai meu coração!!!)
Diários do Vampiro é tipo uma dessas histórias. Ou, pelo menos, parecia ser... Até que eu li essa nova fase e (nossa! gzuix!) o que foi isso?!?! A história perdeu completamente o sentido, e eu quase não consigo terminar de ler. Foi uma verdadeira tortura, acreditem!
Bem, Elena volta dos mortos (POR MIM ELA PODERIA CONTINUAR MORTA), mas volta estranha... Stefan, o personagem doce demais (fico enjoada só de pensar), não sabe lidar com o lado puro e diferente da Elena... E os dois ficam numa melação só que dá vontade de rasgar, não só esse, mas todos os livros da série (!)
Então, chega a vez do Damon, que é quando eu penso que tudo será salvo porque ele é realmente o melhor personagem, e a autora estraga tudo (¬¬°) ele se torna um personagem obcecado pela Elena, não do jeito legal e psicótico (como... Bem, antes...), mas de uma forma irritante e repetitiva.
Mas o pior da história é que surgem uns irmãos gêmeos que são, também, kitsunes (?) e querem instalar o mal em Fell's Church... porque sim. Ah e eles são donos de umas criaturas estranhas, os malach, que servem pra possuir as pessoas e obrigam os homens a se comer e as moças a ficarem peladas e "não religiosas" If you know what I mean... ( nossa, meu cérebro entrou em pane '-')
Jura que, uma hora da vida, pensei que estava lendo uma mistura de Naturo e Yu Gi Oh (com a Elena ativando umas paradas lá que eunãovoufalarporqueéSpoile) e, não mais, a saga que eu me propôs a ler!
Acho que a autora perdeu o tato. Ultrapassou a linha tênue entre "parar e virar uma lenda" e "continuar e estragar tudo", talvez se fosse uma série de tv esses absurdos que eu li pudessem ser tolerados (Supernatural rumo à décima primeira), mas escrita a história ficou tola, absurda demais até pra esse meio, o que deixou tudo infantil demais, cansativo, e me deixou morrendo de preguiça de termina.
Mas eu terminei e essa é minha opinião.
Adeus
Kimberlly 17/07/2015minha estante
Eu fiquei completamente em choque também. Teve um momento em que achei que pelo menos alguma coisa boa nisso tudo tinha acontecido, mas aí chega no fim a autora coloca tudo no lixo.

Camila 25/01/2011

Me decepcionei um pouco pois achei muito cansativo e em várias partes muita enrolação da autora. Se comparado com os três primeiros livros, esse deixa muito a desejar. Com o novo "nascimento" de Elena, eu esperava muito mais coisas. Não apenas as crises infantis de ciúmes entre os irmãos Salvatore, a obssesão que todos tem por Elena, as vezes a imaturidade de Bonnie... Mas no decorrer da leitura vai perdendo a graça, fica cada vez mais enrolada a narrativa e sem nenhum atrativo que possa te fazer ficar preso a leitura. Dentre todos esse é o único que não recomendo. Não tive muita paciência com o enredo. Mas tudo é questão de opinião.
Gres 16/09/2012minha estante
Camila, sua resenha expressou bem o que eu senti lendo o livro...
A série é muito boa, mas esse livro me decepcionou :/ Além de cansativo, é muito "sem noção" em algumas partes!

Carla Martins 31/03/2014

E a decepção continua...
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Anoitecer começar com Elena voltando à vida, o que já é um fato que me fez pensar: "Caramba, mais uma coisa impossível acontecendo no livro sem nenhuma explicação plausível. Quantas vezes Elena vai morrer e depois re-re-reviver?". Continuei lendo, ávida pela explicação, que não veio. Aí é fácil escrever livro. Inventa-se um monte de situações hipotéticas absurdas que jamais aconteceriam na vida real e simplesmente não se explica o motivo. Cadê a criatividade da autora?

Fui teimosa e continuei a leitura, que seguiu monótona a maior parte do tempo. Às vezes os fatos causavam um pouco mais de curiosidade e a leitura tomava ritmo, mas nada que durasse mais de 20 páginas. Nesse livro a aventura corre solta e o romance praticamente desaparece, até porque Elena e Stefan passam o livro todo separados.

Essa seria a hora perfeita para um suposto romance entre Damon e Elena começar a se desenhar, mas a autora errou na mão, mais uma vez. Até os momentos em que os seres sobrenaturais possuíam as meninas da cidade foram forçados demais, deixando a gente louca de vontade de bufar em alto e bom som. É tanta coisa maluca acontecendo que a gente acaba não gostando de nada e, mesmo que tentemos, não dá para se envolver com o livro.

Mérito mesmo merece o autor da série na TV, que transformou a história ruinzinha do livro em uma série viciante.

A Série

4 - Reunião Sombria
5 - O Retorno - Anoitecer
6 - O Retorno - Almas Sombrias
7 - O Retorno - Meia-Noite

Depois, a autora publicou dois livros (até agora) na versão de Stefan (já li os dois):

1 - Diários de Stefan - Origens
2 - Diários de Stefan - Sede de Sangue
warley torres 14/11/2015minha estante
Tem mais 6 livros antes de começar os Diários de Stefan. Procure pra você ver!