O Aliado Oculto

O Aliado Oculto Daniel Silva

Resenhas - O Aliado Oculto

otxjunior 11/10/2023

O Aliado Oculto, Daniel Silva
Juro que comecei a leitura antes dos últimos ataques de células do Hamas e a resposta da agência de inteligência israelense. Pode ser informativo, e aliás, sobre um assunto fascinante. Mas como romance não faz muito. Inclusive já li obra de não ficção a respeito que empolga mais.

Kaká 16/09/2023

Livro rápido de ser lido e com uma trama instigante. Passei madrugadas lendo de tão ansioso para saber o que iria acontecer no decorrer das páginas.
Terroristas, personagens marcantes, um mini-micro-romance que ocorre no livro e muito tiro e bombas. Bom. Bom mesmo.

Spy Books Brasil 21/08/2022

O sétimo livro da série Gabriel Allon
Depois de abordar o financiamento saudita a ações terroristas em A Infiltrada, Daniel Silva segue no tema do terrorismo islâmico. Desta vez, o alvo é a filha do embaixador norte-americano em Londres.

O livro marca a entrada na série de Graham Seymour, diretor do MI5 e a chegada de Mikhail Abramov ao time especial de Gabriel Allon no Escritório.

A trama - Ao investigar o assassinato de um informante do Escritório em Amsterdã, Gabriel Allon e Eli Lavon descobrem que uma célula terrorista islâmica está prestes a lançar um ataque em Londres. Eles não fazem ideia, porém, de qual será o alvo.

Allon viaja para a capital britânica e se encontra com Graham Seymour, chefe do MI5, para compartilhar suas descobertas. Seymour, porém, se recusa a subir as restrições em Londres com base apenas nas desconfianças do espião israelense.

Na manhã seguinte, analisando uma pista que encontrou em Amsterdã, Allon se dá conta de que o plano vai envolver alguma ação em Hyde Park. Ele se desloca até o local a tempo de encontrar o grupo de terroristas sequestrando Elizabeth Halton, filha do embaixador americano. Allon reage, mata dois dos sequestradores, mas não consegue impedir o sequestro.

Depois de ser preso pela Polícia Metropolitana britânica, Allon é solto. A CIA e o presidente americano pedem que ele ajude a resgatar a Elizabeth Halton.

Para ler a resenha completa, acesso o blog Spy Books Brasil. Lá você encontra as resenhas dos demais livros da série Gabriel Allon, e de muitos outros livros de espionagem. Tem também os perfis de autores, curiosidades sobre o mundo da espionagem e indicações de filmes de espionagem. Confira.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Bruno Malini 25/05/2021

Nova descoberta
1° livro que leio desse autor e me surpreendi com a trama bem elaborada e ágil.

Vanessaf 24/11/2019

Se você pegar um livro e se decepcionar, pegue um livro do Daniel Silva. As histórias são inteligentes, seu espião é interessante e perspicaz. Nunca decepciona. Adorei!

CisoS 21/04/2013

Começa muito bem, depois cai um pouco
Ótimo início, depois força um pouco a mão enquanto torna Gabriel algo próximo a um super-herói. Ainda assim, leitura prazerosa. Talvez o livro ficasse melhor se tivesse sido "encurtado", a perna na Dinamarca, por exemplo, parece supérflua.

Eduardo 31/05/2012

Maravilhoso
Inteligente, Agil e imperdível ! Fiquei fã de Daniel Silva !

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
- (…) Infelizmente, os objetivos dos terroristas não mudaram e a geração que logo irá emergir dos escombros deixados no Iraque será muito mais violenta e volátil do que a que saiu do Afeganistão.
- E se ousarmos contra-atacar, somos acusados pelos próprios terroristas de sermos os verdadeiros terroristas.
- Essa é a arma secreta deles, Mikhail. É bom se acostumar. (…)

Muito melhor do que o seu precedente, porém com o mesmo tema central sobre o terrorismo, O aliado oculto pode ser definido com apenas uma palavra: atual. Apesar de ter sido lançado originalmente em 2007 e aqui no Brasil em 2010 pela editora Amarylis – que fez um ótimo trabalho de tradução e deixou as capas da coleção muito bonitas – o tema do livro não está desgastado, muito menos desatualizado. Temos nesse livro como personagem principal novamente Gabriel Allon, um excelente (ocasional) profissional do Serviço Secreto israelense e exímio restaurador de arte. Gabriel é chamado por seus “chefes” para uma missão aparentemente de rotina: ir para Amsterdã examinar os arquivos de um analista de terrorismo holandês, que foi assassinado e era um contato do Serviço Israelense. Porém ao chegar na cidade, Allon descobre uma conspiração terrorista sendo promovida no undergroung islâmico de Amsterdã.

O plano? Sequestrar Elizabeth Halton, a filha do embaixador dos Estados Unidos na Inglaterra. Gabriel e seu ótimo instinto chegam com apenas alguns segundos atraso e ele não consegue salvar Elizabeth, e se vê, novamente, levado até a inteligência americana para trabalhar no resgate da jovem sequestrada, em uma corrida frenética contra o tempo.

Como afirmei no começo da resenha, esse livro tem uma temática super atual e nos ajuda compreender melhor os conflitos que ocorrem nos dias de hoje em nosso mundo. Como o autor, Daniel Silva, trabalhou como correspondente da CNN, ele dá um tom real à sua história e chega a ser aterrorizante pensar que, para os habitantes de alguns países europeus, a probabilidade de um ataque terrorista ocorrer a qualquer momento é muito alta. O autor também mostra o lado dos terroristas e como eles acreditam estar fazendo o que acham que é certo, e sua enorme fé. Nesse livro fica claro que é praticamente impossível argumentar com os extremistas.

Uma das coisas que me faz gostar muito dos livros do Daniel é que sua personagem principal não é americana, nem britânica, não faz parte da CIA, FBI, MI5, MI6. O fato de Gabriel Allon ser israelense e membro do Serviço Secreto dá um ar completamente diferente a toda história. Não existe aquele patriotismo fanático americano, mas sim uma crítica à atitudes tomadas por esse país. Não existem agentes fodões a lá James Bond cheios de tecnologias, que pulam de aviões; temos agentes reais, com sangue frio, armas boas porém simples e milhões de histórias de operações realizadas para contar. Chega a ser genial o quanto Gabriel conhece sobre as atitudes do inimigo, conseguindo, a praticamente todo momento, antecipar os movimentos deles.

É uma leitura bastante densa, não tente ler esse livro em 3, 4 dias. Você pode até conseguir, mas será uma leitura superficial e você vai perder uma ótima oportunidade de entender melhor essa guerra do terrorismo, os conflitos no Egito, as verdadeiras intenções de um terrorista e suas motivações, os problemas pessoais de alguns países da Europa e como não se pode generalizar um povo todo. Lembrando, claro, que apesar de essa ser uma obra de ficção, em alguns momentos ela parece – assustadoramente – real demais.