Precoce

Precoce Ariana Harwicz

Resenhas - Precoce

victória leal 20/09/2021

"Quando eu recordar minha vida, haverá um só momento de verdadeira felicidade."
terminei a trilogia por serem livros curtos, mas confesso que no começo eu não tava entendendo nada e no final parecia que eu tava no começo.

diennifercb 16/02/2023

Perturbador
Gente, esse livro aqui perturba até a mente da pessoa mais fleumática. Eu gostei mais ou menos, não sei explicar exatamente o porquê, achei a história bem confusa, não tem aquela divisão entre texto e diálogos, é tudo corrido, acho que isso me agrada mas me confunde ao mesmo tempo. O enredo em si é estranho, eu amo ler sobre a maternidade fora dos padrões sociais e não-romantizada, mas isso aqui vai bem além, pende pro lado incestuoso, e eu ACHO que talvez seja um pouco demais pra mim. Mas, ao mesmo tempo, gostei da leitura justamente por isso (vai entender), porque me tirou da zona de conforto e me pegou desprevenida (até porque eu não leio sinopses), e eu amo quando os livros fazem isso comigo. Nunca tinha lido nada da autora, e descobri que esse é o último livro de uma trilogia, então vou seguir lendo-a, até porque eu gosto desse estilo de livro e de escrita.

Heloisa.Vulcanis 21/01/2024

Esse último livro da trilogia é composto por textos transcorridos, sem divisão de capítulos e possui muitos diálogos que não são indicados por travessão ou aspas. Por conta disso, não consegui entender direito quem estava falando e nem o que estava acontecendo. Agora, sobre a história, ela não foi muito diferente dos dois outros livros, dessa vez tendo como principal polêmica o incesto. Ele não foi tão explícito, mas deu para entender o que a autora estava querendo dizer.

anacreola 25/11/2021

Gosto muito da maneira visceral e sem fôlego que a autora escreve, amei seu livro "Morra, amor". Mas infelizmente esse não bateu tão bem. Assim como aconteceu com o anterior "A debil mental". Uma pena.

mons 29/12/2021

Uau
Mais um livro dessa autora que tem uma forma tão singular de escrita. A Ariana faz uso do fluxo de pensamentos, sem marcação de fala ou descrita e sem a divisão em capítulos. É algo cru, difícil de digerir, de entender, de interpretar, mas tudo isso parece ser apenas mais uma característica da experiência que é ler os seus livros. É genial e único. Eu finalizo os livros sem fôlego e sem saber o que acabei de realmente ler.

skuser02844 09/04/2023

???????????????
Um livro indigesto, quase difícil de engolir e ler. Com uma escrita interessante, porém que me causou estranhamento. Quase não há nenhuma indicação de diálogo e a cronologia é confusa.

Cristian Monteiro 15/11/2022

Muito difícil de acompanhar o livro, de entender o que realmente se passa, provavelmente pela estrutura adotada.

Diogo 29/11/2022

Dos três livros lidos da mesma autora, este é o mais fraco. Gostei muito do "morra amor". O "a débil mental" é bom mas não tanto quanto o primeiro. Já "precoce" ao meu ver a qualidade segue caindo.
Enfim, recomendo mais o "morra amor" do que os demais.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Em um ambiente rural, mãe e filho levam a vida no limite – do amor, da obsessão e da indigência. Caçam, vasculham o lixo, vagam pelas ruas, são perseguidos por policiais e assistentes sociais. A mulher, embora dependente do amante casado que a rejeita, é também a mãe obstinada que teme perder o filho, o qual vê rapidamente se transformar em homem. Nessa relação ambígua, a distorção na estrutura familiar tradicional questiona os papéis conferidos à mulher pela sociedade, sobretudo aquele ligado à maternidade: "Mas agora me beija e nos desfazemos, não mãe e filho, dois clandestinos que se cruzam numa parada, dois aturdidos no alto de um refúgio, dois punks que atravessam a Europa comendo do lixo público, na França, na Alemanha, na Itália, os lixos cheios, sanduíches mordidos".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786587342177

Lulys 08/08/2023

Final da trilogia
Talvez por ser o último livro da trilogia a maneira como a narrativa é construída se torna cansativa. Apesar de ser um livro curto não é fácil lê-lo de uma só vez. Temas tabus como o incesto são insinuados, mais uma vez a relação mãe filho é abordada

haruurane 24/02/2024

Confesso que não esperava muito, já que os livros da autora costumam ser confusos e não seguir uma linha retilínea de ideias. gosto de ver o fluxo de pensamentos intrusivos.
o livro tem um desfecho interessante, mas em outras partes, é extremamente confuso e sem graça.

Sara 11/04/2024

Não foi dos melhores
Ariana tem uma forma de escrita que é cativante e ao mesmo tempo confusa, por vezes me perdi na história e não sabia bem o que estava acontecendo.
Acho que terei que ler novamente em algum momento.