Você é ansioso?

Você é ansioso? Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Você é ansioso?

Ikaro C. Maia 03/04/2021

Não é um livro para ansiosos. Definitivamente!
Comprei o livro por indicação, a capa traz um tema contemporâneo, instigante e a priori interessante. Contudo, recebi um balde de água fria logo nos primeiros capítulos. Além de repetitivos são uma espécie de cicuta aqueles que almejam uma carreira acadêmica que é o meu caso.
No decorrer realmente algumas reflexões se fazem pertinentes e te levam a breves e singelos questionamentos. Entretanto, levando em conta os capítulos curtos, as vezes a obra passa a impressão de ser um compilado de resumos, não explorando os questionamentos que tem potencial: fica uma impressão de ter sido escrito às pressas.
Duas coisas me incomodaram imensamente no decorrer do livro. A primeira a maneira quase religiosa, ou compulsiva que o autor tinha de trazer o tema feminismo para a obra, quase atribuindo a culpa de todas as mazelas do mundo para a ideologia; Não sei que tipo de apego de amor ou ódio mórbido com tal ideologia o autor tem. O segundo ponto foi a repetição de palavras e frases em inglês, alguém sem qualquer conhecimento da outra língua claramente necessitaria parar a leitura para fazer uma pesquisa: mesmo que breve não justifica, além de ser prejudicial a dinamicidade da mesma. Em fim, no meio do livro anotei ?Será que termino com mais perguntas que respostas?? E a resposta foi, não sei. Em alguns aspectos sim, mas também me fez questionar outros, e sigo assim.
Minha conclusão é que definitivamente não é um livro para ansiosos.
Vih 16/01/2022minha estante
Putz, eu vi um vídeo do Karnal recomendando esse livro e, cm sou ansiosa, parti pra ler justamente por gostar do nome. Comecei e já sabia que detestaria (nem vou me dignar a ler).
Cm ele -o escritor- msm disse, a abordagem é filosófica e, ao meu ver, bem unilateral, toda repleta dessa presunção e arrogância que o Pondé tem.
Como o título acabou por gerar em mim uma vontade de ler algo que seja aconchegante ou que fale de fato de ansiedade PARA ansiosos, vou tentar ver em outros livros (talvez ligados a neurociência ou até msm a poesia).

Enfim, nem li, mas super me identifiquei com a sua crítica.

Ikaro C. Maia 24/01/2022minha estante
Já vi várias pessoas que se identificaram. Deveria parar de ser impresso ou mudar a capa.

Atenciosamente,
Ikaro Amorim C. Maia

Marcio.Caldas 30/06/2020

Ansioso demais
A proposta da obra logo me cativou. Embora o livro seja curto, pareça uma resenha para uma edição futura completa, a premissa de diagnóstico da ansiedade na sociedade moderna funciona, em poucos momentos, infelizmente.
O autor passa pouco tempo da obra identificando as ansiedades de nossa era. Prefere, ao invés disso, focar em criticar e, por vezes, xingar todos os atores que seguem um padrão comportamental diverso do dele. Há uma certa prepotência no capítulo inicial do livro, demonstrando claramente que o parâmetro de pessoa normal e comum deveria ser o próprio autor.
No fim, o escritor promete muito e entrega pouco. Faltou um capítulo final, onde ele confesse sua ansiedade em criticar a todos que não se encaixam no seu perfil de pessoa perfeita ou pelo menos aceitável. A obra causa mais ansiedade no leitor do que os próprios vetores de nosso tempo. Fiquei com a impressão ansiosa de perda de tempo.

Brenno.Soares 18/11/2023

Dolorosamente sincero, direto ao ponto, e extremamente perspicaz. Uma clássica conversa com o autor.

Mariana 11/07/2022

Filosofia para a ansiedade
Achei o título sugestivo e me surpreendeu por ser tão fluído.

Falando sobre os vários caminhos que levam a ansiedade e de vários modelos de ansiedade, este livro nos leva a pensar que o mundo está criando cada vez mais padrões fora do aceitável e gerando em nós toda espécie de ansiedade e desencadeando todos os problemas que sabemos.

"Há como escapar da era da ansiedade? Não. Mas talvez seja possível alguma
elegância mínima ao atravessá- la."

Esse deve ser o nosso caminho, exigir menos, por realmente a expectativa em algo que seja alcançável. Deixar determinadas coisas naturais.

Um compilado que em todas as suas faces nos faz pensar: Por que somos ansiosos?.

Camila Todesqui 18/03/2022

Todos somos ansiosos de alguma maneira.
Livro ótimo para nos abrir os olhos diante de alguns comportamentos que possam piorar a ansiedade. Em um mundo caótico e acelerado como o nosso, quase impossível não se sentir ansioso. Porém, podemos sim, mudar alguns comportamentos para que isso melhore.

Roger Ruiz 31/12/2020

Ensaio interessante de leitura não tão fácil
O livro não é de simples leitura. Li 2 vezes seguidas pois o tema é interessante e Pondé discorre sobre uma realidade não tão cheia de flores que muitos coaches pregam. Afinal, somos humanos e não temos o controle de tudo. Saber disso alivia nossa vida ansiosa.

Pedro.Decourt 25/05/2021

Muito interessante
O livro traz reflexões coerentes com a realidade. Mesmo que eu discorde de um ou outro tema abordado, alguns desses temas foram totalmente compreensíveis na forma em que foi pensado. Uma das partes que mais me identifiquei foi a comparação da ansiedade com a vontade (seja de alguma coisa, ou simplesmente a vontade de controlar coisas que são regidas pelo acaso) e com o medo, que esta extremamente ligado a ideia de sucesso e prosperidade. Uma leitura interessante que recomendo.
Theo.Motta 26/05/2021minha estante
Então vc é ansioso

Vitu.Morais 06/01/2022

Uma análise fora do comum.
A ansiedade aqui é retratada sob aspectos que nós nem nos damos conta, e num estilo bem irônico, como é habitual do Pondé. Gostei do livro.

Eliezer Mariosa 14/08/2020

Quando recebi o livro, confesso que fiquei animado com o tema, mas, ao mesmo tempo preocupado se um livro tão curto aprofundaria o suficiente no tema. Infelizmente, minha preocupação estava correta. O livro é curto, os tópicos são abordados de forma superficial, não explorando profundamente o tema proposto.
Entretanto, creio eu, que o objetivo era esse mesmo. Uma leitura rápida, com várias referências a importantes nomes da Filosofia, Psicologia e Psiquiatria mundiais (entre outras), sem ser um “manual técnico” de tratamento de transtornos de comportamento.

Nani 27/09/2022

?O jovem é um doente terminal de expectativas.?
Livro breve e de fácil leitura. Achei que o autor fosse aprofundar o assunto, mas do que se trata são títulos e textos breves sobre o tema que ele relaciona com vários aspectos delicados dos dias atuais.

Tatiana455 12/07/2022

O livro nos mostra uma sequência de reflexões acerca da presença frequente da ansiedade no nosso cotidiano, ou seja, uma das questões mais preocupantes e debatidas da nossa atualidade, aliada à depressão.
O autor defende: ?Há como escapar da era da ansiedade? Não. Mas talvez seja possível alguma elegância mínima ao atravessá-la. Arriscaria dizer que sobreviver à ansiedade é muito uma questão de virtudes. E virtudes são práticas. Quanto mais se pratica, melhor se fica na virtude praticada.?

Fernanda.Despirto 07/05/2023

Achei razoável.
Não sei se achei o assunto ?batido? ou se não gostei mesmo.
Talvez tenha escolhido o livro errado para começar a ler as obras do Pondé.
Mas não vou desistir.

VinAcius.Dioni 23/08/2021

Sem noção
Sempre tive curiosidade acerca do trabalho de Pondé, e foi nesse livro que tive a oportunidade de conhecê-lo. Porém a decepção não podia ser maior.

O autor faz comparações e reflexões inusitadas (que até beiram o absurdo, ao meu ver) e abusa de seu monólogo para distribuir ignorância. Como por exemplo, há trechos de crítica infundadas ao movimento feminista, em que o autor o classifica como delirante e exagerado.

E quando digo monólogo, quero dizer que não é desses livros em que você sente que faz parte do raciocínio, da reflexão ou da conversa.

De maneira clara e crua: se aproxima de um discurso daquele tio que acredita em tudo que lê no whatsapp e, de quebra, não percebe quando é inconveniente.

maria.bolfe 05/02/2022

Surpreendente é a palavra
Particularmente foi uma leitura bem diferente, um livro com uma condensação de informações absurda.
A cada capítulo um novo tema que surpreendia com a complexidade do raciocínio, e ao final o nível de pensamento e transmissão de informações é surreal.
Gostei especialmente de como todos os fatos, dados e ideias de diferentes pensadores, cientistas e afins, se completam de uma forma muito harmônica.
Definitivamente uma leitura muito densa em conhecimento, me surpreendeu muito.