Dano colateral

Dano colateral Natalia Viana

Resenhas - Dano colateral

Luiz Carlos 16/07/2022

A "pmezição" do Exército
A autora faz uma pesquisa histórica e análise crítica do uso do Exército na segurança pública através das operações de garantia de lei e ordem (GLO) no Brasil, principalmente no Rio, e as consequências dessa política na reconfiguração e capilarizão dos militares dentro dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, desde o governo Lula até o governo Bolsonaro. O dano coleteral desse avanço dos militares na política interna de segurança pública são vários. Nas palavras da autora: :É isso que este livro pretendeu: explicar com minúcias quais foram os danos colaterais que o uso crescente dos militares em GLOS trouxe para a nossa sociedade. Além de traumas como os da família de Diego, houve dois grandes efeitos colaterais que merecem ser listados, a "PMização" do Exército, com a explosão de denúncias de agressões, humilhações e abusos cometidos Spor soldados, incluindo acusações bem-fundamentadas de tortura e até de uma chacina; e, por outro lado, o inegável avanço dos militares na política (p. 299)". Um livro importante e esclarecedor para entender o Brasil atual.

Ari 03/11/2021

Para entender o poder dos militares no Brasil
Leitura essencial para ajudar a compreender o alcance dos militares pós-redemocratização no Brasil.

Holmes 05/11/2023

Para reflexão
Seja você favorável ou contra a atuação de militares nas operações de garantia da lei e da ordem, este livro traz reflexões fundamentais para compreender o papel das forças armadas, os riscos envolvidos no processo e os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário ao decidir os homicídios cometidos pelos militares. ?