A arte de fazer acontecer: Guia prático

A arte de fazer acontecer: Guia prático David Allen
Brandon Hall

Resenhas -

Ivan 06/04/2022

Impossível ser mais prático que isso!
David Allen é um dos mais influentes estudiosos da produtividade e criador do método GTD (Getting Things Done), conhecido no Brasil como "A Arte de Fazer Acontecer".

Simplesmente um guia passo a passo para que você possa aplicar o método GTD de maneira mais completa e fácil no seu cotidiano. Neste livro, os 5 passos para dominar o fluxo de trabalho (Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar) são destrinchados em lições rápidas para serem aplicadas imediatamente. Em 10 etapas simples, este guia prático ajuda você a entender melhor o GTD e acompanha sua implementação passo a passo, começando com a papelada que você não sabe como organizar e avançando até o gerenciamento dos e-mails e de todos os planos e compromissos que fazem parte do seu cotidiano.

David Allen vai literalmente pegá-lo na mão e guia-lo a cada passo. E de forma objetiva e prática, somente com a explicação necessária e suficiente para você ir realizando as etapas, aprendendo e aplicando o método! Quando você termina a leitura, já estará aplicando o GTD! No final do livro ainda oferece conteúdos extras, através de vídeos curtos do autor, para quem quiser aprender mais.

Eu já estudo e aplico o método GTD faz algum tempo, ele está incorporado a minha rotina. Na minha opinião, de todos que testei, o GTD é a melhor. Quem me dera ter tido a oportunidade de ler este guia quando comecei a implementar o método. Certamente facilitaria muito.

Se você quer ser mais organizado e ganhar produtividade no seu dia-a-dia, sugiro fortemente a leitura e aplicação do conteúdo deste guia. Depois, complemente seu conhecimento e melhore a aplicação do método através do livro "A Arte de Fazer Acontecer", do mesmo autor.
mari.mondadori 22/01/2023minha estante
Excelente parecer, adorei! Realmente o GTD é poderoso, posso dizer com muita tranquilidade que depois de conhecê-lo, conheci também um novo mundo. Incrível como mexe e muda nossa visão a cerca das coisas mais triviais às mais profundas!

Thalita 25/03/2023minha estante
Pra ler esse é preciso ler o anterior dele?

Ivan 25/03/2023minha estante
Não precisa necessariamente, mas ajuda mais no entendimento

JurúMontalvao 20/02/2022

Mente clara e fluindo como água
20/02/2022:
São 10 passos para começar a usar o método de organização pessoal GTD.
GTD vem da frase em inglês "Getting Things Done", que tradu-rindo ao português seria tipo "fazer as coisas/tarefas acabarem ou serem concluídas".
O método busca aumentar a produtividade e eliminar o estresse de ter que aumentar a produtividade.
A leitura corre fácil, mas não dá pra ser rápida porque precisa ir aplicando cada etapa. Fiquei imaginado o guia num app, estilo Duolingo. Seria demais!
Bom... Fiz as 10 etapas e me sinto como estar numa central de comando das coisas, pedidos, desejos e ideias que orbitam essa vida que me pertence. A sensação é boa, é mt refrescante!
O melhor da brincadeira até aqui foi conseguir zerar minha caixa de emails!
Talvez depois de 1 ano eu volte aqui pra atualizar minha opinião... Vejamos! ?

Mayara 07/11/2021

Guia de bolso
Eis aqui o meu futuro guia de bolso hehe, que será consultado diária e semanalmente, com toda a certeza.
Facilitou muito a implementação do GTD.

Dea 08/08/2021

Pra quem não tinha entendido o método GTD, agora desenharam
Ótimo livro. Pra quem não tinha entendido como colocar em prática os ensinamentos do David Allen no livro ?A arte de fazer acontecer?, neste livro praticamente desenharam? o método GTD revolucionou minha produtividade? eu li o livro-base do método, participei dos treinamentos presenciais dos níveis I e II, mas ainda assim o livro prático acrescentou mais conhecimento. Pra quem ainda não conhece o método, não sabe o que está perdendo? mente como água é o objetivo?
Vanima21 24/08/2021minha estante
Você recomenda a leitura de qual primeiro? A versão original ou o guia prático?

Dea 25/08/2021minha estante
A versão original.

Pablo 13/07/2022

O guia é prático mesmo...
Não tem melhor definição: é a praticidade colocada no papel para implementar a metodologia do GTD.

Agora que terminei, voltarei a ler o livro A Arte de fazer acontecer para aprimorar os conceitos...

Sabrina 02/10/2021

Guia realmente prático do GTD
Este livro é ideal para quem está iniciando no GTD ou mesmo que já pratica algumas etapas ou o método por completo.

É um guia passo a passo onde explica todas as etapas do GTD e realmente te mostra como colocar em prática.

Tem várias checklists e orientações para você aplicar cada etapa, além de ter diversas sessões do livro onde se respondeu dúvidas de alguns praticantes ou iniciantes no método.

É um livro de leitura, releitura e de consulta constante para quem quer adotar ou já adota o método do David Allen.

Amei!

VirgAnia 19/08/2023

Ótimo! Uma guia mesmo. Objetivo e fácil de aplicar conforme a leitura avança. Ainda estranho tantas listas, mas tenho me sentido mais produtiva e menos ansiosa. Adorei a ideia de relacionar as tarefas à contextos para definir quando realizá-las.

Regina 04/08/2022

Excelente guia prático
Eu já havia lido o GTD, mas confesso que fiquei com dificuldade de implementar todo o método.
Esse guia prático foi extremamente útil. Já na primeira parte tem uma avaliação do estado atual e no final do livro o teste de repete. Foi nítida a minha evolução ao iniciar até concluir a leitura, que aliás foi super rápida.
Em uma semana, com dedicação, é possível implementar todos os passos e já colher os frutos.
Super recomendo.

ComeceComLivros 26/05/2022

Ajuda muito.
Para quem já leu a arte de fazer acontecer é um bom livro. Para quem não leu acredito que vai entender, mas certamente quem leu vai fazer melhor proveito. O livro é bom, dá para construir o método de produtividade proposto.

Ana Carol 28/04/2022

Livro de atividades
Esse livro é um resumo prático do livro de David Allen, "GTD, a arte de fazer acontecer".

Gostei muito porque é prático e objetivo. Dá o passo a passo em listas e foi construído para seguir de guia que vc pode ir lendo e aplicando na prática.

Já conhecia o método (através da Thais Godinho, que tem o canal Vida Organizada no YouTube) mas achei que o livro organizou bem as ideias em forma de check-lists bem construídas e de uma lista para você fazer acompanhamento do progresso da implementação, caso você queira fazer isso ao longo da leitura (e foi o que fiz parcialmente).

É um livro indicado para pessoas que não tem muito tempo para se aprofundar no método ou ler o livro original (que para o meu padrão é um pouco repetitivo e cansativo - não gosto de rodeios em coisas práticas apesar de gostar de boas e longas histórias) e que querem urgentemente organizar a complexidade de Informações, tarefas e atividades da vida atual. O método realmente funciona!

Aysllan.Gabriel 24/07/2023

Sensacional, indico para todos
De tudo que já estudei sobre produtividade, este método de longe é o que melhor me adaptei e consegui a sensação de que estou organizado e avançando com as coisas.

HevelynHFontanella 24/11/2023

Todo mundo deveria saber disso
Um guia pada ser mais produtivo. Te ensina que organizar também é ser preguiçoso, pensar antes e realizar depois.
Sem muito o que dizer, só digo: leiam e coloquem em prática.

Gleiciane 13/02/2024

Médio
Não achei lá essas coisas, mas da pra pegar algumas dicas de como começar a se organizar, clarear os pensamentos, e tem uns temas legais dentro dele.

Ãlex Santos 09/01/2022

Realmente, bem prático e repleto de exemplos!
Já havia assistido alguns vídeos sobre o GTD, especialmente com a Thais Godinho, do canal e blog Vida Organizada. Todavia, nada como a leitura do livro para obter informações mais detalhadas.

Creio que o mais importante do método esteja contigo neste livro. Realmente, ele é bem prático e repleto de exemplos, e não adentra nos detalhes dos conceitos, o que penso poder encontrar no livro do David Allen que trouxe o GTD ao público.

Confesso que fiquei um pouquinho frustrado, mas entendi a intenção deste livro: conheça o método e, se desejar se aprofundar, nos procure para saber mais. No entanto, a leitura não deixa a desejar. Em uma semana, já obtive pequenas mudanças.

O livro ainda apresenta links para diversos vídeos e artigos de referência sobre o GTD, mas, atenção, são originais em inglês. Busquei informações no site da empresa Call Daniel, que é a única autorizada a oferecer treinamentos sobre o método no Brasil, além do Vida Organizada.

Marta__A 14/01/2022

No livro o autor apresenta o passo a passo de como implementar a metodologia desenvolvida por ele, e deste modo ter uma melhor produtividade no trabalho e na vida. É um guia para iniciantes, quem quer implementar o método, mas teve dificuldades de fazer isso a partir do livro do método.