O Colecionador de Mundos

O Colecionador de Mundos Ilija Trojanow

Resenhas - O Colecionador de Mundos

Michele 08/04/2020

Error
Nossa! Que sufoco! Nas minhas mais rasas opiniões e instintos literários, as vezes eu erro, e erro feio. Comprei este livro pelo título, pensei que iria embarcar real em vários mundos, absorveria cada aroma e espaço descritos, que seria ótima minha impressão do autor.

Escrita ok!
Narrativa ok!
Mas o resto foi para mim total desespero. Achei tudo bem confuso, histórias não linkadas, leitura tediosa. Confesso e com zero orgulho que me obriguei a não abandonar a leitura, pois uma filha nunca foge a batalha final. Rs

Renata 30/03/2020

Uma aventura polifônica
Trata-se de um romance, mas inspirado na vida de Richard Francis Burton (1821-1890), que foi um daqueles caras que viveu antes da era dos especialistas, por isso quando procuramos informações sobre ele encontramos que ele foi escritor, militar, espião, antropólogo, poeta, entre outras coisas.
Ilija Trojanow vai tratar do viés militar pouco conformado e explorador obstinado de Francis Burton. Temos assim o relato de três expedições, na Índia, Egito e África Oriental.
Considerando que tudo que Burton queria era se imiscuir nos lugares, desvendar tudo que conseguisse, em relação às pessoas e a cultura, sua língua, sua religião, tradições, o leitor acaba por conhecer detalhes como rituais hindus, seus deuses, figuras como dervixes, brâmanes, os perigos da peregrinação à Meca, caravanas que partiam de Zanzibar em busca de descobrir rios, lagos, montanhas para fixá-los em mapas. A busca da glória de ser o primeiro a chegar, colocar o nome na história.
Contudo, é mais que isso, e o livro se faz romance ao interpor narrativas. Entremeada à perspectiva de Burton estavam as visões daqueles que caminharam juntos, seja pelo deserto, quando trabalhava para a Companhia das Índias Orientais, seja pela selva com Sidi Mubarak Bombay, o companheiro incrivelmente carismático e com a história mais triste de todo o livro.
Estas narrativas paralelas são importantes na medida em que humanizam um relato que poderia ser tomado como heroico, mostra pequenezas e vilezas que nunca costumam aparecer nas histórias destes grandes nomes.

GIPA_RJ 26/11/2016

Curioso
Este livro pertenceu à minha lista dos "quero ler" desde 2010 , quando foi lançado por aqui. Anos atrás , o autor veio à bienal do livro e fez uma palestra.
Me identifiquei com o tema por achar que seguia a linha do meu livro favorito ,"O Orientalista" de Khurban Said , que já li duas vezes. Me fez descobrir que adoro biografias , mas não de celebridades.
Sir Richard Burton é realmente um personagem especial ,porem "O coletor de mundos " não correspondeu muito às minhas expectativas...talvez por não ser exatamente uma biografia . Muita ficção foi adicionada às viagens dele.
A primeira viagem à Índia foi um saco de ler , não me interessou muito , mas serviu para introduzir o personagem. Já a segunda , da peregrinação à Meca , e a última , da expedição de 1600km pelas florestas , estepes e desertos da atual Tanzânia até os grandes lagos da África centro-oriental foram bem legais. O autor morou no Quênia , e as descrições africanas valeram a pena.
A estrutura do texto , com paginas preenchidas de cima a baixo quase sem parágrafos me cansou um pouco (414 paginas!) e me exigiu muito foco para não me perder.Muitos personagens se alternam na narrativa , o que dificultou também.