Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

a.c.br 12/10/2021

"? Ela era a alma da minha alma."
"? Minha cara, quem poderá nos impedir?"

Um livro de época que retrata o romance entre duas mulheres. Além disso, o livro fala sobre a dificuldade da inserção das mulheres em âmbitos que eram dominados por homens, além de um romance lindo, o livro também contém muitos aspectos sociais. Fala sobre se descobrir, sobre seguir seus sonhos, e fazer aquilo que você gosta. Gostei muito da escrita da autora, é muito fluida por que não é tão descritiva, o que eu gosto. No entanto, as vezes eu fiquei confusa rm algumas cenas.

Vity 11/10/2021

Eu só não dou mil estrelas (ou melhor: uma constelação inteira) para esse livro porque não dá... Estou completamente apaixonada!

Franciele M. 08/10/2021

Maravilhoso, perfeito. Um dos melhores que li esse ano.
O romance vai sendo construído aos poucos e a gente vai se apaixonando junto com essas duas mulheres maravilhosas.
É bom pq o romance n fica pra ser resolvido so nas últimas páginas, elas tao juntas durante todo o livro praticamente, uma ajudando a outra. Não tem conflitos desnecessários entre elas.
É muito mas muito amorzinho. Da vontade de proteger as duas de tudo.
Que ódio desses homens machistas soberbos que a Lucy tem que lidar :( mas o final foi surpreendente.
Apenas leiam. Não vão se arrepender

Rafa,ela 05/10/2021

Nada no universo esta sozinho
Guia de Mecânica Celeste para Damas e o típico romance de época água com açúca, pelo menos essa e a ideia inicial, mas acaba que ele perpassa isso, primeiro o casal principal e composto por mulheres, so esse fato da muitas camadas para a histórico.
Mas saindo a questão do romance, a historia entra em um ponto ainda muito atual, a misógina e o desprezo pelas mulheres dentro do meio científico, e como homens em muitas situações reduzem mulheres a ideias ultrapassadas do papel social de um ser alinhado ao feminino

Kah 04/10/2021

ciência e arte
O livro tem uma pegada de romance de época, o que me agrada bastante, porém nunca tinha lido um que retratasse o amor entre duas mulheres e adorei tudo no livro, a temática a forma como as duas se apaixonaram, como aos poucos foram amadurecendo não só no quesito ideias mais também na forma de amar.

Bea 04/10/2021

melhor do que eu esperava
Sempre fui fã de romances de época, e quando encontrei um sáfico imediatamente comprei, não pensei que ia me apaixonar tanto pela história como me apaixonei

Além do romance maravilhoso das pp, que são duas personagens incríveis e bem desenvolvidas, os personagens secundários são igualmente cativantes e a história por trás de tudo é ótima na medida que poderia ser

Senti raiva em muitos momentos quando a gente bate de cara com o machismo escancarado que sempre existiu com mulheres cientistas, mas juro que o final me deixou de queixo caído e fez tudo valer a pena, um livro que além de romance, trata sobre mulheres fortes e resistentes.

Thai 01/10/2021

Nada como um romancinho sáfico gostosinho de ler
"?Você tem que pintar com as cores certas, ainda que não durem para sempre."

A proposta é boa, dá espaço para abordar diversos temas, que foi o que a autora fez, e ficou bom.
A escrita é fluída, com comparações bonitas e frases de efeito, os capítulos são curtos e não lhe fazem cansar. O ponto de vista tem preferência não somente em uma, mas nas duas protagonistas, então a todo momento se pode ler o que ambas estão pensando.

Os personagens secundários também são muito interessantes mas não têm sua devida atenção (a da autora) e praticamente somem com o decorrer dos capítulos. Ás personagens principais, Lucy e Cath, faltou um pouco mais de profundidade, elas foram muito bem criadas, mas todas suas emoções, sentimentos e ações, estavam bem ali na superfície, muito raso. Foi como se a autora não quisesse colocar mais memórias ou história delas, então fez suas personalidades com base em somente o que viveram ali ou num período de dois anos.

O plot final, aqueles que trazem um climax pra história, foi algo um tanto previsível mas muito bom, realmente muito bom e satisfatório.

O jeito como foi abordado, a relação das mulheres na sociedade, foi muito bem feita. Digo, teve o que infelizmente se espera na maioria desses romance de época.
Enfim, a história é muito boa, muito bem feita e também muito bonita.
Não me arrependi em nenhum momento de ter passado essa leitura na frente de outras :), e também em nenhum momento fiquei entediada com estas palavras.

"A arte é apenas arte porque as pessoas a chamam assim. Arte é uma ilusão: um reflexo de algo, feito para comunicar um pensamento, sentimento ou a sensação de uma cena. Não há como ser concreta, completa ou ter uma certeza objetiva sobre ela."

Maria ð 26/09/2021

romance de época sáfico ?
apesar de eu ter amado esse livro, demorou um pouco pra me conectar de verdade na história. por conter muitos diálogos sobre ciências e astronomia e eu não entender nada disso e não ter a menor vontade de aprender, ficava entediada com a história. alguns momentos são bem entediantes e confusos. mas depois eu me acostumei e a leitura se tornou bem fluida.

uma dos principais motivos pra me começar esse livro foi: romance de época, com mulheres que amam outras mulheres. queria ver como a autora ia desenvolver o amor delas e abordar esse assunto. e na minha opinião, ela soube trabalhar muito bem esses assuntos.

o relacionamento das duas é super fofo. mas eu fiquei, um pouquinho decepcionada, pq eu gosto de um relacionamento mais demorado e que seja mais desenvolvido. mas tudo bem, nada que tenha me feito gostar menos do livro.

as personagens são bem desenvolvidas até, principalmente, a Catherine que tem uma carga emocional pesada de um casamento tóxico no passado.

eu AMEI, acima de tudo, como foi tão bem abordado a questão do machismo e como as mulheres sofriam naquela época.
é angustiante ver a Lucy ser uma mulher extremamente inteligente e a frente do seu tempo, ser impedida de realizar várias coisas, pelo simples motivo de ser uma mulher.
revoltante ver como as mulheres SEMPRE fizeram parte da história e tiveram seus trabalhos questionados ou tomados por homens. uma coisa que persiste até hoje em dia.

enfim, indico para todos lerem! um romance clichê sáfico maravilhoso e que deveria ser bem mais conhecido.

Jess 24/09/2021

Não sou fã de livros de época. Não li muitos e geralmente não me chamam a atenção, mas esse chamou e foi tão raro que decidi dar uma chance.

Eu gostei muito dele, mesmo que tenha levado alguns dias pra me encontrar ou me conectar com a história. Os detalhes me animavam e me irritavam na mesma medida, as vezes deixando a história um pouco mais lenta e também confusa. O romance foi arrebatador. A reviravolta no último capítulo realmente foi algo que eu não percebi que estava vindo e me deixou feliz por conseguir me surpreender.

O livro fala sobre diversos assuntos importantes, entre eles os relacionamentos abusivos de suas personagens e a luta das mulheres para ter um lugar entre uma sociedade que pertence aos homens.

É um livro de época que ainda consegue ser bem atual.

Dani 23/09/2021

Mulheres que amam mulheres e ciência
Lucy, uma brilhante astrônoma, acaba de presenciar o casamento de sua amante. Lady Catherine, após viajar o mundo várias vezes com o marido, tenta levar uma vida pacata de viúva, até que uma jovem cientista bate à sua porta.

Essa é uma história sobre se encontrar como mulher (que pode amar outra mulher), artista e estudiosa. É muito interessante ler um romance de época do ponto de vista de protagonistas que vivem um romance sáfico, e a autora aborda isso de forma bem legal, mostrando que pode ser mais comum do que se imagina.

Lucy viveu em função de ajudar o seu pai na astronomia, e nessa área encontrou uma de suas paixões. Depois da morte dele, ela se vê sem um caminho certo (afinal, mulheres não eram aceitas nas sociedades científicas), até que recebe a carta de Lady Catherine sobre a tradução de um livro acadêmico importante. Por sua vez, Lady Catherine vive sua viúvez depois de ter se anulado por tantos anos em favor do marido cientista, até que Lucy vai até a sua casa com a proposta dela mesma fazer a tradução do livro. É nesse contexto, com essas personagens que um romance surgirá.

Eu gostei como a história abordou a relação entre as mulheres, suas paixões acadêmicas e aspirações artísticas. No sentido psicológico, acho que a Catherine foi muito mais desenvolvida, enquanto a Lucy teve um caminho mais físico a seguir (se provar para a sociedade acadêmica). Mas eu senti falta de um desenvolvimento mais forte do romance, ele é bem leve, ocorre rápido, e vira um aspecto secundário da história, na minha opinião. O foco mesmo se deu na questão de mulheres buscando um espaço na sociedade, além do que era imposto (casar e ser mãe).

No fim, é uma história interessante, mas que fugiu um pouco do romance.

carol 22/09/2021

Um romance de época sáfico
Um livro lindo e nescessário, ele trata de temas muito importantes e com muita representatividade.

O romance é muito fofo, é lindo ver a maneira como uma ajuda a outra a superar seus traumas e decepções, além da representatividade em si. A única coisa que me incomodou um pouco foi que eu esperava mais obstáculos no romance, mas isso é apenas um gosto pessoal.

Um ponto muito importante foi a abordagem da luta feminina para conquistar seu espaço e mostrar sua capacidade. A autora conseguiu retratar de forma realista a censura e oposição dos homens a reconhecer a competência feminina, escondendo nomes de mulheres geniais que fizeram a diferença na nossa sociedade. Com certeza uma luta que persisti até hoje.

Por fim acredito que vale a pena ler e conhecer essa celeste história.

El_osorio 22/09/2021

"Os astrônomos passam a maior parte do tempo enganados"
A história é ótima e interessante, as coisas acontecem bem rápido mas não achei uma leitura apressada. Além disso, amei o casal, inclusive torci muito por elas. Se você é um tipo de pessoa, que como eu tem receio de encontrar representações ruins de casais entre duas mulheres, pode se tranquilizar que esse livro passa longe de ser um exemplo ruim. É muito bonita a forma que uma ajuda a outra a crescer e todo o contexto da posição da mulher no âmbito científico da época que se passa o livro, que inclusive culmina em um final que eu achei ótimo. Não encontrei nenhum ponto negativo, a não ser talvez a capa que ao meu ver não faz muito sentido com a história. Recomendo a leitura, mas se você é um tipo de pessoa que não gosta de cenas hot, eu aconselharia a não ler, pois tem algumas partes explícitas.

Luciana 20/09/2021

Que livro bacana! Poderia ter ser aprofundado em certas questões? Poderia... porém acredito que não era essa a intenção da obra. E para falar a verdade abordou questões que não esperava.
Além disso, o fato de não ser um romance cheio de dramalhão descenecessário como costuma acontecer no gênero foi um ponto altamente positivo.
A história é boa, o romance saudável e a leitura flui super bem!

helô 19/09/2021

Poderia ser melhor
Não é ruim, mas tinha capacidade de ser algo bem melhor. Um livro bem aguinha com açúcar, com muito hot, mas a história é um pouco fraca, previsível e o romance delas começa quase que do nada. Uma leitura que deixa muitas coisas em aberto.

feyrewalsh 17/09/2021

As Lucy Muchelney watches her ex-lover's sham of a wedding, she wishes herself anywhere else. It isn't until she finds a letter from the Countess of Moth