Uagadu

Resenhas - Uagadu

Evy 20/06/2021

"Uagadu é energia,
é força vital do ser.
Não importa qual a crença,
O deus ou o seu poder.
É cuidar e respeitar
Para nunca perecer".

Uagadu, o livro, assim como a cidade/região do povo soninquês, que provavelmente teria vivido na região que atualmente estão os países Nigéria e Gana, é difícil de conceituar, pois nos apresenta uma história pouco contada da África esquecida e suas tradições mais remotas.

Voltado principalmente para o público infantojuvenil, reúne quatro contos africanos transformados em cordel por Alene Holanda e Marco Aurélio, escritores e cordelistas brasileiros reconhecidos por seu trabalho. O livro é resultado de muito estudo e baseado nos registros oficiais do arqueólogo, Leo Frobenius.

A Canção de Gassire nos apresenta um príncipe guerreiro que jamais herdará o trono de seu pai, mas que anseia e luta por isso até o fim; O Tabele Mágico traz a história de três irmãos que disputam o trono e envolve a participação dos animais e da natureza em suas buscas, trazendo elementos de contos maravilhosos; A Grande Serpente Bida nos apresenta o ritual de sacrifício e oferta de uma noiva ao grande Deus serpente, responsável pela chuva e pela abundância de todo reino; E Samba Gana, fecha a narrativa com um épico de rara beleza, nos apresentando a um herói de devoção ímpar a sua amada e que vingará a morte de seu pai e a perda de sua aldeia.

São histórias cheias de lendas, tradições e crenças africanas de homens e mulheres enfrentando medos e tendo suas forças testadas ao limite através de inimigos que por vezes podem estar dentro de nós mesmos. A cadência do cordel torna a leitura fluída e embora sejam contos totalmente independentes, se completam e traçam um certo paralelo entre si, sem nunca perder a força.

É uma leitura inusitada e que não entrega nada pronto, pelo contrário: abre portas a reflexões e interpretações de um mundo desconhecido que talvez jamais tivéssemos a oportunidade de descortinar senão através da leitura.