Metanoia

Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

ninhodeleitura 18/06/2021

resenha - metanoia
Metanoia, mais recente livro da Cora, é um acalento para aqueles que amam um romance, a energia vibrante de um bom enemies to lovers e toda uma ambientação aconchegante.
O livro que indico pra vocês é incrível, o conteúdo é bem produzido, flui como água (eu mesma li em seis dias) e tem toda uma energia que pode tirar qualquer um da mais brava ressaca literária.
Além de ser bem ambientado, o romance é slow, gostoso de ser lido, além de que te enrosca e você vai se apaixonando pelos personagens no ritmo de uma passada de folha. Os personagens são reais e muito bem trabalhados, além de uma incrível representação LGBTQIA+ que a gente ama, super natural e bem introduzida.
Por fim, gostaria de deixar aqui a minha mais genuína indicação. Esse é a terceira obra da autora que desfruto e posso afirmar que ela se supera a cada escrita, e com essa não poderia ser diferente, é absurdo de bom.

? ig: @ninhodeleitura
Maryana 26/06/2021minha estante
amg onde vc leu? não tô achando o livro

giuliavieiram 26/06/2021minha estante
moçaaa, eu tenho uma lista enorme de livros e vc me fez colocar esse livro em primeiro lugar ???? vou começar a ler hoje

ktzz 28/06/2021minha estante
É nacional?

ninhodeleitura 28/06/2021minha estante
Sim, é nacional!! Está disponível na Amazon (K. Unlimited pra quem tem)

Maluh 21/07/2021minha estante
que pena q n tem físico ?

Maluh 21/07/2021minha estante
amor qual é a classificação indicativa??

Ana 21/07/2021minha estante
Se não me engano é + 16 amg

Dani 18/09/2021minha estante
Ah pronto agora quero ler esse hahahahha

Moony_lobão 10/11/2021minha estante
Veii alguém sabe a classificação indicativa tô querendo muito ler já ouvir falar muito bem desse livro.

Ana 10/11/2021minha estante
É + 16. E agora a autora vai lançar o livro físico de forma independiente (a pré venda começa dia 26)

beatrizkevelly 25/05/2022minha estante
eu não consegui gostar. abandonei. ??

Maryana 25/05/2022minha estante
eu tb não curti não kkkkkkkk

Raíssa 10/01/2023minha estante
Já lançou o físico ?

Jenny 30/05/2023minha estante
Eu também senti o mesmo por esse livro, muito gostoso de ler

Alane.Sthefany 26/02/2022

Metanoia ? Cora Menestrelli
Daniel William Xavier era um jogador de futebol profissional, conseguindo alcançar o título de um dos melhores jogadores da modalidade esportiva. No entanto, devido a um trágico acidente, ele ver a sua carreira desmoronar; que por consequência, acaba se sentindo um fracassado e devido as fortes dores nas pernas e a sua total impossibilidade de retorno ao esporte que tanto amava, acaba encontrando nas bebidas, em uma vida solitária, uma forma de escape para a sua realidade atual.
Por outro lado, encontramos:
Mariana Dias, filha de Marcos, o antigo treinador de Daniel; que é uma excelente goleira de um time de futebol feminino, sem muitos recursos, comparado a outros clubes. E que por motivos ainda desconhecidos, possui um ódio genuíno pelo ex-jogador, ela não o suporta, mas as coisas ficam mais complicadas, quando se encontra em uma situação nada agradável, na qual o seu time, terá como treinador, nada mais, nada menos que Daniel William.

Sinceramente, quase abandonei essa leitura, e eu não sou de abandonar livro nenhum. Li quase 200 páginas na força do ódio ? Depois as coisas começaram a melhorar, os personagens são bastantes irritantes, muito infantis, brigam por tudo, literalmente. Se odeiam por nada, e os xingamentos, nossa, inúmeros, que é até difícil listá-los, fazendo com que a leitura se torne chata demais, parecia que estava lendo não sobre adultos que estão fazendo até faculdade, mas pré adolescentes ou até mesmo crianças, que brigam por doce (ou qualquer coisa do tipo). Essas leituras não me cativam, se a intenção foi fazer um anemies to lovers, para mim, falhou miseravelmente. Porém, depois dessas 200 pág, ficou até agradável a leitura, que li, sem percebê-las, mas o final desandou novamente, e não vi a hora de finalizar, a autora tem uma escrita que deixa a leitura fluida, e a parabenizo por isso, entretanto, em relação a história e o enredo em si, devido aos pontos já mencionados, que foram os que mais me incomodaram (e outros que prefiro não mencionar), não dei mais estrelas (e as que dei foi pelo Daniel e os personagens secundários que gostei, como o Bruno, Ivan, Fernando...), é um livro razoável, apenas isso.
Não entendi o hype ou empolgação para recomendá-lo, a história parece uma fanfic mal escrita, olha que eu já vi fanfics dignas de filmes (adaptação), que colocam muitos livros hypados no chinelo, mas isso aqui ???
Prefiro nem completar.

A Marina é simplesmente uma menina mimada (não uma mulher, mesmo tendo 25 anos nas costas), que acha que é dona da razão, que não aceita ninguém tratá-la como lixo, mas por ironia, se sente no direito de tratar os outros e permanecer como a certa da história.

Tenho certeza, que a grande maioria que não enxergaram isso, são as mesmas que se invertessem os papéis, achariam a atitude do protagonista problemática, machista, imperdoável, injustificável e blá blá blá ... Mas para a Mariana, que é mulher, simplesmente passam pano, e ignoram totalmente as atitudes infantis e ridículas dela (que chegou ao ponto de eu ficar com pena do Daniel). De qualquer forma, a Mariana tem no final, a grande cartada na manga:

"ele fez isso com o meu pai anos atrás e por isso, ele teve um momento difícil".

"Aahh, tudo bem, agora tudo faz mais sentido." ?

Sério isso ??? ?

Eu não suportaria uma pessoa assim, próxima de mim, nem por 30 min.

Quotes ????

Nada
novo sob a luz do sol.

Acho que você é a primeira pessoa que viu todos os meus lados e ainda ficou.

É quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. Sempre para o melhor. Metanoia.

? Cenas Engraçadas

? Gosto da sua sinceridade.
? Não gosto de nada em você.
[...]
Sabe o que
eu estava pensando?
? Não sei ler mentes ainda, agradeceria se me dissesse.
Vladi 27/02/2022minha estante
Ainda não consigo também abandonar um livro, mesmo quando a leitura não está fluindo. ?????

Alane.Sthefany 27/02/2022minha estante
Vladi,

As pessoas abandonam com tanta facilidade, eu tenho um sério problema com isso ?
Muitas vezes, na esperança de melhorar ou por curiosidade mesmo ?

victoria 01/03/2022minha estante
Eu também percebi isso, quase não consegui terminar o livro porque a Mariana é insuportável, não parece nem um pouco que tem 25 anos, ela praticamente humilha o Daniel o tempo inteiro e o livro trata como se ele merecesse.

Alane.Sthefany 01/03/2022minha estante
Victoria,

O pior de tudo, pela forma que ela odeia ele, achei que seria algo surpreendente, mas o cara só foi correr atrás do sonho dele, ou seja, pensou nele primeiro, nas suas prioridades sem olhar para ninguém em volta, só para si mesmo (que realmente não foi uma atitude legal, mas compreensível), até porque na vida, é nós, por nós mesmos.

Mas chegar o ponto de odiar a pessoa, ela odeia ele até mais que o próprio pai dela (que até gosta dele), e que foi o que mais saiu prejudicado nessa decisão egoísta do Daniel.

O pior nem é isso, mas o fato dela tratá-lo como lixo, e meio que a leitura tentar mostrar que ele precisava disso, para mudar e enxergar os próprios erros, chegando até a "agradecer" por essas atitudes dela.

Não gostei nada disso!
Um piso em falso dele, pronto, ela explode, sendo que ela mesmo a cada passo que dá, é praticamente em um terreno minado.

Se ele fosse retribuir da mesma forma (ou ao menos 50% do que ela faz), certeza que ninguém gostaria, mas para a Mariana, as pessoas passam pano, e fingem que nada aconteceu.

Mariana.Schmall 02/03/2022minha estante
Também não consigo abandonar livro, tem que ser muito chato. Esse aí tá na minha estante há um tempo, pelo jeito vai continuar ?

Alane.Sthefany 02/03/2022minha estante
Mariana,

Seu nome, é o mesmo da prota, kakakakaa...

O negócio que não desceu, foi ela.

Quando não gosto de uma protagonista, é difícil eu gostar do livro, é que ela trata muito mal o protagonista, sei lá.

Mas muita gente gostou do livro, quem sabe você goste (são pouquíssimas que não gostaram tanto assim).

Mariana.Schmall 02/03/2022minha estante
Parece que esse tipo de livro anda na moda aff. Enfim, quando eu criar coragem leio na força do ódio como diz você kkkkkkkk.

Ah, eu sou a Mariana boazinha! ??

Alane.Sthefany 02/03/2022minha estante
???
Sim, o início é só na força do ódio mesmo.

É que eu fui perceber quando estava escrevendo deu nome.

Boazinha ??? ??

Laissa 06/03/2022minha estante
tenho a mesma opinião que a sua sobre a mariana ela julgava o daniel por falar coisas q magoavam ela mas ela era sempre a primeira a dizer coisas q magoavam ele também (a enorme quantidade de palavrões tbm me incomodou e fico cansativo )

Laissa 06/03/2022minha estante
e concordo com o comentário da victoria ,ela diz muitas coisas q magoam o daniel e o livro trata como se ele realmente fosse esse babaca todo que merece isso e a mariana é a dona da razão

Alane.Sthefany 06/03/2022minha estante
Laissa,

Nossa, primeiramente fico feliz, por você ser Army, eu também sou ??

Para mim, essa quantidade de palavrões desnecessários, a todo momento, até mesmo, onde não cabia, somente para mostrar uma "raiva", poderia ser substituída por uma simples narração, do pensamento dos protagonistas, ou falar algo do tipo:

Blá blá blá (...) ? E gritei com raiva.

E não gostei nada do livro sempre colocar a Mariana como sendo sempre a certa da história (se teve diversos momentos que mostravam o contrário), quando o Daniel, estava hospitalizado, e ele tentou depois afastá-la da vida dele, porque não achava justo ela ter que ficar com ele, a Mariana disse tantas coisas desnecessárias e fortes (para quem já estava se sentindo um fracassado) que até eu fiquei horrorizada.

"Encha a cara o quanto quiser. Misture com a porra dos remédios. Da próxima vez, eu não vou estar aqui e te ajudar."

uma army?!!!
sim a mariana disse várias vezes coisas bem fortes pro Daniel mesmo depois dela saber sobre a vida dele e o livro trata a todo momento q ela está certa e q o daniel merece pq é babaca ???? oi?? kkkk juro todos os personagens sempre ficando do lado da mariana achei bem conviniente né parece q a autora quis fazer de tudo para o personagem masculino ser o babaca da história mas pra mim quem foi mais babaca na maioria das vezes foi a Mariana.

Alane.Sthefany 06/03/2022minha estante
A.R.M.Y ?
BTS vai dominar o mundo ??

Exatamente, eu gostei demais do Daniel, ele é muito fofo ??

Laissa 06/03/2022minha estante
amo achar armys nas redes kkk
exato ele é um fofo se a intenção da autora era mostrar q ele realmente era um babaca q no final mudou acho q não conseguiu pq não achei ele babaca desde o início kkkkk

Alane.Sthefany 07/03/2022minha estante
???
Eu tbm ?

Bárbara 07/03/2022minha estante
Finalmente alguém q n gosto da Mariana KKFKKXKKK eu li as resenhas e todo mundo falando bem dela eu fiquei ?????? Mimada e insuportável agia q nem uma criança de 12 anos

Alane.Sthefany 07/03/2022minha estante
Bárbara,

Eu vi as resenhas, tudo falando bem, umas chegavam a exaltar a Mariana, ou ignoravam as suas atitudes.

Se existisse essa versão Mariana na vida real, já estaria bem longe a muito tempo. ???????

terê 16/03/2022minha estante
abandonei agora msm não tá indo pra mim e tu descreveu tudoo

Alane.Sthefany 16/03/2022minha estante
Terê,
Vc iria chegar na parte boa do livro, já que é até a pág 200 e uns quebrados, passando raiva.

Mas só umas páginas tbm, porque no final desanda novamente ?

Por isso não vou pedir para continuar a leitura, certeza que você não iria gostar, só terminei porque como eu disse, não sou de abandonar livro e também já estava muito avançada na leitura, mas como você viu, dei 2 estrelas ??

Marina 10/08/2023

O livro e grande e lento demais cheio de coisas não importantes tudo nos mínimos detalhes a leitura e bem cansativa.
Eles tem química são bons juntos no começo mas quando acontece esse pequenos impasses enchem o saco eles são bem difíceis e uma eternidade para ficarem juntos.
O impasse final e tão? Quando a história pega um bom ritmo ela desanda e começa mas uma enrolação de novo, no final já estáva torcendo pra cada um seguir seu caminho e não ficarem juntos.
E engraçado eram tão bons no começo e então aos poucos fica tudo sem graça e entediante, a escrita e boa a história com muitas coisas interessantes que são bem aproveitadas mas poderia ter um ritmo mais rápido.

madrugueilendo 01/07/2021

?você é a minha correnteza, Mariana Dias ?
Me Metanoia foi (ironicamente) exatamente isso: um grande evento, que te muda e te trás apenas coisas boas.
Li Metanoia quase entrando em uma ressaca literária, e conseguir ler todas as 500 páginas dessa história em um dia, e digo que com toda certeza do mundo que leria mais se tivesse

Esse é aquele livro que vai ter todos os clichês que a gente gosta. Casal fingindo namorar, o "afinal, por que você se importa tanto?", o "nossa mas eu não suporto ele!" e tudo mais. É o tipo de livro que a gente lê sabendo que vai ter um final feliz, mas que ainda assim fica mal quando as coisas não estão indo pro caminho certo.

Torci e celebrei junto com a Mariana e o Daniel, e inclusive, QUE PROTAGONISTA. Mariana, conte comigo para absolutamente TUDO!

Metanoia foi tudo o que eu precisava ler e mais um pouco. Fazia tempo que não ria tanto e vibrava assim com uma leitura. Todas as referências que a autora colocou na história me faziam me sentir amiga dos personagens, e isso faz a experiência ser mil vezes melhor.
Virou um queridinho
Bry Veloso 01/07/2021minha estante
Perfeitooooo

Clara3871 06/07/2021

Perfeito
Esse é o melhor livro de romance que eu já li sksksk
São 516 páginas mas você vai lendo e nem percebe elas passando, os personagens são incríveis.
Eu simplesmente amei a evolução do casal ? eu amei

beatriz 20/06/2021

"você é minha correnteza, mariana dias"
ta me doendo o coração fazer isso mas tive que vim dar uma diminuída na nota depois de ler KULTI da mariana zapata porque a ideia central do livro é basicamente a mesma (ex jogador aposentado e lesionado que vai treinar um time de futebol feminino, ela era fã/apaixonada por ele quando criança, eles não se gostam no início, viram amigos e se apaixonam) e eu notei outras semelhanças ao longo do livro também que só me fazia pensar em metanoia. eu nem vou me estender muito nisso mas quem quiser ler ambos e tirar suas próprias conclusões, fique a vontade. mas as semelhanças são muitos claras ))):

Clara :) 01/03/2022minha estante
eu tô-

Cibele75 01/03/2022minha estante
? eita

maviterária 01/03/2022minha estante
eita será q é uma imitação?

Liih 14/07/2021

Gostei porém depende
Eu muito do desenrolar da história.

Achei muito bom como a história LGBTQIA+ é contada com naturalidade sem precisar "explicar" sabe? PORÉM eu sou indecisa, e também gosto muito quando explicam e tem aquela mensagem de se aceitar e saber que isso é o que você é e que não tem problema algum nisso.

A história deles fingiram algo eu achei meio ??????. Mas eu gostei do desenrolar disso, e da evolução da amizade deles. Só que assim, eu tinha lido 50% e não tinha acontecido NADA, ela só ia para a casa do Paulo e do Dan e conversavam e isso mais da metade do livro; acho que poderiam ter resumido essa história, e ainda assim ter essa evolução deles.
Adorei o Paulo e o Fernando, ótimos personagens secundários. E o Marcos também.

Agora uma coisa sobre a escrita: Eu tive muita dificuldade em me acostumar com o jeito que a autora descreve os personagens como loiros/morenos... e às vezes eu até esquecia de quem ela estava falando. Mas tirando isso eu achei a leitura muito fluída, e muito boa de ler.

Agora uma coisa que não sei se é o problema do ebook do Kindle ou se é o livro mesmo: Às vezes trocava de lugar, assunto ou personagem e não tinha um parágrafo para separar isso. Então eu ficava confusa, e depois que eu "descobria" que já era fala de outro personagem.

Não gosto de falar "mal" das coisas, mas acho que podemos pontuar as coisas que não gostamos sem jogar hate e sem xingamentos.

Eu gostei muito da história desse livro e da leitura fluída. E quero muito ler outras coisas da autora!
AnaJúlia 05/08/2021minha estante
Esse negócio de: - O mais alto disse; realmente deixa a gente meio confuso, aí a gente fica pensando em qm ela tava falando.

Daredevil<3 23/12/2021

Metanoia
Mano esse foi um dos livros de 2021.
Simplesmente incrível, eu sou apaixonada por livros com temática de esporte, e esse não decepcionou.
Eu amo a escrita da cora, por ser muito boa e a gente lê super rápido.
E vale ressaltar que o livro é nacional, então NÃO VAMOS PIRATEAR!!!!

marialuiza1 10/09/2021

acho que foi?
ALERTA NACIONAL! peguei como sempre essa indicação no tiktok, fiquei bem animada para ler por vários motivos que vou citar aqui: 1) é nacional! devemos sempre apoiar livros de autores brasileiros; 2) representatividade! esse livro tem MUITA diversidade, a personagem principal (mariana) é negra e quase todo mundo faz parte da comunidade LGBTQIA+ e isso é importante pra caralhoo; 3) tem elementos de futebol.
esses foram os pontos positivos do livro, quando eu bati o olho jurei que ia ser 5 estrelas favoritado, mas não foi bem assim. os personagens são EXTREMAMENTE infantis! é um pé no saco! eles são todos +25 anos mas agem igual crianças, é tanto diálogo ruim que nunca aconteceria na vida real, depois de 70% desse livro eu tinha cansado já, fui full empurrando com a barriga. achei a conclusão ruim, mas não posso falar tão mal pq nem prestei tanta atenção! enfim, não sei se recomendo, leiam só se não ligam pra esse tipo de coisa.
Vick 10/09/2021minha estante
Concordo em tudo que vc disse, fiquei até feliz em ler sua resenha pq todo mundo indica como se fosse 5 estrelas

marialuiza1 10/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Bruu 20/04/2022

?? Você é a minha correnteza, Mariana Dias.? ?????
>> ?Metanoia? é um enemies to lovers maravilhoso, slow burn e ainda nacional? acho que nem precisa de mais nada pra convencer alguém a ler, né?
Mas vamos lá:

? Eu amei a representatividade nesse livro. Temos protagonismo bi e pan, além de outros personagens secundários de outras sexualidades (eu amei isso!!).

? O desenvolvimento dos personagens é ótimo! Os protagonistas são top e os personagens secundários também me conquistaram.

? O único ponto que acabou sendo negativo (pelo menos pra mim) é que o livro é muito grande, então, apesar de não ter nenhum momento exatamente ?parado? ou no qual nada acontecia, tiveram partes que foram um pouco mais lentas. Eu lia, lia e parecia que não avançava na leitura. Talvez isso não seja nenhum problema pra algumas pessoas, mas, na minha opinião, as coisas poderiam ter acontecido um pouquinho mais rápido, com menos enrolação.

? Apesar disso, ?Metanoia? é um ótimo enemies to lovers. Os protagonistas se odeiam no início e ao longo do livro vão se aproximando, se tornam amigos e acabam se apaixonando (rola até um fake dating no meio disso tudo ??). É um ótimo clichê, daqueles que a gente ama.

? Enfim, amei muito esse livro, ansiosa para ler outros do coraverso!!
xelaoloc 21/04/2022minha estante
#convencidaaler #arrasandosemprene?

Obggg anatwo te amoo?

mwnuzitta 21/04/2022minha estante
essa resenha tá muito bruna

mwnuzitta 21/04/2022minha estante
(((entendeu? Bruna. Bruna= perfeita))

AAAAAAAAAAAAAAAA

Q RESENHA BOA

Mei

Amei

Aiii obrigada ana ?????

McvMaciel 15/07/2021

Cora tem meu coração todinho, que livro perfeito. Representatividade total (adorei que não tem literalmente ninguém hétero), se a Cora lança um livro, pode ter certeza que eu vou ler.

sophireads 29/09/2021

abandonei
(sem spoiler)
o primeiro livro que abandonei esse ano.
a história tinha tudo pra ser boa, pq a ideia do enredo e do plot sao boas mas a autora nao soube trabalhar bem.
a história em si tem vários furos nessa questão do futebol. Primeiro um cara que foi eleito o melhor jogador do mundo 3 vezes seguidas nunca iria ficar no vermelho e ter que treinar um timinho na sua cidade natal. Seria como o Neymar jogando o tanto que joga e ganhando o tanto que ganha se machucando e do nada a vida dele voltar a estaca 0, isso não acontece com um jogador desse porte (que o livro da entender que ele é O jogador), isso acabou me incomodando pq quando se escreve sobre um esporte é bom pelo menos dar uma pesquisada sobre ne.
outra coisa que nao fez muito sentido pra mim foi esse lance deles fingirem serem namorados, geralmente eu adoro livro de fake dating e tudo mais, mas dessa vez nao fez sentido ??? nao tinha uma explicação pra eles precisarem fingir que são namorados, parece que a autora quis colocar o plot e não soube desenvolver isso entao simplesmente jogou ali no meio.
uma cena que eu nao gostei foi quando eles tão comentando sobre as pessoas que ja namoraram o daniel  e  a mariana começa a se comparar com as mulheres e precisa que o daniel diga pra  ela que ela  é bonita, sla pode parecer q não é nada dms mas eu nao gostei muito.
sem contar que nenhum dos personagens me cativou, a mariana é extremamente chata, parece q quiseram fazer ela como uma pp decidida, forte e fodona mas saiu uma menina chata e birrenta. O daniel tambem é pessimo, os dois parecem duas crianças. esperava enemies to lovers e recebi briga de creche.
eu pretendia terminar o livro pra ver se acabava mudando de opinião mas nao consegui passar dos 50% e eu tentei e muito.
fiquei decepcionado pq queria muito gostar do livro pq sou super fã de futebol (comecei a ler por causa disso) e eu tava esperando muito do tanto que as pessoas panfletam ele.....
Vanessa1299 11/10/2021minha estante
"esperava enemies to lovers e recebi briga de creche" que ódio KKKKKKKKKKKKKKKK

sophireads 11/10/2021minha estante
KKKKKKKKKJK

laura.gilmore 30/01/2023

?você é minha correnteza, mariana dias?
me surpreendeu muito! eu achei que era só um livro de romance levinho, mas é muito mais que isso!!! a cada livro me apaixono mais pela escrita da cora
Danielle108 30/01/2023minha estante
Ele é um livro único ou dps dele tem mais livros?

laura.gilmore 30/01/2023minha estante
acho que é único

Oi, eu sou a Mila ^^ 29/08/2021

É ótimo! Tem personagens apaixonantes, enredo muito bom, clichêzinho que eu amo ?? Casal que eu amo ??

erikali__ 14/10/2021

SURTO ATRÁS DE SURTO
Simplismente incrível!

Enemies to Lovers de qualidade, nessa história vemos um desenvolvimento completo e coeso dos sentimentos dos personagens, além de ter pequenas temáticas de plano de fundo que enriquecem a história.

Eu queria saber como terminaria, mas ao mesmo tempo não queria que acabasse. Foi maravilhoso acompanhar a mudança do William e o crescimento profissional da Mariana. Eles são maravilhosos. Tudo na obra foi perfeito.