O próximo passo

O próximo passo Marcelo Cezar

Resenhas - O Próximo Passo

victoriaspengler 18/03/2024

Amei!
Primeiro livro que leio sobre espiritismo. Amei a história, os ensinamentos e o enredo. Foi um pouco difícil engatar na história, principalmente pelo enredo de Alzira e Arlete mas depois que peguei gosto pela história, foi difícil parar. Recomendo super!

Estante da Adri 10/03/2024

A vida não pune, ela educa.
O primeiro livro que leio deste autor. E com certeza irei procurar outras obras dele.

Um romance espirita muito bem escrito e explicativo. Quando surgem termos espíritas como perispírito, por exemplo, ele encaixa a explicação no contexto. Isso é muito bacana para quem está começando a conhecer a doutrina espirita.

A trama inicia ainda no mundo espiritual, numa conversa entre Lola e uma jovem que desencarnou em 1915. Ficou uns 60 anos na erraticidade (plano espiritual) e iria reencarnar por volta dos anos 80.

- É dividido em 3 partes
Na 1 PARTE
conta a história de duas famílias. Uma de classe média e outra de classe alta. E desde o início eu pensava............. Aonde vão se unir estas pontas?
Na 2 PARTE
Muita água rolou e e ainda vai rolar porque agora temos mais personagens importantes que falam sobre amizade, perdão, autoconfiança e do amor próprio. Assim como rejeição, obsessão e vingança.

Na PARTE 3
Tudo se encaixa e vamos compreendendo o porquê de muitos desafios enfrentados na vida deles. Que somos sempre os responsáveis por tudo que chega até nós. Que temos potenciais e precisamos nos esforçar e ir em busca dos nossos sonhos. Porque fazendo a nossa parte, a VIDA faz a parte dela também.

Quem acompanhou o diário de leitura teve mais detalhes.
Quer saber mais sobre livros espiritas? Siga @estantedaadri no instagram

Viri 20/05/2022

Tudo há seu tempo..
Entre tantas idas e vindas, este livro nos fala que o amor e o perdão estão convivendo diariamente em nossos atos.
Ele nos leva a refletir o quanto vidas passadas, pensamentos e ações equivocadas nos influenciam a tomar certos caminhos e direções...
Que todos nós tenhamos forças para discernir e repensar em cada passo ou decisão para que o nosso amanhã seja mais feliz e proveitoso!
Boa leitura!

André 07/07/2021

Uma leitura para aprender que a vida e o destino se encarregam de fazer o melhor para nós mesmo e aqueles que amamos

Claudia164 12/05/2021

Romance espírita gostoso de se ler como há um tempo não lia .
História que te prende com ensinamentos da doutrina muitos bons.
Adorei o fato de ter mostrado a adolescência deles, depois a fase adulta e os filhos. E os ensinamentos da doutrina sendo ensinados e aplicados no decorrer da vida.

KatiaMaba 20/01/2014

O Próximo Passo do escritor paulistano Marcelo Cezar.
Bom dia

Recomendo a leitura do romance “O Próximo Passo” do escritor paulistano Marcelo Cezar porque retrata as consequências do ato da rejeição entre pais, filhos, envolvimento afetivo, tec..

Sinopse: O que faz uma filha rejeitar a mãe? E o que faz uma mãe rejeitar o próprio filho? Muitas vezes, o comportamento entre pais e filhos é reflexo de como se relacionaram em vidas passadas. O próximo passo conta a história de amor de Olívia e Frederico, dois jovens que sentem na pele a pior das rejeições. Em uma narrativa apaixonante, somos levados a retroceder alguns anos, a fim de compreender este sentimento que os domina, percebendo como os personagens aprendem, ao longo do tempo, a superar os traumas de uma rejeição e caminhar para uma vida com menos drama e mais felicidade.

Este romance ressalta a importância de reconhecer que, cada ser humano tem condições de oferecer ao seu semelhante somente o que já foi assimilado através da conscientização.

Em virtude de alguns desencontros na vida dos personagens no romance acima mencionado, da mesma forma que ocorre no nosso dia a dia, optaram por desistir de refazer suas vidas afetivas, mas, a partir do momento que melhoramos a nossa linha de pensamento reconhecendo virtudes e compreendemos que somos seres sociais, a vida encarrega-se de proporcionar uma nova oportunidade, um recomeço.

Excelente segunda-feira para você.
Kátia Regina Maba
Blumenau (SC).

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/

Fernanda1389 14/07/2012

Sempre tive muita curiosidade em ler algum romance espírita. Sou totalmente aberta para novas aventuras literárias e nunca entendi como é uma história psicografada. Ainda continuo sem entender, mas isso não vem ao caso.

O próximo passo chegou pra mim e demorei um pouco para ler, pois não estava no clima para romances, até que numa tarde resolvi pega-lo para ler.

A narrativa em terceira pessoa conta a história de duas famílias. Em uma, duas irmãs rejeitadas pelo pai são obrigadas a morar com a tia. Uma das irmãs engravida e a criança, mesmo crescendo num ambiente de amor, rejeita a mãe. Na outra família, uma moça rica que mora com seu pai, engravida de seu primeiro namorado e a criança é rejeitada por ela. Em um ponto da história as duas famílias se cruzam por intermédio dos filhos.

Apesar da história ser baseada em fatos reais eu não gostei da narrativa e dos nomes dos personagens. Talvez por eu não estar acostumada com esse gênero, também não sei se todos são assim. A mensagem que o livro passa é bacana, de lidar com a rejeição e não repetir nos relacionamentos futuros os erros do passado. Mas não é um livro que eu leria novamente e com esse tema.

Para quem gosta desse gênero, talvez goste da história. Eu já tive a minha curiosidade saciada e agora vou voltar para o meu mundinho de fantasia.

Obs.: Esse livro veio de parceria com a editora Vida & Consciência. A Política de Resenhas do blog mudou, por isso vocês não verão mais livros desse gênero no blog. Não faz o estilo de leitura que eu gosto, então espero que entendam.

Dani 13/04/2012

O Próximo Passo...
Este livro me ensinou a ter mais determinação, saber perdoar, e também confiança em Deus, é um livro que mexe com seus conceitos familiares e profissional, mexe em quem você se tornou, indico a todos lerem!

Camille 21/09/2011

O livro é dividido em três partes, contando histórias de famílias que, no fim – como era esperado – se entrelaçam. Acho importante começar por um dos pontos negativos que ele traz consigo: ele não funciona como uma boa história, ou seja, quem não acredita em espiritismo e no que está sendo falado dificilmente conseguirá ver o livro como uma história de ficção, aumentando a possibilidade de desgostarem. Isso se dá por não ser desenvolvido como uma história de ficção comum, com características que demarcam boas histórias – como riqueza em informações e descrições, mesmo quando não exageradas.

Entretanto, para os fãs da literatura e / ou espíritas o livro propõe uma história que tem muito a ensinar. Com vocabulário usado na religião, ele desenvolve temas que dão muito o que falar. O que é livre arbítrio? Nós, de fato, o temos? Se o que acontece aqui é resquício do que fizemos na vida passada, até que ponto existe o livre arbítrio? Até onde nossas escolhas interferem no não-material? Como você pode não gostar (ou mesmo gostar) tanto de uma pessoa se não a conhece? Essas são algumas das perguntas que o livro responde.

Sua linguagem é simples e para termos, digamos, mais "técnicos" ele inclui o significado em notas de rodapé. A história é cativante, por começar sem sabermos o que uma parte tem a ver com a outra, mesmo esperando que elas em algum momento se entrelacem, não há dicas anteriores a como isso vai acontecer. Apaixonador, traz também questões de como superar as dificuldades, e que mesmo se estivermos, de alguma forma, pagando por algo que fizemos na nossa vida passada podemos sim transformá-lo em coisa boa. Podemos mudar o que está aqui. Temos que, primeiro, aceitar nossa vida e pensar em como transformá-la para algo melhor.

Marcelo não traz apenas os aspectos de superação, traz temas como ódio, abandono, abuso de poder. Ensina a não submissão. Mostra as escolhas que estão além do corpo e prova, através de palavras, que não estamos sozinho mesmo quando trancados em um quarto chorando nossas tristezas e mágoas. O livro é, então, bonito, emocionante e objetivo. Além de altamente recomendado para os apaixonados por essa literatura ou crentes nesta religião.
Carol.Teixeira 08/01/2017minha estante
Muito envolvente e esclarecedor esse livro. Gostei da sua resenha!

Biia 16/09/2011

Lindo!
Eu sempre me encantei com livros espiritas, a real possibilidade de podermos nos comunicar com alguém que ja desencarnou deve ser algo inexplicavél.
O novo livro do escritor Marcelo Cézar nos conta a história de uma jovem, que acredita ter sido morta, em 1915, pelo homem que ela mais amava. O tempo passa rapidamente na Colônia Astral, e, enquanto a jovem recebe cursos para se preparar para o seu novo encarne, conhecemos aqui na Terra, já em 1975 as pessoas que farão parte de sua vida.

Conhecemos Alzira e Arlete, tia e mãe dessa jovem.As duas meninas cresceram com uma mãe doente porém amorosa e um pai duro e sem nenhum sentimentos. Após a morte da mãe, as meninas se vêem desamparadas; seu pai, se casa alguns meses depois da morte da mãe, com uma mulher vulgar e mesquinha que logo consegue convencê-lo a expulsar as meninas de casa. Alzira e Arlete são levadas para casa de sua tia, irmã de seu pai, que têm uma mágoa antiga pela irmã. Enquanto as meninas crescem envolvidas pelo amor da tia, conhecemos a história de Valéria.

Rica e bonita, Valéria sempre teve tudo o que sempre desejou, a mãe morreu cedo, e ela foi criada com grande amor pelo pai. Durante a adolescência, Valéria se envolve com Tavinho, um garoto inconsequente que em uma disputa de racha com seu amigo Dário, acaba morrendo. O espírito de Tavinho, continua aqui na Terra de maneira a influenciar Dario que se envolve por sua vez com Valéria. Em um fim de semana, no qual a garota estava decidida a terminar com Dario, por estar apaixonada por seu amigo Tomás, Valeria, influenciada pelo espírito de Tavinho se entrega e nesse mesmo dia fica grávida..logo depois um acidente acontece e Dário desencarna.

O tempo passa, e Valéria decide viver o exterior com sua melhor amiga Natália, que a ajudaria a criar, Frederico, o filho que ela não deseja. Enquanto isso, Arlete conhece um rapaz e se apaixona; do fruto desse amor nasce Olivia, que é a mesma jovem que conhecemos no começo do livro.

Agora está nas mãos, ou não, do destino, fazer Olívia e Frederico se reencontrarem, para poderem se perdoar, serem perdoados pelos erros cometidos no passado e assim tentarem construir juntos um futuro.

O livro é muito lindo e romântico...toda vez que eu pegava o livro para ler sentia algo tranquilo à minha volta, talvez por ser um romance muito bonito ou talvez por realmente sentir algo diferente. Certas coisas, não dão para explicar, somente sentir.Quem nunca leu um romance espírita e tiver com vontade, eu aconselho começar por esse.

Quer saber mais? Acesse o blog Entre Fatos e Livros