LIFELONG LEARNERS

LIFELONG LEARNERS Conrado Schlochauer

Resenhas - LIFELONG LEARNERS

de Paula 28/06/2021

Aprendiz para sempre!
Esse livro eu li por indicação da minha gestão para o desenvolvimento do meu trabalho, mas preciso compartilhar o quanto ele ampliou meus horizontes sobre a importância de aprender sempre.

Gosto muito de ler e por isso estou nesta comunidade, mas pensar que isso faz parte intrinsecamente do que sou me faz pensar que pela sua informalidade não seja tão relevante para minhas atividades profissionais e este livro me ajudou a enxergar o quanto a aprendizagem em ambientes informais são importantes e ainda complementa quem somos. Isso é uma descoberta brilhante.

Além disso, a obra abriu margem para compreensão de como a organização voltada a aprender pode ser importante e vital para que de fato as informações se formem no cérebro e sejam retidas. Planejamento é a alma do estudo autodirigido.

Gostei muito da experiência, principalmente por ser um livro dinâmico, com uma escrita clara e exemplos práticos de como resguardar que as informações estejam presentes nas atitudes diárias e na construção do conhecimento por toda a vida.
Tullio.Santos 23/07/2021minha estante
Bem isso.

Wesley - @quemleganhamais 30/07/2021

Aprender é muito bom
Muitas vezes achamos que o aprendizado só ocorre na escola, ou fazendo um curso, ambientes formais de aprendizado. Porém é possível aprender muito de maneira informal ao longo da vida.

O livro apresenta o conceito de aprendizado autodirigido e que é diferente de autodidata. Creio que você já aplica algumas das atitudes no seu dia a dia, que o torna um aprendiz ao longo da vida.

O livro é dividido em 2 partes. A primeira fala sobre "Porquê" isso é tão importante para a nossa vida hoje e futura e a segunda parte é "Como" colocar tudo isso em prática.

Além de um excelente guia, é um livro que trás muito aprendizado para nós e que podemos aplicar na nossa vida, na escola, no trabalho e até mesmo dentro de casa.

Vale a pena aprender de maneira autodirigida!

Amanda.Contiero 20/08/2021

Eterno aprendiz.
Eu amei a amplitude das abordagens do autor. Analisa os diferentes modos e práticas de aprendizagem, indo desde o ensino formal até os meios informais. Propõe reflexões ricas quanto ao nosso comportamento diante aos processos. Um livro muito interessante, com uma narrativa fluida e bem fundamentada. Vale a pena conhecer!!
Resenha completa em: @psicologaliteraria

Wander 03/09/2021

Super recomendo.
É um livro de ruptura na maneira como aprendemos.
Muda a idéia limitante de que o aprendizado eficiente e a busca pelo conhecimento é somente aquele formal aprendido na escola, universidade, etc; ele valoriza o ensino e a aprendizagem informal, autônoma, disciplinada e autodidata.
O livro tem um enfoque na prendizagem continuada e autodirigida.
Aborda boas ferramentas de aprendizagem e ensina como aprender a aprender.
O livro é excelente, acredito que todo adulto deveria lê-lo.
Entrou na galeria dos meus preferidos e certamente irei lê-lo novamente.

Belah 26/09/2021

Eu gostei bastante da leitura, apesar de achar difícil manter o foco em um livro teórico.
Mas é bem legal até.
Eu li para produzir um projeto no meu trabalho, então espero que fique bacana.

Ayala 28/09/2021

Vale a pena ler de novo
Acabei de ler e já estou querendo reler para ver se algo passou despercebido. Aprendi muito com o livro que não morre aqui. Pois o autor faz referência a outras fontes. Muito Obrigado Conrado Schlochauer, continue escrevendo mais sobre o assunto. Não inventa de parar por aqui.

Lis 09/11/2021

Guia de aprendizagem autodirigida
O livro é bem completo, passando pelos diferentes tipos de aprendizagem e fornecendo vários recursos para adeptos do lifelong learning. Achei a abordagem CEP+R muito relevante para organizar as formas de acessar conhecimento e estruturar a aprendizagem de forma variada, e até divertida, além de atender muito bem o público adulto com alternativas que valorizam a autonomia e o tempo de cada indivíduo. O livro é um excelente guia tanto para iniciantes quanto para experientes nos processos de estruturação e organização da própria aprendizagem.

Karoline67 23/11/2021

Esse livro mudou a minha vida!
E eu não estou exagerando.
Primeiro: é MUITO bom ler algo de um brasileiro sobre desenvolvimento pessoal. Sério, de verdade. Faz toda a diferença.
A visão realista do autor e pequenos detalhes como falar "mentalidade" ao invés do saturadíssimo termo "mindset" me conquistou por completo.
No mais, uma leitora voraz como eu e apaixonada por aprender se sentiu... Representada. Senti que o autor me conhecia em vários momentos. Rolou uma identificação MUITO grande! Eu me apaixonei pela visão dele.
O livro é RECHEADO de referências bem embasadas, acadêmicas e não acadêmicas, mas muito fidedignas. Eu recomendo pra qualquer pessoa. De verdade. Um dos melhores livros que já li!

Jason 29/11/2021

Lifelong Learner
Livro muito bom para quem quer entender sobre aprendizado autodirigido e se realmente e um lifelong learner mostra diversos exemplos e mostra um passo-a- passo como se tonar um lifelong learner.

rpa1tera 20/12/2021

Um livro sobre como aprender a aprender
Em meio a um mundo com tanta informação, tanto conteúdo, é indispensável aprender a aprender para se destacar ou sobreviver em meio a esse mundo. O livro aborda sobre como estruturar projetos de aprendizagem, fazer a curadoria do que aprender, identificar avanços na aprendizagem e formas de compartilhar o nosso aprendizado.

Dani 29/12/2021

Aprendendo a aprender
O autor nos mostra que todos somos lifelong learners e oferece um guia para quem quiser se aventurar nessa trajetória. Uma das poucas obras sobre o tema em português. A primeira parte é uma reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida e na segunda ele aborda como organizar o processo autônomo e autodirigido da aprendizagem, apresenta uma metodologia interessante para aplicarmos em nossa jornada. Leitura leve e muito fluida.

Bruno 03/01/2022

Bons insights
Livro leve e de comunicação fácil. Apresenta bons insights para nosso dia a dia e algumas lições valiosas para colocarmos em prática

deysebz 23/02/2022

Livro que conheci na pós graduação e que me despertou o interesse para ler devido ser um assunto que me pode me ajudar no dia a dia. Particularmente eu detesto livros de crescimento pessoal mas esse é exceção, adorei e recomendo.

Frasson 07/04/2022

Aprendizado
Eu sempre achei estranho o fato de que frequentamos instituições de ensino a vida toda e nenhuma delas nos ensina a aprender.
O livro passa este ensinamento de maneira simples, como em uma conversa. E traz vários momentos de reflexões e autoavaliações.

Rudibirck 20/04/2022

Prático e didático
Um passo a passo para aprendermos de maneira focada e com resultados excelentes. Precisamos buscar conhecimento das fontes certas, gerando aprendizado constante.