LIFELONG LEARNERS

LIFELONG LEARNERS Conrado Schlochauer

Resenhas - LIFELONG LEARNERS

de Paula 28/06/2021

Aprendiz para sempre!
Esse livro eu li por indicação da minha gestão para o desenvolvimento do meu trabalho, mas preciso compartilhar o quanto ele ampliou meus horizontes sobre a importância de aprender sempre.

Gosto muito de ler e por isso estou nesta comunidade, mas pensar que isso faz parte intrinsecamente do que sou me faz pensar que pela sua informalidade não seja tão relevante para minhas atividades profissionais e este livro me ajudou a enxergar o quanto a aprendizagem em ambientes informais são importantes e ainda complementa quem somos. Isso é uma descoberta brilhante.

Além disso, a obra abriu margem para compreensão de como a organização voltada a aprender pode ser importante e vital para que de fato as informações se formem no cérebro e sejam retidas. Planejamento é a alma do estudo autodirigido.

Gostei muito da experiência, principalmente por ser um livro dinâmico, com uma escrita clara e exemplos práticos de como resguardar que as informações estejam presentes nas atitudes diárias e na construção do conhecimento por toda a vida.
Tullio.Santos 23/07/2021minha estante
Bem isso.

Karoline67 23/11/2021

Esse livro mudou a minha vida!
E eu não estou exagerando.
Primeiro: é MUITO bom ler algo de um brasileiro sobre desenvolvimento pessoal. Sério, de verdade. Faz toda a diferença.
A visão realista do autor e pequenos detalhes como falar "mentalidade" ao invés do saturadíssimo termo "mindset" me conquistou por completo.
No mais, uma leitora voraz como eu e apaixonada por aprender se sentiu... Representada. Senti que o autor me conhecia em vários momentos. Rolou uma identificação MUITO grande! Eu me apaixonei pela visão dele.
O livro é RECHEADO de referências bem embasadas, acadêmicas e não acadêmicas, mas muito fidedignas. Eu recomendo pra qualquer pessoa. De verdade. Um dos melhores livros que já li!

Wander 03/09/2021

Super recomendo.
É um livro de ruptura na maneira como aprendemos.
Muda a idéia limitante de que o aprendizado eficiente e a busca pelo conhecimento é somente aquele formal aprendido na escola, universidade, etc; ele valoriza o ensino e a aprendizagem informal, autônoma, disciplinada e autodidata.
O livro tem um enfoque na prendizagem continuada e autodirigida.
Aborda boas ferramentas de aprendizagem e ensina como aprender a aprender.
O livro é excelente, acredito que todo adulto deveria lê-lo.
Entrou na galeria dos meus preferidos e certamente irei lê-lo novamente.

Wesley - @quemleganhamais 30/07/2021

Aprender é muito bom
Muitas vezes achamos que o aprendizado só ocorre na escola, ou fazendo um curso, ambientes formais de aprendizado. Porém é possível aprender muito de maneira informal ao longo da vida.

O livro apresenta o conceito de aprendizado autodirigido e que é diferente de autodidata. Creio que você já aplica algumas das atitudes no seu dia a dia, que o torna um aprendiz ao longo da vida.

O livro é dividido em 2 partes. A primeira fala sobre "Porquê" isso é tão importante para a nossa vida hoje e futura e a segunda parte é "Como" colocar tudo isso em prática.

Além de um excelente guia, é um livro que trás muito aprendizado para nós e que podemos aplicar na nossa vida, na escola, no trabalho e até mesmo dentro de casa.

Vale a pena aprender de maneira autodirigida!

Carlos Kelsen 05/03/2023

Meta: aprender diariamente?
Eis um dos trechos que tenho gravado na minha identificação do Skoob.

Talvez seja essa a grande lição trazida no livro ?lifelong learners?. Afinal, quando se quer aprender algo novo não existe hora certa, tempo específico ou até oportunidades, bastam atitudes.

Ao falar sobre conteúdo, experiência, pessoas e redes, concluindo com um capítulo com o título aprendizado em ação, o autor fornece um verdadeiro roteiro para quem, realmente, quer aprender.

Como antes de fazer a leitura do livro já possuía a meta de ?aprender diariamente?, agora tenho certeza estou no caminho certo.

Parabéns ao autor por compartilhar o aprendizado e provar que aprender sempre ainda vale a pena.

Dani 29/12/2021

Aprendendo a aprender
O autor nos mostra que todos somos lifelong learners e oferece um guia para quem quiser se aventurar nessa trajetória. Uma das poucas obras sobre o tema em português. A primeira parte é uma reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida e na segunda ele aborda como organizar o processo autônomo e autodirigido da aprendizagem, apresenta uma metodologia interessante para aplicarmos em nossa jornada. Leitura leve e muito fluida.

Bruno 03/01/2022

Bons insights
Livro leve e de comunicação fácil. Apresenta bons insights para nosso dia a dia e algumas lições valiosas para colocarmos em prática

Natalia.Tamaio 31/12/2022

O segredo para aprender melhor, e aprender sempre
A importância de parar e refletir sobre aquilo que queremos aprender, e de saber se colocar como aprendiz ao longo de toda a nossa vida, sem aquele pensamento de ?Agora me formei na escola/faculdade/pós, já cumpri o que tinha que fazer?. É sobre isso que fala ?Lifelong learners ? O poder do aprendizado contínuo?, de Conrado Schlochauer. Esse livro é incrivelmente rico tanto de exemplos de pessoas que se colocaram como aprendizes com relação a um tema ou de forma contínua em sua vida, como também de teorias e conceitos que nos fazem refletir e comprovam que sim, devemos continuar nos atualizando e aprendendo, e o quanto esta postura diante da vida vai potencializar nosso desenvolvimento.

Lendo esse livro a gente descobre que pessoas como Bill Gates não têm só uma inteligência acima do normal: eles realmente se colocam em uma postura diferente diante da vida, dando importância para seu aprendizado mesmo depois de adultos, e por isso naturalmente evoluem em suas carreiras e trabalhos de uma forma exponencial. Isso é ser um Lifelong Learner: não esquecer que seguimos construindo nossa carreira enquanto ainda aprendemos temas e competências importantes para nossa vida pessoal e profissional. O aprendizado não para nunca.

Porém, aprender como adultos é diferente de aprender enquanto criança: sem repertório, enquanto você cresce de fato talvez seja mais necessário que alguém te ajude e conduza seu caminho. Como adulto, o jogo vira: é importante que você tenha autonomia, escolha o que quer aprender, e utilize a rede que o livro chama de CEP+R ? Conteúdo (aulas práticas, cursos); Experiências (esse é o mais importante pra um aprendiz adulto: sem levarmos o conteúdo para a prática em experiências que nós mesmos criamos, esse conteúdo não vai se solidificar, por isso precisamos pensar em como TREINAR e EXECUTAR o que aprendemos. Isso se corrobora no conceito 70/20/10 de aprendizagem, usado por muitos RHs, em que 70% de nosso aprendizado deve vir de aprender trabalhando, na prática); Pessoas (ter mentores e ter um network com que você troque, pessoas que você ouve comentando e exemplificando como aprenderam algo) + Rede (fazer essas mesmas trocas em grupo).

JoAo.Padilha 19/03/2023

Jornada do aprendizado
Um bom livro que se aprofunda em como aprendemos e como deveríamos lidar com o aprendizado. Ele traz boas reflexões sobre o tema. Acredito que trará mais impacto para quem está iniciando essa busca pelo autodesenvolvimento, impacto baixo para quem está no meio da jornada.

Lis 09/11/2021

Guia de aprendizagem autodirigida
O livro é bem completo, passando pelos diferentes tipos de aprendizagem e fornecendo vários recursos para adeptos do lifelong learning. Achei a abordagem CEP+R muito relevante para organizar as formas de acessar conhecimento e estruturar a aprendizagem de forma variada, e até divertida, além de atender muito bem o público adulto com alternativas que valorizam a autonomia e o tempo de cada indivíduo. O livro é um excelente guia tanto para iniciantes quanto para experientes nos processos de estruturação e organização da própria aprendizagem.

joaomarques 29/05/2023

Ótimos insights para quem gosta de estudar. Até mesmo para melhor a forma e não perder o prazer de estudar com o tempo.

deysebz 23/02/2022

Livro que conheci na pós graduação e que me despertou o interesse para ler devido ser um assunto que me pode me ajudar no dia a dia. Particularmente eu detesto livros de crescimento pessoal mas esse é exceção, adorei e recomendo.

Frasson 07/04/2022

Aprendizado
Eu sempre achei estranho o fato de que frequentamos instituições de ensino a vida toda e nenhuma delas nos ensina a aprender.
O livro passa este ensinamento de maneira simples, como em uma conversa. E traz vários momentos de reflexões e autoavaliações.

Rudibirck 20/04/2022

Prático e didático
Um passo a passo para aprendermos de maneira focada e com resultados excelentes. Precisamos buscar conhecimento das fontes certas, gerando aprendizado constante.

Faragao 23/05/2022

Um novo olhar sobre o aprendizado
Esse livro é incrível!!!
A forma como olhamos para o aprendizado muda completamente depois dessa leitura.
Neste livro, veremos como é possível transformar a prática de aprender em algo prazeroso e contínuo, além de refletir sobre as metodologias tradicionais que estamos acostumados.