O Homem da Forca

O Homem da Forca Shirley Jackson

Resenhas - O homem da forca

Babica 15/03/2024

Solidão, loucura e crescer.
O segundo livro de Shirley Jackson e meu terceiro da autora, traz um período onde ela estava no auge da sua doença, um período confuso de sua vida onde se isolava e tinha pensamentos assustadores. Isso ficou evidente em O homem da forca, que nos traz a vida de uma jovem chamada Natalie. Acompanhamos sua rotina
desde sua casa até a amarga faculdade, onde coisas misteriosas começam a acontecer.

Como em outros livros da autora, não se pode confiar 100% no que nossa protagonista conta, nem tudo é o que parece e nem tudo de fato existiu, mas o que temos em sumo deste livro é insanidade e solidão lado a lado em uma garotinha que está procurando um lugar no mundo, um mundo cujo ela não construiu, não pediu para nascer e tem que jogar nas regras desse mundo.

Ela aproveitou e desceu críticas em instituições universitárias e em seu próprio marido disfarçado de professor e pai de Natalie. Aqui temos uma Shirley amarga e cruel, com uma personalidade difícil, transferida para esse livro igualmente amargo e assustador.

Bia 08/03/2024

Você vai achar que tá ficando doido.
Para apreciar essa leitura você precisa estar em paz com o fato de que quanto mais você ler menos vai entender.

Essa não é uma história "coming of age" com um desenvolvimento da personagem que amadurece se tornando, forte adulta e sem medo*, muito pelo contrário essa é a história da deterioração da mente de uma jovem completamente solitária.

Shirley Jackson com muita maestria conta essa história de perda de sanidade modificando a sanidade da própria narrativa. Apesar da narrativa em 3a pessoa estamos sempre condicionados ao que existe na cabeça de Natalie, ela é como um filtro da realidade para nós, ou seja, você vai achar que tá ficando doido.

Lulys 25/02/2024

Delírio ou realidade?
A autora nos apresenta a protagonista que desde o início ouve vozes que interrompem suas conversas. Essas alucinações vão se intensificando ao ponto de deixar o leitor confuso. Do meio para o final do livro a narrativa se tornou confusa.

Gabriela 23/02/2024

Um livro clássico
Trata-se de um livro escrito na década de 50, por uma mulher sobre uma mulher oprimida e limitada por seu contexto social e época.
A maior parte da história se passa na mente da personagem principal e o interessante é descobrir o que é real e o que não é.
Apesar de toda a propaganda sobre o livro sinceramente não gostei .
Achei um livro muito parado, lento , pouca dinâmica. Como a maior parte do livro trata das divagações da adolescente/jovem, acaba sendo um pouco chato e com muito conteúdo desnecessário?..
Enfim , difícil eu ler um livro e não gostar e foi o que aconteceu .

Bunig 26/12/2023

Mais uma das protagonistas não confiáveis de Shirley Jackson. Natalie é uma jovem de 17 anos, solitária em seu próprio mundo imaginário. Seu pai é um escritor arrogante e hipócrita, sua mãe parece viver a beira de um ataque de nervos e tudo que Natalie tem, faz ou é, foi escolhido por seus pais. Às vésperas de se mudar para a faculdade, a jovem sofre um trauma, o internaliza, se recusa a falar ou pensar sobre e ela e espera que estar em um novo lugar, longe de casa, possa trazer mudanças muito positivas. No entanto, nada muda.

Para mim, O Homem da Forca foi uma leitura muito cansativa. Estar na cabeça da Natalie parecia como estar na minha própria cabeça. Muitos pensamentos, muitas situações hipotéticas. Tentar prever o futuro é exaustivo. E, assim como qualquer outra pessoa que pensa demais, acaba não vivendo na realidade.

Todos os personagens desse livre são desprezíveis, cada um com seus problemas, e não tem como se apegar ou torcer por ninguém. Apesar de que é algo comum nos livros da Shirley. Não foi uma leitura gratificante ou proveitosa para mim. Devia ter sido esperta e abandonado já bem no começo.

CAWPILE: 5,14
nat.juliana 26/12/2023minha estante
Pelo simples fato de que meu nome é Natalie, agora estou curiosa ?

Rita580 23/11/2023

A leitura deve ser sentida
A literatura da Shirley jackson é marcada por mulheres em estado de sofrimento e está obra n corre nenhum pouco longe disto.
Uma mãe sufocada e completamente infeliz com seu papel como esposa, um pai narcisista, um irmão que nunca está la e Natalie, uma jovem só, chegando na maior idade após passar por um grande e perverso trauma.
Vi muitos comentários com relação a esse livro, que ele era difícil de entender, ou que era chato, mas acho que a sensação que me veio foi de quando Clarisse disse uma vez que um acadêmico não conseguia entender sua obra ao mesmo tempo que uma jovem universitária a tinha como leitura de cabeceira, este livro deve ser simplesmente sentindo.
Se a um terror verdadeiro , existiria um maior e mais perverso com nós mesmos do que a nossa própria mente, onde moram todos os demônios e todos os pensamentos perversos que nos assombram quando estamos sozinhos ou em nossos sonhos ?
O verdadeiro terror e mistério deste livro está simplesmente em acompanhar os medos da personagem através de seu fluxo de consciência, o que para mim foi simplismente visceral.

mari 07/11/2023

O homem da forca
4.5 ??

?Além dessa sensação, no entanto, de veloz passagem transitória, havia algo pior, a temerosa convicção de que talvez na realidade não fosse algo mais que Natalie Waite, universitária, filha de Arnold, incapaz de descartar a solidez do mundo mas forçada a lidar com ele como algo real e sombrio?

Quando ouvi falar que Shirley Jackson era uma das maiores escritoras de livros assombrosos imaginei que esse livro seria muito obscuro, cheio de imagens gráficas ? mas para minha surpresa me deparei com um horror maior que qualquer fantasia: o coming of age de uma garota desprendida do mundo real, relutando em sair de seu próprio mundinho cuidadosamente construído na infância e adolescência.

Amei muito esse livro, gostaria de ter lido no físico e não no ebook porque acho que é um daqueles livros que de vez em quando você quer voltar numa parte específica só para reler um momento marcante ou engraçado ou reflexivo. Amei Natalie Waite como protagonista e o quanto ela é não confiável, refletindo o quando garotas nessa idade não são confiáveis nem para si mesmas. Vi a minha própria fase de amadurecimento refletida nos fluxos inconstantes da mente de Natalie e amei cada segundo. Recomendo demais a todas as garotas que são ??diferentes?? rs

Carol Nery 01/08/2023

Não é pra mim
O tanto de tempo que levei para ler menos de 300 páginas já fala muito sobre o livro, ou sobre o momento em que resolvi ler o livro.
Nessa história, Shirley Jackson nós apresenta Natalie Waite, de 17 anos, e que acabou de ir para a universidade.
Filha de um escritor bastante dominador, ela tem uma relação através de cartas com seu genitor. Natalie pensa que longe de casa e de sua família, seria muito mais feliz e realizada. Porém as coisas lá na universidade não eram assim nada demais.
Essa é minha terceira experiência com a escrita dessa autora. Confesso que gostar mesmo, só gostei de Sempre Vivemos no Castelo. Esse livro aqui parece que Jackson simplesmente saiu jogando pensamento confusos ao ermo... E quem fizer conexões, ok. Se não fizer, o problema é todo e exclusivo seu.
Natalie não é uma personagem cativante, nem por empatia, nem por identificação. E dessa forma, vou deixar essa leitura cair numa bruma do esquecimento.

Thamirys Santos 18/07/2023

Não sei o que dizer, só sentir
Comprei esse livro num impulso porque me interessei pela sinopse e porque estava na promoção na livraria perto de casa. Pois bem, conhecia a autora pelo nome, mas nunca tinha lido nada dela, e pela fama de Shirley Jackson, achei que seria um livrão. Infelizmente, me decepcionei.

A personagem principal tem uma relação estranha com a família e vai pra faculdade logo após sofrer um trauma (não vou soltar spoiler). Uma vez sozinha no ambiente universitário, a personagem que já é melancólica e parece sofrer de ansiedade, fica ainda mais presa aos próprios pensamentos e a solidão junto da sensação de não pertencimento só aumentam com o passar do tempo.

O desenrolar do livro é muito interessante, apesar de complexo por conta do fluxo de consciência utilizado como recurso narrativo pela autora. Mas caminhando para o fim, parece que entrei em um redemoinho dentro da mente da personagem e fiquei completamente perdida, sem saber o que poderia ser real ou não na história. Dei uma nota baixa, porque não achei uma leitura prazerosa e porque não me causou grandes reflexões.

Leitura interessante, mas passou longe da lista de favoritos.

Verbena 12/07/2023

Nem sei
Olha eu já havia lido outro livro da autora, (a assombração da casa da colina) então sabia que gostava da escrita, mas não esperava por isso. Nesse também foi tomada pela alucinação da protagonista, mas de um jeito diferente, pois é uma alucinação desconfortável em vez de assustadora, esperei que algo fosse acontece que me explicasse o sentido de tudo isso e no fim não tive resposta alguma.
Acredito que foi uma boa leitura, pois não conseguir para de ler e a autora conseguir me envolver o suficiente para não abandonar.
Não indicaria para qualquer um, se gosta de leituras perturbadoras em que tudo parece um grande delírio, fica ai a recomendação desse livro

Biblioteca Álvaro Guerra 26/06/2023

A protagonista tem dezessete anos e se chama Natalie Waite. Ela possui uma relação de amor e ódio com os pais e, assim como qualquer adolescente, sonha em sair de casa e ser livre. O pai é um escritor que ostenta arrogância e acha ser dono de Natalie e sua mãe. Já a mãe, submissa e amargurada, tenta levar para vida a ideia de que nenhum homem vale à pena. Quando a garota finalmente vai para a faculdade, o que era sonho se torna pesadelo e a sua imaginação fértil se envolve de forma assombrosa com a realidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556521255

michelyvogel 31/01/2023

O livro narra a vida de uma garota e sua ida a universidade. É difícil saber o que é real e o que é fruto da imaginação da protagonista. Ainda não sei se entendi e ou gostei do livro.

L. B. Böer 25/01/2023

Claustrofóbico é o adjetivo perfeito pra descrever isso aqui
Tenho que dizer que adorei o início desse livro, mas chegou um momento que parou de funcionar pra mim. Entendo tudo o que Shirley Jackson tentou passar, mas acabei não entendendo fatos ao final, que acabaram se tornando maçantes.

Natalie e eu somos muito parecidas, acho que o fato de eu não ter apreciado tanto a leitura se deve a isso. Sua cabeça doente por vezes se parece com a minha. Seus pensamentos e anseios, seu desejo em fugir da realidade.

Todos os personagens são altamente desagradáveis, inclusive a protagonista. As situações são incômodas demais, ao mesmo tempo em que possuem uma beleza mórbida.

Algumas passagens (com destaque para os excertos do diário de Natalie) são belíssimas e problemáticas, semelhantes a uma dessas obras de arte que te inspiram pavor e leveza ao mesmo tempo.

É uma atmosfera onírica (algo que particularmente eu aprecio muito na literatura), mas que não me agradou muito nesse livro.

Devo dizer que por mais que não tenha funcionado pra mim, esse livro ainda me rendeu muito o que pensar, e me marcou. Foi uma experiência.

Não é uma obra ruim, mas precisa ser digerida com cautela. Senão, você pode ficar preso na mente de Nat.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 07/01/2023

Ainda bem que é curto
Sabe aquele livro que começa promissor, mas você lê e simplesmente nada acontece.
Se tivesse mais algumas páginas eu teria abandonado, é um livro totalmente desconexo, várias coisas acontecem ao mesmo tempo, mas nenhuma dessas narrativas é concluída, então você termina o livro sem saber realmente de nada, e exatamente como começou sem entender nada.
Deborah Jäger 07/01/2023minha estante
Nossa! E essa autora é famosa por suspense! Tem um livro dela que virou série. Não li ainda.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 07/01/2023minha estante
Olha se eu puder te dar um conselho, não leia esse livro, leia A Maldição da Casa da Colina é bom demais, agora esse sinceramente não vale a pena !