LIFELONG LEARNERS

LIFELONG LEARNERS Conrado Schlochauer

Resenhas - LIFELONG LEARNERS

Condé 06/03/2024

Feito por e para pessoas normais
O livro é muito bom, um compilado de dicas úteis e muito bem embasadas. Demanda maiores pesquisas, pois o material comentado e apresentado é vastíssimo.

Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo de Conrado Schlochauer, o autor aborda a importância de se manter relevante em um mundo em constante mudança através do aprendizado contínuo. Embora não haja detalhes específicos nas minhas fontes sobre o que ele diz especificamente sobre audiobooks, o livro oferece dicas valiosas sobre como aprender de forma eficaz.

Foi de uma leitura muito relevante para mim e acredito que para você também será. Autor moderno e realmente vê-se que pratica o lifelong learning, visto que está atentado com as novidades: menções a inteligência artificial e uso de audibooks. O próprio autor nos diz que 50% de sua leitura é por esse tipo de plataforma. Uma dica fantástica que o autor nos dá tem relação com a retenção, nos diz para ouvirmos um áudio com uma caderneta na mão que inclusive, de acordo com o perfil moderno deste autor pode ser um tablet com caneta visto as vantagens já conhecidas de se fazer anotações a mão.

Utilize commonplace book que nada mais é que um livro onde você anota todas suas ideias é um brainstorm com todas as ideias que você teve de fácil consulta. Anote ideias não fatos.

Victorgelado 02/03/2024

Revigorante
Coach o suficiente para te ensinar alguma coisa, mas não o suficiente para ser ruim. O livro aborda vários temas, entre eles: prática deliberada, aprendizado informal e individual, LifeLong learning(nome do livro) além de várias técnicas e dicas de aprendizado(estudos). É um livro que se assemelha ao "Maestria" de Robert Greene, mas sem puxar pro lado artístico e filosófico. Ambos abordam temáticas, similares, mas usam exemplos, personagens e referências distintas.
Gosto muito desse tema(aprendizado) e recomendo para todos os colegas estudantes e academias de quaisquer áreas do conhecimento.
Para aqueles que tem dúvida sobre o objetivo, forma de realizar ou não encontram motivação nos seus estudos, saiba que, até mesmo gênios como Da Vinci e Einstein já passaram pelo impasse que você se encontra... A única diferença deles é que nunca desistiram apesar das adversidades. Daí surge o lema de Da Vinci:"Ostinato Rigori!" Traduzido: Rigor obstinado!
Recomendo as duas obras de olhos fechados.

Cris.Santos 23/02/2024

Aprendizado
O livro é bem didático, rápido de ler e vai direto ao ponto recomendo a leitura ?, muitos ensinamentos novos

Camila Garcia 06/02/2024

Se fosse possível aprender qualquer coisa da forma como é feito no filme Mateix, com o apertar de um botão, o que você escolheria aprender agora?

Essa indagação é apenas uma das que o Conrado Schlochauer faz em "Lifelong Learner", e acredito que ela seja também o melhor resumo de seu livro. Afinal, a proposta desse livro é de fato fazer com que o leitor se abra à beleza do aprendizado, despindo-se de algumas velhas crenças.

Alguns insights que o livro me deu, e que serão melhor explicados, caso você também resolva ler:
- aprender não significa absorver conteúdos;
- nem toda forma de estudo passa por ver aulas ou estudar lendo;
- há aprendizado também no lazer

Renata 14/01/2024

Aprender é nos dar uma segunda chance
Recentemente, num curso em um grupo bem diverso, eu disse que o que me movia na vida era aprender. Depois eu ouvi um feedback (com a melhor das intenções) de que eu deveria almejar algo maior que apenas aprendizado. E agora ouvindo esse livro, me senti menos esquisita, porque vi que o aprendizado também é algo extremamente importante para outras pessoas. Além disso, como profissional de RH, gostaria que todas as pessoas lessem esse livro e desapegassem da ideia de que a empresa precisa fornecer um plano de carreira. É óbvio que a empresa tem suas responsabilidades no processo de desenvolvimento de seus funcionários, mas em última instância, o plano é de cada um. Não há ninguém melhor que você para construir um plano que faça sentido para você. E este livro mostra alguns caminhos, técnicas, casos reais e muito embasamento científico para apoiar o aprendiz na sua jornada. Gostei muito!

Ludmila 09/01/2024

A consciência de que precisamos aprender todos os dias e maneiras de fazer isso, seja formal ou informalmente estão presentes nesse livro. Adquirir ou reforçar uma mentalidade de aprendiz e conseguir enxergar possíveis conhecimentos em todos os momentos são as bases para o aprendizado ao longo da vida.

Prim 07/01/2024

Aprender é o propósito
Fui uma criança bem imaginativa e comunicativa. Com o tempo, e muitas broncas (e um tanto de bullying de adultos e de pessoas da minha idade), acabei moldada ao "jeito certo" de aprender, a seguir regras e a me submeter ao ensino formal sem questionamentos. Fui transformada em alguém altamente insegura sobre o meu conhecimento, convencida de que buscar novas formas de compreender/solucionar problemas seria errado, pois já existe um modo e só esse é válido. Em resumo: se você não aprendeu enquanto estava na escola, há duas certezas: você não vai mais aprender, pois já passou da fase, e você é burra.

Por que começar a explanar a impressão desse livro com essa informação? Porque esse livro é exatamente o oposto. Enquanto o ouvia, sentia o gostinho de liberdade. Sentia as possibilidades e projetos que eu poderia iniciar fervilhando em minha cabeça. Sentia que aprender é mais do que uma fase, faz parte do propósito da vida.
Já li outros títulos sobre o tema, mas foi o primeiro que me fez pensar no quanto aprender está mais conectado ao dia a dia do que a um conteúdo específico. É um compromisso individual tanto quanto um compromisso social.

O autor trouxe inúmeras pesquisas, deu exemplos interessantes e explicou de forma simples conceitos e ideias essenciais sobre a importância do aprendizado ao longo da vida. Além disso, deu dicas e sugeriu algumas técnicas de como aproveitar melhor as formas e fontes de aprendizagem.

Vini 21/12/2023

Aprenda a aprender!
Devemos aprender a aprender para poder manter-se relevante em um mundo de mudanças cada vez mais rápidas. Recheado de técnicas e explicações fáceis de como criar um plano para aprender qualquer coisa!

Agatha.Borges 23/11/2023

Inspirador ???
O livro aborda de forma leve e inspiradora o processo e dicas para o aprendizado contínuo ao longo da vida. É uma leitura que não só motiva mas convida você para ação no seu dia a dia. Fantástico!

gabit 05/11/2023

Profundo, prático e gostoso de ler
O livro traz reflexões profundas e ao mesmo tempo práticas sobre a aprendizagem ao longo da vida. Desde os aspectos mais básicos do que é necessário pra aprendizagem, até como escolher, planejar e tomar as melhores decisões para aprender o que quer que seja. No decorrer do texto, o autor sinaliza vivências que ilustram lindamente as referências e o seu olhar sobre o tema. Muito gostoso de ler.

estantedaju 15/09/2023

Uma ótima reflexão sobre o aprendizado
Você se lembra de qual foi a última coisa que aprendeu? Esse aprendizado foi algo prazeroso?

Essas são algumas perguntas que guiam o que "Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo: Aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças" vai propor.

Nele, Conrado Schlochauer, especialista da área, reflete sobre como aprendemos, o que aprendemos e o que nos motiva nessa trajetória, desconstruindo a ideia de que só se aprende em métodos tradicionais ou com a figura de um mentor.

Essa foi uma leitura para o meu trabalho, e trouxe bons insights sobre como guiar meus futuros aprendizados, já que muitas vezes sentimos que temos muito a absorver, mas não sabemos por onde começar.

Um ponto que me incomodou na narrativa foi ela ser bem repetitiva, sinto que o livro poderia ser reduzido consideravelmente e ainda sim mantido a relevância, mas tinha algum tempo que eu não lia algo voltado para desenvolvimento pessoal, e percebi que pode ser muito bom!

E por aí, você costuma ler livros pensando em carreira e aprendizado técnico ou lê apenas por diversão? Quero saber e aceito recomendações!

Celaro 05/06/2023

Aprender sempre
Um entusiasta do aprendizado ao longo da vida põe luz no caminho dos que querem aprender sempre. Alia uma pegada acadêmica à um método prático para executar o plano de aprendizado contínuo e auto dirigido.

joaomarques 29/05/2023

Ótimos insights para quem gosta de estudar. Até mesmo para melhor a forma e não perder o prazer de estudar com o tempo.

Bruno 18/04/2023

Lifelong Learners
Segunda leitura do livro, desta vez em um clube do livro com compartilhamento semanal dos principais insights entre os participantes.

Na segunda vez o efeito foi um pouco diferente da primeira, tive o sentimento que o autor reforça muito e repete o mesmo tema em diversos capítulos, e visto que os demais participantes do grupo estavam lendo pela primeira vez e tinham a mesma percepção, creio que a leitura mais cadenciada com oportunidade de reflexão causaram essa sensação.

O livro é muito bom em reforçar a ideia que aprendizado não tem idade e também não deve ser explorado apenas durante a infância. O autor apresenta diversas técnicas para os que estão se iniciando no estudo autodidata, com sugestões de boas práticas, métodos de acompanhamento e formas de se organizar melhor.

Recomendo a todos que encontram dificuldades em autodirigir o aprendizado individual.