Os Pilares da Independência do Brasil

Os Pilares da Independência do Brasil Evandro Pontes

Resenhas - Os Pilares da Independência do Brasil

Glaucio.Oliveira 17/10/2021

Uma das obras BRs mais importantes das últimas décadas
Obra de leitura fluida e agradável, impecavelmente bem escrita ? não notei um erro ortográfico ou gramatical sequer (o que é raro quando leio) ?, riquíssima em detalhes, bem organizada, bem editada, abrilhantada com projeto gráfico belíssimo, e recheada de referências bibliográficas. Sem dúvidas um dos livros mais historicamente acurados que já li.

A preocupação com o resgate legítimo e honesto da história da nossa Independência é evidente de ponta a ponta. Tanto que em alguns trechos, o juízo de valor é deixado de lado para apresentar duas possíveis versões ?baseadas nas fontes ? de um mesmo acontecimento. Serve também como porta de entrada para outras obras importantes dos séculos passados constantemente referenciadas pelo autor.

Mais que uma obra literária, é um presente do prof. Evandro Pontes e da FUNAG a todos os brasileiros, considerando que disponibilizaram o livro gratuitamente em comemoração ao bicentenário da Independência (que está às portas).

Se sua visão acerca de Dom João VI, Dom Pedro I e Imperatriz Leopoldina provém de novelas, filmes e "literaturas de aeroporto", recomendo fortemente que leia esse livro para começar a se "desintoxicar".

Apesar de já ter lido, quero comprar o livro físico para tê-lo em meu acervo pessoal para a posteridade.

Aos que se interessarem, link para download ou compra do exemplar físico: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-771