Lili

Lili Noemi Jaffe

Resenhas - Lili

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

lucaismaia 24/04/2024

Lili é tão tudo, tão história... que abala. Uma sobrevivente e uma película de ar inesquecível. Uma mãe.

"O que resta de alguém, pelo olhar de quem fica, é mesmo isso, o amor. E o amor é o quê? Um bichinho que rói, rói, rói."

Bárbara Machado 23/03/2024

Um livro pequeno em tamanho, grande em sentimentos!
Em uma narrativa leve e sensível, Noemi Jaffe compartilha pensamentos e memórias enquanto lida com a perda de sua mãe, uma sobrevivente do Holocausto.

Quem vive o luto sabe que ele é como uma ferida que cicatriza devagar, mas nunca sara de verdade. Vive debaixo da pele da gente, esperando um dia frio para doer um cadinho mais. Há pouco mais de um ano, perdi uma pessoa muito importante, e esse livro, as palavras de Noemi, me acolheram. Ótima leitura para quem está passando por um momento assim, e também a quem precisa de um lembrete sobre valorizar os momentos com quem a gente ama.

Eliane 01/03/2024

Luto
Belíssimo relato da experiência de luto da autora. Tenho perdido tanta gente que me identifiquei com várias partes do livro.

hugofbatista 26/01/2024

Profundo.
Que obra incrível! A maneira como Noemi Jaffe explora o luto é sublime, brevemente intensa e imensamente significativa.

ogatoleu 23/01/2024

"As coisas revestidas de morte são também as coisas revestidas de vida."
"Lili". Nome doce. "Doce, elogio mais lindo do mundo". A doçura do nome da mãe de Noemi, que se reflete na sua personalidade, torna mais amarga a sua ausência. Quando Lili morre, a escritora Noemi Jaffe escreve um lindo livro-memorial em sua homenagem.

Muito de "Lili" se situa no momento em que Noemi observa os itens da mãe morta. Entre colares e guardanapos, a cabeça traz à tona lembranças e emoções. O livro é isso: essa pequena e significativa coleção de reminiscências, com momentos pontiagudos de frases que são tão belas e tão tristes. Um jogo de contrários que marca a morte de um ente querido, em que passado e presente se tornam uma bola amorfa e o futuro parece ainda mais uma abstração. A escrita de Noemi, neste livro, é sobre viver nessa contradição. Sentir cada sentimento do luto. Não evitar a face da morte, que também é a face da vida.

O luto é preto, mas deveria ser uma mistura de estampas. Um tecido de momentos floridos cosido com estampas sóbrias de tristezas e ausências. De longe, o todo é barulhento, sem sentido. Algum sentido aparece apenas quando nos detemos, por um segundo que seja, em cada fragmento. Ler "Lili" é como viajar os olhos por esse tecido.

site: instagram.com/ogatoleu

luiza 21/01/2024

Novela de um luto
Finalizei esse ontem. é um livrinho muito bonito onde a protagonista nos conta sobre o seu processo de luto após a morte da sua mãe, a Lili.
ela escreve como num diário, mostrando cada sentimento e pensamento tido após esse acontecimento que mudou o rumo de sua vida. E nesse relato vemos uma visão muito amorosa e tocante sobre a perda.

Muito lindo!

"As coisas revestidas de morte são também coisas revestidas de vida"

Lara 09/12/2023

Lindo e tocante.
Acompanhamos neste livro de poucas páginas o desenrolar da morte e dos fatos que antecedem e transpassam a morte da mãe da autora, a luta contra a doença, os momentos finais e as lembranças que ficam, um livro especial e simples, mas que relata de forma especial aquilo que resta no final, após a partida de quem amamos, as memórias afetivas e construções de relações que cultivamos ao lado de quem mais gostamos, afinal, o sentido profundo e real da vida como um todo é a perserverança em sermos nosso melhor eu, sensível e lindo, recomendo.

Akemi Shibuya 02/12/2023

?Ninguém está completamente vivo, a morte está o tempo todo dentro de nós, e não é porque uma pessoa está doente, ou até muito doente, ou à beira da morte, que ela está menos viva do que qualquer um de nós. A diferença entre a vida e a morte, é a diferença entre um trovão e o silêncio.?

Fantasma_san 28/11/2023

Pensei que Lili já tinha resenha. Acho que esse é um livro que não funcionou comigo, mais por causa das minhas expectativas do que qualquer coisa.

joanadarkcruz 26/11/2023

Cada página uma lágrima de saudade ?
Sei que a ausência vai se transformar em outras coisas com o tempo; é inevitável e dizem que até desejável que seja assim. Mas por enquanto eu me recuso...
Não quero essa transformação.
Não quero deixar partir a lembrança viva da morte dela.
Quero que doa, que doa fundo, não por masoquismo, mas para não perdê-la...
Quero sentir a ferida dessa ausência, o buraco dentro de mim...

Pam 09/09/2023

Tocante
Ao contar sobre a vida com sua mãe, Noemi Jaffe cria uma figura inesquecível nessa obra tocante.
Dona Lili é apresentada como muitas das mães pelo mundo, carinhosa, intrigante, inesquecível, e única.

Aniram 21/08/2023

O que deixamos de nós
Noemi Jaffe fala sobre a dor da perda e a elaboração do luto de forma simples, direta e honesta. Em sua reconstrução da figura e da história de sua mãe, a autora nos leva a refletir sobre o quão apartados desejamos estar da única certeza que temos sobre a vida: a morte; todos iremos morrer, e então... o que fica? O que deixaremos de nós?

Um livro tocante.

Gigio 02/08/2023

Sensível
Um diário dos dias que seguem a perda de sua mãe, recheado de memórias afetivas. Acompanhamos um pouco dos últimos dias de Lili e sua luta contra o câncer e vários fatos marcantes de sua longa vida. São vários os trechos que me tocaram profundamente.

Aline 20/07/2023

Profundo
Quando o livro aborda a dor da perda, da ausência e o luto é inevitável se entregar às profundezas do autor e se colocar no lugar do que perde e do que vai.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6