O livro dos anseios Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

@ruthlunang 26/03/2024

O livro dos anseios
Esse livro é muito único.

Ana é uma mulher da Galiléia que quer mais do que a sociedade de sua época a permite ter, e quando se casa com Jesus, ele consegue entender esse anseio dela e não a desencoraja.

É incrível imaginar a vida que Jesus poderia ter levado se ele de fato fosse casado (e ele pode ter sido, não temos como saber disso com certeza), e as repercussões na religião e na sociedade. Mas esse livro não é sobre ele, e sim sobre a sua possível esposa. E devo dizer, a personagem imaginada pela autora não me conquistou tanto assim. Eu entendo o que ela quis fazer, mas acho que Ana foi escrita um pouco moderna demais, as vezes isso dava um tom bastante irreal a narrativa. Não que eu tenha desgostado dela completamente, mas acho que a personalidade dela poderia ter sido encaixada melhor com a época.

Fora isso, esse livro foi a coisa mais linda e eu me emocionei em várias partes, principalmente no final com a descrição da crucificação de Jesus. Acho que esse livro se tornou um favorito ??

Laura.Rafaela 14/03/2024

Lindo
A palavra que usaria para descrever esse livro com certeza seria: lindo. Muito bem escrito e a união da ficção com a realidade foi tão forte que me pareceu totalmente real. Me apaixonei pela personagem principal e pela sua voz. Feliz por ter encontrado esse livro.

Paula905 12/02/2024

Simplesmente o livro mais lindo que já li!!!!
Indico fortemente! É muito amor, entrega e muita emoção num livro só!?

Jessika.Venes 11/02/2024

Que livro incrível!
Iniciei a leitura com um certo preconceito, imaginei que seria um livro bíblico, achei que iria perder meu tempo lendo, mas fui muito surpreendida!
A autora conseguiu fazer uma história linda com algo já conhecido da maioria e fez uma versão paralela de um fato que não contam na
Bíblia e que pode até ser um assunto inaceitável para algumas pessoas! Para mim foi incrível! Ela foi extremamente delicada em tudo que colocou, muito romântica eu diria. Conseguiu deixar a sua história realista!
Livro simplesmente incrível! Ainda bem que deixei meu preconceito de lado e despendi meu tempo nesta deliciosa leitura!
Nota mil para este livro.

Apmmota 06/02/2024

Surpreendente
Encontrei esse livro, na edição da TAG, disponível em um sebo em Arraial do Cabo. O que me chamou atenção nele? A frase ?Meu nome é Ana e fui esposa de Jesus?. Fiquei interessada no romance ficcional bíblico envolvendo um homem mundialmente conhecido. A história de Ana é envolvente e é impressionante como a autora usou personagens bíblico em sua obra. Mas o foco, não é necessariamente sua vida com Jesus, mas como Ana é uma mulher para frente do seu tempo, que lê, escreve e tem desejo de ser lembrada pelo seu talento. Aliás, o livro retrata mulheres muito fortes como Yalta, tia de Ana, Tabita, amiga de Ana e Diadora, prima de Ana e filha de Tabita. Mulheres ficcionais incríveis, cativantes e af. Perfeita.

Fui uma bela surpresa e um encontro lindo desse livro.

Dulcinea2 27/01/2024

Quando uma esposa engrandece o mito
Ana é a esposa de Jesus nessa história que mistura ficção com personagens históricos. A autora começa o romance muito bem nos conectando com a vida das pessoas daquela região e naquela época até que ela encontra Jesus. E talvez por não ser religiosa e cristã foi um momento de grande conexão com esse Jesus humano, homem e marido de Ana que não diminui a religião somente engrandece o mito.

Desagradou-me mais para o meio/fim da narrativa. Spoilers agora, se não quiser saber, pule o parágrafo. Na história acompanhamos Ana que será separada de Jesus quando ele começa seu caminho para se tornar o homem da Bíblia. A autora usou isso para Ana ter sua própria história, entretanto achei o artifício da separação e esses anos longe no Egito, pouco interessante para a história da personagem.

De qualquer modo, gostei da prosa e das descrições da autora, fazendo você sentir como era viver naquele período. Na volta de Ana e no reencontro com Jesus, torcemos para que de algum modo o final bíblico não ocorra, o que é fantástico. O que sabemos da história real, não atrapalha em nada e nos pegamos torcendo pra que isso mude. Mérito da escrita da autora e da história.

Morgana Gomes 06/01/2024

O livro dos anseios
Uma narrativa muito bem escrita que prende a atenção do começo ao fim. Em "O livro dos anseios" conhecemos Ana e é ela mesma quem conta sua história desde a adolescência. Ela narra sua relação com a escrita, com sua família e com Jesus (Sim! Ele mesmo!).
Para além da vida messiânica, a ideia do livro é dar voz à Ana, marcando sua história através de seus anseios. Ana representa a voz de tantas outras mulheres silenciadas historicamente.
É uma leitura que traz muitas reflexões e um olhar diferente para o que conhecemos.

Badu 31/12/2023

A releitura mais sensacional da história de jesus
Eu não sou uma pessoa religiosa. nunca li a Bíblia e abandonei a igreja depois de fazer a catequese e a crisma (que foi tudo junto, aos 15/16 anos, porque minha família não me batizou quando nova). mas eu AMEI esse livro.

seria Ana a primeira feminista da história? eu amei a sua personagem e como ela abandonou as suas vontades e o que gostava de fazer por amor. ela compreendeu o que ela poderia fazer com a nova vida e não forçou, se adaptou.

o que mais gostei desse livro foi o tanto que eu aprendi. a pesquisa histórica por traz dessas 400 páginas são tão extensas e vale tanto a pena.

eu gosto também da forma que a autora mostrou Judas e como ele se arrependeu da sua traição. é um ponto de vista interessante e vale a pena pensar sobre isso.

agora, eu nunca sofri tanto quanto lendo os capítulos finais.

foi um livro excelente e eu super recomendo

eduarda2470 21/12/2023

O livro dos anseios
Acho que pela primeira vez criei empatia por Jesus... mesmo já tendo participado da igreja católica, nunca vi Jesus como alguém real. A ideia de ela ter uma esposa, de ter amado e ser amado por uma mulher, tornou ele real pra mim! Gostaria de agradecer a autora por isso!!!

Lelelele 18/12/2023

Que a vida seja a vida.
Esse livro é sobre Ana. Não sobre Jesus.
Como seria a mulher que acompanhou o filho de Deus até sua morte?
Acredito que a autora tenha criado um personagem a altura. Potente. Um trovão.

Um livro emotivo. Sofri e sorri em diversos momentos. Questionei a vida, a morte e todos os mistérios da história da nossa existência e, por consequência, me senti mais perto de Deus.

Jesus é retratado como aquele em que eu acredito: uma fonte de amor inesgotável. E Ana é a mulher que eu batalho pra ser: uma voz.
Fernandamota 21/12/2023minha estante
Eu me arrepiei lendo isso aqui?ainda tô em 28% do livro, mas suas palavras são absurdamente precisas

bruna.diska 04/12/2023

Surreal
Simplesmente uma leitura surreal!
Confesso que o começo foi um tanto maçante pra mim, quase desisti dele, mas ainda bem que continuei, valeu cada palavra lida.
Toda a parte inicial, apesar de lenta, é importante para a apresentação da personagem principal, da historia de vida dela, seus dilemas e seus anseios, é claro. O desejo de ser ouvida, de ser notada como pessoa e como mulher, de buscar seu lugar no mundo e na sociedade, é uma historia acima de tudo, de busca.
Na sequencia as coisas vão se encaminhando e a inclusão da figura de Jesus na historia é feita de forma sutil, aos poucos, e apesar de imaginar o rumo que as coisas vão tomar, voce fica na expectativa mesmo assim.
A autora deixa muito claro em seus esclarecimentos que essa é sua versão, sua representação de uma historia que poderia ter sido assim.
Apesar de se tratar da historia de Ana, a autora traz uma abordagem muito interessante da caminhada de Jesus tambem, com suas partes alegres e tristes.
Eu gostei muito, foi uma leitura prazerosa e reflexiva pra mim. Recomendo muito a leitura.

site: @bru.leituras

Nicole.Ethur 21/11/2023

Eu nunca li a bíblia, tão pouco sou católica, acho importante mencionar isso para começar; esse livro despertou em mim um misto de sentimentos que não sei explicar, a potência dessa personagem, o real se misturando com o ficcional, uma escrita impecável, uma história envolvente e fantástica!
grandes lições tirei desse livro, no início não achei que encontraria tanta beleza nessa história, mas ela é muito bem contata e construída, me fez acreditar em muitos momentos se tudo isso, não seria realmente verdade.
agradeço imensamente a escritório e a tag pela experiência!
ps.: farei prioridade aos livros da sue quando for comprar o próximo da lista

Luciano 12/11/2023

Maçante
Até achei interessante no começo, mas é um livro chato, extremamente chato. Pode ser interessante para cristãos ou para quem curte cultura judaica, e é isso.

EuSamaraAurelio 10/11/2023

O Livro Dos Anseios
Meu, que livro, fazia tem que eu não chorava por causa de uma história, mas essa me pegou, me apeguei muito aos personagens, estou doida para ler as outras obras dessa autora, nota 5 pra você???

Mila F. @delivroemlivro_ 06/10/2023

Livro que traz uma temática polêmica sobre Jesus Cristo ser casado. É inquietante. Instigador. Bem escrito.
Saudações Leitores!

Sabe aquele livro que é ficção mas traz um pano de fundo histórico e até em seu desenvolvimento traz temáticas históricas? Pois é isto que temos em O Livro dos Anseios, da norte-americana Sue Monk Kidd.

Nesse volume vamos acompanhar a história de Ana, na Palestina dos tempos de Cristo, onde desde criança ela tem sede pelo saber, logo tem privilégios por ser filha de um importante conselheiro do príncipe Herodes. Ana está disposta a registrar a história das mulheres do Antigo Testamento que foram esquecidas, portanto, prometida em casamento para um homem bem mais velho, ela o despreza. A relação com Herodes também é conflituosa, pois ela não baixa a cabeça, mesmo para manter o cargo de seu pai. Todos esses conflitos tornará sua vida mais difícil e nada confortável, até o dia em que cruza com Jesus Cristo e tudo ficará ainda mais complexo.

Vale ressaltar, neste momento, que O Livro dos Anseios, não é uma releitura da história de Jesus Cristo, tendo em vista que Jesus está em segundo plano, a história é sobre Ana, que seria casada com Jesus Cristo.

Jesus Cristo ter sido casado é uma verdadeira polêmica, pois trata-se de algo que até agora há só especulação e ficção a respeito, mas as teorias é de que ele possa ter sido casado antes de "sua vida pública". Esse volume tem o objetivo não de ser sensacionalista a ponto de tocar apenas nessa polêmica como foco principal ou para se tornar best-seller, mas o objetivo é trazer uma esposa de Jesus tão cheia de fibra, força, inteligência e pensamentos próprios como Ele, uma mulher que, no volume, deixa uma forte influência e marcas na vida de Jesus.

Assim sendo, vamos acompanhar Ana por sua jornada de luta, exílio, autoconhecimento e propósito de vida. Óbvio que ela passa por diversas dificuldade, afinal a vida de uma mulher na Palestina naquela época não era fácil - bem como ainda não é fácil agora.

O que foi interessante no desenvolvimento da parte amorosa de O Livro dos Anseios é que Sue Monk Kidd foge do clichê de querer retratar os feitos de Jesus, para apostar na vida cotidiana de Ana e Jesus, como os dois criam a relação e constroem uma família humana, ressaltando também o princípio da vida pública de Jesus com suas pegações e rebeldia política que seria fonte de perseguição religiosa mais a diante.

O fato é que, mesmo Ana e Jesus tendo uma vida comum juntos, ainda assim, acabam traçando caminhos individuais que irá provocar encontros e desencontros, e culminar na crucificação de Jesus e no apagamento de Ana dos registros da história de Cristo.

Acredito que o que mais gostei na leitura de O Livro dos Anseios foi a ambientação histórica, o fato de vermos Palestina, Egito e um grupo de filósofos de Alexandria, ademais o volume é bem escrito, mas ele me deixou incomodada pelo fato de questionar dogmas da igreja e parece ser desrespeitoso para a religião.

É um livro que eu não releria, por mais que tenha trazido o fogo na protagonista, ainda assim não foi uma leitura que me marcou no sentido de querer fazer uma releitura, acredito que ler uma vez está de bom tamanho.

site: www.delivroemlivro.com.br