Anoitecer

Anoitecer L. J. Smith

Resenhas - Anoitecer

Kah 26/02/2021

Ser humano ou anjo ?
anoitecer :O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros. Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell?s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell?s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça. Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.

Eu pensei bem antes de iniciar a resenha de anoitecer o livro inicia com Elena voltando dos mortos e não temos uma explicação do Porque ela voltou dos mortos não sei se essa explicação vira com os outros livros da série notei uma grande diferença na escrita da autora como se não fosse a mesma dos primeiros livros confesso que me irritou em alguns pontos como o Damon o personagem no decorrer do livro mostrou ser dono de pensamentos absurdos não respeitando a decisão de Elena querer ficar com irmão muitas vezes impondo dando ordens de você vai ser minha princesa das trevas chega ser cansativo a quantidade de vezes que Elena precisa dizer não a ele .

Todos os momentos envolvendo os malach foram bem interessantes e de tirar o fôlego, principalmente quando eles eram relacionados aos surtos das meninas da cidade. Elas - e seus parentes - é que ficaram no estado mais grave da "epidemia", e os vilões responsáveis por isso - Shinichi e sua irmã gêmea Misao - são completamente sádicos. Além dos dois, a autora ainda transformou de vez Caroline é uma vilã, pois se nos outros livros ela tinha apenas uma inveja de Elena, nesse ela está disposta a tudo para matá-la e por isso se une aos irmãos para espalhar a doença pela cidade. Sem dúvidas, Caroline é a personagem mais diferente entre os livros e a série de TV.

A autora peca em muitos pontos mas também merece meus sinceros elogios uma das coisas que eu gosto e a forma como ela descreve todos os personagens juntos mas devo resaltar algo que me incomoda demais e a vontade sem limites que Stefan tem de proteger Elena a princesa de Fell's Church já foi humana , vampira e voltou a ser vampira uma personagem que demonstra ter muita força e passa por tudo com cabeça erguida com garra Stefan a vê como uma garotinha que precisa ser protegida a todo custo o as vezes é um completo exagero

Já dei início em almas sombrias torcer para ele ser melhor que esse .

Faithma 08/07/2011

O pior livro da serie, muita volta perdendo o foco.
Me senti lendo um rascunho mal feito de buffy a caça vampiros.
Lamentavel!

Anjo Kyra 13/06/2011

o livro sai um pouco da realidade do livro porém, continua com a mesma 'pegada' na historia. ela continua empolgante, apaixonante e linda.

Tes 10/04/2011

Diários do Vampiro- O Retorno

Mary 26/03/2011

Diário do Vampiro
Anoitecer com certeza me surpreendeu nunca imaginaria uma história tão surpreendente e incrível como essa.
Espero que Almas Sombrias seja mil vezes melhor.

Jay 11/05/2011

Diários do Vampiro: O Retorno - Anoitecer - L. J. Smith
Sinopse:
O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros. Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça. Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.

Opinião:
Bom, esse é o primeiro livro dessa segunda fase de Diários do vampiro, O retorno, eu realmente gostei deste livro, como sempre Lisa escreve muito bem, a história me envolveu completamente, principalmente pelos personagens que surgiram e pelas situções que causaram.
Acontecem várias coisas superdiferentes neste livro, criaturas inimaginaveis, a mudança de Damon e principalmente de Elena, que passa por várias fases, esse realmente é um livro diferente dos outros, mas eu gostei, tirando o começo que é um pouco chato, o resto do livro é ótimo.
Quem gosta de Diários do Vampiro não pode deixar de ler.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog:little-things-for-you.blogspot.com

Gianne Marques 06/02/2019

Série ficando cada vez mais sombria nesse livro
O livro já começa com Elena de volta a vida humana, ela volta com um tipo de Poder e totalmente inocente como uma criança, precisado de sempre a companhia de seus amigos e de Stefan que não sai de lado para passar com ela essa fase.
Algumas coisas estranhas começam a acontecer em Fell's Church, meninas ainda crianças começam a ter comportamentos estranhos e um Poder maior começa ser sentido por Damon e Stefan.
Stefan some simplesmente sem deixar rastro algum e Damon começa agir bem estranho, o que faz Elena e seus amigos quererem investigar o que está por trás desses novos acontecimentos na cidade.
Achei meio sem lógica no começo do livro Elena ter dificuldade em se mover, falar... agir como um bebê e ter que aprender tudo de novo; não durou muito, mas achei meio esquisito.
Gostei bastante dos novos personagens pra dar uma ação com os Kitsunes e os Híbridos (bem diferentes da série de TV que estamos acostumados).
Damon malvadão sem se importar com a humanidade foi o que me fez gostar bastante desse livro o deixando ficar cada vez melhor e lhe fazendo querer continuar a ler essa série o mais rápido possível, você entra em seus pensamentos e sentimentos o que faz gosto de ler e o que me faz gostar bastante de ler L.J. Smith.
O livro termina com mais mistério e gostinho de quero mais me fazendo querer logo começar o próximo volume.

Giselle Jamilly 24/06/2020

Mitologia
Se existe uma coisa mais confusa que Elena nesses livros com certeza é a mitologia que L.J. Smith cria para essa série. Apesar de uma consistência ter sido estabelecida nesse quesito durante os 4 primeiros livros, essa nova fase da história se propõe a misturar a mitologia ocidental com a oriental, o que não acontece com maestria e se torna um trem desgovernado de confusões mentais impelidas ao leitor.

Elena voltou dos mortos. Mas não é nem vampiro nem humana:  ela é um espírito que perdeu toda a sua memória e capacidade de comunicação com humanos. Ela parece tanto uma criança, que durante o livro, se referem a ela como ?criança-espírito?. A única pessoa que a entende é Stefan, com quem ela compartilha imagens mentais fragmentadas para ?conversar?.

Alícia 22/12/2011

01 de Fevereiro de 2011
Esse livro poderia ser um daqueles que você terminar de ler e fala: Oh meu Senhor, o que foi isso? Uma avalanche me atingiu? Mas, bem, eu sinceramente não sei o que falar dele… Tá, eu sei o que falar: quem não gosta de terror, então, não leia.

Eu pensei que Reunião Sombria fosse assustador, mas esse livro surpreendeu nesse quesito. E muito. Eu costumo ler antes de dormir e durmo de luz apagada, então vocês já devem imaginar o resultado dessa mistura, não é? Uma Naiare mor-ren-do de medo de um bicho me pegar a noite, hahaha.

O livro fala da volta de Elena dos mortos.. como um anjo. Aí que começa toda a confusão.. o livro começa com Elena Gilbert como um anjo, que não sabe falar e consegue levitar… então depois ela simplesmente volta a ser a velha Elena Gilbert, a humana. Ok, Lisa Jane Smith, o que você pretendia com isso? Eu sinceramente não entendi. Vamos falar também das criaturas que ela colocou no livro, misturou muita coisa e, no final, essas criaturas só serviram pra fazer o Damon mais mal.

Pois é. Mas, apesar da maldade extra pro Damon, ele continua sendo aquele.. omg! Vocês sabem, falar do Damon me deixa sem palavras.

A narrativa também ficou mega confusa em algumas partes, mas tenho que te contar.. a L. J. usou e abusou da sensualidade nesse livro, viu? Sim sim sim, muitos detalhes que ela usou, teve aquele “quê” sensual que deixou o livro ótimo.

Resumindo tudo: o livro é bom, mesmo, para quem gosta de sobrenatural. Mas não deveria ser feito como um livro da saga Diarios do Vampiro, seria muito melhor se fosse uma nova historia com novos personagens (ou não, já que o Damon não estaria no livro D:).

Vocês devem ter percebido que eu fiquei em dúvida não é? Hahaha, pois. Sou amante da saga, sou amante da L. J., então.. enfim, vocês sabem.. *Naiare confusa hoje* rs

Raquel Maisie 21/12/2010

Elena voltou..
Elena está de volta e não está mais morta. Depois da batalha em Reunião Sombria, a garota está de volta a Fell's Church provocando a alegria e animação de Stefan, Damon, Bonnie, Matt (ou Mutt? - como diz Damon - KK'), Meredith e... Caroline (?) Mas, para o resto da cidade, Elena está dentro do caixão, então ela vive junto com Stefan na pensão da Sr. Flowers e todos os humanos (e Damon) estão muito ansiosos para visitá-la depois de tudo que aconteceu com a briga com Klaus, um dos vampiros Antigos, que são super poderosos.
Literalmente, Elena começa uma vida nova, ou seja, ela deve começar desde o início. Ela agora é um espírito puro misturado com anjo que veio do Outro Lado que habita a Terra e agora tem muito Poder - a garota volta irradiando Poder e fica muito mais poderosa que os dois irmãos vampiros juntos -, e sua mente agora é semelhante a de uma criança. Ela não consegue pronunciar nem palavras completas (o máximo que conseguiu foi Ste-fan ou Da-mon) e se comunica poucas vezes pelo poder da mente. Para que ela volte ao "normal", é necessário aguardar o despertar, que será repentino. Enquanto Elena está nessa forma de espírito, ela tem um incrível poder de cura e não consegue ficar com raiva ou estressada com ninguém, mas, ao receber Damon, ela percebe que há algo muito estranho crescendo dentro dele, mas ela não consegue avisar a ninguém porque não consegue falar.
Além de Damon, Caroline age de forma muito estranha, falsa e má, chegando até a utilizar magia negra contra Elena - que combate com sua Magia Branca - e outras pessoas estão agindo estranhamente na cidade, sendo possuídas, o que faz com que o grupo fique preocupado e tente encontrar uma solução; o sinistro e famoso bosque de Fell's Church também "age" estranhamente, como se as plantas que lá vivem estivessem com desejo próprio e querem acabar com todos que passam por perto, até a morte.
O aguardado Despertar de Elena acontece e ela não sabe sobre o grande Poder que ainda lhe restou - descobrirá só mais no meio do livro - e agora ela deve seguir uma estranha mensagem escrita em seu diário virtual por Stefan, dizendo para ela procurar Damon. Ela chama seus amigos e juntos formam os famosos planos A, B e C; agora eles se dividem em tarefas - cuidar das meninas possuídas - principalmente Caroline (o que faz com que Bonnie e Meredith passem por momentos de terror e são salvas por Damon) -, procurar Stefan e saber o que ocorre em Fell's Church.
Depois de acontecimentos chocantes, plantas com vida, demônios, terror, mistério, confusões e humor em várias partes, o livro termina com uma batalha inacabada e ainda não resolvida - que terá sua continuação em Almas Sombrias.
É interessante ressaltar que Damon recebe uma atenção especial em Anoitecer e grande parte da trama tem ele como personagem importante, muitas coisas acontecem graças a ele ou com ele. Além disso, a relação Damon-Elena se expande - em vários sentidos. Uma coisa que gostei muito também foram das últimas páginas - o diário de Elena -, achei bem legal porque parece que explicou o livro inteiro desde o início, fez um "resumão" e ficou muito bom. Outro ponto que é interessante é o fato de o Diário (agora digital) não tem mais data - nos outros livros, era datado 1991 - e a história agora acontece no presente (mesmo sem não passar esse tempo todo - passaram-se dias desde Reunião Sombria), já que temos computadores, celulares com vídeo-chamadas, etc.
Dá pra perceber também que L. J. Smith modificou muito o estilo dos livros, aumentando relativamente de tamanho (agora temos 400 páginas e não 200) o que eu sinceramente não gostei nenhum pouco. Gostava de Diários do Vampiro porque eram ótimos livros e super rápidos de ler; a questão é ainda continuam ótimos livros, mas mais lentos de ler - eu lia cada livro da quatrilogia inicial em um ou dois dias, agora na nova trilogia, leio um livro em quatro ou cinco dias.
Encontrei somente dois problemas em Anoitecer: primeiro, o aumento relativo do número de páginas foi desnecessário, porque muitas coisas poderiam (e deveriam) ser resumidas, o que tornou algumas partes repetitivas. Segundo, a escrita estranha em algumas passagens do livro, que deixaram a história confusa.
Num todo, eu curti pra caramba DV5 e é uma das melhores leituras minhas do ano e é bem esperado para todos os fãs e se você ainda não leu a série, leia, porque você não vai se arrepender. Diários do Vampiro é uma das poucas séries que são escritas com ótima qualidade e conquistam fãs cada vez mais.

Pedro 30/01/2011

Bom, mas não se compara com A Fúria e Reunião Sombria
A história começa algum tempo após Elena voltar para o mundo dos vivos. Ela age como um bebê e possui abilidades especiais, tendo um sangue diferente que atrai várias criaturas. E, de repente, Stefan desaparece e coisas estranhas começam a acontecer em Fell's Church: árvores atacam pessoas, meninas são possuídas...
Ele possui uma boa história e consegue misturar muito bem romance, suspense e ação. Porém, a história acompanha às vezes a perspectiva de personagens que acaba estragando o clima de mistério, sendo muito melhor se esses acontecimentos não fossem mostrados no início do livro. É como se em Reunião Sombria (SPOILER) a história mostrasse a perspectiva de Tayler quando as meninas foram atacadas na casa de Caroline (SPOILER - FIM).
Esse é um bom livro. Não é tão bom quanto os dois últimos mas ainda é uma boa leitura.

Camila 25/01/2011

Me decepcionei um pouco pois achei muito cansativo e em várias partes muita enrolação da autora. Se comparado com os três primeiros livros, esse deixa muito a desejar. Com o novo "nascimento" de Elena, eu esperava muito mais coisas. Não apenas as crises infantis de ciúmes entre os irmãos Salvatore, a obssesão que todos tem por Elena, as vezes a imaturidade de Bonnie... Mas no decorrer da leitura vai perdendo a graça, fica cada vez mais enrolada a narrativa e sem nenhum atrativo que possa te fazer ficar preso a leitura. Dentre todos esse é o único que não recomendo. Não tive muita paciência com o enredo. Mas tudo é questão de opinião.
Gres 16/09/2012minha estante
Camila, sua resenha expressou bem o que eu senti lendo o livro...
A série é muito boa, mas esse livro me decepcionou :/ Além de cansativo, é muito "sem noção" em algumas partes!

Paulatictic 26/10/2010

Diferente
Hum... Sei lá... No começo do livro eu estava achando o livro um tédio... As coisas estavam um pouco sem graça, a Elena tinha voltado à vida né, e estava como um espírito, flutuando sem parar, beijando todo mundo e sem conseguir falar. De repente a história fica meio doida e ficou parecendo um filme de suspense, nossa, não se pareceu em nada com os outros livros da série - pelo menos eu achei – Mas ai eu comecei até a gostar, por que disse a mim mesma, que o livro estava mesmo diferente, então não adiantava eu ficar sofrendo, e foi o que eu fiz. Acho que nesse livro o sobrenatural está esparramado nas páginas, coisas diferentes acontecem sem parar e algumas até confusas... O final me deixou curiosa pela continuação, mas eu também fiquei com a impressão de “Já acabou? Está faltando alguma coisa”. Mas tudo bem, vamos ver como fica o próximo né?