Um Amor e Nada Mais

Um Amor e Nada Mais Mary Balogh

Resenhas - Um Amor e nada mais

cris.leal 28/07/2021

Ótimo final para uma das minhas séries favoritas...
Este é o sétimo e último volume da série Clube dos Sobreviventes e traz a história de George Crabbe, o duque de Stanbrook que, oito anos antes, transformou sua propriedade no campo em um hospital e centro de recuperação para oficiais militares que foram gravemente feridos nas Guerras Napoleônicas e precisavam de cuidados mais intensivos. Seis desses feridos, entre eles uma mulher, permaneceram por três anos na casa-hospital de George, e um laço profundo se formou entre eles. Os sete formaram o autodenominado Clube dos Sobreviventes. Cada livro da série é dedicado a um membro do Clube, e é interessante que sejam lidos na ordem.

Aos 48 anos, viúvo há muito tempo, George começou a amadurecer a ideia de encontrar uma esposa, depois de ver, no curto espaço de dois anos, todos os integrantes do Clube se casarem. Solitário, o duque vê a ideia de também se casar surgir em sua mente em simultâneo com a imagem da Srta. Dora Debbins. Ela é cunhada de um dos Sobreviventes, tem 39 anos, é filha de um baronete, e vive em um vilarejo no campo, lecionando música. George apreciava o grande talento musical de Dora e o seu ar sereno. Ela por sua vez, admirava o homem que abrira a casa e o coração para seres humanos tão maltratados pela guerra, que poderiam ter permanecido para sempre à margem da própria vida caso ele não os tivesse acolhido.

O duque propõe casamento a Dora, mas devido a sua idade avançada, acha que não pode oferecer um romance grandioso ou uma paixão romântica, mas promete companhia constante e amizade sincera. Ela aceita. Por ter personalidade parecida, o casal consegue o encaixe perfeito de mente e coração. Os dois são pacientes e bondosos, têm o dom de escutar e de oferecer conforto. Juntos conseguem curar suas antigas feridas emocionais e o casamento, que começou como um acordo apenas confortável, se transformou em um relacionamento estável e promissor, repleto de alegria, desejo e amor. Certamente, o final perfeito para uma das minhas séries favoritas. ?

Fernanda 02/09/2021

Um Amor e Nada Mais
Resenha:

"Um amor e nada mais", de Mary Balogh, é o sétimo e último título da série Clube dos sobreviventes". Como já é esperado, essa história se mostra igualmente apaixonante às anteriores, apresentando personagens marcantes em cenas muito bem compreendidas.

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/08/resenha-um-amor-e-nada-mais-mary-balogh.html

duda :) 29/06/2022

georgie e dora meus papais lindos que tiveram os seus finalmente “finais felizes”!
mesmo não sendo mais um dos meus favoritos, eu ainda amei esse livro e a dinâmica do casal. eles são muito fofos e são aquele casal calmo, sabem? que estão “velhos demais” para a paixão da juventude, mas que ainda sim são bastante apaixonados e encantadores. por terem personalidades muito parecidas, eles se encaixam muito perfeitamente e compreendem bem suas necessidades. o romance e o desenvolvimento deles que começa depois do casamento é muito gostoso de se ler, mas bem fraquinho em comparação com outros anteriores dessa série. provavelmente essa deve ter sido a intenção da autora, não sei, apenas achei isso.

george, o último dos sobreviventes, perdeu seu filho na guerra e sua antiga esposa duas semanas depois ( acho ) se suicidando depois da morte do filho. cinco anos depois da morte deles ( acho ), george decide de "última" hora que já passou do tempo dele se casar outra vez. mas não um casamento de obrigação como é comum ( para gerar herdeiros e tudo mais ), é mais como um toque de que não quer permanecer solitário para sempre, que agora mais do que nunca quer uma companheira, uma amiga e uma amante para conviver ao lado dele até os seus dias finais. ele aceita a realidade de que está velho para viver um romance exuberante como os de seus companheiros, mas não velho o bastante para não se casar outra vez. sua escolha e ninguém mais e ninguém menos que dora debbins. ele é o homem mais perfeito de todos e eu posso provar: gentil, carinhoso, companheiro, bondoso, engraçado, fofo, paciente e ainda tem mais energia do que trinta adolescentes juntos em uma balada.

fiquei muito surpresa com a revelação do passado do george envolvendo sua esposa e seu filho, mas não gostei quando tudo isso veio à tona. acho que se tivesse sido falado um pouco antes e desenvolvido isso ao longo dos capítulos teria sido melhor, porque aí a parte final teria sido mais chocante pra mim. uma das coisas que mais me identifiquei com ele foi o lance de que o george é o ombro amigo de todos e oferece sem qualquer problema quando precisam, mas ele tem dificuldades em aceitar quando precisa.

dora é uma solteirona que está quase na casa dos quarenta anos e que nunca se casou. quando recebe a proposta de casamento do george, obviamente fica surpresa e confusa do porque ele está pedindo justamente ela em casamento - uma solteirona sem graça, com quase quarenta anos e sem atributos que chamem atenção de outras pessoas. mesmo com dúvidas e um pouco receosa, dora aceita o pedido e realiza aquilo que tanto queria desde o seu debut: ter um casamento, principalmente com um homem que conhece e que é o melhor dos seres humanos. por conta de diversos escândalos que aconteceu no passado e que influenciou muito no seu debut - e uma parte dela não ter decidido não ir mais para a sociedade -, dora acabou que crescendo e amadurecendo cedo demais para a sua idade, tendo que cuidar não apenas de si mesma como também de sua irmã que era bem novinha na época. eu gostei muito do fato de que foi bem mostrado que, mesmo depois de vinte anos, estando mais velha, mais sábia e mais madura mentalmente, o escândalo que aconteceu marcou a dora pelo fato de que ela perdeu o seu “feliz para sempre” que poderia muito bem ter encontrado naquela época. ela é uma mulher incrível que no final acabou aceitando bem o seu passado e se reconciliando com ele.

obs: meu deus do céu mano, juntando todos eles são dezessete filhos e mais alguns a caminho.

dou uma nota 4,0 para a série toda.

Letícia 19/07/2022

Um Ótimo Final
Eu amei George e Dora. Adoro casais de meia idade e esse não foi a excessão. Só achei o mistério todo sobre a primeira mulher do George meio desnecessário. Até porquê eu já tinha cantado a bola vários capítulos antes.
A cena final com todos os Sobreviventes, seus cônjuges e filhos (17!!!!) foi tão linda. Mas vou precisar reler e anotar os nomes pra identificar com calma quem era filho de quem ali ?

Marjory.Vargas 16/07/2023

“O amor, é claro, não se expressa em hierarquias de preferência, manifestando-se de milhares de maneiras, e todas são amor por inteiro.”

George é o mais velho dos Sobreviventes, praticamente um pai para todos. Após ver os companheiros retomando suas vidas, ele decide que também precisa seguir adiante. Ao pensar em se casar, uma mulher específica lhe vem à mente. Decidido, ele parte em busca da sua felicidade.

O romance de Dora e George é um amor maduro, que nasce do companheirismo. Os dois não esperam paixão ou borboletas no estômago, e por o sentimento vai nascendo devagarinho.

Porém, no dia do casamento, uma revelação assombrosa acaba com o clima de conto de fadas dessa história.

Confesso que, depois de acompanhar George ao longos dos seis livros anteriores, esperava que sua história fosse mais sobre o luto e a dor. Carregar a culpa pela morte do único filho e da esposa deve ter um peso enorme. Porém, ao descobrirmos o passado de George e as reais circunstâncias das mortes de sua família, vemos que seu fardo é muito mias pesado do que aparenta.

Acerca da Dora, achei ela perfeita. Sem dúvidas, é minha personagem feminina preferida da série, e olha que não dava muito por ela no livro da Agnes.

Não posso deixar de falar sobre o epílogo. Apesar de não ter gostado tanto assim da série, me emocionei com o seu encerramento, ao ver a felicidade desses personagens que tanto sofreram nos seus passados.

Recomendo a série sim, mas com a ressalva que, apesar do gênero, o romance não é o foco.

Bru 04/11/2023

Finalmente um romance de época com protagonistas com mais de 40 anos. Amei o fato de ambos simplesmente conversarem sobre as coisas, também gostei que apesar de um passado sofrido, o George não é típico clichê do cara frio e sarcástico, pelo contrário é extremamente gentil e se doa pelas pessoas que ama. Um dos poucos defeitos do livro é que a protagonista tomou certas atitudes que eu me perguntava se era bondade, ingenuidade ou burrice, mas no fim eu relevei.
Maharet Sys 04/11/2023minha estante
Puts, agora quero ler esse

Andreza_ 17/09/2021

Um dos melhores da série, coração feliz
Você pensa em ler essa série? Vou fazer uns comentários bem genéricos aqui, sem spoiler.

O que mais chama atenção são os personagens mais maduros e o aprofundando do psicológico, além de dramas mais reais (se comparar com outras histórias de romance de época). É realmente uma série interligada e em ordem cronológica, apesar de os livros em si serem independentes.

O que não gostei: não me apaixonei pela escrita da autora, ela usa muitas explicações em vez de narrar, além de repetições desnecessárias. Ela também gosta de detalhar sobre personagens secundários sem relevância na história. Ah, só o último livro tem epílogo, senti falta disto nos demais. E também não aguentava mais ler cenas de casamento exatamente iguais.

Conclusão: amei os personagens, mas não a escrita da Mary. E só para constar: meu livro preferido foi o do Ben. Este aqui foi o meu segundo preferido.

Agora vou falar deste volume.

Eles são o casal mais fofo. E o quanto eles se merecem me deixou de coração feliz. É o tipo de história que a gente lê e logo se envolve e nem percebe as páginas avançarem.

A conclusão perfeita para a série. George merecia muito ser feliz no amor. Só tirei meia estrela porque a Dora foi inconveniente algumas vezes (tipo quando tentava descobrir mais sobre o passado do marido quando ele claramente não queria falar sobre o assunto) e isso me incomodou demais.

gabriela_gcs 30/12/2021

Um final perfeito...
Um final perfeito para essa série maravilhosa. O Clube dos Sobreviventes não é uma série comum de romances de época, tem uma maior carga dramática mas é incrível e todos os livros deixam o coração quentinho.
Essa história não é diferente.
Esse livro conta a história do George, que foi a base de apoio dos Sobreviventes durante sua recuperação. Ele é um personagem cativante desde o primeiro livro e foi ótimo ver como sua história se desenvolve.
Dora, a mocinha da história, também já havia sido apresentada na série, e conquistado nossos corações. Mas nesse livro ela é bem mais desenvolvida.
Recomendo a todos a leitura dessa série inteira, sempre vou guardar no coração a história de cada um dos Sobreviventes
Vale a pena a leitura

Luiza Helena (@balaiodebabados) 17/08/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
George foi o ouvinte do seu grupo de amigos. Na época que eles estavam se recuperando, o duque era a figura sempre ao seu lado, seja confortando, encorajando, ou apenas presente para que os outros seis soubessem que não estavam sozinhos. Porém, por baixo de toda essa gentileza, existe um homem que ainda sofre pela perda do filho e da ex-mulher.

Dora é uma mulher que nunca se casou. Ela é uma ótima professora de música, tem sua própria casa para cuidar, amigos que se importa... Ela está de boas com a vida que construiu, até que George apareceu na sua porta pedindo-a em casamento.

Por conta da suas idades (George com 48 e Dora com 39 anos), eu já sabia que esse livro teria um tom mais maduro e foi o que encontrei. Ambos já não possuem tantas expectativas para um amor avassalador, mas que desejam construir o casamento com base na amizade, companheirismo e confiança.

Entretanto nem tudo são flores. A volta de uma pessoa do passado de George vai abalar um pouco essa relação e trazer a tona suas dores envolvendo a morte de seu filho e sua ex-esposa. Eu já desconfiava de alguns detalhes e acabei acertando, mas nem por isso a leitura deixou a desejar. George é um homem que nunca viveu de fato o luto pelo filho e a ex-mulher, e tudo isso se complica pelas circunstâncias envolvendo todo seu casamento no passado. Sua história é bem triste e ele mais do que nunca merecia um final feliz.

Já Dora, de um lado eu achei ela bem madura por conta também de ações de terceiros no seu passado e que acabaram refletindo em sua vida. Porém, de outro lado eu achei ela bastante ingênua e inocente diante a situação de George e a pessoa do seu passado, o que acabou levando para uma situação de perigo que poderia ter sido evitada caso ela realmente ouvisse os pedidos do seu novo marido.

Mesmo com esses detalhes, foi uma ótima finalização. O epílogo é bastante emocionante e um grande contraste desse grupo de sobreviventes, o tanto evoluíram e foram capazes de amar novamente. Com certeza vou levar pra sempre essa série com carinho.

site: https://www.instagram.com/p/CSpktcjr_xy/

Dri 19/07/2021

É por isso que AMO ler
Não sei por onde começar, ainda sob o impacto do final da leitura. No último livro da série O Clube dos Sobreviventes, George e Dora fazem um casamento de conveniência e nos ensinam que nunca é tarde para ser feliz, que sonhos não têm prazo de validade, e que nenhum sofrimento passado deve nos impedir de viver, de recomeçar. Lindíssimo, um dos melhores livros que já li, profundamente emocionante. Até o livro anterior não sabemos quase nada de George, um bondoso duque viúvo, que fez de sua propriedade um hospital para sobreviventes das guerras napoleônicas. Dora é uma professora de música que nunca se casou, pois teve que cuidar da irmã mais nova, quando a mãe delas deixou o marido. A história passa por momentos de contos de fadas, de suspense, tragédia, e por fim, redenção, perdão, amor e felicidade. Leiam, um romance que ultrapassa, e muito, os clichês de um romance de época. Bravo, Mary Balogh! ??????????
Roberta 20/07/2021minha estante
Parece muito bom

Liliane.Goncalves 10/04/2022

Uma leitura leve e boa
Apesar de ser o último livro da série Clube dos Sobreviventes, não me fez muita falta um conhecimento prévio dos livros anteriores.

Comecei a ler esse livro porque buscava uma história de romance maduro e nada muito hot. Como conta a sinopse, um conde de 48 cansado da solidão e a fim de encontrar uma companheira e amante para lhe fazer companhia, propõe casamento a uma professora de música de 39 anos - considerada solteirona para os padrões da época.

A história é gostosinha, nada muito profunda e bastante previsível, mas eu gostei muito dos personagens, sobretudo de George, o protagonista.

Gostaria que o amor entre George e Dora fosse mais trabalhado, que existisse mais tensão entre eles. Achei que foi tudo muito rápido e natural, como se eles tivessem namorado por muitos anos e se casado. Queria George mais apaixonado e Dora mais reticente talvez.

É um bom passatempo, recomendo

Thais 19/09/2021

Esse livro fechou a série com chave de ouro.
Que livro incrível. Eu amei a história do George e da Dora, ele foi super importante na vida de todos do Clube e foi uma história linda, emocionante, fofo, apaixonante.
O George é perfeito pra Dora, e a Dora é perfeita pro George. Eles merecem muito amor.
Amei demais esse casal.
Epílogo perfeito. Minhas expectativas para esse livro foram superadas.

Todos os livros da série foram cheios de superação, amor, força e a linda amizade entre todos eles, o Clube dos Sobreviventes. Leiam. ??

Ana Paula 20/07/2021

Maravilhoso
Série concluída com sucesso! Já quero mais do Clube dos Sobreviventes. Mary Balogh nunca decepciona, George e Dora fecharam com chave de ouro a série.

Dindi 08/08/2021

O fim de uma jornada
Esse livro foi primoroso e fechou a série esplendidamente!

Sinto que não tenho como falar muito sobre essa história sem acabar citando algum spoiler, mas foi encantador ver George buscar a merecida felicidade ao lado de Dora em um relacionamento maduro e sem dramas desnecessários, e de partir o coração descobrir a profundidade das cicatrizes que ele carregou por tantos anos.