Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

GarotaX 16/01/2024

Nada no universo está sozinho
Tem algo em romances de época(principalmente sáficos) que me atraem igual ímã e com esse livro não foi diferente.

O estilo de escrita todo poético da autora me deixou encantada e o enredo em si me cativou, assim como o romance entre as duas protagonistas.

Um dos pontos mais positivos é que apesar de ser um romance de época, a linguagem não é difícil ou maçante, me vi lendo freneticamente, devorando página após página sem cansar, doida pra saber o que ocorreria a seguir.

Já é um dos meus favoritos de 2024.

Be Cortland 13/01/2024

Amo mulheres
Um romance de época safico que entregou muito mais do que prometia, ele tem drama, tem romance, tem ciência e tem muitas mulheres fodas sendo fodas o tempo todo, eu gostei muito da escrita da autora, ela te instiga e faz com que você queira mais e mais, e no final acaba amarrando tudo certinho, já quero ler mais obras dela

Lari 22/12/2023

Coloquei expectativa nesse aqui porque aparentemente é um livro que muitas pessoas gostam, mas ele ta longe de ser isso tudo. talvez se desde o inicio fosse so focado na lucy individualmente e não no romance, ele teria sido melhor. o romance é bem sem sal, a relação começa do nada e tudo que acontece no relacionamento é do nada, parece que sem muito contexto. essa briga final delas foi a coisa mais ? do livro todo porque começou do nada e elas se resolveram do nada, dando a sensação de ser uma briga tão fútil que nem deveria estar na história. o desenvolvimento da inclusão da lucy na ciência é ok, mas nem isso achei tão interessante porque foi tudo bem clichê e previsível

samimedeiros 21/12/2023

O melhor livro sáfico que eu já li
O único defeito desse livro é essa capa horrorosa!!!! A história é impecável. Casal sáfico que pisa em homens machistas ?? tá maluco coisa linda todo o rolê astronômico EU AMEI TANTO

samimedeiros 21/12/2023

O melhor livro sáfico que eu já li

MJay1 11/12/2023

Sobre esse romance sáfico...
Lady Moth magnífica!!
Romance gostosinho de se ler e que te leva pra outra época, onde romance entre mulheres eram as escondidas... mas nada é escondido para você leitor(a)

Rafaela Beank 06/12/2023

My fault
Culpa da expectativa, é muito bom porém não me entregou o que eu esperava e fiquei cansada do livro em muitos momentos.

Juliana2984 25/11/2023

Eu li por que minha namorada mandou
Apesar de ter sido recomendado (obrigada a ler) eu gostei muito do livro, no começo fiquei apreensiva de ter um final ruim por conta do tempo que se passa o livro, mas dentro das circunstâncias o final é incrível, bem melhor do que eu esperava e fiquei muito feliz. Foi uma das minhas primeiras leituras sáficas com cenas (essas cenas mesmo) e eu achei muito boa, nada que me fizesse querer tacar a cabeça na parede, foi uma ótima leitura. Fica a recomendação!

Thams 23/11/2023

Comecei esse livro sem expectativas, mas ele me surpreendeu. O plot no final, o amor delas. Tudo muito lindo.

VI.1 11/11/2023

Por fim, eu o coloquei com cinco estrelas. Podem questionar o porquê. eu também questionei. porque não da cinco estrelas? quando tudo nesse livro me encantou. amo como tudo acaba em belas palavras poéticas. como astronomia e amor se tornaram sinônimos em simples 260 páginas?

Luana Rezende 17/10/2023

Devo dizer que não esperava muito desse livro. É algo leve, mas que te leva à uma reflexão do quão profunda e podre pode ser a comunidade, a científica também.

A Leitora Compulsiva 18/09/2023

? Por onde vamos começar?
AVALIAÇÃO: ????

A capa pode dizer a olhos desavisados que se trata de uma obra devassa, mas este é meu primeiro alerta pra você:

Este livro não é sobre sexualidade.

Ou, pelo menos, não APENAS sobre isso.

O livro aborda a jornada de uma astrônoma, tentando construir seu nome no mundo científico em 1816. Um ano em que o mundo científico não era coisa de mulher. Nem os debates. Nem grupos de discussões sobre nada.

E o livro também é sobre uma condessa que podemos chamar de designer de moda; cada bordado e roupa produzida por essa mulher é pura arte. Mas de novo: 1816 é um ano onde as mulheres não podem ser nada além de inofensivas e submissas.

E o melhor disto tudo: o livro vai convergir esses dois mundos em apenas um. Lucy, a astrônoma, conhecerá Catherine, a designer.

E ninguém poderá parar nenhuma das duas mulheres; não existe submissão nesse mundo capaz de impedir que elas causem uma revolução: uma revolução ousada, apaixonada e sensual.

DEBATES ACALORADOS, SENTIMENTOS EXPLOSIVOS...

A leitura desse livro me foi uma montanha russa emocional. Começa devagar, em um ritmo constante, mas nunca tedioso; então a certo ponto sofremos aquela lentidão ansiosa, que despenca numa velocidade absurda e simplesmente para quando estamos prestes a regurgitar o coração para fora do corpo... Mas ao final, delicadamente realoca o coração no lugar correto do corpo e o induz a descansar como em uma canção de ninar.

Também amei o fato de que trouxe debates importantes e atuais, apesar do ano que foi escolhido para a ambientação da história; enquanto Lucy questiona a todo momento sua posição como cientista numa comunidade de homens absurdamente intolerantes, Catherine vai desconstruindo uma vida matrimonial infeliz para dar espaço a seu lado artístico, sempre oprimido pelo antigo marido, e descobre em Lucy um porto seguro para avançar. Uma tem a determinação; a segunda, tem recursos. E juntas, se complementam num pacote essencial.

Lucy, em especial, pega cada uma das inseguranças construídas em Catherine, e as destrói uma a uma:

? O bordado é um artesanato, minha querida. Doméstico e feminino. Perfeitamente banal. A arte é? mais grandiosa, não?

Lucy rejeitou aquilo com um não firme de cabeça.

? Por que não considerar o que você faz como arte? Catherine ? disse ela mais suavemente ?, isto é arte. Você é uma artista.

E dou um destaque especial para a relação bonita que ambas construíram juntas: não houve nada de mais poético, de mais belo, que ver essas duas mulheres se unindo em uma só alma. Até comentei com minha amiga, e ela comigo: o livro foi tão lindamente escrito que as cenas intensas que costumo pular em livros românticos foram todas passadas com uma delicadeza sensual e apaixonada; foi impossível não sentir como se estivesse acontecendo conosco.

Este livro dialoga com o leitor; o traz pra dentro da história, o faz mergulhar nas frustrações e desejos dos personagens, se exaltar, ficar possesso e apaixonado, tudo junto. É um livro escrito na linguagem universal da paixão: se você o lê, automaticamente sente. Sente tudo, sente muito. Sente até arder.

E ALGUNS PONTOS NEGATIVOS, COMO SEMPRE...

Como todo livro, esse não pôde escapar do nosso escrutínio coletivo; o único fato por que tirei uma estrela, foi porque senti que o livro tentou nos forçar goela abaixo algumas ideias.

A começar: fica claro desde o início que Lucy e Catherine são um casal; mas eu não esperava ver tantos outros casais iguais dentro da narrativa. Considerando o ano que estamos discutindo ? 1816 ? isso não era sequer comum. Sim, os casais diferentes existiam. Mas ninguém sabia onde estavam. E eles não se mostravam, por medo da retaliação da época. Já o livro levou isto de forma irreal, com uma naturalidade forçada. Talvez fosse a intenção da autora, até, e não tenho nada contra: de fato, isso trouxe certa leveza pra narrativa. Mas ficou desencaixado aos fatos históricos que conhecemos.

E o segundo fato que incomodou mais a mim que minhas companheiras de leitura: os antagonistas da história foram muito simples, e me refiro ao personagem da Priscilla. Já estamos saturados de ver na narrativa romântica algum ex tentando destruir a relação atual do ex companheiro. Foi um tanto clichê e previsível para mim.

Ainda assim, nada disso comprometeu a experiência com o livro: é ficcional, afinal. Dá para relevar.

Se você procura por um bom livro de época com um casal diferenciado, debates importantes, muita arte erudita e ciência astrológica voltada a mulheres: você está no caminho certo. Este livro vai te proporcionar tudo isso. E ainda mais: para quem não vive sem livros hot, não pode perder ESTE livro épico.

AGRADECIMENTOS, PARA FINALIZAR...

Eu só comecei esse livro pela indicação da minha amiga do grupo de leitura coletiva, a Gabi; lemos outros livros juntas e ela é minha maior fonte de referência para romances em geral, porque sabe que não costumo ler nada desse gênero. Acho que aqui cabe um agradecimento a ela: obrigada, amiga, por ser uma leitora voraz que nos leva a amar ler. Com você, descobrimos novos mundos literários e exploramos o auge dos sentimentos românticos.

Outro agradecimento vai para as maravilhosas Tatiane e Taylor, que também compartilharam dessa leitura em unânime. Terminaram todas antes de mim ? o que não perdôo, jamais (eu estou brincando, é claro) ? mas a experiência de ler em grupo tornou tudo muito mais divertido.

A Tati, em particular, comentou humoristicamente sobre o fato de que as personagens coram a cada minuto, gerando uma piada interna entre nós; nunca foi tão divertido! Enquanto a Taylor, munida de todas as melhores reações possíveis a cada capítulo, preencheu nossos dias com risadas e muito surto. Obrigada, vocês duas, por esse companheirismo caloroso.

Termino esse livro com uma frase maravilhosa (dele mesmo) que poderia muito bem resumí-lo:

?Somos corpos, e corações, e esperanças, e sonhos. Somos homens e mulheres. Somos poesia e prosa em igual medida. Somos terra e argila, mas somos todos, independentemente da forma, iluminados por uma faísca de algo divino.?

meumundoliterario 10/09/2023

Mulheres na ciência
Guia de mecânica celeste para damas é um romance de época sáfico. Que apresenta o amor entre duas mulheres. Catherine, uma verdadeira dama, sempre cuidadosa, um amorzinho. E Lucy, uma bela moça que ajudava o pai com seus cálculos matemáticos, que posteriormente se tornou uma astrônoma, porém sem o devido reconhecimento.
Eu gostei do livro por ser relacionado à ciência, e porque as personagens são mulheres á frente do seu tempo, inteligentes e fofas, quebrando as barreiras mesmo em um século tão conservador.
Uma parte que achei engraçada, é elas ficando coradas o tempo todo, essa linguagem da época é muito cômica.
Porém no meio do livro comecei a achar a leitura massante, com muita enrolação e pelas falas de preconceito e racismo.
No entanto me surpreendi positivamente no final em saber a verdadeira identidade de Oléron. Muito lindo na parte em que ela enaltece a Lucy pela bela tradução da sua obra e quando falou sobre participar da sociedade refinada de ciências.
Esse livro é bem respresentivo e emocionante, reunindo muitas mulheres e revolucionando a ciência.