Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

Luiza.Schfer 12/09/2021

Nada no universo está sozinho
Não tenho palavras pra descrever o quanto gostei desse livro. Era exatamente a leitura que eu tava precisando.

A história do romance é de dar borboletas no estômago (no melhor sentido da frase)

Amanda Barboza 03/09/2021

Acabei o livro agora e não sei como começar esse texto, sigo emocionada. Como uma mulher negra bi na ciência, ler esse livro foi um emaranhado de sentimentos; em maioria bons, muito bons.
A escritora entregou tudo no ponto certo. Tem uma relação amorosa linda, personagens incríveis, críticas importantes... ela toca em assuntos tão relevantes. Em todo o machismo, preconceito, falta de ética, eletismo, que infelizmente temos dentro da ciência. E que isso pode mudar, mudou e continua mudando. O final do livro é lindo e cheio de esperança, mostrando que juntas podemos mais; e ainda elas ficam juntas de uma forma maravilhosa, longe das problemáticas que detesto em romances de época.
Já tô louca para ler outros livros da olivia!

@brycequinlam 07/09/2022

Gostei
Foi uma leitura boa. Gostei bastante. Ri em algumas partes e em outras fiquei com raiva. Mas valeu a pena.

Mirella | @readingmirella 04/09/2021

o romance de época mais lindo que já li...
nossa esse livro, fico emocionada só de pensar nele!!! como ele é LINDO, juro...vi muita gente reclamando da escrita dele, mas esse foi justamente o ponto alto dele pra mim. a escrita não é exatamente como é de costume em romances de época, mas inferno é linda demais...as comparações com astrologia, toda a discussão do que é ciência, o papel da mulher na sociedade científica da época a comparação arte X ciência foram toques que eu não esperava e amei receber. fora que o relacionamento delas é IMPECÁVEL e não deixa nada a desejar, um equilíbrio perfeito entre tudo. espero que o restante da trilogia seja publicado em breve e leiam por favor!!!

Ketryn.Vieira 07/03/2024

Chato e previsível
Tudo acontecendo rápido demais nesse livro. Um romance com potencial para ser explosivo e ardente mas não.

yasminarruda 18/10/2021

perfeição
foi o primeiro romance sáfico de época que eu li, perai tô emocionada?.

eu amei o desenvolvimento delas duas, o jeito que elas lidaram com os problemas foi bem interessante, achei que fosse um dramão mas acabou não sendo.

o livro é pura arte sabe, o jeito que a autora abordou a misoginia e machismo naquela época em relação a astronomia, ciência e matemática foi bem legal, achei o livro todo interessante, amei demais.

mimi 06/02/2022

Nada no universo está sozinho.
Após precisar assistir a amante se casar com outro, Lucy Muchelney não poderia deixar de abraçar a oportunidade que chega com a carta da condessa de Moth. Conhecida pelas inúmeras expedições ? incluindo um jantar às sombras das pirâmides do Egito durante um eclipse! ? que fez junto de seu marido cientista, Catherine St. Day busca um tradutor para um importante artigo astronômico. Dessa forma, Catherine e Lucy precisam se unir, não só para concluir o trabalho, como para superar traumas e os preconceitos da sociedade.

Antes de tudo, preciso dizer que a escrita desse livro é linda. As metáforas e referências são o ponto alto da obra, mescladas perfeitamente com a escrita poética da autora. Somado a isso, a construção e desenvolvimento, tanto do romance como das personagens, é incrível. Esse é um livro em que poderiam pensar que nada acontece, mas não é verdade. Não só uma sociedade machista, patriarcal e arcaica bate de frente com nossas protagonistas, mas também seus dilemas e medos internos, fantasmas do passado e conflitos do dia-a-dia.

Essa é a dose perfeita de romance fofo com discussão social. Em momento algum o livro parece um folheto informativo ou uma palestra. A autora cumpre o que propõe, considerando o contexto da obra e a situação em que Lucy se envolve buscando ser uma cientista em uma sociedade machista.

Outro ponto importante é que, apesar desse contexto, o livro possui representatividade que foge totalmente dos romances de época heteronormativos que estamos acostumados por aí. Não é todo mundo branco e muito menos hétero.

O livro teria sido uma nota 5 e favoritado se não fosse por uma cena da Lucy. Eu gostei dela, mas em determinado momento ela é completamente injusta com a Catherine. (Spoiler a seguir) A Catherine passou a abrir a correspondência da Lucy para filtar as cartas ruins que ela andava recebendo, eis que acaba abrindo uma da ex amante de Lucy, após perceber o erro ela fica inclinada a ler e é o que acaba fazendo. Quando Lucy chega, Catherine pede desculpas. Lucy lê a carta e fica raivosa porque, entre códigos, Pris diz que ainda a ama. Obviamente, Catherine se mostra magoada e com ciúme (esse ciúme era mais mágoa, acreditem) após Lucy dizer que marcaria um encontro com Pris. Catherine então diz que não queria a ex na sua casa, o que é uma reação totalmente plausível, afinal quem gostaria da ex da pessoa que você ama de baixo do seu teto pra tomarem chá enquanto uma das partes ainda é apaixonada? No final, o encontro acaba sendo lá mesmo, mas na narração Lucy conta como ficou brava e chateada porque Catherine teve ciúme, colocando ela como uma pessoa ciumenta e aumentando a situação sendo que em momento algum pensou pelo outro lado, pelo contrário. Lucy chega a considerar coisas que lhe foram ditas sobre Catherine, que eram mentiras, sobre como ela ia limitá-la já que era sua benfeitora. Que não queria que ela tivesse opinião própria, que ia ser uma espécie de ditadora. Sendo que tudo que a Catherine já fez pela Lucy foi o contrário e ela deveria saber disso, porque a Catherine poderia muito bem ter jogado ela na sarjeta desde o primeiro capítulo, mas não o fez e acreditou nela. Depois disso elas tem alguns diálogos que parece que a autora não sabia bem o que queria discutir, mas que precisava fazer as duas brigarem! Por exemplo: elas querendo terminar porque uma se dedica a ciência e a outra a arte, chegou um momento que eu nem sabia como tinha parado naquele ponto. Aliás, após toda essa cena da Lucy desgostosa com o ciúme de Catherine, ela faz o que? Exatamente, tem ciúme da Catherine! Ainda fica insinuando sobre a Catherine com outra mulher que elas conhecem e que tem marido, sendo que minutos atrás a mesma tava dando lição de moral na Pris por querer um caso mesmo sendo casada. Por falar na Pris, ela humilhou a Catherine na frente da Lucy de uma forma totalmente machista e a defesa da Lucy foi meio... porca. Contudo, se fosse o contrário, a Catherine teria defendido a Lucy com unhas e dentes como fez em outras situações.

Prefiro acreditar que esse momento da Lucy foi um escorregão da autora, porque não parecia a mesma personagem de 200 páginas atrás.

De qualquer forma, é um ótimo livro, a autora sabe como cuidar de seus personagens, apesar de qualquer deslize. Também foi o primeiro livro da autora envolvendo um casal lésbico, se não me engano, e mesmo assim já superou todas as minhas expectativas.

Lari 22/12/2023

Coloquei expectativa nesse aqui porque aparentemente é um livro que muitas pessoas gostam, mas ele ta longe de ser isso tudo. talvez se desde o inicio fosse so focado na lucy individualmente e não no romance, ele teria sido melhor. o romance é bem sem sal, a relação começa do nada e tudo que acontece no relacionamento é do nada, parece que sem muito contexto. essa briga final delas foi a coisa mais ? do livro todo porque começou do nada e elas se resolveram do nada, dando a sensação de ser uma briga tão fútil que nem deveria estar na história. o desenvolvimento da inclusão da lucy na ciência é ok, mas nem isso achei tão interessante porque foi tudo bem clichê e previsível

Larissa 13/07/2021

Vale muito a pena
Não gosto muito de romance de época, mas esse me pegou do começo ao fim. Amei as duas protagonistas, cada uma tinha um propósito de vida e não abdicaram disso pra ficarem juntas.
gi. 13/07/2021minha estante
louca pra ler esse, vc comprou pra ler pelo kindle?

Larissa 13/07/2021minha estante
Simm, a editora deixou ele gratuito por uns dias

gi. 13/07/2021minha estante
perdi então pq agora só tem amostra grátis :(

Gabrielle.Quinlan 04/09/2023

Perfeito
As palavras que definem esse livro são: delicadeza e respeito.

Após a morte do pai, com quem trabalhava como astrônoma e de ver sua amante casando-se com um homem, Lucy parte para Londres em busca de ser reconhecida como astrônoma, mesmo sendo uma mulher inglesa em 1819.

Ela conta com a ajuda de Catherine, uma condessa viúva com quem se correspondia a trabalho, mas ainda não conhecia pessoalmente.

As duas vão se apaixonar e lutar por seu espaço no mundo.

O romance tem bastante hot, mas é de uma sensibilidade, é um relacionamento que evolui de forma tão natural tanto física quanto emocionalmente que é um deleite, 100% coração quentinho.

E a gente espera um tapa na cara de certos personagens no fim: tem!

Adorei como tudo é adaptado à época, achei que a autora foi muito inteligente em fazer desse relacionamento o que ele poderia ser dentro daquele contexto e não duvido nem um pouco que reflita situações que realmente aconteceram.

Não sei porque demorei tanto pra ler.

Recomendo muito.
A Leitora Compulsiva 18/09/2023minha estante
Não poderia concordar menos amiga ? acabei de finalizar essa obra primaaaaa

Carol 22/09/2021

Um romance de época sáfico
Um livro lindo e nescessário, ele trata de temas muito importantes e com muita representatividade.

O romance é muito fofo, é lindo ver a maneira como uma ajuda a outra a superar seus traumas e decepções, além da representatividade em si. A única coisa que me incomodou um pouco foi que eu esperava mais obstáculos no romance, mas isso é apenas um gosto pessoal.

Um ponto muito importante foi a abordagem da luta feminina para conquistar seu espaço e mostrar sua capacidade. A autora conseguiu retratar de forma realista a censura e oposição dos homens a reconhecer a competência feminina, escondendo nomes de mulheres geniais que fizeram a diferença na nossa sociedade. Com certeza uma luta que persisti até hoje.

Por fim acredito que vale a pena ler e conhecer essa celeste história.

May 08/07/2021

Eu esperava mais romance e menos ciência. Senti falta de mais cenas fofas, mas, no geral, é um bom livro.

Gabi Porne 07/07/2021

A melhor surpresa do ano (até agora)
"Guia de Mecânica Celeste para Damas" é um romance de época intenso e possui uma narrativa fluida, poética e cheia de metáforas belíssimas. O livro é encantador, o enredo envolvente e as personagens tão cativantes que eu queria que elas existissem e fossem minhas melhores amigas! A representatividade é muito bem trabalhada e consistente e as reviravoltas são emocionantes e de tirar o fôlego. O único defeito é não ter uma edição física para eu poder abraçar.

@viagementrelivros 18/06/2021

Incrível <3
Lucy Muchelney sempre trabalhou como astrônoma ao lado do pai, e nos anos que antecederam sua morte, Lucy praticamente cuidou de todo o trabalho. Só que infelizmente, ninguém sabe disso pois os artigos não levavam o nome dela, apenas o do pai. Seu irmão agora quer vender seu telescópio e acabar com sua carreira. Desesperada, tanto pelo trabalho que ama, quanto pelo fato de que sua última amante acabara de se casar e a deixara com um coração partido, Lucy se agarra a uma última esperança: a Condessa viúva de Moth esta a procura de um especialista para traduzir um revolucionário livro francês sobre astronomia. Lucy quer essa oportunidade mais do que tudo, e se arrisca a ir a Londres sozinha em busca da Condessa.
Catherine, a Condessa de Moth, só pretendia realizar o ultimo legado do marido para a ciência, financiando a tradução do famoso livro para o inglês. Mas ao se deparar com Lucy, Catherine acaba intrigada pela jovem determinada que quer enfrentar a sociedade cientifica composta integralmente por homens. Assumindo o desafio, Catherine e Lucy vão conviver de perto até o livro ficar pronto, e a cada dia que passa ao lado da astrônoma, a condessa passa a questionar também tudo o que acreditava saber sobre si mesma.

O que dizer de um livro que eu mal terminei e já considero demais? Que história linda!
O romance entre as duas é algo muito doce e verdadeiro, que cresce aos pouquinhos e é super legal de acompanhar. Elas tem personalidades bem opostas: Lucy é uma tempestade, forte, determinada, extremamente inteligente, não mede esforços pelo que ela acredita e não vai deixar ninguém dizer que ela não pode fazer seu trabalho. Eu amei demais que, mesmo com todas as dificuldades surgindo, ela nunca deixa de sonhar.
Catherine, por sua vez, é mais suave e fofa, mas também muito inteligente e corajosa. Sofreu abuso psicológico do falecido marido, e ainda carrega muitos traumas. Ela teve todos os seus sonhos e ambições podados pelo marido, mas Lucy vai ajudar e muito pra que ela retome a autoconfiança, a fé nos próprios méritos.
Elas se apoiam muito, o tempo todo e é a coisa mais linda de ver.
Claro que há vários momentos de inseguranças com relação ao envolvimento delas, afinal estamos falando de um casal lesbico na Inglaterra do século XIV! Mas quando é amor, é amor né?
Vamos ter também momentos sensuais, afinal esse é um romance de época hahahah; e todas as cenas são muito bem escritas.
Outro grande destaque desse livro são as discussões cientificas e o papel da mulher naquela sociedade. A autora trás reflexões incríveis, sobre a força e a inteligência feminina, sobre irmandade entre mulheres e também o apoio de homens com visões menos retrógradas. A escrita da Olivia é muito boa, e apesar da trama ser sim um pouco mais lenta, eu me vi o tempo todo presa à história. Odiei personagens, amei outros, fiquei angustiada em vários momentos, morri de fofura em outros, enfim, foram várias emoções, e o final... se preparem para esse final! A reviravolta é genial (venham depois rir horrores comigo a respeito disso!) e encerra de forma absolutamente perfeita.
Amei conhecer um pouquinho da ciência da Lucy, da arte da Catherine, e de acompanhar a construção do amor delas. É um livro que recomendo demais! Um romance de época incrível, e com uma representatividade infelizmente ainda rara no gênero. Leiam e venham me contar o que acharam!
Evy 18/06/2021minha estante
Amei a resenha. Já quero ler ?

luisa 22/02/2022

vamo galera mulheres girl power
GENTE AMEI ESSE LIVRO O EMPODERAMENTO FEMININO O SOCO NO PATRIARCADO MUITA LACRAÇÃO MUITA PEGACAO E GOSTOSAS LEIAM MUITO O GIRL POWER DAS GATAS.
Natália Tomazeli 14/03/2022minha estante
KKKKKKKKKK MELHOR RESENHA