Política é para todos

Política é para todos Gabriela Prioli

Resenhas - Política é para todos

Gabslareine 18/08/2021

Para começar a aprender sobre política brasileira
Gabriela Prioli tentar ser o mais simples possível ao se propor explicar como funciona a origem da nossa democracia, focando especialmente na democracia brasileira.

Apesar de tentar falar com os leigos é complexo o sistema brasileiro e a mesma não se aprofunda muito nos temas, mas é o suficiente para quem não sabe como o sistema funciona. Entra em questões sobre os modelos de democracia existentes e demais pautas que estão no debate atual. Penso que o objetivo do livro é como diz seu enunciado: Politica é para todos, ou seja, o objetivo da autora é explicar política de forma simples para quem não conhece muito ou não conhece nada. Para isso tem um bom êxito na leitura leve e descomplicanda, apesar de algumas temas serem complexos de mais e não fica simples, necessita de atenção.

Vale conferir as dicas de material que ela deixa no final para aprofundamento dos temas, com textos e séries. Assim como os conteúdos de política da mesma no seu canal do YouTube. Apesar disso esperava mais da reflexão final, mas é um bom livro.
Max 02/03/2023minha estante
Advogado deveria fazer um cursinho de literatura antes de escrever livros.

Max 02/03/2023minha estante
Advogado deveria fazer um cursinho de literatura antes de escrever livros.

annacsfraccaro 08/09/2022

Esclarecedor!
Gabriela Prioli perfeita em sua explicação, sua explicação é clara, simples e direta ao ponto, não fica enrolando para explicar, além da explicação ser em linguagem simples.
Recomendo esse livro pra todo mundo, principalmente nessa época de eleição.

annereads 08/02/2022

Um manual para *começar* a entender a política brasileira.
Esse livro explica de forma breve, objetiva e exemplificada aspectos muito importantes que permeiam a política do Brasil.

Admito que esperava mais profundidade, mas reconheço que ele é muito proveitoso :))

Alisson 03/02/2022

Um guia sobre estrutura política
Para aqueles que, assim como eu, não são muito versados em política e cujo conhecimento não vai muito além do que se é " apreendido" através das redes sociais, este livro atende de forma suficiente o propósito de explicar as estruturas políticas do nosso país.
Ainda, a autora traz em alguns momentos como toda esta estrutura foi construída no decorrer de muitos anos e faz também algumas comparações com sistemas políticos de outros países. Temas sobre a democracia e também informações para verificar fontes de notícias que podem ser insidiosas, também são abordadas neste conteúdo.
A leitura deste livro vale muito a pena
Camila1856 11/02/2022minha estante
??

Simony. 28/11/2022

Prioli nos apresenta um guia rápido sobre o sistema político do Brasil, dos tempos passados até os dias atuais. Acho muito importante vc pelo menos saber o básico de política, para então cobrar e votar com consciência.

Paulinha 31/10/2022

vamos democratizar a democracia
Política é para todos vai trazer temas políticos de uma maneira mais acessível para aquelas pessoas leigas no assunto. Responde várias perguntas como: o que é uma república federativa, qual a diferença entre autoritarismo e democracia, como são financiadas as eleições, entre outras coisas.
Acho um livro bem pertinente para o momento em que estamos vivendo. Por vezes, costumamos nos posicionar politicamente, apenas pelo pertencimento a determinado grupo/ideia.Nos últimos dias tem-se visto várias pessoas contra Bolsonaro. Ele perdeu sua reeleição. E depois disso? Sabemos o que cobrar do próximo governo? Como diria Gabriela Prioli em um de seus livros no youtube: ?Não devemos simplificar a nossa existência política a oposição ao Bolsonaro, porquê se isso acabar, o que nós temos?? Agora que tiramos o poder daquele que tanto criticávamos, o que devemos cobrar daquele a quem entregamos a presidência?
Sabe-se que a política brasileira vem trazendo um grande descontentamento e desesperança, mas não podemos ser omissos e querer um país melhor sem a nossa participação. Assim como diz em um dos trechos no livro:
Quando os cidadãos perdem a confiança nas elites políticas, nos partidos, nos meios de
comunicação e até nas instituições democráticas, é a própria democracia que sofre. Se o poder emana do povo, como diz nossa Constituição, o que sustenta um
sistema político é o processo contínuo de legitimação das instituições e dos representantes. E esse processo não pode ser vivido apenas de quatro em quatro anos
ele precisa ser parte do dia a dia dos cidadãos.

jackfowl 11/09/2021

Meio decepcionado
Senti que o livro se pauta muito no período atual, tornando o livro meio datado. Outra coisa que senti é que tem muito palavreado floreado, diferente do método como ela faz no canal dela. Tem tópicos interessantes, mas as palavras fazem diferença na forma de leitura, em diversas partes não engaja.

É uma leitura boa, mas não é memorável.
joedsonfrl 03/02/2022minha estante
Tive essa mesma impressão quanto ao retrato do período atual, poderia ter sido mais neutro quanto a isso e ser um livro atemporal. Porém não senti muita enrolação na linguagem, achei que os usos de termos técnicos sempre foram sucedidos pela "tradução" informal.

Estelia 06/02/2022

A Política são todos
Um livro de leitura fácil e simples, que explica como funciona os itens básicoa do sistema eleitoral e democracia que vivemos. Um livro que deveria ser ensinado nas escolas. Para conscientizar desde cedo as crianças que sim, todos fazemos parte da política e que sim somos nós que escolhemos quem vai nos representar e podemos cobrar se não o fazem.
Canuto 06/02/2022minha estante
Comprei ele tbm . Estou no capítulo 2

beca 07/11/2022

não sabe NADA sobre política? nunca parou pra estudar nem o básico? esse livro é para você.

é ótimo para quem está começando os estudos nessa área e realmente não conhece nada.

para quem já sabe, talvez seja legal ter para revisitar alguns conceitos ocasionalmente ou retomar possíveis lacunas no seu estudo, mas não sei se é tão interessante se você já tem conhecimento sobre o assunto.

a leitura pode ser meio maçante e repetitiva, mas é natural que isso aconteça em um livro técnico e conceitual.

Lethier 24/03/2022

Política é Para Todos.
Livro de leitura leve, simples para que você possa se familiarizar com o básico da política do do seu país, famoso Brasil.
*E é essencial que saibamos o mínimo, vamos parar com essa ignorância de ?não gosto de falar de política? e se policiar galera.
lala 24/03/2022minha estante
amg tava querendo achar um livro assim, vlw por aparecer aq cm ele kkkkkk

Lethier 24/03/2022minha estante
Kkkkk por nada !!!!

Bia 19/02/2022

Um boa leitura
Gostei muito dos tópicos que o livro abordou, confesso que esperava mais do livro, mas acredito que o intuito era abordar tópicos básicos sobre política.
Alguns assuntos são estudados na escola, contudo teve assuntos inéditos para mim.
No geral é uma boa leitura, super recomendo.

Vinicius39 01/09/2022

Livro que deveria ser lido por todos.
Esse livro é uma aula sobre política,ele é escrito de uma forma acessível,fácil e bem legal de acompanhar,por isso qualquer um que pegar para ler,vai compreender tudo!

O livro aborda os temas bases sobre políticas,como o que é política,como votar,fake news,para que votamos,etc etc etc. É uma aula super necessária,ainda mais nos dias de hj que ninguém se interessa na política (principalmente os jovens),são coisas simples que a gente não faz ideia que acontece ou de como isso acontece. A autora consegue colocar os temas de uma maneira super legal e não torna o livro chato,cheio de assuntos complicados,é um livro para o povo começar a entender e se interessar em política da maneira mais simples possível. Recomendo muito!

Anna 20/12/2023

É um livro de linguagem fácil para quem quer ser iniciado nos vários elementos que a política engloba.

Maíra 28/01/2022

Necessário!
Para quem quer começar a estudar política, economia e direitos é um belo pontapé inicial.
No meio do livro acaba ficando cansativo por ser muito técnico, mas vale cada minuto de leitura.

É importante não deixarmos esse tipo de conteúdo morrer em nossos conhecimentos,
Falar sobre política com amigos, familiares é uma bela iniciativa de retomar as rédeas e fazer a nossa parte.
Nathalia Polito 28/01/2022minha estante
Quero muitooo

Kauan_Vitor 22/02/2022

UM ÓTIMO LIVRO SOBRE O TEMA
Tenho um carinho enorme pela Gabriela Prioli e admiro-a muito, sempre exemplificativa, simples e complexa ao mesmo tempo e bem inteligente. O livro dela não podia ser diferente.

Com explicação importante sobre a política, ela aborda temas muitos relevantes para estarmos à par da dinâmica política no nosso país. Eu sinceramente amei o livro. Sobre a leitura, li em seis dias, até achei o livro um pouco breve demais, poderia ter abordado, e eu estava esperando que abordasse, temas como a diferença entre esquerda, centro-esquerda, centro, direita, centro-direita e extrema esquerda e direita, bem como neoliberalismo, liberalismo, comunismo e socialismo.

Esperava isso porque no Brasil atual há muita controversa do que são esses sistemas e ideologias. Mas com ela bem destacou no livro: ?Analisamos as dimensões institucionais da democracia representativa, com especial atenção para o caso brasileiro: o funcionamento das eleições, os partidos, a divisão de poderes, atribuições de responsabilidades, limites ao exercício do poder, entre tantas outras características fundamentais de nosso sistema político.? Com essa citação, percebemos do que o livro irá tratar.

De qualquer forma, foi um leitura da qual adquiri muito conhecimento. Recomendo, principalmente levando-se em consideração que essa ano de 2022, será ano de eleições.